sexta-feira, 27 de março de 2015

Props Oficiais - Documentos de Identificação da República da Espanha para Chamado de Cthulhu



Apenas a título de curiosidade, já que estávamos falando dos cenários se passando na Guerra Civil da Espanha, há algum tempo eu tencionava narrar o cenário "No Pasarán!" do livro Shadows of War.

Esse cenário, se passa no auge da Guerra Civil e nele os jogadores são membros das Brigadas Internacionais, as milícias formadas por estrangeiros voluntários que lutaram ao lado das Tropas Legalistas.

Tive a ideia de utilizar um modelo semelhante ao documento de identificação concedido pelo Governo da República da Espanha aos voluntários como ficha dos personagens. Procurei uma fotografia desse documento que funcionava como um passaporte e coloquei em seu interior as informações e estatísticas de cada personagem.

Esse foi o resultado:

Eu fiz sete passaportes de uma vez. Para o interior utilizei um caderninho de notas baratinho que comprei em uma papelaria. Encapei ele com um papel pardo para fazer a capa. Usei então uma fita com as cores vermelho e dourado, as cores da Espanha para a lateral. O toque final foi o brasão da Espanha. Deu um pouco de trabalho, mas o efeito valeu a pena. 

Parece realmente um passaporte. 

Esses da foto abaixo, são modelos dos passaportes usados no período de 1936 a 1939, expedidos pela República da Espanha:


Eu me espelhei neles para fazer o meu próprio passaporte. Segundo a pesquisa que fiz, haviam diferentes modelos de passaporte nessa época e a escassez de papel forçava o governo a utilizar o que estivesse à disposição ou reaproveitar. Sendo assim fiquei à vontade para criar a minha própria versão. 

 Essa é a primeira página do passaporte com o texto traduzido do original utilizado no documento entregue aos voluntários das Brigadas Internacionais. É claro, no lugar do nome eu coloquei os nomes dos investigadores.

Para as fotografias e identificação, busquei fotos de pessoas que participaram das Brigadas Internacionais. O carimbo da República da Espanha deu um toque interessante de autenticidade, embora eu planejasse colocar um brasão no centro do carimbo.

 Nas páginas do documento/passaporte, estão as informações essenciais de cada personagem, seus atributos, pontos de sanidade, pontos de vida, habilidades e tudo mais... 

Uma vez que os personagens são combatentes voluntários, coloquei também uma foto das armas por eles utilizadas. Faltou apenas incluir os dados de cada arma.

Ah sim, um dos personagens era um observador da União Soviética. Uma vez que os soviéticos podiam utilizar seus próprios passaportes e estes eram reconhecidos pelo comando da Brigadas Internacionais, nada mais justo que o personagem ter um documento exclusivo de seu país. Não é o mesmo modelo expedido pelo comissariado soviético, mas usando o mesmo modelo ficaria mais interessante para o grupo.

O mais curioso é que apesar de tudo isso eu nunca consegui narrar "No Passarán!", de qualquer maneira guardei os props para uma próxima oportunidade. 

Como pretendo fazer "Soldiers of Ink and Pen" em breve, é possível que eu reaproveite as fichas e inclua uma versão para Rastro de Cthulhu no documento.

E se bem me lembro, o cenário tinha até uma entrada, pinçada dos créditos do filme "Balada Triste de Trompeta" de Alex de La Iglesia.

Cara que entrada é essa, que imagens são essas que música é essa!




Um comentário: