sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Evangelho de Sangue - Resenha do Livro de Clive Barker


Evangelho de Sangue talvez seja o mais aguardado trabalho de Clive Barker em toda sua carreira.

O romance apresenta aos leitores o antecipado encontro entre os dois personagens mais icônicos criados por Barker, em uma legítima batalha do bem contra o mal, na qual os mitos judaico-cristãos são explorados ao máximo - sobretudo um Inferno digno de Dante. 

Se existem dois personagens que definem a bibliografia de Horror de Barker, estes são o Detetive Harry D'Amour e o terrível Cenobita líder, o Sacerdote do Inferno. O primeiro é protagonista da série "Book of the Art" (The Great and Secret Show e Everville) e do conto "A Última Ilusão" (que virou um filme com o título "Mestre das Ilusões"). Já o segundo aparece em Hellbound Heart, uma das mais celebradas novelas de Barker, além de figurar em quadrinhos e nada menos do que NOVE filmes que o tornaram famoso sob o nome Pinhead (alcunha odiada tanto pelo criador, quanto pela criatura, como ficamos sabendo na estória).


Os fãs de Clive Barker esperavam por Evangelho de Sangue há mais de quinze anos, quando o autor comentou que estava trabalhando em um rascunho para o romance. Posteriormente, ele afirmou que o livro estava com mais de 900 páginas e que possivelmente ele seria lançado em dois tomos. Barker revelou que seria um épico de horror que fecharia de uma vez por todas a carreira dos dois personagens "para o bem ou para o mal". O livro final no qual o Sacerdote Infernal e o Detetive do Paranormal não apenas se encontrariam, mas mediriam forças.

Sangrento, aterrorizante e complexo, o livro chegou às prateleiras em 2015 e desde o início dividiu a opinião dos fãs. Alguns o consideraram aquém da genialidade de Clive Barker, sobretudo porque esta obra em especial foi tão aguardada, outros ficaram plenamente satisfeitos com o resultado e louvaram a forma como ele encerrou a saga de seus dois principais protagonistas.


Sabemos que Barker cortou boa parte de seu texto. Especula-se que cerca de 40% de seu rascunho original tenha sido editado o que sem dúvida faz com que a narrativa pareça um tanto condensada. A estória alterna altos e baixos, com cenas provocativas e muito bem detalhadas. É difícil intuir o que seria o livro caso a obra tivesse sido publicada na íntegra, mas o próprio Barker disse que estava feliz com o resultado final e que nada mais precisava ser acrescentado.

Eu tenho sentimentos conflituosos a respeito de Evangelho de Sangue. Por um lado, eu gostei muito da história, o tema central e a estrutura da narrativa remetem ao melhor de Barker. Há cenas grandiosas, trechos perversos marcados pela prosa delirante e ágil do autor e capítulos absurdamente sinistros de tirar o fôlego. Ele é tudo aquilo que eu esperava? Não, talvez ele tenha ficado um degrau abaixo do que eu antecipava, mas como dizem nunca é fácil lidar com a expectativa, quanto mais a de um fã ardoroso.


Não me entenda mal, Evangelho é um bom livro, não tenho dúvida que aqueles em busca de uma estória de horror bem engendrada encontrarão nele elementos suficientes para uma leitura contínua e prazerosa. São os fãs antigos de Clive Barker que talvez achem algumas rachaduras na trama e a verão com algumas reticências. "Não faria desse jeito" eu me peguei pensando em alguns momentos, mas é inegável que Evangelhos tem seus momentos de brilhantismo.

Primeira coisa importante a saber: ele não é continuação de Hellraiser, o livro que recebeu resenha no artigo anterior. Você não precisa ter lido Hellraiser para entender Evangelho de Sangue. Para falar a verdade, não faz a menor diferença, pois as estórias são inteiramente independentes.


Os dois protagonistas icônicos ocupam igual importância na trama. Barker deixa claro que sempre odiou o nome Pinhead e o aplica apenas como um apelido depreciativo usado pelos oponentes do cenobita. Ele opta por chamar o demônio pelo título imponente de Sacerdote do Inferno, que de fato parece bem mais adequado à sua importância e status. Pinhead, quer dizer, o Sacerdote do Inferno tem planos para destruir a sua Ordem e depois usurpar o Trono das Profundezas das mãos de Lúcifer, remodelando-o de acordo com sua visão de como deve ser a danação.

Harry D'Amour é visto vários anos depois de sua participação na saga "Book of the Art" (infelizmente inédita no Brasil) e Barker nos informa a respeito do que aconteceu nesse meio tempo. Coberto com tatuagens com funções místicas e bem mais cínico, Harry continua trabalhando como detetive particular, mas fica claro que ele se envolveu com coisas pesadas durante seus casos. Ele carrega consigo as cicatrizes de repetidos confrontos com demônios, cultos fanáticos e fantasmas vingativos e tem a atitude de um ocultista exausto pelas suas descobertas. Nada mais o impressiona e pouca coisa, além da amizade de Norma Paine, uma médium cega, parece lhe interessar.


O livro começa com uma excepcional cena de horror visceral que é a marca registrada do autor. Nela encontramos um grupo de feiticeiros tentando ressuscitar um bruxo recentemente assassinado pelo Sacerdote do Inferno. Ficamos sabendo que o cenobita está sistematicamente eliminando magos e pilhando seus artefatos mais poderosos. Colecionadores e praticantes de magia estão em pânico e todos temem ser a próxima vítima do demônio. É quando o próprio aparece para massacrá-los de forma absurdamente cruel. É uma volta ao clássico estilo de violência que consagrou Barker: brutalidade gráfica, bizarrice, escatologia, sexo e diálogos afiados como os ganchos e navalhas do inferno. O início é bem promissor.

Em seguida, focamos em Harry e em seu trabalho como detetive paranormal. Ele é contatado por sua sócia, Norma, para realizar um serviço em Nova Orleans a pedido de um fantasma. O sujeito, ou melhor seu espírito, precisa que alguém limpe uma casa onde ele, quando vivo, costumava promover orgias e rituais de magia. Harry acaba indo ao lugar e inadvertidamente descobre entre as traquitanas místicas escondidos na casa uma caixa infernal, o que o conecta diretamente com o Sacerdote do Inferno e seus planos de conquista.

O Sacerdote precisa de alguém que testemunhe sua ascensão ao Trono do Inferno e ele escolhe D'Amour já que ele é um mortal que esteve presente em inúmeros confrontos infernais. Aos olhos do Cenobita, Harry é o candidato ideal para a tarefa de escrever seu Evangelho de Sangue, o relato de sua Rebelião contra o restante do inferno. É claro, Harry não está nem um pouco disposto a se tornar um joguete nas mãos do Cenobita e quando deixa claro que não está interessado, o Sacerdote acaba escolhendo uma segunda opção, Norma. A médium é raptada e transportada para o Inferno para acompanhar o Sacerdote em sua Revolução contra os demônios que comandam o Submundo.


A primeira porção do livro é um exemplo de horror, Horror com "H" maiúsculo. Na minha opinião é a melhor parte do livro. A maneira como Barker apresenta o submundo da magia e a relação entre seus praticantes é excitante. À medida que nos aproximamos da segunda parte, quando Harry reúne um grupo de amigos e os lidera rumo ao Inferno para resgatar Norma, Evangelho de Sangue vai se convertendo gradualmente em um Dark Fantasy. As descrições incluem sequências épicas de batalhas entre exércitos demoníacos, combates cheios de pirotecnia entre generais infernais e viagens através das paisagens absurdas - quase oníricas, do Hades. A narrativa parece se voltar mais para um tom de aventura grandiosa do que horror sufocante. Existem, claro, muitas referências à Bíblia e à Divina Comédia, sobretudo no que tange ao trecho final da peregrinação a um Inferno vasto, repleto de criaturas bizarras e toda sorte de demônio.

