quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Música Perturbadora - A estranha carreira de Nattramn e do Silencer


Alguém ouviu falar de uma banda chamada Silencer ou de seu membro mais conhecido, um tal Nattramn

Eu não conhecia nada sobre essa criatura, mas enquanto escrevia o artigo anterior a respeito de estrelas da música envolvidas com o oculto ou "coisas estranhas", a biografia do tal Nattramn pipocou várias vezes. E de fato, se 10% do que eu li for verdade, o cara é um dos mais perturbados e sinistros (vá lá!) "artistas" da atualidade.

A banda Silencer se formou em meados de 1995 em Stockholm. Foi uma das primeiras do gênero que passou a ser conhecido como "suicidal black metal", um estilo agressivo marcado por letras absolutamente radicais repletas de niilismo, misantropia e fúria, capaz de glorificar o suicídio, nazismo, massacres e destruição. O caos é uma das marcas registradas do gênero que possui fãs na Escandinávia, sobretudo na Suécia. 

O primeiro demo do Silencer, foi lançado em um circuito comercial limitado em 1998, trazendo uma única música intitulada "Pierce me" ("Fure-me"), com quase 11 minutos de duração. A faixa é marcada pelos urros guturais do vocalista. Diz a lenda que a gravação apresenta vários problemas de mixagem, mas que ela só pôde ser executada uma vez, já que o vocalista teria se auto-mutilado durante a gravação em estúdio. Verdade ou mentira, o som estridente e medonho dos seus gritos acabaram chamando a atenção de uma gravadora alemã, a Prophecy Productions, que no ano seguinte assinou um contrato com os membros da banda. Apontado como uma grande promessa do Doom Metal, a banda chegou a ser comparada com os alemães do Bethlehem, os pioneiros do gênero.

Apesar de existir desde meados da década de 1990, há poucos registros de que o Silencer tenha se apresentado em público. Existem dois vídeos de péssima qualidade que se supõe serem performances da banda, ambos em clubes na Suécia. Um deles sequer pode ser chamado de show, uma vez que tudo o que se vê nos quase 12 minutos da escura gravação são pessoas gritando, brigando e correndo num palco improvisado. 

O Silencer teria concedido apenas uma entrevista em sua carreira, uma imposição da gravadora que exigiu essa condição para não romper o acordo contratual. Apesar dos membros terem concordado, a "entrevista" se resume a algumas perguntas dirigidas aos músicos que apenas grunhem de forma monocórdia e gargalham. Não é à toa que depois disso, a banda perdeu o apoio da gravadora.

Pouco antes porém, o Silencer apresentou um video-clip para a música "Sterile Nails and Thunderbowels" uma verdadeira colagem de cenas bizarras com direito a mutilação e sexo-explícito extraídas do filme experimental alemão Begotten (de E. Elias Merhige). O vídeo não chegou a  ser lançado pois o diretor não autorizou o uso das imagens de seu curta metragem pela banda. Apesar disso, ele acabou caindo na internet e pode ser conferido no final desse artigo.

Em maio de 2000, o Silencer aproveitando a controvérsia sobre o vídeo gravou sua única obra completa, com o título "Death, Pierce Me". Na gravação Nattramn dá mais uma mostra de seu estilo bizarro em que as palavras nem soam como algo inteligível. Numa das faixas não há letra, apenas uma única frase urrada repetidamente: "Cortem a minha garganta! Cortem a minha garganta!" 

Mais uma vez a gravação foi marcada por rumores. Técnicos de som teriam se negado a trabalhar com o vocalista alegando que ele não era profissional. Alguns boatos davam conta que Nattramn teria mutilado as próprias mãos e o rosto com uma faca em pleno estúdio deixando os técnicos apavorados.

Uma das únicas fotos de Nattramn e a que o tornou conhecido
Apesar das dificuldades, o álbum foi lançado em 2001 acompanhado de enorme controvérsia. A capa do disco, que mostra Nattramn quase irreconhecível, ensanguentado e com uma meia cobrindo a cabeça por pouco não foi proibida em plena Suécia, país conhecido pela sua tolerância. Na fotografia, patas de porco surgem nas mangas de sua camisa manchada de sangue em uma composição por si só perturbadora. Ainda que tenha sido liberado em seu país natal, ele não teve a mesma sorte na Inglaterra e Alemanha onde uma capa preta substituiu a imagem.

Atraindo a atenção da mídia, rumores começaram a circular afirmando que o vocalista do Silencer sofria de alguma doença mental. Nos créditos do álbum ele agradece as companhias farmacêuticas que produziram medicamentos que ele alegava tomar e que permitiram concluir a gravação. "Sem essas maravilhosas drogas, eu não conseguiria chegar ao fim do trabalho!" teria escrito a respeito de drogas controladas, destinada a pacientes com esquizofrenia.

Mas o mais bizarro ainda estava por vir.

Nattramn publicou uma carta em que revelava a sua admiração por um assassino em série sueco chamado Thomas Quick. Na carta, ele contava que seu sonho era seguir os passos do maníaco que assumiu a autoria pelo assassinato de oito meninas e alegou ter cometido outro 22 crimes. "Eu vou matar meninas e ser tão famoso como Thomas Quick" ele escreveu na carta.

Ninguém levou muito à sério as palavras de Nattramn, afinal tudo indicava que se tratava apenas de um golpe publicitário para prender a atenção da mídia. Contudo, alguns meses depois o vocalista do Silencer foi preso em um parque na cidade de Ljungby, acusado de agredir e ameaçar frequentadores com um machado. Segundo o boletim da ocorrência, o músico teria perseguido um grupo de pessoas brandindo a arma enquanto gritava enlouquecido. Uma menina de seis anos teria sido ferida durante a confusão. Ele ainda tentou fugir em uma bicicleta, mas foi alcançado por policiais. Ao receber voz de prisão Nattramn implorou que o matassem.

Diagnosticado como esquizofrênico, psicótico e maníaco depressivo, Nattramn foi internado no Hospital Psiquiátrico de Vaxjo. Houve estórias de que ele tentou escapar e esses boatos acabaram causando enorme comoção na cidade. Habitantes acreditavam que além de escapar do manicômio, ele estaria armado com um machado, disposto a fazer valer as suas ameaças. Os rumores se mostraram infundados.

Durante sua internação, o músico começou a escrever um livro de memórias como forma de terapia. Em 2011, o livro Grishjarta ("Coração de Porco", em sueco) foi publicado. Em 2012, ele recebeu permissão para sair da instituição (acompanhado de policiais e responsáveis) para gravar um álbum intitulado Transformalin.

Apesar de submetido a tratamento para controlar a esquizofrenia, os médicos não deram alta a Nattramn uma vez que ele foi considerado potencialmente perigoso no caso de uma interrupção do tratamento. 

Não existe uma previsão para sua liberação de Vaxjo. Uma petição pública, assinada por vinte mil pessoas foi entregue ano passado ao Ministério Público Sueco pedindo que ele seja mantido no manicômio. 

Em tempo: Nattramn não é o nome verdadeiro do sujeito. A palavra se refere a um pássaro lendário da mitologia nórdica que se alimenta da alma de crianças. Simpático, não?

Aqui está o vídeo de "Sterile Nails and Thunderbowels" (com legendas em espanhol):


14 comentários:

  1. Alguns comentários:
    - Apesar do termo "Suicidal Black Metal" ser usado também, o termo mais utilizado é "Depressive Black Metal";

    - Eu desconheço qualquer vídeo do Silencer ao vivo, eu acho que eles nunca fizeram um show;

    - Eu desconheço também essa música em que ele fala somente "eu corto minha garganta". Ele fala isso na faixa Death Pierce Me, mas tem outras coisas na letra;

    - Eu já li também que essa história bizarra do machado é mentira, que ele foi internado por auto-mutilação, depressão etc, mas vai saber....

    - Esse álbum Transformalin é de um projeto dele intitulado Diagnose: Lebensgefahr. Foi uma forma de terapia e reabilitação feita pelo Vaxjo. Porém, ele é bem antigo, de 2006 ou 2007, não de 2012. Eu lembro que na época falavam que alguns gritos nesse álbum foram gravações de pacientes do Vaxjo, mas tem tantos anos que não ouço isso rss

    Gostei da matéria, esse blog é o melhor do Brasil !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história do machado não é viagem, ahha. Consta aqui (ele tentou matar uma menina de 6 anos); o site é sueco. http://www.aftonbladet.se/nyheter/article10209703.ab

      Excluir
    2. essa estoria do machado realmente aconteceu, mas não foi ele, foi um paciente que estava internado na mesma clinica que ele se encontra. se você conseguir traduzir essa noticia do link postado pelo amigo v. siqueira irá perceber isso.

      Excluir
  2. Opa Thiago, valeu pelos comentários.

    Eu reuni todas as informações que encontrei sobre o tal Nattramn e o Silencer. Suponho que alguns realmente sejam exagerados ou inventados, mas quando esse tipo de estória cai na internet é difícil separar o proverbial "joio do trigo". Imagino que exista muita coisa que não seja condizente, sobretudo na estória do machado, embora essa narrativa esteja presente na maioria dos artigos. Em alguns dizem até que ele chegou a ferir algumas pessoas, mas na maioria diz que não passou de um surto/ameaça....

    Realmente não tem como saber.

    ResponderExcluir
  3. Tem um erro grosseiro ai na sua matéria.
    O video que se passa são cenas do filme Begotten, experimental de 1991 do diretor Elias Merhige.

    Sem ofensas. Mais uma pesquisadinha vai bem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ué, mas foi exatamente isso que escrevi no texto:

      "Pouco antes porém, o Silencer apresentou um video-clip para a música "Sterile Nails and Thunderbowels" uma verdadeira colagem de cenas bizarras com direito a mutilação e sexo-explícito extraídas do filme experimental alemão Begotten (de E. Elias Merhige). O vídeo não chegou a ser lançado pois o diretor não autorizou o uso das imagens de seu curta metragem pela banda. Apesar disso, ele acabou caindo na internet e pode ser conferido no final desse artigo".

      Essa versão foi a única que encontrei do vídeo do Silencer, que achei interessante utilizar até por ela dispor de legendas, ainda que em espanhol.

      Excluir
  4. Pelo que li, um paciente fugiu de um manicômio e deu uma machadada em uma garota de 6 anos, a história, em si, é verdadeira. Entretanto, é duvidoso que foi o Nattramn, provavelmente tenha sido outro paciente do mesmo hospício, tanto é que o cara já está solto.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, eu não acredito em absolutamente NADA dessa história. Pra mim, é tudo invenção e vou continuar pensando assim até que encontre fontes confiáveis. Até porque no Metal Archives não consta nada disso. O que realmente me intriga é quem teria plantado esses boatos, se foram os fãs ou a própria banda.

    ResponderExcluir
  7. Num importa se é ou não verdade .. Silencer foi uma boa banda , e Natttamn considerado e melhor vocalista da época e ate hoje ele é.. Então pra mim isso que importa...Instrumentos bem tocados , letras bem feitas e o vocal perfeito...

    ResponderExcluir
  8. Desculpa galerinha, mas esse do lado esquerdo da foto não é o nattramn do silencer

    ResponderExcluir
  9. aquele mano da foto não é o mesmo Nattramn do Silencer, ele tem o mesmo nome, mas é de uma outra banda chamada Frostrike.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir