sábado, 22 de junho de 2013

Torneio Tentacular 2013 - Vagas abertas para o Torneio no EIRPG em julho


O TORNEIO TENTACULAR evento inspirado no Cthulhu Masters Tournament  que ocorre na GenCon está de volta ao Encontro Internacional de RPG.

Esta será a quarta edição do TORNEIO que nos anos anteriores (2007, 2009  e 2010) foi um enorme sucesso. Pela primeira vez, faremos o Torneio utilizando as regras do sistema Gunshoe de Rastro de Cthulhu. A Editora Retropunk será nossa parceira na brincadeira e gentilmente cedeu a premiação para aquele que se sagrar o vencedor do Torneio.

Eu sei que muitos devem estar se perguntando: "Mas do que diabos estão falando?" ou "Mas desde quando RPG pode ter uma disputa"?

Perguntas muito justas que merecem uma resposta à altura. Então pensando nisso elaborei um pequeno FAQ para tirar as dúvidas quanto ao Torneio.

1 - O QUE É O TORNEIO TENTACULAR?

O Torneio Tentacular surgiu em 2007 em uma edição do Encontro Internacional de RPG. A ideia era congregar vários jogadores e fãs de ambientações lovecraftianas em uma mesma aventura que todos disputassem simultaneamente passando pelas mesmas situações. São 5 mesas com cinco jogadores/personagens que investigam um típico mistério lovecraftiano. De cada grupo sairá um jogador para constituir uma Mesa Final, e estes jogadores disputarão o prêmio, sendo o vencedor aquele que mais se destacar.

2 - QUAL O CRITÉRIO PARA DEFINIR O MELHOR JOGADOR DE CADA MESA?

Os representantes de cada mesa são obtidos através de votos depositados em uma urna por jogadores e narrador. Cada jogador vota naquele que na sua opinião mais se destacou naquela etapa de jogo (são três votações na fase classificatória). Por se destacar entenda-se: ideias, interpretação, desempenho em grupo e potencial para diversão de todos na mesa. É claro, não é permitido votar em si mesmo, por isso cada votante assina seu nome também. O voto do narrador tem peso superior como critério de desempate.

3 - O CENÁRIO E OS PERSONAGENS SÃO OS MESMOS?

Sim. O cenário é apenas um e todos participam das mesmas situações. Em 2007 a aventura levou o grupo até a Escócia e uma exploração nas profundezas do Mar do Norte, em 2008 os investigadores se envolveram na escavação arqueológica de uma cidade perdida nas areias do Iraque em 1920 e em 2010 os investigadores foram criminosos, membros de uma quadrilha de gangsters em Arkham. Os jogadores são sorteados para compor as mesas, e em seguida cada um recebe um personagem aleatório. Cada mesa é formada pelos mesmos personagens cada qual com suas vantagens, desvantagens e oportunidades de interpretação. Na Mesa Final, ocorre novo sorteio e os jogadores continuarão de onde a aventura parou com um novo personagem.

4 - QUE TIPO DE CENÁRIO SERÁ?

Aí é que está a graça! Ninguém sabe sobre o que será a aventura até o início dela. A aventura pode levar os jogadores a diferentes lugares e épocas e eles terão de se adaptar a seja lá o que aparecer diante deles. A única pista que posso dar é que esse cenário será interessante para quem deseja ver personagens brasileiros participando de um importante momento histórico.

5 - É OBRIGATÓRIO CONHECER A AMBIENTAÇÃO OU AS REGRAS?

Não é necessário conhecer o universo do Mythos para participar. As aventuras envolvem personagens que desconhecem a existência dos horrores de Cthulhu e suas entidades. As regras utilizadas nessa edição do Torneio serão as do sistema GUNSHOE de Rastro de Cthulhu. NÃO é necessário conhecer as regras, os mestres irão dar instruções básicas para os jogadores participarem. Interpretação e Roleplaying serão muito mais importantes do que os números em sua ficha.

6 - INSERIR UM ELEMENTO DE COMPETIÇÃO EM RPG É VÁLIDO?


Francamente, até hoje, ninguém encarou o Torneio Tentacular como "uma competição de todos contra todos em busca de um prêmio". Isso ocorre, sobretudo em virtude do caráter colaborativo de uma aventura de RPG. Se um dos jogadores sabotar as chances de outro, ele estará prejudicando as chances de seu próprio personagem e do resto do grupo. Por isso, o jogo tende a transcorrer sem incidentes como uma sessão normal. A única coisa que muda é que eles terão de reconhecer quem foi o melhor em determinados momentos. A diversão é o objetivo final, como em todos os jogos.   

7 - QUAIS SÃO OS PRÊMIOS?


A Editora Retropunk, nossa parceira oferecerá um kit de Rastro de Cthulhu para o Grande vencedor do Torneio. Este receberá um Livro Básico de Rastro de Cthulhu, um cenário "A Agonia de St. Margaret" e um suplemento "Magia Bruta". Todos os participantes também ganharão um cupom de desconto para compras na Retrostore.

8 - COMO PARTICIPAR? ONDE ME INSCREVO? QUAL O CUSTO?

Para participar, os interessados devem fazer a inscrição através do e-mail: torneio.tentacular@gmail.com

A inscrição depende apenas de enviar o nome, data de nascimento e telefone para contato.

Aqueles que se inscrevem recebem a confirmação e em breve receberão as regras do Torneio por e-mail.

Não há taxa de inscrição. O Torneio é gratuito, mas como ele faz parte do evento maior o "Anime Friends" (que hospeda o Encontro Internacional de RPG) é preciso pagar a entrada para esse evento.

9 - QUANTAS VAGAS ESTÃO DISPONÍVEIS?

A princípio nessa edição teremos cinco narradores para mesas compostas de cinco jogadores. 

Ou seja 25 vagas oferecidas. Sim, é bem limitado, mas sempre fazemos uma lista de suplentes que serão chamados a participar caso algum dos inscritos não apareça ou se atrase no dia. Os interessados devem portanto garantir o quanto antes as suas vagas.

10 - A AVENTURA SERÁ MUITO LONGA?

Estamos estudando ainda qual será o horário do início do Torneio. Nossa ideia é iniciar logo depois do evento abrir as suas portas. Sabemos que o evento se encerra por volta das 21 horas, mas esperamos já ter concluído a aventura bem antes. Planejamos uma aventura de 5-6 horas de duração. Com uma pausa entre a primeira e segunda fase do jogo.  

10 +1 - QUEM SÃO OS NARRADORES?


Os narradores serão cinco veteranos com anos conduzindo aventuras de RPG e farta experiência em assustar, aterrorizar e atormentar pobres e inocentes jogadores. Todos já participaram de edições anteriores do Torneio Tentacular na qualidade de narradores ou jogadores. Cada um estará familiarizado com o cenário e terão os Handouts e props para narrar a aventura de forma interessante e divertida.

Bom é isso...

Fiquem à vontade para fazer qualquer outra pergunta.

Nos vemos no EIRPG! Mais do que uma chance de jogar e se divertir é uma oportunidade de reunir amigos e conhecer o pessoal que normalmente só conhecemos através do computador. 

Veja aqui as fotos e artigos sobre os Torneios anteriores:

Torneio 2007

Torneio 2009

Torneio 2010

Um comentário: