quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

"A Verdade (ainda) está lá fora" - Arquivo X está de volta 14 anos depois


Eu sempre fui fã de carteirinha de Arquivo X.

Lembro de assistir  a série toda semana na Rede Record, nas noites de sexta feira, às 22 horas. Era um programa imperdível para quem era moleque, ainda mais, em uma época em que a TV aberta era tudo o que tínhamos como opção. As primeiras temporadas de Arquivo X foram um verdadeiro acontecimento! Depois de cada episódio, os fãs discutiam os pormenores e trocavam ideias. Isso quando não se juntavam para assistir juntos na casa de alguém. Gravar e ver de novo, e de novo e de novo em busca de detalhes escondidos. Devo ter algumas dessas fitas VHS ainda, guardadas no fundo de um armário. Me recordo com carinho dessa época.

A série marcou época. Entre setembro de 1993 e maio de 2002, a série da FOX estabeleceu um novo padrão de qualidade para a televisão mundial. Muitos a consideram precursora dos atuais shows com personagens bem estruturados, roteiros cinematográficos e constantes reviravoltas na trama. Não é à toa que Arquivo X se tornou um fenômeno mundial: assistido e cultuado em todo o mundo.

A arte conceitual de Arquivo X, sempre foi sensacional. 

As estranhas aventuras dos agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully se tornaram um clássico quase da noite para o dia. Semana após semana, ao longo de nove temporadas, os dois eram enviados para investigar alguma ocorrência inexplicável no reino do paranormal. Distribuído em um total de 202 episódios, Mulder e Scully enfrentaram assombrações aterrorizantes, seitas satânicas, assassinos em série, aberrações mutantes, monstruosidades naturais e criadas pelo homem e principalmente conspiradores que tentavam esconder a verdade sobre a existência de vida alienígena e manter em sigilo os sinistros acordos firmados entre o governo e seres extraterrestres.

Concebido por Chris Carter, Arquivo X deu início a uma mitologia própria na qual as Conspirações comandadas por Agências Governamentais e os complexos complôs de acobertamento eram o carro chefe. Embora os agentes fizessem parte do Bureau Federal de Investigação, seu maior inimigo eram justamente membros do Alto Escalão do Governo, dispostos a esconder os fatos e manipular a opinião pública. Como enfrentar um inimigo tão poderoso? Como expor a verdade? Como confiar nos informantes? Arquivo X brincava com o clima de paranoia, com o desejo de desvendar mistérios e revelar fatos. Em uma época em que a informação se tornava gradualmente mais acessível através da internet, nós torcíamos para que as conspirações fossem reveladas e para que Mulder conseguisse provar suas teorias.   

Uma das primeiras fotografias promocionais da série em 1993

Mais do que roteiros bem amarrados e tramas empolgantes, Arquivo X se sobressaia pela forma que as estórias eram conduzidas. Embora a premissa fosse sempre a mesma: um acontecimento estranho atraía os agentes, eles investigavam e corriam riscos para resolver o caso e eliminar a ameaça - a maneira como a trama se desenrolava era sempre surpreendente, capaz de prender a atenção do início ao fim. Suspense e procedimento policial, investigação e mistério se intercalavam em cada episódio, sendo que ainda havia espaço para comédia, humor negro e situações surreais. 

Muito do sucesso de Arquivo X se devia aos personagens principais. Mulder e Scully eram tudo menos convencionais. Para começar, a dupla não concordava na maioria das coisas: Mulder mantinha a mente aberta, tentando provar seu ponto de vista e suas estranhas teorias disposto a acreditar em tudo. Scully era seu contraponto, cética e descrente do paranormal ela se mantinha ancorada na ciência e na razão, oferecendo uma explicação perfeitamente lógica para a maioria dos casos. Aos poucos foram aprendendo a trabalhar junto e lá pela metade da primeira temporada já davam sinal de ter aquela química que surge raramente, mas que quando aparece impulsiona um programa rumo ao sucesso. A dupla de protagonistas era interpretada por David Duchovny e Gillian Anderson e eles brilhavam intensamente. Não é exagero dizer que os dois pareciam ter nascido para esses papéis, não é à toa que ambos ganharam prêmios e o reconhecimento de público e crítica.

Com o tempo, a série começou a dar inegáveis sinais de desgaste, o que era perfeitamente esperado depois de tanto tempo no ar. As últimas temporadas tiveram altos e baixos, introduziram novos personagens e tramas paralelas que não empolgavam tanto, mas que, mesmo assim, eram bem acima da média. Elas foram o trampolim para dois filmes, games, estórias em quadrinhos, livros, séries derivadas e mais uma infinidade de produtos nas mais variadas mídias. Os últimos capítulos de Arquivo X, onde a verdade era revelada (ao menos em parte) foram ao ar em 2002. 

De lá para cá, a série deixou saudade...

Foto Oficial da Nova Temporada

Mas eis que, depois de um longo hiato de 14 anos, Arquivo X está de volta, com pompa e circunstância, renovada para uma curta temporada de seis episódios inéditos trazendo o elenco original e contando o que aconteceu nesse tempo. É uma notícia sensacional para todos os fãs que se sentiam órfãos das aventuras de Mulder e Scully e que sonhavam com esse retorno. A oportunidade de ver Mulder e Scully juntos uma vez mais compensa tudo.

A FOX vem tratando o revival de Arquivo X como um acontecimento e a estimativa é que nada menos do que 48 milhões de pessoas assistam o primeiro episódio, uma expectativa de recorde que será amplificada pela transmissão simultânea do episódio ao redor do mundo. Um dos planos da emissora é trazer a série de volta a grade regular de programação, mas para isso terá de convencer os astros a se comprometer com os personagens uma vez mais. Tanto Duchovny quanto Anderson disseram que estão animados e ansiosos para reprisar os papéis mais importantes de suas carreiras, mas ambos desconversam quando perguntados se continuarão para novas temporadas. Há o rumor de que haverá um spin-off com novos personagens no papel de agentes de campo e uma reformulação no Arquivo X, com Mulder e Scully atuando como Diretores Assistentes. Outros afirmam que essa será a desculpa para novos filmes e o início de uma rentável franchising para a FOX carente de um sucesso capaz de brigar com os blockbusters.    

Tudo vai depender, é claro, do resultado dessa temporada e como os fãs vão encarar a novidade.

Já no aquecimento para a nova temporada, que estréia dia 25 de Janeiro, eu tirei a poeira dos DVDs e assisti aos meus episódios favoritos de Arquivo X para ir entrando no clima. Foi com enorme alívio que constatei o fato de que Arquivo X envelheceu muito bem e que não ficou datado como eu temia. A série continua relevante e empolgante, a despeito de alguns episódios já terem completado mais de 20 anos.


"O tempo passa, o tempo voa". Os protagonistas de Arquivo X em 1993 e 2016

O que esperar da nova temporada?

Vamos descobrir juntos no próximo domingo meia noite quando ouvirmos o inconfundível tema musical de Mark Snow na abertura. Para celebrar o aguardado Revival de Arquivo X, o Mundo Tentacular preparou uma série de artigos no qual explora a mitologia original, falamos dos nossos episódios favoritos, de nossos monstros prediletos e dos personagens centrais, enquanto nos preparamos para a estréia que merecerá aqueles tradicionais Recaps (no estilo que fizemos com True Detective).

Então, fiquem conosco.... não confie em ninguém e lembrem-se: A verdade está lá fora!

Para ir se preparando aqui está o trailer da nova temporada:

3 comentários:

  1. Interessante.

    Estou na expectativa pelo revival da série, mas faço uma leitura completamente diferente das temporadas originais.

    Fui rever no Netflix tempos atrás, como aquecimento, e achei que envelheceu bem mal. Achei extremamente lenta, por vezes enfadonha. Tanto que não conseguiu prender minha atenção. "Revi" a primeira temporada toda, e acho que nenhum episódio sem terminar fazendo outra coisa em paralelo. =(

    E a transmissão da Record era muuuito ruim. Lembro que morria de inveja dos meus amigos que tinham TV a cabo, pois na Record mudava de horário quase que toda semana, alguma vezes passava com várias horas de atraso, outras simplesmente não passava, outras mudava o dia sem aviso prévio. Uma pena.. Mas até a terceira temporada vi com certa regularidade.

    Bem, aguardemos a nova!

    Bem que podia rolar um artigo com seus episódios preferidos, não? =)

    E aquele último comentário: Os anos parecem ter sido bem mais gentis com a Gillian que com o David, heim?

    Abraços, Luciano!

    ResponderExcluir
  2. I still want to believe!!! Cara, minha série favorita de todas!!! Acompanhava sempre nas sexta-feiras à noite, na Record. Tenho a coleção completa em DVD e os dois filmes e não vejo a hora de rever nossos saudosos e queridos agentes Mulder e Scully!!! Vai ser épico!!!

    ResponderExcluir
  3. Série favorita, tudo que assisti depois de arquivo x vejo as influências, isso daria um bom papo. Parabéns luciano, como sempre, mandando muito bem na caneta.

    Vou ligar a tv e continuar a rever a série, 6a temporada, vamos lá!!!

    ResponderExcluir