sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Campanha Tentacular - Golden Dawn - Cthulhu Gaslight, os cenários



Desculpem o atraso...

Essa é a continuação do artigo sobre a Campanha Golden Dawn - Cthulhu by Gaslight que acabou mês passado.

A campanha teve início em janeiro de 2013 e terminou em Julho de 2014, apesar de terem sido seis cenários, a maioria precisou de duas ou até três sessões para ser concluído uma vez que as estórias eram bem longas, cheias de detalhes e, é claro, complementadas por excelente roleplay.

Os cenários foram adaptados de dois livros: The Golden Dawn (da Pagan Publishing) e Sacraments of Evil (da Chaosium). Outros livros usados na campanha foram as duas edições de Cthulhu by Gaslight e o suplemento Dark Designs.




Mas vamos aos cenários da campanha:

The Room Beyond (O Quarto Lacrado)
Cenário do Livro Golden Dawn, por John Tynes

1888 - Os investigadores, recém aceitos na Hermetic Society of the Golden Dawn são convidados por um membro mais experiente, o poeta irlandês William Butler (W.B) Yeats para uma reunião de negócios. Yeats tem uma proposta; ele deseja que os investigadores o auxiliem em uma missão oficial para a Golden Dawn. O grupo deve viajar até Loughton onde fica a propriedade de Sir Arthur Pelgrane, um nobre que deseja ingressar na Golden Dawn direto no Círculo Interno. Pelgrane oferece em troca de sua admissão um suborno tentador. Ele permitirá que os investigadores explorem um aposento secreto em sua mansão, um estúdio lacrado há várias décadas, desde que uma tragédia se abateu sobre seu avô, um famoso ocultista e alegado feiticeiro.

Após viajar até a Mansão e vasculhar o aposento lacrado, o grupo emerge com valiosos tesouros esotéricos. Tudo seria muito bom, se a presença de estranhos não tivesse perturbado a tênue fronteira que separa nosso mundo de uma perigosa dimensão.

Os investigadores descobrem que foram seguidos por parasitas dimensionais que atravessaram um portal invisível no quarto lacrado. Após sofrer ataques dessas criaturas, eles concluem que é necessário fechar novamente a passagem. Enquanto isso, em Loughton as criaturas dimensionais espalharam caos, morte e destruição.

Grande Momento: Os investigadores retornam a Propriedade em Loughton e se deparam com um cenário dantesco: Cadáveres espalhados pelo jardim, janelas arrebentadas, portas escancaradas e um grave silêncio. Um nevoeiro denso e cinzento impede que se possa ver além de alguns metros. De repente uma nuvem escura de pequenas criaturas se ergue do chão, zumbindo como uma colmeia de insetos zangados. Aqueles que correm em desabalada fuga conseguem chegar até a casa, onde fecham a porta, mas os que estão não são rápidos o suficiente se vêem cobertos de milhares de bizarros insetos que picam, zumbem e entram em suas roupas.   

The Room Beyond foi narrado no Dungeon Carioca
A Golden Dawn dá as boas vindas a seus novos (e promissores) membros
A capa do Diário da Campanha
Atrás da parede um quarto lacrado, e mais além?
O diagrama do quarto lacrado e as muitas manchas de sangue.
The Eyes of a Stranger (Os Olhos de um Estranho)
Cenário do Livro Sacraments of Evil, por Scott David Aniolowski

1890 - Uma sessão mediúnica pretende acessar por intermédio de um estranho artefato uma outra realidade. Os investigadores são convidados a participar dessa experiência que aparentemente resulta em fracasso, contudo, na manhã seguinte eles descobrem que John Bidwel, o responsável pelo experimento foi brutalmente assassinado.

Iniciando as investigações, o grupo entra em contato com um complô de pessoas influentes na sociedade britânica, que buscam ocultar o possível envolvimento de Bidwel nos sangrentos crimes de Jack, o estripador. Estaria o aristocrata envolvido nas mortes de cinco prostitutas em White Chapel

A medida que as pistas levam os investigadores em uma corrida contra o tempo, cadáveres começam a se empilhar nos decadentes distritos do East End londrino. Qual seria o interesse da maçonaria em ocultar esses fatos? De que maneira membros do submundo criminoso chinês, os Si Fan, liderados pelo maquiavélico Dr. Fu Manchu, estariam envolvidos no caso? E qual seria a verdadeira natureza do misterioso artefato capaz de acessar outros mundos?

Misturando assassinatos brutais, conspirações maçônicas, terríveis emboscadas e até mesmo uma invasão em larga escala de uma raça de alienígenas conquistadores, esse sem dúvida foi um dos meus cenários favoritos.

Grande Momento: Arthur Whitehead tenta descobrir qual o propósito do estranho artefato, o cubo de cristal azulado obtido com enorme dificuldade. Ele examina o objeto, passando as mãos sobre a sua superfície polida e percebe que dentro do cubo há um pequeno disco de prata com símbolos misteriosos. A medida que ele gira o cubo em suas mãos, tentando ler as inscrições, um brilho tênue atrai sua atenção. E então, o mundo se desfaz diante de seus olhos a medida que a consciência do investigador é catapultada milhares de anos luz de distância, para o corpo de uma criatura horrivelmente alienígena nativa do distante mundo de Yekub. E por reciprocidade, a mente do imenso verme pálido, um habitante de Yekub, desperta no corpo humano, que em choque emite gritos e guinchos aterradores que um humano jamais seria capaz de produzir.       

Novamente no Dungeon Carioca
Todos felizes por terem sobrevivido a invasão Yekub
Props da aventura com direito a fotos das vítimas de Jack, o estripador
Mapas, fotografias bizarras e documentos contendo pistas vitais para elucidar o caso
Plant Y Daer
Cenário do Livro Sacraments of Evil, por Kevin A. Ross

1893 - Os investigadores viajam até o País de Gales, terra de natureza exuberante e recantos selvagens ainda intocados. Eles tentam compreender a estranha sina do jovem Nathan Hardwick, cujo tio foi assassinado nas estradas desertas da região. A morte do tio acende uma série de suspeitas a respeito de Nathan, agravadas por seu comportamento peculiar. O que teria causado a tragédia nessa remota fazenda encravada entre montanhas negras e vales verdejantes.

Tendo acesso às raízes de lendas locais sobre o mítico Povo Pequeno e cruzando informações com um perigoso oponente, o grupo desvenda o aterrador segredo da família Hardwick e a verdade sobre o nascimento de Nathan.

Quando tudo começa a fazer sentido, os investigadores tem que procurar por conta própria a origem do mito ancestral e sua natureza. Por fim, correndo para salvar suas vidas em um cenário improvável do qual parece não haver escapatória eles precisam barganhar com os seres do Mythos.

Grande Momento: Os investigadores fogem pelas planícies de Gales, perseguidos por uma horda de criaturas híbridas. O Povo Pequeno está atrás deles: desejando vingança, ansiando por sangue. Ao voltar para a fazenda eles conseguem barrar as portas, mas as criaturas não estão dispostas a desistir e a batalha para defender a casa e impedir que eles entrem acaba sendo furiosa e sangrenta. Armas de fogo contra garras e presas afiadas. No fim, o povo pequeno retrocede, deixando para trás dezenas de mortos e feridos. Mas eles não irão desistir... naquela mesma noite, sua líder surge, disposta a barganhar a rendição dos investigadores.  

Tudo preparado para explorar o País de Gales. 
Mapa de Gales e da propriedade isolada
Invasão e cerco a fazenda - quando as coisas ficaram desesperadoras!
Hell Hath no Fury... (Nem o Inferno conhece fúria maior...)
Cenário do Livro Golden Dawn, por Steve Hatherley

1895 - Um colega da Golden Dawn está em sérias dificuldades. Sobre os ombros de Jacob Black parece pesar uma terrível maldição proferida por uma feiticeira executada por seu ancestral séculos atrás.

Os investigadores viajam até a propriedade de Black e logo concluem que algo sinistro, de fato, está em ação nesse lugar. O que estaria provocando os ruídos atrás das paredes da casa? O que desencadeou uma verdadeira epidemia de inexplicáveis incidentes sobrenaturais? E mais importante, seria realmente a feiticeira Black Annie a responsável por perpetuar uma vingança sórdida através do tempo e espaço?

A descobertas de certas pistas conduzem os investigadores até Oakwood, uma porção intocada da floresta tão sinistra e maligna que eles precisarão de toda sua bravura para se embrenhar nessa mata. Lá, nas profundezas eles encontrarão o coração pulsante das trevas, na forma de uma mulher desprezada, cujo ódio jamais esfriou.

Hath no Fury é especialmente importante para a campanha, pois um dos grandes mistérios lançados nesse cenário permanece sem solução até a aventura final, Sheela Na Gig, cinco anos depois.

Grande Momento: Os investigadores descobrem o que vinha causando os ruídos que se ouvia atrás das paredes da casa de Black. Pendleton e Whitehead são amarrados nas suas camas por cruéis diabretes. As criaturas escalam os investigadores, apavorados e incapazes de se mover. Um trapo é forçado na boca de um deles, impedindo que ele grite e expondo seus dentes. Uma das criaturas posiciona o prego enferrujado na base do dente, pressionando-o sobre a gengiva. O outro ergue o pequeno martelo com determinação e... BANG!

Props da investigação, com as imagens do julgamento de Black Annie
Imagem subliminar - Cthulhu dominando o globo terrestre
A bruxa Black Annie emerge de sua cabana para confrontar os investigadores
Sacraments of Evil (Sacramentos do Mal)
Cenário do Livro Sacraments of Evil, por Fred Behrendt

1898 - O Decano (cargo similar a um Arcebispo na Igreja Anglicana) da cidade de York, pede à Golden Dawn que investigue uma série de brutais assassinatos na Região da Catedral. Seriam esses crimes decorrentes de ódio religioso? O violento matador apelidado "Cathedral Mile Murderer" pela imprensa está fazendo vítimas, escolhendo mulheres e crianças como presas em um perigoso jogo de gato e rato.

Os investigadores precisam correr contra o tempo, descobrir quem são os responsáveis pelos crimes hediondos e separará-los dos inocentes que estão sendo atormentados por uma força ancestral que habitava York antes mesmo do surgimento da humanidade.

Essa aventura é especialmente interessante por ser uma investigação no estilo "quem é o culpado?" com uma longa lista de suspeitos.

Mais do que uma simples investigação de horror, esse cenário foi o responsável por apresentar um oponente absolutamente aterrorizante e por fazer com que a paranoia dominasse o grupo, afinal, um deles era suspeito dos crimes.

Grande Momento: Os investigadores descobrem onde fica o covil do assassino da Cathedral Mile. Na entrada de seu esconderijo jazem os cadáveres mutilados de mulheres anônimas de quem ninguém sentiu falta. O topo de seus crânios removidos e o cérebro remexido para que o maníaco pudesse extrair a porção que desejava. Mais adiante, o grupo ouve as palavras doentias do louco. Ele reza para seu Deus, prostrado de joelhos, implorando diante de uma antiga estátua medieval. Trata-se de um Jesus barroco, com olhar severo e traços grotescos, que em nada lembram o nazareno, filho de Deus. O maníaco implora para ser ouvido e então, num momento de supremo horror, a estátua atende suas preces... e abre os olhos.

Pistas para agarrar o Assassino da Catedral Mile
Mapa da cidade de York com a localização e o resumo dos crimes.
Fichas dos vários suspeitos, cada um com as devidas informações para auxiliar o inquérito.
"Algo mais antigo que a humanidade habita nas profundezas de York".
Sheela Na Gig
Cenário do Livro Golden Dawn, por John Tynes com Garrie Hall e Alan Smithee

1899 - Às portas do novo século, os membros da Golden Dawn enfrentam seu maior desafio na forma de um ardiloso inimigo que retornou através dos corredores do tempo. Libertado após um longo período de aprisionamento, esse cultista imortal planeja derrubar a monarquia britânica assassinando toda a Família Real britânica, jogando o Império no caos.

Os investigadores precisam compreender a verdadeira natureza de seu inimigo e determinar sua identidade, algo que apenas o mais poderoso dos feiticeiros britânicos, Merlin, será capaz de fazer.

Escapando de atentados mortais de espectros vingativos, vasculhando bibliotecas secretas no centro de Londres, recorrendo a aliados obtidos nos demais cenários e contando com suas habilidades (e com uma boa dose de sorte), os investigadores travam uma batalha de nervos desigual contra um oponente cujos planos foram cuidadosamente arquitetados. E acima de tudo, a sombra ameaçadora da Sheela Na Gig, parece descer sobre eles como um manto de corrupção e perversidade.

O cenário final, marcou ainda a ruína da Golden Dawn. Mal sabem os investigadores que suas ações terminam por desarticular a Sociedade Hermética, plantando as sementes das disputas internas entre membros de renome como W.B. Yeats e Aleister Crowley.

Sheela Na Gig é uma daquelas aventuras cheias de reviravoltas, de plots repletos de detalhes intrincados e de escolhas pessoais que podem condenar ou absolver os investigadores. Não é para menos que uma vez concluída essa estória, os sobreviventes prefiram aposentar seus personagens.

Grande Momento: No epílogo da campanha, o grupo consegue frustrar os planos de assassinato de seu terrível oponente, mas eles ainda precisam confrontá-lo em seu esconderijo, na parte mais escura de uma floresta ancestral. É o mesmo lugar onde o cultista foi aprisionado há mais de um milênio. A medida que se aproximam do local, algo aterrorizante se faz ouvir na floresta. E os investigadores concluem que afinal de contas, a Sheela Na Gig, não deixaria seu filho favorito desprotegido. O Guardião está a caminho para defendê-lo.    

Os preparativos para o capítulo final
Explorando as lendas britânicas medievais - Do Graal a Arthur Pendragon
O envolvimento de Aleister Crowley
E a batalha final para impedir o triunfo da conspiração
Foi uma longa e divertida jornada pela Inglaterra Vitoriana e pelo fascinante gênero gótico.

Na minha opinião, uma das campanhas mais detalhadas da história de Call of Cthulhu.

Os sobreviventes até receberam um certificado de conclusão da campanha:

Eu adoro fazer essas bobagens...


Aos colegas jogadores eu só tenho elogios e que venham novas campanhas!

Foto final da nossa última sessão de jogo
Ah sim, já consigo ouvir o som de um apito de trem ao longe...

3 comentários:

  1. Sensacional. Seu nível de organização é surpreendente. Seus diários de campanha são exemplares. Parabéns pela paixão e dedicação a este cenário. Invejável.

    ResponderExcluir
  2. Cara, que inveja! Eu já tava seco pra jogar um Cthulhu... então descobri o Mundo Tentacular!
    Parabéns pelo Blog, pela iniciativa e pela campanha! Entro quase todos os dias aqui!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo post. Espero ver mais relatos de campanhas como essa no futuro. E que caligrafia é essa? Nota onze!

    ResponderExcluir