sexta-feira, 11 de abril de 2014

ORIGINS AWARD - Saíram as indicações para a premiação dos melhores do RPG e Boardgames de 2014

E aí pessoal,

Saíram as indicações do Origins Award 2014, a premiação que escolhe os melhores RPG e os melhores materiais ligados ao nosso querido hobby. Essa é a quadragésima edição do prêmio que ao longo de sua existência apontou as novas tendências e agraciou grandes jogos, destacando o que há de melhor no mundo do RPG e jogos de tabuleiro (também dá prêmios para cards e miniaturas, mas como não é o nosso foco aqui no blog, acabei cortando essa parte).

Os candidatos (e os meus favoritos) são os seguintes:

Best Roleplaying Game

13th Age – Pelgrane Press

FATE Core System – Evil Hat Productions, LLC

Mummy: the Curse – White Wolf Game Studio

Numenera - Monte Cook Games

Shadowrun: Core Rulebook – Catalyst Game Labs

Meus favoritos: Cara que categoria complicada. Muita coisa boa em um ano que realmente prometia e que nos trouxe grandes jogos. É uma categoria em que qualquer um realmente poderia ganhar. O novo Shadowrun foi muito elogiado, foi quase que uma unanimidade no que ouvi falar em várias resenhas de que é uma das melhores edições até hoje (e isso de um jogo clássico não é pouca coisa!). O Mummy também foi incrivelmente elogiado, dizem que é de longe a melhor coisa que a White Wolf lançou em muitos anos. O 13th Age "apenas" se tornou uma proposta para o Dungeons and Dragons que prometia tornar a polêmica quarta edição mais palatável, e ao meu ver consegue ser bem interessante. O FATE por sua vez desponta como uma grande proposta de sistema que ganha uma legião de fãs cada vez maior. Mas, eu tenho que ser fiel ao meu vício atual: NUMENERA na minha opiniãoé um dos melhores livros que foram lançados nos últimos tempos, a prova cabal de que ainda tem muita coisa bacana em matéria de ambientação e sistema de regras para ser inventado.

Best Roleplaying Supplement

DC Adventures Universe – Green Ronin Publishing

Heart of the Wild – Cubicle 7 Entertainment

Transhuman – Posthuman Studios

Night’s Watch – Green Ronin Publishing

Eternal Lies – Pelgrane Press

Meus favoritos: Outra que vai ser difícil apontar apenas um sem ser de alguma forma injusto com os demais. Muita coisa boa nessa categoria. Sobre o DC Adventures Universe eu só ouvi elogios rasgados, alguns que afirmam que ele é um dos melhores livros de supers lançados até hoje. O Transhuman também chamou a atenção e colecionou elogios da galera dedicada ao gênero Sci-Fi. Já o Nights Watch da Green Ronin consegue introduzir elementos novos e acrescentar detalhes a já rica mitologia de Westeros (Game of Thrones). Eu particularmente gostei do Heart of the Wild, que tem a mesma (sensacional) qualidade de tudo o que foi lançado até o momento para a ambientação de "The One Ring". Achei que o livro poderia ser um pouco mais profundo, mas ainda assim é um ótimo título. Contudo, vou ser um pouco bairrista aqui e votar no candidato tentacular. ETERNAL LIES é uma Mega-Campanha em que tudo é grandioso, sensacional, espantoso e megalomaníaco. Texto muito bem escrito e detalhado que remete aos áureos tempos das grandes campanhas para salvar o mundo dos horrores dos Mythos. 

Melhor Jogo de Tabuleiro

Trains – Alderac Entertainment Group

Time n Space – Stronghold Games

Space Cadet: Dice Duel – Stronghold Games

Krosmaster Arena – Japanime Games

City of Iron – Red Raven Games

Meus Favoritos: Nesse caso, vou votar nos que conheço e não nos que ouvi falar. O Time n Space e Space Cadet são bem divertidos. Eu vi o pessoal jogando e achei bem interessante, embora não tenha aparecido uma vaga para eu participar. Mas aqui eu fico com o CITY OF IRON que é um daqueles jogos de gerenciamento de recursos onde você precisa construir uma nação a partir do nada e disputar com seus adversários até a última rodada do jogo. Eu gostei da proposta dele de juntar magia e tecnologia, além de oferecer raças que fogem do lugar comum (temos homens porcos e homens sapos, onde se viu isso antes?). Mecânica bem engendrada e visual agradável que resulta em um divertimento agradável sem ser desgastante ou desnecessariamente longo. 

Melhor Acessório de Jogo

Krosmaster: Fire & Ice – Japanime Games
Shadowrun GM Screen – Catalyst Game Labs

Fate Dice – Evil Hat Productions, LLC

Space Gaming Mat – HC+D Supplies

Pathfinder Battles: Skull and Shackles – WizKids Games


Meus Favoritos: Caras, eu conheço apenas o Shadowrun GM Screen que é bem legal e meus colegas que compraram elogiaram. Mas sinceramente, um Screen não é exatamente uma novidade... pesar de gostar muito de usar divisórios de mestre, eu concordo que esse recurso se presta a uma função que muitas vezes é deixada de lado por muitos narradores. Ao invés de votar direto nele, resolvi dar uma olhada nos outros candidatos. O Fate Dice na minha opinião é legal e tal, mas não para receber o título de "melhor acessório", foi então que vi o PATHFINDER BATTLES: SKULL AND SHACKLES. Que negócio maneiro! Via de regra eu não sou muito fã de miniaturas, mas essa coleção dedicada exclusivamente a piratas e monstros marinhos, eu compraria com prazer. Realmente excelente!
  
Best Historical Board Game

SOS Titanic – Ludonaute

Navajo Wars – GMT, designed by: Joel Toppen

Freedom: The Underground Railroad – Academy Games

1775: Rebellion – Academy Games

Francis Drake – Eagle Games

Meus Favoritos: Embora eu tenha ficado curioso com o SOS Titanic e tenha achado ele simpático não achei o mais bacana dessa seleção. Outro legal é o Freedom, embora o tema da ferrovia secreta que supostamente funcionou durante os anos da escravidão e ajudou na fuga de escravos do Sul dos EUA para o Norte, seja mais interessante para os próprios americanos. Mas aqui tive pouco trabalho em selecionar o meu favorito: FRANCIS DRAKE. Esse jogo reúne elementos que me interessaram bastante. Primeiro o tema da Exploração e Conquista do Novo Mundo diante de todas as adversidades e desafios. Depois a fase de preparação para organizar a melhor expedição possível (comprando canhões, contratando a melhor tripulação e capitão, gastando recursos em equipamento de qualidade, etc.). E finalmente o visual das peças, tabuleiro e componentes (com destaque para o baú do tesouro e as caravelas). Grande jogo, excelente valor de produção e diversão garantida!

Best Game Related Publication

Khan of Mars – Evil Hat Books

Fire for Effect – Catalyst Game Labs

ICv2 - Editor: Milton Griepp

Dork Tower – Editor: John Kovalic

TableTop – Wil Wheaton, Felicia Day

Meus Favoritos: O Dork Tower do Jon Kovalic é um clássico indiscutível. Eu adorei a proposta do Khan of Mars, nada pode ser mais pulp do trazer aventuras narradas por um personagem ao mesmo tempo nobre, erudito e valente, que por um acaso do destino é um gorila inteligente. Mas apesar disso, meu favorito é o TABLE TOP, página do Wil Wheaton que se reinventou de ator mirim insuportável (quem lembra do Wesley Crusher?) em promotor de Cultura Geek. A página dele muito organizada, cheia de informações e vídeos cumpre o seu papel de apresentar novidades com destaque para jogos de tabuleiro. Vale a pena a visita, e não se surpreenda se você acabar voltando regularmente para saber "o que há de novo".

Os vencedores serão anunciados na Origins Awards Ceremony no dia 14 de Junho.

Um comentário:

  1. Concordo que o tabletop é merecedor do premio!
    O artigo sobre o Numenera me deixou realmente interessado...
    Parabens pelos seus comentarios cthulhunianos e rolistas!

    ResponderExcluir