quarta-feira, 21 de agosto de 2013

GenCon Indy 2013 - Viagem até a Meca do RPG (Parte 1)


Dizem que todo mundo precisa de um hobby...

No meu caso, um dos meus hobbies favoritos é jogar RPG. Eu adoro jogar, ler e conversar a respeito do assunto, de preferência na companhia de outros jogadores. Assim como muitos gostam de jogar futebol, de conversar sobre arte, música, cinema e até colecionar selos, eu adoro rolar dados e contar estórias nos fins de semana.

É claro, jogar RPG há tanto tempo (quase duas décadas!) me levou a conhecer muita gente legal e fazer diversas amizades. Infelizmente, jogar RPG ainda é um hobby ainda pouco difundido aqui no Brasil. Você conhece apenas alguns outros jogadores, é um passatempo com um público bem seleto. A maioria das pessoas que não conhece o jogo, olha para você de forma estranha quando você tenta explicar do que se trata. Às vezes, melhor até nem tentar explicar... 

As maiores reuniões de jogadores que participei contavam com três ou quatro mil pessoas, isso no auge dos grandes eventos dos anos 1990 como o RPGRio e o EIRPG. Atualmente temos os encontros de RPG que mantém a tocha acesa, reunindo algo entre 20 e 100 pessoas que se juntam mensalmente para jogar.

O que dizer então, quando você encontra uma multidão de mais de 40 mil entusiastas do seu hobby reunidos para quatro dias de jogo - "os quatro melhores dias de jogos do ano"?

É sobre isso que é a GenCon Indy, o mega evento de RPG que acontece anualmente na cidade de Indianapolis nos EUA. Esse evento reúne os maiores nomes do hobby (autores, escritores, artistas) e atrai jogadores de todos os cantos do país e de vários lugares do mundo. É uma enorme confraternização entre jogadores com direito a centenas de mesas, sessões de autógrafos, oportunidade para conhecer artistas, gente do meio e encontrar livros raros em sessões de leilão.  

Entrada do Centro de Convenções da GenCon Indy
Por quatro dias, a capital do estado de Indiana se transforma na Meca do RPG, o centro para onde convergem milhares de jogadores que compartilham do mesmo estranho passatempo.

Como jogador, é óbvio que a GenCon sempre foi um sonho. E posso dizer que finalmente consegui realizá-lo, participando da edição 2013.

O que posso contar a respeito e aconselhar aos que se empolgarem com a narrativa é: 

1 - Se você tem condições de juntar uma grana,
2 - Se você é realmente um grande fã, 
3 - Se você realmente quer conhecer o que há de mais legal no universo dos jogos de RPG (e não apenas isso, pois a GenCon também é sobre Boardgames, games, quadrinhos, cinema e cultura pop)

Então dê um jeito de visitar a GenCon Indy pelo menos uma vez. Você não vai se arrepender.

Caras, ao invés de fazer um levantamento do dia a dia na GenCon, vou comentar sobre o que mais me chamou a atenção a forma de tópicos. Conforme surgir a necessidade a fim de não ficar algo muito gigante, devo dividir essa postagem em mais de uma parte.

Vamos lá!

O TAMANHO DA GENCON

Não é exagero dizer que a GenCon é um MEGA-EVENTO. Todo ano, o grande Centro de Conferências no Centro da cidade de Indianápolis recebe um público de 40 mil pessoas ou mais.

Fachada do Centro de Convenções
Os enormes corredores do Centro de Convenções, vazio um dia antes da abertura...
... lotado no dia seguinte.
Uma verdadeira multidão aguarda a abertura do Exhibit Hall
Acho que é legal para situar falar a respeito do local. O Centro de Conferências é uma estrutura imensa, totalmente climatizada, com corredores ligando enormes salões e ambientes onde a feira ocorre, permitindo que o público transite de um ponto para outro, usando mapas. O lugar é nada menos do que sensacional para esse tipo de evento. O Salão dos Expositores (o maior de todos) é simplesmente gigantesco, comportando centenas de stands que hospedam as editoras, companhias e patrocinadores. Os stands variam em tamanho, alguns são pequenos, mas outros são inacreditáveis cabendo dezenas de mesas de jogo, expositores e mercadorias para venda.

Mas a GenCon não se limita "apenas" ao Centro de Conferência. O local fica no centro de Indianápolis, uma área de acesso fácil cercada de hotéis, comércio e pontos de interesse. E todos esses lugares são contagiados pela "Febre da GenCon". Você se depara com fachadas de hotel com grandes cartazes com personagens de D&D, com postes ornamentados com cascatas de dados gigantescos, com ônibus repletos de desenhos de monstros saídos do Monster Manual... 

