terça-feira, 11 de agosto de 2015

"The New Annotated H.P. Lovecraft" - Antologia com os principais contos vem com notas e comentários


Mais uma antologia com os contos de H.P. Lovecraft.

"Outra? Sério? Mais um livro contendo os contos principais do escritor, sua biografia e alguns extras"...

Foi isso o que eu pensei ao saber do lançamento desse livro, intitulado "The New Annotated H.P. Lovecraft", um tremendo volume (quase um tomo, no melhor sentido da palavra) com nada menos do que 850 páginas, capa dura, sobrecapa, papel de alta qualidade e acabamento de luxo.

Mas apesar de ser um belo livro, essa não é a única antologia disponível.

Existem várias outras antologias dedicadas a Lovecraft, com destaque para a edição da Gollancz (com capa preta imitando couro) e a da Barnes and Noble (com a capa roxa), as duas muito bonitas e previamente resenhadas aqui no Mundo Tentacular. Além de terem um acabamento caprichado, elas podem ser encontradas com relativa facilidade na internet com um preço até acessível.

Com isso em mente, nem pensei muito a respeito de adquirir mais uma "coleção completa" de contos, já que isso pareceria não apenas redundante, mas um desperdício. Afinal, o que uma antologia poderia oferecer que já não tivesse sido visto anteriormente nas demais edições, que francamente, são lindas?

A resposta está no próprio título: "Annotated" (anotado), algo que faz toda a diferença. O fato desse livro conter notas de roda-pé, fornece uma série de interessantes comentários a respeito da obra, da vida e de curiosidades sobre Lovecraft e sua época. As anotações são muito bem vindas, fornecendo um colorido diferente a estórias que muitos leitores já conhecem de cor e salteado. É interessante descobrir as fontes de inspiração usadas por Lovecraft, o nome de artistas que ele admirava, as estórias que ele leu e em quais conceitos ele se baseou para escrever determinados trechos de suas estórias.

Não bastasse esses detalhes, essa antologia possui um diferencial diante das outras citadas anteriormente. Ela é ricamente ilustrada com fotografias, desenhos, capas de livros e trechos contendo a intrincada caligrafia do autor. A variedade de fotografias (mais de 200!) torna o simples ato de folhear as páginas um prazer que nenhum bibliófilo deveria se furtar. Melhor ainda, as ilustrações são em sua grande maioria coloridas e com uma resolução excelente.

Esses fatores talvez tornem Lovecraft Annotated a melhor antologia dentre as que foram lançadas até o momento. Uma obra de respeito sobre o Cavalheiro de Providence e suas mais famosas narrativas. Se você for um grande fã, eu indico dar preferência a essa antologia, sobre todas as outras, já que ela possui não apenas as melhores estórias, mas uma fartura de detalhes únicos. 

Outra boa adição a essa antologia é a introdução escrita por ninguém menos do que Alan Moore que tece comentários muito elogiosos a respeito de Lovecraft e sobre como sua obra foi decisiva para construir a sua própria identidade como escritor. É um relato muito interessante de um dos mais celebrados autores de ficção dos dias atuais a respeito de um escritor do início do século, que continua, nas suas palavras "incrivelmente contemporâneo e atual".
   
Resta então a pergunta: "E quanto aos que já possuem uma das outras antologias? Vale a pena comprar mais essa?"

A resposta não é muito fácil e depende do grau de devoção e interesse do leitor na obra de H.P. Lovecraft. Há de se considerar ainda, o preço elevado do dólar. O que posso dizer é que essa é uma excelente coleção que deixará mesmo os leitores mais exigentes plenamente satisfeitos. Ela não contém TODAS as estórias escritas pelo autor, mas estão lá seus trabalhos quintessenciais, apresnetados de uma maneira muito competente e em uma embalagem irretocável. 

Eu acabei não aguentando e cedi à tentação de comprar, mas não me arrependo. Essa é de longe a melhor antologia.


Para complementar essa pequena resenha, incluí uma série de fotografias da antologia que mostram alguns detalhes internos.

Julguem por conta própria:

O tamanho do livro e seu peso tornam um tanto difícil manuseá-lo. Não é um livro que sairá de sua casa ou será levado por aí, o lugar dessa antologia é na estante, saindo de lá para eventuais consultas.


Aqui podemos ver o índice e a introdução:


Logo em seguida, temos uma introdução do editor Leslie S. Klinger na qual ele fala sobre a vida e a época de Lovecraft. Não se trata de uma biografia muito extena, mas é bastante completa, ainda que concisa.


Aqui podemos ver as anotações de rodapé, no caso, as anotações (em vermelho) ficam nas margens do texto (na cor preta). O leitor encontra frequentes comentários nas margens que ajudam a compreender mais detalhadamente os contos.


As imagens são excelentes. Algumas são bastante conhecidas dos fãs, fotos e ilustrações encontradas na maioria dos livros dedicados ao Cavalheiro de Providence, mas existem algumas mais raras e curiosas, bem como desenhos e anotações feitas pelo próprio Lovecraft.


É uma maneira bem envolvente de dar um enfoque diferente e mais profundo aos contos que todos nós já conhecemos.


Aqui estão as anotações sobre "Nas Montanahs da Loucura", uma das estórias centrais:


Abaixo podemos ver o rascunho do manuscrito original - repleto de correções e notas, feito por Lovecraft enquanto ainda estava imaginando o final da estória.



... vemos ainda desenhos feitos por colegas de correspondência de Lovecraft que tentaram dar vida às terríveis criaturas e às cenas contidas nas estórias.

... descobrimos quando cada estória foi publicada originalmente, em que revista e como ficaram as ilustrações feitas pelos artistas da época, bem como, os comentários de Lovecraft a respeito dos desenhos.


Além disso, temos no final do livro uma série de apêndices que fecham com chave de outro o volume. O primeiro apêndice apresenta uma completa cronologia de "eventos lovecraftianos".


Os demais se dedicam a elementos recorrentes da ficção de Lovecraft, como a Universidade Miskatonic, a história do Necronomicon e outros documentos manuscritos.


Há ainda uma lista da cosmologia e das principais entidades que compõem os Mitos de Cthulhu, uma cronologia das estórias por ele publicadas e de suas revisões:


Finalmente temos um capítulo dedicado a influência de Lovecraft na cultura popular, onde o autor analisa como Cthulhu e demais criações lovecrafianas se tornaram populares entre leitores de todo o mundo.  


Quadrinhos, filmes, RPG, seriados, tirinhas... o livro analisa como Lovecraft deixou de ser um autor obscuro e se converteu em objeto de culto.


Em resumo, "The Complet Anotated Lovecraft" é um livro muito interessante para quem tem curiosidade em se aprofundar na obra do autor e conhecer mais detalhes. A quantidade de informações e curiosidades é enorme e sem dúvida vão fazer a festa dos leitores mais devotados.


Um comentário: