sexta-feira, 24 de junho de 2016

"Me tirem desse inferno" - A bizarra fita encontrada no porão do Hospital Sadovich


O artigo a respeito do Hospital Psiquiátrico de Sadovich atraiu bastante a atenção dos leitores do Mundo Tentacular.

Algumas pessoas comentaram a respeito dessa macabra instituição, dizendo que na internet pode ser achado um vídeo que teria sido encontrado no hospital depois dele ter sido fechado.

Jeferson 88, um de nossos colegas, enviou por e-mail o link do vídeo a seguir, que eu achei realmente interessante (pra não dizer bizarro!).

Se bem me lembro, eu já tinha assistido esse vídeo faz uns anos. Ele circulou pela internet e dividiu opiniões. Alguns afirmaram que se tratava de uma montagem grosseira, outros que era parte do trailer de um filme chamado "Entity", enquanto alguns suspeitam que seja apenas um vídeo amador.

Eu pesquisei na internet a respeito da sequência, que tem duração de 1:15 e a estória por trás dela é bem esquisita.

Ao que parece ela foi postada originalmente por um usuário chamado AndreiBlack num fórum de discussão sobre creepypastas no final de 2011, dali, se espalhou rapidamente chegando ao You Tube, nos meses seguintes e tornando-se viral.

Segundo um site, AndreiBlack seria alguém ligado a Artemi Boulechev um conhecido explorador urbano que supostamente invadiu as ruínas do Hospital de Sadovich em Março de 2011. Boulechev teria sido um dos primeiros indivíduos a explorar o local que na época, havia acabado de ser condenado - o incêndio havia ocorrido em dezembro de 2010, três meses antes. Na época o Hospital ainda estava relativamente desprotegido, mas já havia rumores sobre o misterioso subterrâneo.

Bouchelev teria sido um dos pioneiros, possivelmente até o primeiro a ganhar acesso ao porão lacrado desde a década de 1990. Segundo boatos ele teria feito outras três visitas às ruínas, em pelo menos uma oportunidade acompanhado de amigos. Em todas suas "visitas", ele subtraiu do interior das instalações aquilo que podia carregar: documentos, remédios e objetos que se tornaram rapidamente itens desejados por colecionadores de coisas estranhas na Rússia e na Europa.

Entre os itens resgatados por Bouchelev estariam várias gravações e fotografias com o relatório de experiências realizadas em Sadovich, além é claro, fitas de vídeo contendo imagens dos quartos e das instalações. A maioria das fitas não continha nada de estranho ou interessante, eram basicamente filmagens de segurança ou de rotina. 

Contudo, um pacote de fitas com uma etiqueta escrita "Apenas para o Nível 5 - Não fazer cópias" era bem mais interessante. 

O "Nível 5" seria a designação usada pelos médicos e pesquisadores mais importantes trabalhando em Sadovich, aqueles envolvidos em Projetos e Experimentos secretos. Para se ter uma ideia a mau afamada Experiência de Privação do Sono teria sido conduzida pela mesma equipe do "Nível 5", bem como experimentos visando privação de sentidos em tanques de imersão, lavagem cerebral e reconstrução de memórias.

As fitas obtidas por Bouchelev eram absurdamente bizarras! 


Elas continham cenas de experimentos chocantes realizados em Sadovich em meados da década de 1980. A qualidade das filmagens não era das melhores, mas tudo indicava que elas eram originais e haviam sido esquecidas em meio a centenas de outras que foram empacotadas em caixas, pouco antes das instalações serem fechadas. As fitas mostrariam o resultado de algumas experiências, inclusive internos sendo lobotomizados, homens e mulheres beirando a desnutrição recebendo doses maciças de drogas e passando por brutais cirurgias cerebrais.    

O próprio Bouchelev ficou apavorado, temendo que se fosse pego com tal material poderia ser preso pelas autoridades russas. Apesar dos riscos existentes, as fitas eram valiosas e para o cliente certo renderiam uma boa soma em dinheiro.

Segundo fontes, Bouchelev conseguiu vender três das cinco fitas para uma pessoa interessada em Berlim e negociou as outras duas com um colecionador de itens da Guerra Fria na Hungria, mas na última hora as negociações falharam. Ele deixou uma das fitas com um amigo, o tal AndreiBlack em Budapeste e retornou para a Rússia com a fita restante - aquela que, na sua opinião, poderia render mais dinheiro. Entretanto, ao chegar a Rússia ele acabou sendo preso e processado por invasão. Ao que parece, ele vinha sendo procurado desde que suas aventuras nos subterrâneos do Hospital Sadovich o tornaram famoso. A fita que estava em seu poder foi confiscada e supostamente destruída pelas autoridades.

A fita restante, que ficou na Hungria, ao que tudo indica é a que continha o trecho na internet. Ele foi divulgado por AndreiBlack por motivos ignorados, alguns acreditam como forma de protestar contra a prisão de Bouchelev. Uma vez que não se sabe a verdadeira identidade de AndreiBlack não há como saber se ele divulgou o material na integra ou se haveria mais alguma coisa na fita.

Para quem está curioso, aqui está o vídeo:


O que encontrei a respeito do vídeo em si foi que: 

A data da filmagem é de 10/04/83 período em que o Hospital estava em pleno funcionamento.

Para alguns, as imagens mostram o resultado de um experimento conduzido pelo "Nível 5" tencionando despertar Capacidades Telecinéticas em pacientes servindo como cobaias. Alguns acreditam que os soviéticos estavam bem adiantados nas pesquisas a respeito de faculdades mentais e que nessa época já acumulavam um vasto banco de dados sobre o assunto. 

Se essa teoria for levada à sério, podemos inferir que eles tiveram certo grau de sucesso, pois vemos claramente o indivíduo manifestar atividade telecinética fazendo objetos se moverem sozinhos. Além disso, no trecho final o próprio sujeito parece levitar ainda que desacordado. 

Muitas pessoas afirmam que as imagens são parte do filme Entity, lançado no início de 2013, que se passa no Hospital Psiquiátrico de Sadovich. Para alguns o video foi divulgado previamente para aumentar o interesse pelo filme, outros no entanto afirmam que o diretor de Entity, Steve Stone, meramente inseriu a cena que já estava disponível na internet em seu filme.

De acordo com a maioria das fontes, o indivíduo que aparece na filmagem é fluente em russo. Ele se limita a gritar na maior parte das imagens, mas há momentos em que repete as palavras "me deixem sair", "quero ir embora" e "Me tirem desse inferno!". 

Aos 42 segundos da gravação, ele diz as palavras: "eu vou morrer aqui, vou morrer e vocês não ligam. Vou morrer e ninguém vai saber", isso antes de um ataque epilético na cama e do trecho em que ele levita.

Com tudo isso, qual a conclusão? Verdade ou Farsa?

Quem sabe... Tudo indica que a filmagem não passe de um enorme HOAX, mas mesmo isso não apaga o efeito de assistir a sequência pela primeira vez. Ela é extraordinariamente bem feita, sem mencionar perturbadora.

5 comentários:

  1. Bem que você disse, mesmo que o vídeo seja falso, foi muito bem feito e dá arrepios!

    ResponderExcluir
  2. cara eu dei uma pesquisada no google e o site de vcs é o único indexado que cita esse Artemi Boulechev

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ficção ... Fui nos comentários do youtube e descobri que é parte de um filme chamado 'Entity 2012'

      Excluir
  3. é mesmo... tem algo errado na grafia do nome Artemi Boulechev?

    ResponderExcluir
  4. O vídeo é de um filme muito ruim, mas muito ruim MESMO. Esse texto ficou muito melhor que aquele roteiro inteiro.

    ResponderExcluir