O Shuttle que fazia o caminho Aeroporto-Centro de Convenções
Uma das muitas bandas que se apresentavam nos corredores
Os hotéis oferecem seus Salões para os jogadores, com grandes mesas onde animadas sessões especiais transcorrem com hora marcada previamente e onde palestras sobre os mais variados assuntos são realizadas.

Eu aproveitei a oportunidade para dar uma volta pelo centro da cidade e só então tive ideia do tamanho do evento. No início, imaginava que a GenCon era apenas o Centro de Convenções, mas este, é apenas uma parte dela. Os hotéis, os restaurantes, os cinemas, lanchonetes, lojas e comércio de um modo geral abraçam o evento de tal maneira que passam a fazer parte dela. É possível ir a um restaurante bacana e encontrar pôsteres de D&D e um cardápio especial privilegiando "comidas medievais". Em uma praça de alimentação há um grupo de música tradicional, com artistas especialmente paramentados se apresentando. Em um Salão de Reuniões de um dos grandes hotéis (como o Hyatt, Omni ou Marriot) você encontra decoração especial, com espadas cruzadas nas paredes, atendentes usando "armaduras" e outras coisas que parecem saídas de uma aventura.

Os postes da cidade com a decoração da GenCon 2013
Os anúncios da GenCon estavam em todo lugar.
E as pessoas parecem acostumadas com essa loucura! Ninguém liga ao se deparar com grupos de cosplay vagando para todo o lado, gente vestindo o uniforme de seus heróis dos quadrinhos, outros com fantasias temáticas de filmes, séries de televisão ou de games de sucesso. Algumas são realmente impressionantes, outras nem tanto, mas cada uma delas concede um colorido especial ao evento, transformando-o em uma espécie de Babel onde tudo (literalmente tudo!) pode acontecer.

A ORGANIZAÇÃO

Diante de toda essa enorme estrutura e da quantidade de pessoas, seria de se esperar que o evento fosse uma confusão.

Mas é na organização que reside um dos segredos da GenCon Indy. Caras, eles são extremamente organizados, tudo acontece no horário certo, as pessoas respeitam o espaço alheio e os atendentes se apressam para resolver qualquer questão ou problema.

Vou dar um exemplo: 

Para que você possa participar da GenCon é necessário comprar um Badge (distintivo). Trata-se de um crachá com seu nome e um código de barras que fornece todas as informações sobre você e permite o seu acesso às diversas atividades e áreas. O Badge pode ser comprado antecipadamente e para facilitar as coisas, é aconselhável que você retire o Badge um dia antes no Centro de Convenções.

O Will Call para retirada dos Badges
E aqui está o Badge da GenCon
As filas são grandes, mas elas andam rápido pois a organização se esmera em atender cada jogador o mais rápido possível, sem falar que a quantidade de atendentes permite que a fila ande rápido. O sujeito que me atendeu levou algum tempo para achar meu distintivo (pois achou que meu nome era na verdade meu sobrenome!). Como pedido de desculpas por eu ter esperado 5 minutos à mais do que os outros, ele me deu um bônus para que pudesse assistir algum evento. E olha que eu nem estava chateado pela espera, mas eles querem no final das contas agradar aos participantes.

É essa mentalidade que realmente faz a diferença na GenCon. Aquele princípio simples de que "o freguês tem sempre razão" aqui é levado à sério.

Badge e Revista da GenCon
O mapa da GenCon, muito útil para se guiar pelos corredores do Centro.
Logo na entrada, quando você retira o Badge, recebe uma revista (um mega-calhamaço) que fornece as direções para tudo o que vai acontecer no evento, fornece um mapa do Centro de Conferência com a localização de cada stand e o horário de cada evento, mesa e palestra que será realizada ao longo dos quatro dias de evento. Você ganha ainda um Booklet com tickets de descontos que podem ser revertidos em vantagens na hora das compras.

OS EVENTOS

De posse da revista da GenCon você pode escolher os eventos que mais lhe agradem. Na verdade, boa parte dos eventos já estão abertos para o público com antecedência, uma vez que tudo está à disposição na página oficial. 

Os eventos incluem as mesas de jogo, as palestras, os torneios, os grandes acontecimentos, sessões de autógrafo, duelos de cards, simulações, aulas de pintura de miniaturas, montagem de dioramas, apresentações de novos jogos etc... o que não falta são atividades disponíveis para qualquer um que esteja interessado.

Salão de Jogos
Uma coisa que é diferente e à primeira vista incomum é que muitos dos eventos são fechados e devem ser pagos à parte, ou seja, não estão incluídos na entrada do evento. Alguns podem achar isso injusto ou estranho, mas existe uma razão para isso. Os eventos em sua maioria esmagadora são organizados por empresas ou companhias ligadas aos jogos, elas oferecem uma estrutura especial para os participantes.

Por exemplo, se você quer narrar uma aventura de Pathfinder, você procura a Paizo Publishing e cadastra a sua aventura. Eles vão te fornecer tudo o que você precisa para a aventura, desde fichas de personagem, miniaturas, até livros emprestados e dados para que não precise levar o seu próprio material de casa. Eles também vão apontar um lugar específico para seu jogo, com decoração especial, silêncio e condições ideais para jogo. No caso específico da Paizo, os jogos foram realizados no Centro de Convenções do Hotel Sagamore, com direito a serviço de atendentes nas mesas forradas com mapas de combate quadriculados. Para participar desse "evento", cada jogador tinha de desembolsar $4 dólares por uma sessão com 5 horas de duração.

Um dos grandes salões dedicados a jogos
Cada evento possui uma descrição na revista, a duração, a localização e o custo.

Por exemplo, o evento RPG1341791 tinha como título "Terror 101 - Blood on the Badge". Trata-se de uma aventura para o sistema Call of Cthulhu, aberta a até 8 jogadores, aceitando iniciantes e com material pronto disponibilizado aos jogadores. A aventura narrada por um tal Frank Russel é voltada para um público a partir de 13 anos e se iniciaria pontualmente às 10 da manhã de Quinta-Feira. Na revista consta uma pequena sinopse da aventura: "A Sociedade Secreta dos Skulls está de volta à Universidade Miskatonic. Junte-se a um grupo de investigadores para revelar terríveis segredos em um cenário clássico de loucura e destruição". 

Para participar da mesa, com duração de 4 horas, os interessados pagam $4 dólares.

Esse sistema é bem interessante. Ele desonera o narrador e permite que ele ofereça um jogo de qualidade para seu público. Todos acabam ganhando com isso. É uma mentalidade bem diferente da que temos por aqui. 

TORNEIOS

Eu tive a oportunidade de ver como é realizado o Cthulhu Master Tournament na GenCon, evento que inspirou o Torneio Tentacular que organizamos no EIRPG aqui no Brasil.

Caras, estamos à anos luz de distância deles...

Um dos Keepers do Torneio
Os participantes disputam o Torneio em um ambiente decorado no luxuosos salão do Hotel Omni, com narradores vestindo roupas de época (alguns de smoking!) e com aventuras repletas de detalhes, handouts e props especialmente confeccionados. Eu fiquei impressionado com o que vi. Esse ano o cenário envolvia um estranho meteoro que caía em uma pequena cidade do interior dos EUA e causava mudanças nos habitantes que iam se transformando em monstros mutantes.

A aventura centrada nos anos 50 era uma homenagem aos filmes B e pelo pouco que assisti posso dizer que foi bem divertida. No final do cenário, cada participante podia levar para casa um pendrive contendo o material do cenário. Cada mesa contava com 8 jogadores e dois narradores. O Torneio era organizado pelo Novus Ordum Seclorum um grupo de narradores veteranos, entre os quais autores que publicaram material para a Chaosium. Um dos presentes era Mark Morrison, um dos melhores autores de Call of Cthulhu que conheço, ele ia conduzir uma mesa no sábado.

Os organizadores do Cthulhu Masters Tournament com o Troféu cérebro
Para participar do Torneio, que premiava os melhores jogadores com livros, cada um dos participantes desembolsava 10 dólares, por duas sessões de jogo, cada uma com 4 horas de duração. Muito junto, dada a qualidade da produção envolvida.

BOARDGAMES

Mas a GenCon não é apenas para os interessados em RPG.

O público de boardgames (jogos de tabuleiro) vem crescendo ano após ano. A GenCon Indy já é uma das maiores feiras do mundo para entusiastas desse tipo de jogo que inclui jogos de cartas, simulações de combate, miniaturas e wargames.

Firefly BoardGame (lançado na GenCon)
Adorei esse jogo - Fortune and Glory é um jogo de temática pulp
Tabuleiro de Fortune and Glory, jogo de exploração e aventura
Não por acaso, o evento serve como plataforma para a apresentação de novos jogos que serão lançados ou que estão sendo lançados justamente durante a GenCon. Há stands para que o público conheça e jogue as últimas novidades na indústria de jogos de tabuleiro e vários instrutores que apresentam as regras e os detalhes sobre cada jogo.




Tive a chance de participar de uma pequena demonstração do novo jogo da Fantasy Flight Games, mais um sistema inspirado na mitologia de Lovecraft. Trata-se de Eldritch Horror, um jogo que leva os personagens em uma corrida ao redor do globo na esperança de deter os planos de terríveis cultos e entidades do Mythos. As regras são oriundas do clássico Arkham Horror e com certeza vão agradar os jogadores desse jogo, eu pelo menos adorei. Infelizmente o Eldritch Horror ainda não estava disponível para venda...


Além desse, havia vários outros títulos. Alguns já consagrados, apresentando expansões e sequências.

 Como curiosidade haviam os mega-tabuleiros com peças, counters e dados imensos que concedem todo uma atmosfera aos jogos. Uma das coisas mais legais que vi foi a área para os jogos de guerra, como Axis & Allies disputados em tabuleiros com quase três metros de comprimento. Vi versões semelhantes para Settlers of Catan, Power Grid e Star Trek, com peças enormes feitas de plástico.

Power Grid tamanho monstro
Settlers of Catan
Star Trek Settlers
Super Axis and Allies

 O mega tabuleiro de Axis and Allies era simplemsente incível.

Havia um campeonato de Axis and Allies um dos wargames mais populares
Também tive a chance de conhecer o Cthulhu Wars, criado por Sandy Petersen, o legendário autor de Call of Cthulhu. O jogo usa um tabuleiro com o mapa-mundi e trata de diferentes facções de Grandes Antigos arquitetando a conquista global, enquanto se digladiam uns com os outros varrendo hordas de cultistas e criaturas com cada ataque. As peças incrivelmente detalhadas são na minha opinião o ponto alto de Cthulhu Wars. Elas são simplesmente incríveis, cada uma uma pequena obra de arte.

Poster do Cthulhu Wars
As magníficas peças do Cthulhu Wars - Cthulhu e seus minions
Um Dark Young saindo de um portal dimensional.
Sandy Petersen - Criador e suas criaturas
Sandy montando o tabuleiro do Cthulhu Wars
Bom, vou encerrar aqui a primeira parte da minha narrativa sobre a GenCon deixando para a próxima as novidades sobre o mercado de RPG. 

Fiquem conosco para a continuação.

12 comentários:

  1. Cara, esse "Eldritch Horror" é uma expansão do "Arkham Horror", ou um jogo independente? E só pra constar... Valeu a pena cada centavo gasto nesse Arkham.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Lu. Cara, você foi a nossa MECA e nos trouxe belos relatos. Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Babei, claro.

    Eldritch Horror é um jogo independente.
    Um Arkham, em escala global
    http://boardgamegeek.com/boardgame/146021/eldritch-horror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca... Vou começar a juntas as economias pro lançamento, então...

      Excluir
  4. Cara, simplesmente pirei nesse seu relato! É um verdadeiro sonho participar de um evento dessa magnitude quando se é um grande fã do nosso bom e velho RPG. Vou me programar desde hoje para a edição de 50 anos da GenCon, em 2018, hehehehehe...

    ResponderExcluir
  5. Luciano, muito obrigado pelo seu relato, muito bacana, parabéns.

    PS. Você sempre escreve "legendário" ao invés de lendário, olha a escorregada boba na nossa língua pátria.

    PPS. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Valeu pessoal.

    Ricconit desculpe, mas "legendário" está errado? A designação segundo o dicionário é a seguinte:

    Legendário - Famoso, único, incomum, excepcional. Que tem caráter de lenda, que é tradição.
    Lendário. Relativo a legendas.

    Exemplo: Foi durante meu trabalho ao lado do legendário engenheiro João Augusto do Amaral Gurgel que meu gosto por off-road se consolidou.

    Até acho que lendário deve ser mais correto, mas creio que sejam considerados sinônimos.

    ResponderExcluir
  8. Luciano,
    você está certo no seu texto, pois quando usou o termo legendário para designar o Sandy Petersen o fez no sentido de frisá-lo como uma legenda, um símbolo, um ícone de nossa cultura nerd. Foi mal pelo meu mole dado.

    Até o Professor Sérgio Nogueira me puxa a orelha quando expõe:

    Lendário ou legendário?

    Segundo nossos dicionários, LENDÁRIO e LEGENDÁRIO podem
    ser usados como sinônimos. Observe as diferenças e semelhanças:
    a) LENDÁRIO é derivado de LENDA (narrativa em que fatos
    históricos são deformados pela imaginação popular ou pela invenção poética);
    b) LEGENDÁRIO é relativo à LEGENDA (inscrição, dístico, letreiro,
    vida dos santos, lenda).
    Prefiro: “O LENDÁRIO fulano de tal…”.


    http://g1.globo.com/platb/portugues/2011/03/

    Abraços de um lendário ignorante :)

    ResponderExcluir
  9. Tranquilo RiccoNit.

    Gosto quando me puxam a orelha e apontam algum erro para que a qualidade dos textos melhore.

    Eu achei estranho, pois tenho um conhecido cujo apelido é "legendário" portanto achei estranho que estivesse errado... por um instante achei que o apelido não fazia sentido.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo relato, parabéns!
    Allef disse que irá também um dia, espero ir com ele, vou começar a economizar...

    ResponderExcluir
  11. Fantástico o relato! Acabo de estabelecer um novo objetivo de vida!

    ResponderExcluir