quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Meta Extra #8 - Cenário "O Portal de Kizzah" - Cenário de Chamado de Cthulhu na Mesopotâmia


"O Portal de Kizzah" é uma aventura para Chamado de Cthulhu, a Oitava Meta Extra do Financiamento da Editora New Order.

A aventura segue uma premissa mais voltada para o gênero Aventura Pulp, sem esquecer entretanto das duas grandes marcas registradas de Chamado de Cthulhu: a investigação e o horror. Inspirada em um cenário de Cthulhu Tournament, ela foi a aventura utilizada no segundo Torneio Tentacular em 2009 e desde então testei o cenário em pelo menos três oportunidades sempre com bons resultados.

A história se passa no ano de 1928 e tem como pano de fundo a conturbada região da Mesopotâmia, recentemente renomeada com seu nome atual, Iraque. Já nessa época, o principal interesse na região é o petróleo que aflora na superfície e atrai o interesse de companhias internacionais e consórcios interessados em extrair o valioso óleo. O governo do Iraque é um fantoche das nações ocidentais, atendendo aos seus interesses comerciais. A Grã-Bretanha controla a maior parte do país com tropas estabelecidas em bases militares nas principais cidades - Badgad, Mosul, Kirkuk.

Além do petróleo essa região, considerada um dos berços da humanidade, atrai historiadores e arqueólogos interessados em revelar o passado enterrado pelas areias do tempo. Um lugar de especial interesse são as ruínas da misteriosa cidadela de Kizzah. Localizada na borda do inóspito Deserto de Cheekash, Kizzah um dia foi um importante centro religioso, chamada de "Cidadela na Fronteira dos Mundos". Ela hospedou festivais religiosos e foi a sede de um misterioso secto, ao menos até ser destruída pela revolta de Sargon de Akkad, 4 mil anos atrás. De Kizzah pouco restou, além de ruínas castigadas pelo sol inclemente.


Em 1908, uma expedição de prospecção de petróleo encontrou a cidade e conduziu escavações preliminares. Entretanto a posição isolada e a presença de rebeldes e insurgentes na área jamais permitiu um estudo mais à fundo. Kizzah continuava tão enigmática quanto na época em que não passava de mera lenda.

Recentemente, uma expedição chefiada pelo famoso arqueólogo Nathaniel Hoffman se estabeleceu no sítio e prometia trazer importantes revelações. Contudo, algo terrível parece ter acontecido e tudo indica que a expedição sofreu algum revés nas mãos de elementos hostis. A aventura tem início quando Escritório Colonial recruta um grupo de arqueólogos e aventureiros (os jogadores) para acompanhar uma expedição de resgate até as ruínas à fim de averiguar o que teria acontecido. Sua missão parece simples: prestar apoio militar, evacuar a equipe de Hoffman e recolher quaisquer artefatos arqueológicos encontrados.

Obviamente, nem tudo é tão fácil quanto parece, e logo, a missão descamba para uma luta desesperada pela sobrevivência, onde o destino da expedição e a verdadeira história da "Cidade na Fronteira dos Mundos" são reveladas.

"O Portal de Kizzah" é uma aventura longa de exploração, ideal para ser jogada em pelo menos duas sessões. 


Ela pode ser jogada como um one-shot, com um grupo de personagens já prontos, ou como parte de uma campanha em que os personagens dos jogadores tenham inclinação para o excitante mundo da arqueologia e das expedições.

Embora a aventura se concentre em grande parte no cenário do deserto e envolva um bom grau de ação e aventura, o trecho inicial é de extrema importância para o sucesso deles. Fazer os preparativos corretamente e buscar todas as pistas deixadas pela expedição anterior serão essenciais, se eles quiserem ter uma chace de voltar com vida. Ainda assim, "Portal" será um cenário desafiador, mesmo para jogadores experientes que se verão confrontados por escolhas difíceis e oponentes aterrorizantes, em meio ao horror e insanidade. 


Em pelo menos uma oportunidade, "Portal de Kizzah" se mostrou letal para os investigadores, resultando em uma TPK (Total Party Kill). Isso não significa que a história seja idealizada como um mero exercício de sadismo do Guardião para com os jogadores. Entretanto, o cenário será implacável com aqueles que não tomarem cuidado ou que superestimarem o fato de estarem fortemente armados - circunstância que nem sempre se apresenta em Chamado de Cthulhu.

O cenário foi idealizado para seis jogadores, podendo funcionar com no mínimo quatro e no máximo oito personagens. Seis investigadores prontos, com as devidas estatísticas e background, foram criados para o jogo e estes serão disponibilizados junto com a aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário