sexta-feira, 19 de julho de 2013

Torneio Tentacular 2013 - Os investigadores enfrentam os horrores da Guerra em Rastro de Cthulhu.


E depois de uma espera de três longos anos, o TORNEIO TENTACULAR retornou ao Encontro Internacional de RPG (EIRPG), dessa vez hospedado ao Anime Friends em São Paulo.

Esta foi a quarta edição do Torneio que junta jogadores e fãs de jogos com temática lovecraftiana com o nobre objetivo de investigar e desvendar um típico mistério envolvendo as forças nefastas do Mythos. A oportunidade ideal de se perder sanidade, enlouquecer de vez e ser massacrado por alguma entidade tenebrosa.

Mas tudo isso de forma bastante divertida.

O Torneio também é uma chance de contemplar um dos jogadores participantes da "lendária" Mesa Final com livros e o título de "Vencedor do Torneio". Como é de costume, o melhor jogador foi apontado pelos seus próprios colegas e companheiros de jogo em votações regulares. 

O Torneio Tentacular 2013 também foi pioneiro nas regras. Pela primeira vez ele foi disputado usando o sistema Gunshoe de Rastro de Cthulhu. Foi uma ótima chance para vários jogadores de primeira viagem conhecerem a ambientação e os detalhes a respeito desse premiado sistema de regras. Posso dizer que o jogo foi um sucesso e que Rastro ganhou alguns bons fãs.

O cenário utilizado foi "LÁGRIMA, LAMENTO E TREVAS", escrito especialmente para o evento. 

Ele levou os 25 jogadores inscritos ao conturbado ano de 1945. Nas escuras montanhas dos Apeninos Intermediários, na Itália devastada pela Segunda Guerra Mundial, os jogadores receberam personagens inspirados em soldados que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e que lutaram pelo Brasil no maior conflito do Século XX.

Nesse cenário inusitado para uma estória de horror, os personagens, soldados e oficiais da FEB tiveram de enfrentar muito mais do que a ameaça do nazismo, de soldados inimigos e suas armas... eles tiveram de lutar contra algo maligno, antigo e tenebroso. Algo que esperou séculos para retornar e que só encontrou as condições ideais quando os ventos da guerra sem trégua sopraram como um furacão sobre o continente.

Destacados para proteger um povoado, os personagens tiveram de investigar crimes aterradores, lidaram com estranhos pesadelos e alucinações e por fim tiveram de mergulhar nos segredos de um passado quase esquecido. Enfim, com base no que descobriram, tiveram ainda de enfrentar esse pesadelo renascido...

O desafio, como não poderia deixar de ser, cobrou um alto preço dos pobres personagens. 

Em duas mesas houve um grande número de baixas, sendo que em uma delas, a criatura monstruosa não foi detida e acabou escapando para concretizar ao menos em parte sua vingança sobre essa sombria região da Itália e seus habitantes. Em outra mesa tivemos um legítimo Total Party Kill (T.P.K), com todos os soldados varridos da existência pela ação desse terror das estrelas. (E que horror!)

Na Mesa Final, que eu tive a chance de narrar, apenas um dos investigadores pereceu, mas nem por isso a conclusão foi menos dramática. Em uma série de reviravoltas épicas, o grupo conseguiu despachar o monstro em uma sequência de acontecimentos impressionantes com direito a corpos explodindo em chamas, feixes de energia sendo disparados, metralhadoras Thompson cuspindo balas sobre cultistas, granadas explodindo e soldados se sacrificando para o bem maior.

Vocês sabem, tudo aquilo que faz uma aventura ser memorável!

É claro, o Torneio poderia ter se beneficiado de um ambiente mais tranquilo e menos caótico, afinal competir com o show no palco ali perto foi dureza. Mas entre mortos, feridos (e afônicos) salvaram-se todos.

Desculpem se estou sendo vago a respeito da trama mas não quero falar demais sobre o cenário e entregar os detalhes por detrás dessa sórdida investigação. Sempre há mais jogadores (ou melhor vítimas) ali na esquina dispostos a embarcar nessa...

O que posso dizer é que o grande vencedor da Edição 2013 foi HENRIQUE ROSSI que na mesa final jogou com o CAPITÃO ORLANDO CONSTANTINO DA COSTA.

Parabéns ao Henrique que se destacou em meio a uma mesa composta de jogadores extremamente competentes. Acho que foi uma das melhores mesas que peguei, onde qualquer um dos presentes poderia ter vencido.

Bom, é isso...

Em nome do Mundo Tentacular quero agradecer a todos os jogadores, aos meus colegas narradores, aos caros apoiadores e patrocinadores, todos colegas e amigos que estiveram presentes ao Torneio para dar uma força e que ajudaram a tocar adiante essa brincadeira. Foi ótimo conhecer vários colegas que a gente vê apenas através da tela fria do computador.

Esperamos que nas próximas edições (é claro que teremos outras!) possamos contar com a presença de ainda mais jogadores. É cedo para dizer, mas estamos conversando a respeito de fazer uma edição especial do Torneio Tentacular fora do EIRPG, em pelo menos duas outras cidades.

Cthulhu espera por nós e ele, ao contrário de nós pobres mortais, tem todo o tempo do mundo.

A seguir algumas fotografias tiradas durante o Torneio.

Equipamento preparado para o jogo. A aventura deu 44 páginas bem detalhadas.
Armamento, sociedade secreta e é claro os inimigos foram cobertos em três grandes apêndices.
 Mesa do Keeper Clayton Mamedes em sua quarta vez como narrador do Torneio.
A mesa do Guardião Marcos Alexandre Perciavali, em sua segunda participação.
A mesa do Guardião Luciano Giehl com direito a boina da sorte. Essa foi a minha quarta mesa de Torneio.
Mesa do Guardião Leandro Fernandes narrador em duas edições.
Mesa do Guardião Leonardo Paixão, em sua terceira participação como mestre.
Os Guardiões reunidos para iniciar a sessão de jogo.
E os cinco jogadores que participaram da Mesa Final. O Henrique, vencedor do Torneio está no canto esquerdo.
E é claro, o Léo Paixão posando ao lado dos sobreviventes de sua mesa letal.
E só para terminar, uma curiosidade: olha o nome da rua em frente ao local onde foi realizado o Torneio.
Bom é isso!

Nos vemos no próximo...

8 comentários:

  1. O cenário inovador ficou mto bom. Grande Torneio, como sempre.

    Mamedes

    ResponderExcluir
  2. Realmente Fantástico!
    Seria possível enviar o material que vcs desenvolveram e organizaram por email? Se sim, desde já agradeço!

    Heyder_link@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cheguei a me inscrever previamente e já tinha marcado minha viagem para Sampa, em cima da hora não pude participar, que pena.

    ResponderExcluir
  4. Com o mesmo pedido do Heyder, se pudesse Luciano, peço que me envie esse material em email: mestrerpg@outlook.com, estou para começar uma nova campanha e gostaria de usar um material seu!

    Uma pena não ter dado para ir, até pensei em me inscrever, mas infelizmente forças ocultas impediram lançando-me uma maldição doentia.

    um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela aventura,ficou muita boa, se possivel gostaria tambem de receber o material por e-mail(decesaris78@gmail.com).obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Luciano, também faço coro com os outros keepers e peço, se for possível, receber o material a aventura (dougedson@gmail.com).

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Parece que ficou mto legal. Se for possível, manda pra mim também?

    ivanbfr@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Pode mandar para mim também ?

    Grato.

    rudy@fibiger.com.br

    ResponderExcluir