sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Meta Extra #4 - Portas para a Escuridão: Cinco Cenários para Jogadores e Mestres Iniciantes


Por Lief Neema

O Financiamento Coletivo de Chamado de Cthulhu 7ª está a todo vapor no Brasil. Se você ainda não participou, não perca tempo e entre agora em https://www.catarse.me/chamado_de_cthulhu


Doors to Darkness: Five Scenarios for Beginning Keepers (Portas para a Escuridão: Cinco Cenários para Guardiões Iniciantes, em uma tradução livre) é uma antologia de cenários para a Sétima Edição de Chamado de Cthulhu que visa introduzir novos jogadores e guardiões no universo dos Mitos de Cthulhu e das obras sombrias de Lovecraft.

Apesar de sugerir cenários para iniciantes, eles são repletos de tensão, mistérios e terror. O clima é bem pesado, com cenas que incluem rituais e criaturas horrendas que podem tirar o sono de qualquer investigador de primeira viagem. Porém, ela visa pessoas com pouca ou nenhuma experiência em Chamado de Cthulhu (talvez, até mesmo, que nunca tenham jogado RPG, mas que gostem de experiências de horror e terror, seja no cinema ou literatura).

As aventuras apresentam conceitos importantes sobre a mecânica do sistema de Chamado de Cthulhu e sobre o universo dos Mitos de Cthulhu. Também, os cenários, apesar de terem um tom macabro, não são tão letais para a mente e os corpos dos investigadores, como costuma acontecer (tá, alguns deles podem ser letais, se os investigadores não tomarem as devidas precauções).

Em cada um dos cenários, o Guardião encontrará sessões destinadas a ele, sobre como criar os próprios cenários, motivar os jogadores e manter o ritmo de um jogo investigativo. Se você é um Guardião veterano, verá que não é difícil usar essas aventuras com grupos experientes. Elas me ajudaram bastante com os novos conceitos e regras da nova edição. Ter esse incrível compilado de aventura no Brasil (estamos quase batendo a meta!) será algo magnífico.

A primeira parte do livro (Pesadelos Compartilhados: Dicas de como guiar e jogar Chamado de Cthulhu, em uma tradução livre) foi escrito por nada menos que Kevin Ross, um experiente em Chamado de Cthulhu, que possui aventuras clássicas aclamadas, publicadas na década de ’90. O capítulo é curto, mas fornece conselhos sobre como criar investigadores e unir eles em um cenário, criar ganchos de aventuras, aprender regras, criar mistérios em um ambiente de investigação, interpretar e criar personagens do guardião, fala sobre a atmosfera das obras de Lovecraft e como trazer isso para o jogo, etc., que são informações imprescindíveis para Guardiões de primeira viagem (e para alguns experientes também).

Apesar de jogar Chamado de Cthulhu há algum tempo, os conselhos foram uma renovação de conceitos e uma nova visão sobre coisas que eu pensava conhecer tão bem.

Os cenários são preparados para serem jogados de forma separada, mas não é difícil encontrar elementos em comum que possam conectar as aventuras, criando uma pequena campanha — o que é uma experiência bem válida como preparação para campanhas maiores, em especial, para os Guardiões que estão chegando agora e querem sentir a emoção de uma caçada ao sobrenatural com as grandes e clássicas campanhas. 

O livro é incrivelmente ilustrado e bem escrito e não perde em nada para títulos clássicos e aclamados do Chamado de Cthulhu (com um layout e diagramações incríveis). As artes de página inteira focam em algum momento importante das aventuras e são ricas em detalhes. Algo magnifico e horripilante.

"The Darkness Beneath the Hill" (A Escuridão sob o Monte, em uma tradução livre)

Esse é o título do primeiro cenário, escrito por Christopher Smith e se passa na década de 1920 (aliás, todos eles se passam nesse período, que é o ponto alto das obras de Lovecraft, mas são facilmente adaptáveis para outras eras — eu adaptei facilmente para a era moderna). A aventura é localizada em Providence, Rhode Island e os investigadores são convocados por um amigo que, durante a forma de sua casa, descobriu alguns túneis no subsolo da residência. Ele deseja que os personagens o ajudem a explorar as cavernas para descobrir qual a sua origem e objetivo, porém o amigo desaparece misteriosamente durante o processo.

Eu me senti nas minhas primeiras mesas de Chamado de Cthulhu, quando comecei a jogar (a narrar, na verdade), pois a aventura tem uma estrutura bem básica (um amigo convoca os personagens para uma investigação, alguém desaparece, um local estranho precisa ser explorado, há coisas estranhas nesse local). Eu sinto essa aventura mais como um cenário de exploração do que uma investigação. Durante o jogo há poucas pistas a serem descobertas e eles precisarão dar os próximos passos praticamente no escuro, descobrindo na sorte (e no susto) o que realmente está acontecendo. Mas isso não tira o mérito da aventura que é repleta de suspense.

"Genius Loci"

Essa aventura se passa no Manicômio Municipal de Denver e foi escrita por Brian Courtemanche. Um escritor exótico e amigo dos investigadores se interna voluntariamente no local, para se recuperar de uma extensiva pesquisa em busca do sobrenatural. Já lá dentro, ele encontra algo fora do comum e começa a se comunicar com seus amigos, informando que algo naquele local não está certo. Apesar do alerta através de cartas, ele não detalha o que realmente ocorre por lá, mas frisa que algo medonho está acontecendo.

Esse cenário possui bastante investigação e mistério, com um tom um pouco diferente da primeira aventura — um primeiro passo para a organização e preparação de pistas, bem como para os jogadores sentirem o clima e a importância de tomarem as decisões certas.

O ponto alto do terror e tensão desse cenário é o fato de se passar em um manicômio, o clima do jogo é sempre rodeado de agouros em um ambiente sinistro.

"Servants of the Lake" (Servos do Lago, em uma tradução livre)

Está é uma investigação clássica entre os cenários Lovecraftianos, onde alguém desaparece de forma estranha e é preciso averiguar o que está acontecendo. É o cenário mais curto do livro, podendo até mesmo ser concluído em uma única sessão.

A investigação do desaparecimento segue macabra em um motel com indivíduos sinistros (uma boa oportunidade para os Guardiões treinarem a interpretação e vozes estranhas), o que fornece boas oportunidades de interação com personagens do guardião. Ou seja, é um cenário mais pé no chão, focado no suspense, com um bom desfecho e cenas intensas.

"Ties That Bind" (Laços Que Unem, numa tradução livre)

Escrita por Tom Lynch, esse é o quarto cenário da coletânea. A viúva Enid Carrington, que tinha um marido realmente rico, convoca os investigadores pois algum vândalo causou estragos em sua bela mansão. Ela quer descobrir os responsáveis, para que eles sejam punidos. Porém, durante a obra de reforma do local, os operários descobrem alguns objetos misteriosos.

É um cenário simples, mas com uma história profunda e envolvente pois o antagonista da história é realmente interessante. É o tipo de investigação onde é importante prever os próximos passos do antagonista. Um cenário perigoso e intenso que pode mexer com as emoções dos jogadores.

"None More Black" (Nada Tão Negro, em uma tradução livre)

Essa aventura se passa na famosa Arkham e se inicia com a morte de um estudante da Universidade Miskatonic. Um rapaz Jovem, Walter, tinha um futuro brilhante pois era conhecido por sua inteligência e simpatia. Porém, durante a investigação, é descoberto que, nas últimas semanas, ele vinha se comportando de forma incomum, como se esperasse que algo ruim fosse acontecer. Os personagens podem ter uma ligação com ele ou estarem envolvidos na investigação do caso de alguma forma.

Aparentemente há uma substância desconhecida que causou a morte do jovem (e pode levar outros ao mesmo destino) e os investigadores precisam encontrar a fonte desse mal, antes que outras vidas sejam ceifadas.

O livro possui ainda, na parte final, uma sessão repleta de personagens prontos e outra sessão dedicada aos handouts, muito bem feitos, por sinal.

A diagramação do livro é impecável, com o novo layout — aqui no Brasil, esse layout já foi aplicado ao Quick Starter do Chamado de Cthulhu 7ª Edição, distribuído pela New Order Editora, já no financiamento.

Door to Darkness é uma ótima oportunidade para novos jogadores e guardiões que acham complexas as aventuras ou cenários de Chamado de Cthulhu. Ele fornece cenários que mostram como é o clima de uma partida, quais os temas das aventuras e ajuda nos familiarizar com o estilo. Também, como já comentado, as aventuras podem facilmente ser conectadas, forma uma pequena campanha — um treinamento para os guardiões que almejam jogar grande campanhas no futuro (algumas delas, até mesmo lançadas também pela New Order Editora! Estamos na torcida).

Com Door to Darkness os novos guardiões têm tudo que precisam para iniciarem uma jornada nos Mitos de Cthulhu, no universo de Lovecraft. Dicas, aventuras simples e bem estruturadas, um livro bonito e fácil de ler. Esse é um livro que valerá muito a pena, quando alcançarmos a meta no financiamento do Chamado de Cthulhu (estamos quase lá! Vamos torcer, apoiar e compartilhar!). Abraços a todos.

Ah sim, tem uma outra resenha do livro: RESENHA DOORS TO DARKNESS


Nenhum comentário:

Postar um comentário