sábado, 7 de março de 2015

Fantasma ou Farsa? - Assombração de Blackburn filmada em estrada inglesa


Semanas atrás um vídeo de aproximadamente três minutos se tornou viral na internet.

As imagens teriam sido feitas através de celular por dois amigos que estavam retornando à noite de uma reunião e passavam pela estrada que liga as cidades de Blackburn e Lancashire, na Inglaterra. Os dois ocupantes do veículo falam árabe e parecem genuinamente assustados por toparem com uma espécie de vulto branco e brilhante que parece uma velha andando com uma bengala. Eles gritam repetidas vezes, sempre que a estranha forma avança na direção do carro e parece persegui-los.

Os gritos são em árabe, mas foram traduzidos como:

"Vá para trás! Não passe perto dela... dê ré, dê ré! Continue dando ré! Meu Deus! Meu Deus! Fique longe dela! Vamos embora daqui!"

Várias pessoas imediatamente fizeram uma ligação das imagens com lendas locais. Essa região da Inglaterra é famosa pelas aparições de fantasmas, sendo que a mais célebre assombração é conhecida como o Fantasma de Blackburn. Esse espírito inquieto pertenceria a um monge que foi executado na Torre de Turton em 1643, durante a Guerra Civil. O monge teria sido enforcado e seu corpo pendeu suspenso no alto da torre por vários dias. Por essa razão, seu pescoço parece deslocado em um ângulo impossível. Desde a sua morte, o monge vagaria sem destino pelas estradas, por vezes perseguindo quem passa pelo lugar, em outras ocasiões repetindo salmos em latim ou cânticos religiosos.

Segundo o folclore local, o fantasma é visto mais frequentemente em janeiro, mês no qual se deu sua execução no século XVII. Ao longo do século XIX, o Fantasma de Blackburn teria sido visto repetidas vezes, atraindo a atenção de espiritualistas famosos como Arthur Conan Doyle. Outros dois célebres interessados no mundo sobrenatural, o estudioso Harry Price e o escritor Algeorn Blackwood,  também escreveram a respeito dessa assombração e pesquisaram as raízes do mito.

O mais provável é que o vídeo não passe de um bem elaborado Hoax.

Já circularam informações de que os seus criadores são estudantes de cinema, o que explica o fato do farol tentar frequentemente iluminar a aparição da forma mais eficiente para ela ser filmada.

Apesar disso, o vídeo ainda é bem estranho e consegue causar alguns arrepios, sobretudo se você assistir ele sozinho e no escuro.

Aqui está a filmagem, julgue por conta própria:

5 comentários:

  1. Bem, o que denuncia o vídeo é a capacidade de não tremer (além do normal por estar dentro de um carro em movimento) do cara que filmou, hein? Um do lado berrando loucamente, e o outro na maior calma filmando tudo direitinho... sei...

    ResponderExcluir
  2. Seria muito massa se o "fantasma" desse uma tropeçada e caísse.

    ResponderExcluir
  3. Só achei estranho eles ficarem quase três minutos filmando o "fantasma", qualquer um nessa situação iria se mandar dali no primeiro segundo!

    ResponderExcluir