quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Consumido pelas Chamas - Caso de Combustão Humana Espontânea em Londres



17/12/2017

Era uma manhã como qualquer outro em Orchard Place uma pacífica vizinhança no Norte de Londres.

Pessoas passeavam calmamente, pais levavam suas crianças para a escola, trabalhadores seguiam para seus empregos e automóveis trafegavam. De repente, a tranquilidade foi quebrada por gritos e reações de surpresa das pessoas. Um homem passa correndo em desespero, seu corpo envolvido por chamas está sendo consumido por uma labareda feroz de cor alaranjada. O cheiro de carne e cabelos queimados se espalha pela rua. Algumas pessoas fogem, enquanto outras tentam prestar ajuda batendo no corpo dele com casacos. Mas as chamas não se apagam, pelo contrário, elas parecem cada vez mais intensas, como se o homem estivesse coberto de gasolina.

Ele então para de se mover e cai no chão. As pessoas ao redor se perguntam o que teria acontecido: Seria ele um terrorista? Alguém que estava protestando e decidiu cometer suicídio imolando a si mesmo? Ou a vítima de um horrível assassinato?

Ninguém sabe! 


O homem de 70 anos foi identificado como John Nolan um ex-operário de construção nascido na Irlanda e que morava na vizinhança desde os anos 60. Nolan era bastante conhecido na região, costumava passar diariamente pela rua onde tudo transcorreu. As pessoas que tentaram prestar os primeiros socorros disseram que ele parecia confuso e aterrorizado, como se não entendesse o que havia acabado de acontecer. Ele não foi capaz de dizer nada; quando o incêndio enfim foi apagado, o homem já havia perdido a consciência.

Uma ambulância foi chamada imediatamente e Nolan recebeu os primeiros socorros à caminho do Hospital de Broomfield. Infelizmente ele morreu no dia seguinte. Sessenta e cinco por cento de seu corpo apresentava queimaduras severas de terceiro grau.

Especialistas da Brigada de Incêndio de Londres chamados para examinar a cena foram incapazes de explicar o que teria acontecido com Nolan. Eles não encontraram qualquer sinal de combustível ou componente químico capaz de causar o incêndio que consumiu o sujeito. 


Nenhuma propriedade foi danificada e mais ninguém foi ferido pelo fogo. Ao que tudo indica, Nolan foi a única vítima, a despeito do fato de outros terem se aproximado para debelar as chamas.

Detetives estão apelando para testemunhas para que estas se apresentem para tentar explicar como o incêndio começou. Ninguém até o momento foi capaz de dizer como tudo teve início e sob quais circunstâncias. 

Testemunhas foram unânimes em afirmar que tudo aconteceu muito rápido: "Em um instante, tudo estava normal e no seguinte o inferno começou", contou Doroth Keenan que se apresentou para prestar depoimento. "Foi algo muito estranho, ouvi os gritos e vi o homem correndo, agitando os braços. Ele estava desesperado e tentava apagar as chamas! Nunca vou esquecer isso!", completou.

Lloyd Perkins, um motorista de ônibus foi um dos primeiros a socorrer a vítima. Ele parou o veículo que estava conduzindo e desceu com um extintor de incêndio. "O calor era incrível! Eu me aproximei dele, mas o extintor não conseguia diminuir as chamas", relatou em seu testemunho oficial.


Outras pessoas também se apresentaram, sempre com a mesma história, mas ninguém foi capaz de explicar o que ocasionou a combustão.

O representante da Polícia Metropolitana Damien Ait-Amer, responsável pela investigação do caso disse: "Nós recebemos a ajuda de várias testemunhas que viram o Sr. Nolan em chamas, mas ninguém foi capaz de estabelecer o momento em que tudo começou". O detetive salientou que a polícia ainda não tem uma explicação satisfatória para o ocorrido e até o momento não pode oferecer qualquer solução para o incidente. "Não estamos tratando o que houve como um crime, não parece haver nenhum indício de que o fogo tenha sido causado por terceiros". 

As câmeras de vigilância da rua infelizmente não são capazes de captar o momento em que as chamas se iniciam. Nolan é visto em uma das filmagens, mas quando ele sai momentaneamente do ângulo da filmagem, ressurge já pegando fogo. É importante salientar que as imagens não mostram mais ninguém próximo a ele. 

Os peritos também se mostraram surpresos com o fato de não ter sido encontrado qualquer resquício de combustível volátil ou componente químico capaz de provocar o incêndio. Em casos de imolação, quando uma pessoa ateia fogo em seu próprio corpo, há sinais claros do uso de algum catalizador, seja álcool ou gasolina; no caso de John Nolan nada foi descoberto.

A vítima não era casada, morava em uma casa com sua irmã Mary e três sobrinhos. Ele costumava passear pela área que conduz ao campo de treinamento do time de futebol Tottenhan Hotspurs. Segundo a irmã, Nolan havia acabado de tomar o café da manhã e estava se dirigindo para o local conforme havia avisado minutos antes. Ele parecia bem disposto e não manifestou qualquer sinal de que planejava cometer suicídio, ainda mais de maneira tão dramática.


O exame post-morten revelou que as queimaduras são consistentes com um fogo muito severo, capaz de derreter sua pele e provocar danos maciços, no entanto, meramente chamuscando roupas e calçados. A morte decorreu obviamente das queimaduras produzidas, Nolan ficou em choque durante todo o tempo em que esteve sob cuidados médicos e não foi capaz de fornecer qualquer explicação sobre o incidente que está sendo tratado até o momento como inexplicável.

Em face da ausência de uma explicação lógica, muitas pessoas estão assumindo que esse é um caso de Combustão Humana Espontânea, um fenômeno estudado à luz da parapsicologia.

Existem aproximadamente 200 casos documentados ao longo da história de vítimas que simplesmente foram consumidas por um incêndio repentino. Nesses casos, o foco do incêndio parece ter sido o próprio corpo do indivíduo que queima de dentro para fora rapidamente. A maioria dos casos envolve indivíduos de idade avançada, ou sob efeito de álcool, o que explica por que na maioria dos casos as pessoas não conseguem escapar das chamas ou apagá-las.
   
O caso mais recente ocorreu em 2015, quando testemunhas viram o corpo de uma mulher de 45 anos em Flensburg, na Alemanha se incendiar sem qualquer explicação. Miraculosamente ela conseguiu sobreviver uma vez que foi levada às pressas para um hospital onde recebeu socorro imediato. Memso assim, ela sofreu queimaduras graves.


Michael Faherty, um senhor de 76 anos de Galway, Irlanda não teve a mesma sorte. Em dezembro de 2010 ele se tornou a primeira pessoa após um período de 25 anos a ser vítima de combustão espontânea. Os restos foram examinados por legistas que não foram capazes de determinar como as chamas se iniciaram. Assim como no caso de John Nolan, não foi encontrado sinal de qualquer substância responsável pelo incêndio. A investigação oficial permanece aberta uma vez que os detetives não conseguiram provar ter havido um crime.

Nos anos 80, um homem de 73 anos, chamado Henry Thomas, morador do sul de Gales entrou em combustão espontânea em sua própria casa em Ebbw Vale. O fogo que o incendiou incinerou seu corpo, bem como o assento em que ele estava sentado. Entretanto, o tapete e o restante da casa permaneceram intactos. Apenas o crânio e uma pequena porção da perna abaixo, abaixo do joelho escaparam à fúria do incêndio.

 Os óculos estavam sobre o braço da poltrona e os chinelos que ele estava usando permaneceram no local entre os restos de seus pés. A cena não foi perturbada e Thomas estava sozinho em casa, tanto que a porta estava fechada pelo lado de dentro.

Outro caso curioso envolveu Mary Reeser, de St. Petersburg, Flórida. O caso ocorreu em 1951 e tudo que restou da mulher foi um crânio enegrecido e parte do pé. O locatário da casa derrubou a porta para tentar prestar socorro, quando ouviu gritos e pedidos de socorro, mas ele chegou tarde demais. O sofá onde ela estava foi apenas levemente queimado.

O caso mais antigo de combustão humana espontânea registrado ocorreu na Dinamarca em 1663 e foi descrito pelo médico anatomista Thomas Bartholin. Em seu registro ele afirma que uma mulher de Paris "pegou fogo espontaneamente e foi reduzida a cinzas e fumaça" enquanto dormia, ainda que o colchão e a coberta que ela usava não tenham sido danificados. Outros casos ocorridos no passado foram interpretados como manifestações sobrenaturais envolvendo chamas infernais, mau olhado e maldições. 


Cientistas tentam decifrar esse enigma há séculos, mas uma vez que os casos são tão raros e inesperados não há muitas chances de estudar o fenômeno. Uma das teorias mais populares é que o corpo produz uma centelha que acende o tecido adiposo provocando sua queima acelerada. O próprio corpo fornece o combustível para o incêndio na forma de gordura corporal. O fenômeno seria tão incomum em face de uma pre-disposição química raríssima de um pequeno número de pessoas. Uma vez que a maioria dos casos envolve habitantes do Reino Unido e Europa Ocidental, acredita-se que o gene causador possa estar presente apenas em indivíduos com um determinado perfil genético.

Enquanto os especialistas não encontra uma explicação, o caso continua sendo tratado como um mistério. E possivelmente, assim permanecerá...

3 comentários: