terça-feira, 31 de maio de 2016

Curse of Strahd - Novo Background - O Investigador (Investigator)


INVESTIGADOR

"Existe apenas uma verdade,
meu papel é fazer ela vir à tona"

O investigador age como os olhos e ouvidos de outra pessoa. Ele é geralmente contratado ou trabalha para um patrono, instituição ou sociedade que emprega suas habilidades. Ele pode ser o agente de um nobre importante incumbido de encontrar traidores, o enviado especial de uma igreja para atestar um milagre ou o responsável por descobrir o paradeiro de alguma pessoa desaparecida. Os mistérios alheios se tornam seus mistérios e a busca por respostas se converte na sua luta. As maiores obrigações do investigador são para com seu contratante, mas ele também pode agir em causa própria, tentando decifrar um mistério pessoal.

O investigador costuma viajar constantemente, sendo destacado para funções específicas, alimentado com informações que facilitem sua tarefa e o deixem a par de todos os acontecimentos. Ele é um cumpridor de missões delicadas. Por vezes, o investigador precisa de jogo de cintura e habilidade social para se misturar e ouvir testemunhas. Utilizar disfarces e ganhar acesso a lugares usualmente inacessíveis faz parte de seu dia a dia. Colher e interpretar pistas também é uma de suas atribuições. Com um olho clínico para detalhes, o investigador encontra os indícios e monta o quebra cabeças peça por peça. Costumeiramente eles agem sozinhos, até por uma questão de sigilo e discrição, mas nada impede que um investigador conte com associados que fazem as vezes de ajudantes.

Pragmático e prático, o investigador é visto como um especialista. A pessoa mais indicada para cumprir uma atribuição em que habilidades únicas são necessárias.      

Skill Proficiency: Investigation e Insight

Tools Proficiency: Investigator Pack, Disguise Kit

Language: Um idioma a sua escolha

Equipment: Investigator Kit, frasco de tinta, pena, bloco de notas, dois trajes comuns, carteira com 12 GP.

FEATURE: Olhos em todo Canto

O investigador conduz a maioria das suas investigações por conta própria, mas para auxiliar em missões menores ele pode contar com a ajuda de uma rede de informantes e auxiliares. Estes ajudantes não chamam a atenção, se misturam à sociedade dispostos a levar até o investigador novidades, rumores e indícios colhidos. O aspecto permite que o investigador encontre e aliste indivíduos interessados em ajudar - atendentes de taverna, mendigos, guardas insatisfeitos, comerciantes, que mediante um pequeno agrado ou um favor, se prontificam a auxiliar na investigação. A cada aventura o investigador pode alistar até três auxiliares. Estes podem ser usados para seguir suspeitos pelas ruas de uma cidade, espionar lugares de difícil acesso e reportar boatos. Essas pessoas raramente se envolvem em situações de risco, eles não são combatentes e auxiliam o investigador em troca de favores, não por amizade. De um modo geral esses auxiliares são simpáticos à causa do investigador e não pretendem traí-lo ou enganá-lo a não ser que ele dê motivos para tal coisa. Em caso de abuso eles simplesmente partem.

QUEM É SEU PATRONO?

Investigator's Pack: É possível comprar o equipamento de investigador por 35 GP, o que é mais barato do que adquirir os itens individualmente. O material é acondicionado em uma valise de madeira com tranca. Ela inclui lentes de aumento, escova, frascos para coleta de amostras, pinça, luvas, fita métrica, material para fazer molde de pegadas, reagente para detectar sangue e veneno e uma série de compostos alquímicos usados para detecção e análise.    

CARACTERÍSTICAS SUGERIDAS:  

Investigadores são indivíduos curiosos, dispostos a abraçar a causa alheia como se fosse sua. Por vezes eles possuem um vínculo com seus patronos e fazem seu trabalho seguindo suas convicções, mas nada os impede de agir por dinheiro, fama ou benefícios. Investigadores são inteligentes, observadores e discretos. Durante suas missões, buscam se misturar às pessoas normais para não chamar a atenção, por vezes adotam identidades falsas ou ocultam suas motivações.    

PERSONALITY TRAITS:

1 - Meus ídolos não são heróis, mas pensadores e estudiosos.

2 - O músculo mais importante do corpo é o cérebro e exercitá-lo com raciocínio e desafios é o que faço melhor.

3 - Eu presto atenção em tudo e me concentro nos detalhes, assim descubro coisas que ninguém percebe.

4 - Eu costumo citar pensadores e filósofos para justificar minhas ações através de adágios.

5 - Eu gosto de pensar adiante, antecipando soluções e me preparando para qualquer situação para não ser pego desprevenido.

6 - Se alguém precisa de ajuda para encontrar a solução para um mistério, não há ninguém melhor do que eu para fazê-lo.

7 - Eu sempre estou calmo e perfeitamente controlado, não importa a situação.

8 - As pessoas tendem a consideram meu comportamento peculiar, estranho e atípico. Eu não me importo em absoluto.

IDEALS:

1 - Refinamento. Eu prefiro trabalhar para pessoas cultas e inteligentes, aqueles que são capazes de apreciar a qualidade de meu trabalho.

2 - Excitação. Não se trata da recompensa, mas da empolgação do jogo disputado.

3 - Rivalidade. Eu sonho em testar minhas habilidades ao máximo contra um oponente de valor.

4 - Justiça. Nenhum crime pode ficar sem a justa punição.

5 - Recompensa. Meus serviços merecem um pagamento à altura de minhas habilidades únicas.

6 - Reconhecimento. Eu gosto da fama, da exposição e dos agradecimentos. Ser bom no que faço faz com que as pessoas reconheçam meu valor.

BONDS:

1 - Eu aprecio a companhia de meus associados, mas eles não passam de assistentes e ajudantes.

2 - Eu descobri um segredo muito grave envolvendo pessoas importantes, se um dia isso vier à tona haverá graves repercussões.

3 - Eu me tornei um investigador para resolver um crime que minha família sofreu (ou pelo qual foi acusada injustamente).

4 - Eu costumo reportar todas conclusões de minhas investigações aos meus superiores ou aos que me contrataram.

5 - Para um grupo funcionar perfeitamente cada um deve fazer a sua parte e eu não me importo em apontar qual o papel de cada um.

6 - Quando envolvido numa investigação, eu me empenho por completo para atender as expectativas de meu contratante. 

FLAWS:

1 - Às vezes, acho que se eu não fosse um investigador me tornaria um vilão tão perigoso quanto aqueles que persigo.

2 - Meu orgulho às vezes é interpretado como arrogância pura e simples.

3 - Eu tenho um débito com uma pessoa e por isso sou obrigado a realizar certos trabalhos como forma de pagamento.

4 - Posso até estar errado, mas raramente você me verá reconhecer um erro.

5 - Quando as coisas estão tranquilas e não há nada a investigar, sou tomado de uma enorme frustração e melancolia.

6 - Eu tenho um apetite intelectual que precisa ser satisfeito, se não há nada a aprender, perco o interesse facilmente.

VARIANTE: Detetive

O detetive é um agente da lei, responsável por resolver casos criminais e dotado de poderes oficiais para investigar e prender suspeitos. Alternativamente, o detetive pode ser um profissional contratado por um interessado para conduzir investigações privadas. Nesse caso ele é chamado "Detetive de Consultoria". Seja como for, o detetive é um agente contratado para resolver o problema de terceiros. Os casos raramente envolvem ele ou algum conhecido, portanto seu envolvimento tende a ser impessoal. Detetives se dedicam a solução de mistérios, geralmente crimes, cujos perpetradores são desconhecidos. Determinar a identidade do culpado, estabelecer as circunstâncias do crime e levar o responsável à justiça são as suas obrigações.

O Detetive tem a opção de escolher entre os aspectos "Olhos em todo lugar" e "Cena de Crime".

Equipamento Variante de Detetive: Investigator Pack ou Disguise Kit, algemas, lanterna de mão, carteira com 10 GP.


  • Aspecto Variante: Cena de Crime - O detetive é capaz de analisar uma cena de crime (assassinato, roubo, rapto etc.) e determinar através da observação e exame de indícios uma série de informações úteis para apontar o responsável. Para usar esse aspecto, ele deve ter acesso ao local (de preferência uma cena que não tenha sido comprometida) e testar sua habilidade Investigation (Int). Um resultado positivo revela pistas ocultas na cena (se elas obviamente existirem) - rastros, pegadas, marcas de sangue, armas ocultas etc. A critério do DM, um rolamento bem sucedido também pode revelar a motivação do criminoso, as circunstâncias do crime, detalhes sobre a sequência de ações, quantas pessoas estiveram envolvidas diretamente, qual o comportamento da vítima etc.

3 comentários:

  1. Não gostou do Investigador? Alguma razão em especial? :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele não é ruim não,eu apenas yostei mais dos outros,acho que pela arrogância do personagens

      Excluir