sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Resenha: Apocalipse Zumbi 2 - Inferno na Terra

Anteriormente, publicamos a entrevista feita pelo Clayton Mamedes com o autor da série Apocalipse Zumbi, Alexandre Callari. Estávamos devendo a resenha da segunda parte, Apocalipse Zumbi - Inferno na Terra, e aqui está ela. Para ler a entrevista e a resenha do primeiro volume, acesse os links abaixo:

            Entrevista com Alexandre Callari

Na resenha do primeiro volume, Apocalipse Zumbi: Os Primeiros Anos escrevi que havia ficado triplamente surpreso com o livro do nosso camarada Alexandre Callari. Agora, com a seqüência da saga, fiquei triplamente curioso: 

(1) será q o segundo volume seria publicado? 
(2) a trama será tão boa quanto no primeiro? 
(3) será um sucesso e assim veremos o terceiro livro? 

Para minha sorte, e de todos os amantes de boas estórias de terror, as minhas questões foram respondidas da maneira mais positiva possível.

Após um longo hiato, tive o prazer de receber através do Facebook, o convite para o evento de lançamento de Apocalipse Zumbi 2: Inferno na Terra, que ocorreu na Saraiva Mega Store do Shopping Morumbi no dia 20 de julho, aqui em Sampa. Levei o meu exemplar de “Os Primeiros Anos” e comprei a sua seqüência no local. Ao chegar ao auditório, trombei com um local tomado por fãs. Sem lugares vazios. Contentei-me em ficar de pé bem na porta, acompanhando as tradicionais rodadas de perguntas e respostas, que foram seguidas por um quiz sobre zumbis, valendo livros, camisetas e outros brindes. Após o evento ocorreu a também tradicional noite de autógrafos, na qual pude obter uns rabiscos nos meus exemplares e ainda conversei com o autor, o qual se mostrou interessado e conhecedor do Mythos. E, obviamente, fiz um jabá do blog.

Logo chegando em casa comecei a devorar o texto; não com a mesma velocidade e interesse com os quais percorri o primeiro volume, mas sim em níveis ainda maiores.

AZ2 inicia-se um mês após os fatídicos e catastróficos eventos que ocorreram ao final do livro anterior, os quais, por respeito aos que ainda não leram, omitirei propositalmente ao máximo.

Apesar do excelente trabalho que Callari realizou em AZ1, aqui ele se superou.

Ao longo de suas 362 páginas, o leitor encontrará uma trama contada com maestria e velocidade frenética, sem tempo para descanso. Novamente o autor utiliza a tática narrativa de segmentar o enredo, interrompendo a narração em momentos críticos da mesma. Esta ferramenta quando bem utilizado, dá a impressão que as páginas vão se esvaindo de nossas mãos durante a leitura. E é o que ocorre em AZ2. É notável também a influência do Mestre Romero na obra: os constantes e sólidos conflitos sociais ocupando o espaço da carnificina geral, que é comum em outros títulos do gênero. Em vários momentos, você até esquece que está lendo um livro sobre zumbis. E isto é uma grande qualidade. A trama se sustenta de maneira convincente sem apelar para exageros.

Outro ponto positivo do enredo é a maneira como Callari conecta um acontecimento crucial de AZ1 com um novo arco que se desenvolve neste volume. Fui surpreendido.

Ainda, conforme nós havíamos conversado no evento de lançamento, desta vez o autor inclui mais detalhes sobre um evento muito interessante e importante que havia sido somente citado no primeiro livro: A Batalha da Paulista.

Novamente alguns detalhes sobre os Contaminados são divulgados, porém sem elucidar o caso. O mistério ainda continua. O mesmo vale para o próprio Dia Z que, conforme manda o figurino, não é totalmente explicado. Um clichê saudável.


Alguns podem dizer que o conceito da localidade conhecida como A Capela lembra Woodsbury de The Walking Dead, assim como o Bispo remete ao Governador. Sim, digo que a idéia central é semelhante, porém A Capela faz com que o vilarejo do Governador pareça um parque de diversões.

Os personagens bem construídos retornam, adicionalmente com a presença de novos flashbacks para apresentar os que ainda não haviam sido. Alguns novos elementos importantes são introduzidos através de um prólogo exclusivo.

O ponto negativo de AZ2 fica por conta das ilustrações internas, realizadas por Eduardo Costa. Não condizem com o nível da obra, excluindo-se a capa, que é realmente linda.

Assim como em AZ1, o livro acompanha um CD de trilhas sonoras e letras nas últimas páginas. Tudo para dar um clima. Para divulgar a obra também foi feito um trailer (que está no fim desse artigo), que é muito superior ao do primeiro volume.

Em resumo, Apocalipse Zumbi 2 consegue ser ainda melhor do que o seu antecessor, que já era muito bom. Uma trama coesa, repleta de situações e conflitos interessantes e conectados entre si de através de uma narrativa ágil e lúcida. Sem sombra de dúvida, a obra de Alexandre Callari é muito superior ao seu primo rico, a série de romances The Walking Dead (A Ascensão do Governador e O Caminho para Woodbury), escritas por Robert Kirkman. Uma boa pedida para quem gosta de ler sobre zumbis, terror ou ação.

Ah, o terceiro e derradeiro volume já está no forno...

Apocalipse Zumbi 2. Inferno na Terra

Alexandre Callari
Editora Generale, 2013
362 páginas

Trailer do Livro:

2 comentários:

  1. Olá, Mamedes! Tudo bem, amigo?!

    Excelente resenha! O livro está realmente incrível, e fiquei muito feliz de participar, ainda que com uma pequena parte, de sua produção.

    Fico igualmente feliz em receber críticas construtivas sobre o meu trabalho com as ilustrações. Estou sempre na expectativa de melhorar cada vez me e poder apresentar um trabalho de qualidade. Se possível, amigo, me mande um e-mail com maiores detalhes sobre os pontos que acham que poderiam ser melhorados em termos de ilustrações eduardocosta.cultura@gmail.com
    O mesmo convite se estende a todos!

    Estou realmente empenhado em fazer um trabalho a altura da qualidade do texto, e a crítica de vocês é muito bem vinda para melhorar esse trabalho!

    Um grande abraço a todos! Parabéns de novo pela resenha!

    Eduardo Costa.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, bom dia, você do blog tem um e-mail oficial? gostaria d entrar em contato!

    ResponderExcluir