domingo, 14 de fevereiro de 2016

Fábula Sinistra - A terrível verdade sobre a Lenda do Flautista de Hamelin




Foi então que eles chegaram até o lado oposto da montanha, 

E lá um enorme túnel se abriu,
Como se a montanha estivesse bocejando.
E o flautista avançou para dentro, seguido pelas crianças,
E quando o último estava lá dentro,
A passagem na montanha se fechou.

Robert Browning, The Pied Piper of Hamelin: A Child’s Story

Muitos estão familiarizados com a encantadora estória do Flautista Mágico de Hamelin (em inglês Pied Piper of Hamelin). Poucos sabem, entretanto, que essa estória pode ser baseada em acontecimentos reais, que evoluíram ao longo dos anos para se tornar um conto de fadas que como todos os contos desse tipo servem para assustar e transmitir uma mensagem às crianças.

Para os que não conhecem a fábula, ela se passa no ano de 1284 em uma pequena cidade chamada Hamelin, na Baixa Saxônia, atual Alemanha. Esta cidade estava enfrentando um sério problema com ratos. Uma infestação sem precedentes na qual os camundongos se multiplicavam sem controle ao ponto de entrar nas casas, devorar a comida causando sérios danos e contratempos a todos habitantes. É então que chega a Hamelin um flautista vestido com uma capa e trajes coloridos. O artista itinerante promete se livrar dos ratos em troca de uma enorme recompensa. Os cidadãos concordam com seus termos sem esperar que ele vá ter sucesso onde tantos exterminadores falharam. Mas eles estão enganados! Usando sua flauta, o sujeito consegue atrair os roedores através da música e os leva para fora da cidade, conduzindo-os para um fosso onde eles se afogam. Apesar de cumprir com a sua parte, o povo de Hamelin se nega a fazer o pagamento combinado. O flautista então é expulso, e jura vingança. 

Em 26 de maio, ele retorna e começa a tocar uma música diferente em sua flauta, dessa vez, não são os ratos, e sim as crianças da cidade que são atraídas pela melodia encantadora. Elas deixam suas casas para jamais serem vistas novamente. Dentre as crianças da pequena Hamelin restam apenas três: um menino que se movia amparado por muletas e que não conseguiu acompanhar os demais, um cego que não podia ver o caminho pelo qual elas seguiram e um surdo que não ouviu a música.    

O mais antigo registro dessa fábula podia ser encontrado na própria cidade de Hamelin na forma de um vitral construído em 1300 para adornar a igreja local. Embora esse vitral tenha sido destruído em 1660, existem várias menções a ele que sobreviveram. Um manuscrito presente na coleção de documentos medievais na Biblioteca de Lueneburg (datado de 1440-50) contém o seguinte trecho:

"No ano de 1284, no dia consagrado aos Santos João e Paulo, em 26 de junho, um flautista, vestindo um manto colorido, tocou um instrumento e com sua melodia, encantou 130 crianças nascidas em Hamelin e as levou embora para nunca mais retornar".


O local onde supostamente as crianças foram vistas pela última vez, hoje em dia é chamada de Bungelosenstrasse (Rua sem Tambores), e segundo a tradição não é permitido que ninguém cante, dance ou toque instrumentos musicais. Incidentemente, é dito que não há ratos de qualquer tipo na cidade. Um documento do século XVI, menciona as tragédias ocasionadas pela peste negra, mas afirma categoricamente que Hamelin foi um dos poucos vilarejos intocados pela doença que devastou todos os vizinhos. Como sabemos atualmente, o vetor principal da peste era a pulga que vivia no rato preto. Sem o roedor, a doença não se manifestou na cidade.

Curiosamente, os primeiros registros que dão conta da lenda não mencionavam a Epidemia de ratos. Mesmo o vitral consagrado na igreja se concentra apenas no trecho sobre as crianças sendo encantadas e o desespero que se seguiu envolvendo os pais inconsoláveis pela tragédia.