Barker faz um bom trabalho criando uma mitologia própria para seu Inferno, dando voz a diferentes Facções rivais e Hierarquias em conflito. Entretanto, eu senti falta de um pouco mais de informações a respeito desses diferentes grupos de antagonistas demoníacos e qual o papel de cada um deles na política infernal. No livro, eles acabam sendo apenas bucha de canhão para o Sacerdote do Inferno massacrar, enquanto pavimenta o caminho que o levará até a lendária Catedral Infernal, a última residência usada por Lúcifer, que não é visto há gerações. O paradeiro do Anjo Caído é um dos maiores mistérios do livro e só no final este é desvendado.

Os coadjuvantes escalados por D'Amour para a perigosa missão na minha opinião careciam de um pouco mais de profundidade. Não é qualquer um que aceita a missão de descer aos portões do submundo para salvar um amigo das garras de um postulante a Senhor do Inferno. Seria interessante conhecer um pouco melhor a motivação de cada um dos companheiros de D'Amour e entender o que faz deles indivíduos capazes de enfrentar demônios de igual para igual.


Talvez em face da mão pesada na edição, a narrativa tenha sofrido, deixando algumas pontas soltas. Digo novamente, não se trata de um livro ruim, mas fico imaginando o que poderia ter sido se não tivesse havido tantos cortes. Cenas chave se perderam na versão final, uma polêmica sequência envolvendo a Crucificação de Cristo foi mencionada pelo autor, mas esta acabou sendo expurgada da versão final. Teria havido algum tipo de censura por parte da editora americana? Barker garantiu que não, mas parece estranho que o autor tenha deliberadamente feito tantos cortes.

É preciso dedicar um parágrafo ao sensacional formato da edição brasileira de Evangelho de Sangue. Como de costume, a Editora Darkside nos brinda com um volume caprichado contando com capa dura, marcador de página e uma arte de capa simplesmente deslumbrante feita pela Retina 78. Essa capa - e todo projeto gráfico, ficaram incríveis, uma verdadeira obra de arte que vai deixar os colecionadores babando e doidos para tê-la na prateleira. Não estou exagerando! É possivelmente o trabalho mais bonito da Darkside até o momento, o que constitui uma declaração ousada, sobretudo se consideramos a qualidade da maioria de suas publicações. Visualmente, Evangelho é um primor de encher os olhos, as fotos que tirei nem fazem jus à sensação de tê-lo entre as mãos e folheá-lo.


Evangelho de Sangue é um livro interessante, ainda que esteja longe de ser o melhor trabalho de Clive Barker. Ele é entretenimento de ótima qualidade que vai agradar todos que buscam uma estória estranha, intensa e cheia de magia.

Então prepare-se para descer ao Inferno, como só Clive Barker é capaz de descrever.   

4 comentários:

  1. O único livro que li do Barker foi Hellbound Heart. Qual livro você considera a obra prima dele? Vou anotar sua dica para o futuro :)

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha! E me deixa curioso sobre OUTRA coisa: quando é que o Clube Barker vai publicar uma história baseada nos Cthulhu Mythos? Ou um crossover entre os temas dele e os de Lovecraft? Seria um livro IMPERDÍVEL!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha!! Eu diria que com livros desses o Clive baker ele queria montar o seu próprio universo da mesma forma do Stehpen King, Lovecraft, Tolkien e J.R.R martin. Não sei o que ainda o impede de ampliar isso, mas fico feliz por ter a oportunidade de ler este livro acho Hellraiser a melhor franquia de terror j[á feita até agora.

    ResponderExcluir
  4. Clive me fez sentir medo da literatura de horror novamente. Lembro até hoje todos os bakes, viradas de mesa e dos contos que não tinha coragem de terminar, pra mim uma das melhores obras dele são os Livros de Sangue que poderiam ser republicados no Brasil já que se esgotou ainda nos anos noventa. Li e reli mais de 6 vezes. Muito boa resenha Luciano. Estive com o livro em mãos esse final de semana mas ainda não comprei, depois dessa vou buscar a minha edição ainda hj.

    ResponderExcluir