quinta-feira, 3 de março de 2016

Arquivo de Aventuras - Separando os cenários de RPG de Cthulhu


Não é de hoje, eu procuro uma maneira de organizar minhas aventuras de Chamado e Rastro de Cthulhu.

Uma forma prática de arrumar os Handouts, fichas e material de cada aventura sem misturar, perder ou causar confusão. Eu tentei colar os Handouts em um mesmo caderno, pensei em colocar tudo em pastas em um fichário ou quem sabe guardar num arquivo. Até funcionou, mas em alguns casos, não ficou prático, em outros não ficou bacana e em outros acabou se mostrando falho... cheguei a perder minhas anotações de um cenário que não tinha cópia.

No fim das contas, tentei algo mais simples, e acho que finalmente deu certo...

Deu trabalho, consumiu todo um final de semana e criou uma bela bagunça aqui em casa, mas consegui separar por cenário cada anotação, nota de rodapé, ficha, handout e informação de jogo que eu tinha. Depois de separar, comprei dois pacotes grandes de envelopes de papel pardo e comecei a organizar as coisas.

E o resultado está abaixo:

48 envelopes grandes contendo minhas aventuras de Call e Trail of Cthulhu, devidamente separadas com todas as informações necessárias para mestrá-las. Basta apanhar no arquivo, dar uma lida para lembrar alguns detalhes, reunir o pessoal e mandar bala.

Fiquei bastante satisfeito, nas fotos é possível ver como ficou:

O material dos cenário fica bem separado nos envelopes. Cabe tudo, inclusive os handouts, fichas, anotações e papéis. Aproveito para guardar também as anotações feitas pelos jogadores e para manter um cadastro de quem jogou e quando jogou cada estória. 

Assim não dá confusão.


Identifiquei cada envelope com o nome da aventura, o autor e a época em que se passa a estória. 













Reservei um espaço para as fichas prontas de personagens. Uma vez que nos últimos anos tenho levado os jogos para eventos e encontros de RPG para sessões one-shot, nada mais prático do que guardar as fichas e reaproveitar quantas vezes for possível.


Contei as fichas e cheguei a 64 personagens prontos parecidas com as que estão na foto
abaixo:

É bem mais fácil manter esse arquivo de fichas do que ficar fazendo personagens cada vez que for jogar. Recomendo a todos que jogam regularmente ter um arquivo desses.

Dá aos jogadores várias opções e facilita muito o trabalho.



Aqui dá para ver o material que fica acondicionado nos envelopes. 

Nada fica misturado ou solto.










Então é isso!

Uma postagem rápida de como ficou meu novo arquivo com o material de Cthulhu.

5 comentários:

  1. Olá! Gostei deveras da postagem. É uma excelente ideia para organizar não só as fichas e anotações mas também organizar as idéias. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei deveras da postagem. É uma excelente ideia para organizar não só as fichas e anotações mas também organizar as idéias. parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Publica em algum lugar! Mestres preguiçosos (99%) precisam de material, e isso iria ajudar muito

    ResponderExcluir
  4. Olá, vinha procurando sobre novas experiências dentro do rpg, que jogo a pouco menos de 8 anos, e descobri Call of Cthulhu, fiquei muito feliz pois era o que estava procurando. Parabenizo a iniciativa da produção do livro em português, uma pena que não descobri antes, pois investiria com certeza. Só uma dica de arquivista, tente colocar suas obras em um filme de poliéster e depois o papel pardo, assim elas durarão mais tempo no suporte em papel.

    ResponderExcluir
  5. eu costumo usar um programa de fluxograma chamado simplemind, ele tem pra android e para pc e vale a pena a experiência, em cada célula eu posso adicionar arquivos, fotos, fichas, links, etc. Passeii a me organizar muito mais e criar tramas mais intricadas sem me perder, depois disso!

    ResponderExcluir