Mas nesse caso; se o desaparecimento das crianças não foi um ato de vingança motivado pelo pagamento negado ao flautista, qual teria sido a razão do desaparecimento? Há muitas teorias que tentam explicar o que aconteceu com as crianças de Hamelin. Uma teoria, por exemplo, sugere que as crianças morreram de causas naturais, e que a figura do flautista seria uma personificação da Morte. A associação das crianças com os ratos leva a crer que elas possam ter morrido em face de alguma praga. Ainda assim, a Peste só atacou com força essa região da Europa a partir de 1350, mais de um século depois dos acontecimentos relatados na lenda. 


Outra teoria se concentra na possibilidade de que as crianças tenham sido mandadas embora pelos próprios pais, em face da extrema pobreza em que as famílias viviam. A fome e a miséria impunham condições terríveis e movidos pela situação depauperada, as famílias teriam firmado um pacto de se livrar cada uma de uma criança. Se essa teoria for verdadeira, estamos diante de um quadro chocante no qual os pais de comum acordo concordaram em se livrar de seus filhos. Outros especulam ainda que as crianças possam ter se juntado a fatídica "Cruzada das Crianças" na qual inúmeras crianças vindas de toda parte da Europa se uniram motivadas por um delírio coletivo no qual acreditavam que iriam marchar até a Terra Santa e libertá-la do domínio muçulmano. Historiadores acreditam que a multidão de crianças conseguiu chegar até a Romênia e que uma das estradas passava justamente pelos arredores de Hamelin. Talvez a visão de tantas crianças seguindo em uma mesma direção tenha atraído os jovens a fazer o mesmo.

Uma das teorias mais sinistras propõe que o Flautista possa ter sido uma figura maligna, um tipo de assassino ou predador sexual que se concentrava nas crianças de Hamelin. Na Idade Média, a violência contra crianças e adolescentes era indiscriminada e nem sempre os criminosos encontravam sua justa punição. O abuso infantil era considerado em muitos lugares um crime menor de pouca importância ou relevância social. As acusações das crianças raramente eram levadas à sério e a não ser que houvesse flagrante de alguma conduta indecorosa, raramente havia punição. Nesse ambiente insalubre para as crianças, inúmeras sofriam nas mãos de criminosos que agiam livremente.

O trecho sobre a sedução imposta pelo flautista às crianças pode muito bem ser enquadrado como uma alusão ao poder de convencimento de um pedófilo e sua capacidade de manipular os inocentes ao seu bel prazer. O fato das crianças desaparecerem e jamais retornarem, também sinaliza como um indicativo da ação de um assassino que eliminava suas vítimas. Para piorar, ao redor de Hamelin existiam extensas florestas, praticamente intocadas, onde os corpos das vítimas poderiam ser dispostos facilmente. Como ocorre em muitos contos de fadas, a lenda do Flautista de Hamelin, contém uma forte mensagem em meio a sua aparente inocência: não confie em estranhos, nem em suas promessas e menos ainda nas suas palavras por mais doces e amistosas que elas sejam.

Contudo, seria possível que um assassino em série medieval tenha sido o responsável pelos desaparecimento a ponto dos habitantes terem de criar uma estória para poder lidar com o trauma? Seria realmente possível que 130 crianças tenham desaparecido levadas por um músico hipnótico ou o que ocorreu na verdade foi a ação de um monstro cruel? 


Os registros históricos sugerem que a lenda tenha um fundo de verdade, ao menos no que tange a parte dos desaparecimentos. Não haveria tantos registros e documentos se o fato não tivesse realmente causado uma comoção. Também é perfeitamente aceitável assumir que a estória tenha sofrido mudanças e evoluído através dos séculos. Os documentos mencionam a tragédia de Hamelin e sua gradual transformação em conto de fada apenas atesta o quanto ela era popular.

Seja lá o que tenha acontecido nessa obscura região da Saxônia, a verdade parece fadada a permanecer oculta para sempre. Um mistério tenebroso e sem solução, transfigurado em conto de fada.

Mas o que causa mais desconforto é imaginar que, se essa fábula é baseada na realidade, quanta verdade reside em outras estórias que crescemos ouvindo e continuamos contando para nossas crianças?

21 comentários:

  1. Seria um flautista da corte de Azathoth desgarrado, perdido na Terra!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, Nyarlathotep se assumiu de a forma de flautista

      Excluir
  2. Um exemplo seria João e Maria, que seriam devorados por uma bruxa.

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente, há registros de que Hansel e Gretel (que inspiraram a história de João e Maria) eram dois delinquentes juvenis que mataram uma doceira e confeiteira de renome quando ela se recusou a lhes ensinar como fazer seu famoso pão de gengibre. Lembro-me de ter lido algo sobre isso há muito tempo. Uma expedição arqueológica encontrou uma casa com quatro fornos de padaria e, num deles, os restos mumificados de uma senhora idosa. Vasculhando documentos, eles teriam encontrado uma ordem de execução contra Hans, um rapaz acusado de matar a confeiteira que fazia doces finos que a aristocracia local apreciava. Sua amante, Gretel, teria fugido.

    ResponderExcluir
  4. Geralmente as pessoas tendem a imaginar o pior. E se fosse alguém de outra dimensão que, vendo a maldade dos pais daquelas crianças, quis levá-las para um mundo melhor e sem sofrimento?
    O abuso contra crianças não era uma invenção medieval, tinha origem na antiga cultura romana e de outros povos, na mais remota antiguidade, era algo visto como normal e legítimo abusar de crianças se elas eram escravas e não tinham pais, fosse na Roma antiga, no Islã ou na China. A civilização ocidental, por influência do Cristianismo, é praticamente a única que ao longo dos séculos percebeu o quanto isso é errado, foi a nossa civilização a primeira que formulou a idéia de condenar pedofilia mesmo consensual e condenar casamento de crianças com adultos. Talvez Deus tenha enviado um anjo para levar essas crianças para um mundo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que teoria bonita. Verdade ou não, ela me fez criar um quadro mental muito reconfortante. Eu acredito que anjos e seres superiores intervêm em nossas vidas e também acho bem possível que existam milagres. Afinal, se ainda mal conhecemos o poder do nosso próprio inconsciente quem dirá os mistérios do universo.

      Excluir
    2. É bem ilusorio...
      Até hoje nunca apareceu anjos para livrar as crianças no continente africano que são atacos em conflitos com facoes e tem seus corpos queimados...
      Essa coisa de divino, anjos e etc é melhor deixarmos de lado.
      No manuscrito original não tinha nada falando sobre ratos.
      O flautista foi pra lá com uma intenção:
      ou foi contratado por pessoas para leva-las e sacrifica-las em algum ritual.
      Foram levadas para servirem de escravas
      ou foram levadas para servirem de escravas sexuais, vendidas para outros reinos por mercadores.
      Sendo que até hoje malditos fazem isso, vejam o caso Epstein o pedófilo que tinha aquele mini templo onde politicos e artistas de holliwood utilizavam os serviços...
      O mundo é bem sujo, sempre teve essas maldades acontecendo, e nunca apareceu anjo algum, só em mitologias.

      Excluir
    3. Filhos feitos com amor, zelados é cuidados, seriam um adianto.
      Pensando bem... vai que a lenda desses tempos, 2020, 2021, seja realidade. Adrenocromo, reptilianos e afins. Acho que nunca saberemos, assim, fica de lenda.
      Estou aqui para pesquisar o nome da lenda do flautista que encantava ratos. Adquiri conhecimento meio sinistro. Quando a pegada é o lado inóspito do mundo, taí um argumento patente.

      Excluir
  5. É curioso e bizarro saber que possa haver alguma verdade nessa história. Se houver, acho que prefiro manter a esperança de não ser uma verdade ruim...

    ResponderExcluir
  6. Teriam sido abduzidas por seres extraterrenos?

    ResponderExcluir
  7. A lição mais significativa, neste momento, a se extrair deste "conto/lenda/fábula/folclore" - difícil dizer - (mas, com certeza, uma estória com um misterioso fundo de verdade), é que, ao final, os celeiros e despensas dos opulentos senhores estavam bem cheios, repletos, mas era um manto de silêncio e tristeza que dominava a cidade, privada de seus entes mais queridos...
    Silêncio e tristeza porque os opulentos senhores se recusaram a pagar o preço ("a mudança de valores de vida, abrindo mão de seus bens materiais") ao flautista de Hamelin, o "ser superior" que tinha domínio sobre o quê ou quem ele quisesse. Dominou a epidemia - os ratos - e selecionou as pessoas que poderiam acompanhá-lo a um mundo melhor - as puras - já que cobrando pelos seus serviços, ele conseguiu separar o joio do trigo.
    Note-se o fato de o flautista ser descrito como uma alguém com roupas estranhas e multicoloridas, uma figura completamente distinta do que havia à época (o ser superior). E note-se, também, a hipocrisia de os opulentos senhores estarem na igreja enquanto o flautista dominava suas crianças (que podem, muito certamente, estar representando, aqui, os velhinhos que o coronavirus está levando).
    Entendo que o flautista de Hamelín não queria ficar com a fortuna por ele pedida aos opulentos senhores... ele queria é que esses senhores abrissem mão dela... abrissem mão de tanta avareza, mudassem de valores... O isolamento (e suas consequentes e inevitáveis perdas econômicas) pode muito bem representar aquilo que o flautista estava pedindo. O flautista não ficaria com nada, mas os opulentos senhores perderiam alguma coisa, ou muito, a seu estreito modo de ver.
    Aqueles que se recusaram a mudar são os senhores opulentos... Aqueles que mudaram, são aqui representados pelas crianças - talvez por sua pureza...
    São incríveis os paralelos da estória com o nosso momento atual: a praga (a pandemia), a cidade próspera (pelo menos de início, a doença pegou os países mais fortes, economicamente) a impotência (ninguém sabe como lidar com as coisas), enfim... as ruas vazias, a carência, o medo, o desaparecimento de parte da população por faixa etária, o preço a pagar...
    O flautista levou os ratos a se afogarem, mas, acredito, talvez tenha levado as crianças a viverem em um mundo muito mais evoluído, longe de tantos valores distorcidos, avareza, discórdia, ingratidão e hipocrisia... um mundo de paz, igualdade, solidariedade, plenitude e felicidade...
    Para este último parágrafo não há paralelo na estória original. O máximo que sabemos é que os ratos morreram e que as crianças... bem, não se sabe... elas entraram na caverna. Faz parte da sabedoria do flautista não revelar o que aconteceu, de verdade, com as crianças. Se o povo não sabe, é porque o flautista não deixou que soubesse. Mude os seus valores e saberá!
    . Bem... esta é, só, a minha interpretação. Pense!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não havia relato nenhum no manuscrito original sobre ratos, a peste dos ratos foi lá pra 1300, em especifico 1340.
      Essa história de ratos e etc foram inventadas.
      No manuscrito original só fala que o Flautista chegou com roupas coloridas e levou as crianças pra determinado ponto.

      Entao vejo desnecessario essas licçoes com a interpretação subjetiva que vc propos, sendo que esta se baseando em pontos que não acontecera.

      Os unicos pontos racionais que devemos ter são os seguintes:

      O flautista foi contratado obviamente, ninguem leva 130 crianças pra algum lugar sem ter algo em mente.

      Talvez por algum reino, por mercadores ou por grupos que faziam rituais
      Para:
      serem vendidas como escravas
      ou
      serem escravas sexuais em algum reino ou para pessoas especificas
      ou serem sacrificaras em rituais

      A lição que tiro do manuscrito é:
      Crianças ficarem em casa e proximo aos pais, pois 3 crianças no RJ (Belford Roxo) sumiram tbm, ninguem sabe quem levou ou pra onde foram.
      Hoje tbm sabemos que tem opções tbm:
      Venda de orgaos
      PEdofilia e assassinato
      Assassinato em rituais.

      Excluir
  8. Então ele era preconceituoso já que deixou três crianças deficiente de fora faz até sentindo já que e pra viver ou construir um lugar melhor

    ResponderExcluir
  9. Engraçado . . . Nunca tinha ligado a história da Cruzada das Crianças com essa história. Até que faz sentido.

    ResponderExcluir