quinta-feira, 15 de março de 2018

Pesadelos da Natureza - Triffids como inimigos em vários sistemas


Aqui está uma adaptação dos Triffids para vários sistemas diferentes onde seres vegetais saídos de pesadelos possam ser úteis.

TRIFFIDS PARA D&D


Plantas de esferas distantes

Essas estranhas plantas dotadas de consciência habitam regiões tropicais com clima quente e úmido onde estabelecem colônias numerosas extremamente agressivas. São conhecidos por estabelecer vastos territórios em selvas, pântanos e manguezais, sendo que as perigosas Terras de Chult possuem as maiores concentrações. Não se sabe ao certo a origem dos Triffids, contudo, sábios e pesquisadores dos Reinos acreditam que esta possa estar ligada a queda de estranhas pedras que se precipitam do vazio do espaço ou que viajam através dos planos trazendo em seu interior as sementes  para a criação dessas abominações. Suspeita-se que a forma vegetal seja adotada em face da assimilação de uma espécie dominante no planeta, e que a forma original dos Triffids seja originalmente diferente. Há boatos que alguns Triffids desenvolveram capacidades psiônicas que lhes permite controlar formas de vida vegetais entre as quais Shambling Mounds e Entes que fazem a defesa de seu território. 


Terríveis Devoradores de Carne

Triffids são bastante conhecidos (e temidos) pela sua voracidade. Eles são verdadeiros predadores que deixam seus territórios quando as fontes de alimento diminuem. Triffids são incansáveis, viajam grandes distâncias com o intuito de inspecionar territórios adjacentes e verificar a disponibilidade de caça. Por se confundir facilmente com a vegetação comum eles conseguem se manter disfarçados se aproximando furtivamente para espionar. Uma vez encontrando uma região rica em alimento (formas de vida), os vegetais avançam de maneira implacável atacando com centenas de indivíduos. Presas podem ser capturadas e escoltadas como prisioneiros de volta ao seu território onde são mantidas como reserva de alimento. 

Anátema da Natureza


Embora tenham a aparência de plantas, os Triffids são considerados por druidas, rangers e por sacerdotes de divindades naturais como verdadeiras blasfêmias. Entre vários povos primitivos existem profecias ditando que uma invasão em larga escala dos Triffids causará a destruição das raças animais. Alega-se que eles não pertencem ao mundo natural e constituem uma quebra no delicado equilíbrio ecológico. Muitas ordens druídicas consideram os Triffids uma ameaça tão grande que se dedicam a exterminá-los onde quer que esses seres apareçam.  Os Githyankis estão entre as únicas formas de vida com a qual os Triffids estabeleceram relações amigáveis, alguns estudiosos acreditam que isso se deva ao fato de que eles compartilham uma origem planar comum. 

Medium Plant, Lawful Evil

CA: 14 (Armadura Natural)
PV: 18 (4d8)
Velocidade: 15 pés

FORça              12 (+1)
DEXtreza         16  (+3)
CONstituição   11 (+0)
INTeligencia      7 (-1)
SABedoria        12 (+1)
CHArisma        10 (+0)

Condições de Imunidade: Cegueira, Surdez, Medo, Exaustão

Habilidades: Furtividade +4
Vulnerabilidade: Frio
Sentidos: Percepção Passiva (+1)
Línguas: ---
Desafio: 1/2

Aparência Falsa: Enquanto permanece imóvel, Triffid é indistinguível de plantas comuns. Eles costumam se valer disso para atacar surpreendendo os adversários.

AÇÕES:

Ataque com galho: Ataque corpo a corpo +2, alcance: 5 pés, um alvo; Dano: 4 (1d6 +1), dano de contusão.

Ferrão Venenoso (Recarga 5-6): Ataque corpo a Corpo +4, Dano 3 (1d4 +1), alcance: 20 pés, dano perfurante e o alvo atingido deve fazer um teste de Constituição ND 11 ou ser envenenado. Se o rolamento falhar por 5 ou mais, o alvo também fica cego. O alvo pode repetir o rolamento em seus turnos, terminando o efeito em um sucesso.

Triffids a critério do DM podem desenvolver poderes psiônicos latentes.

TRIFFIDS PARA CYPHER SYSTEM           2 (6)



Triffids são oponentes perfeitos para o Sistema Cypher. 

Em Numenera eles se encaixam como as típicas criaturas bizarras e estranhas que fazem parte do cenário e que todos nós adoramos. Eles podem ser resultado de alguma experiência com Numenera ou quem sabe chegaram no interior de uma espaçonave alienígena como uma espécie de praga espacial. Posso imaginar os Triffids se reproduzindo aos milhares e se tornando uma enorme ameaça para o Reino Consolidado de Navarene que é coberto por densas florestas. Talvez algum nobre ofereça a um valoroso grupo de aventureiros uma verdadeira fortuna se eles conseguirem detonar uma bomba desfolhante (um Cypher poderoso) no local de onde os Triffids estão vindo. 

Triffids podem ser inimigos mortais dos Golthiar, uma espécie de plantas humanóides conscientes do Nono Mundo. Talvez exista entre os Golthiar uma profecia sobre a vinda (ou retorno) dos Triffids e de uma Era de Caos e Destruição. Caberá aos heróis por um fim a essa ameaça se aliando aos Golthiar e fazendo de tudo para deter a proliferação dos carniceiros.  

Já para Strange, os Triffids podem ser monstros de uma Recursão inspirada pela novela de John Wyndham, "O Dia dos Triffids" (The Day of the Triffids). Como tal, o mundo está à beira da catástrofe com a cegueira de milhões de pessoas e o ataque de uma raça alienígena de plantas carnívoras.

Motivação: Fome de Carne
Ambiente: Selvas, Florestas e Pântanos
Saúde: 6
Dano Infligido: 2 pontos
Movimento: Curto
Modificação: Percepção como nível 4, ataque com ferrão como nível 4

Combate: Atacam com um golpe usando galhos, mas seu ataque principal é com o ferrão que causa 1 ponto de dano. Oponentes feridos pelo ferrão devem fazer Defesa de Potência ou é envenenado. Indivíduos sob o efeito da toxina reduz sua reserva de Potência para zero imediatamente. 

Interação: É impossível estabelecer comunicação com Triffids.

Uso: O povo de uma aldeia na beira de uma floresta percebe que pessoas entrando na mata estão desaparecendo misteriosamente. Cadáveres feitos em pedaços e ossadas são encontradas, mas nenhum sinal de quem ou o que causou essas mortes.  

Intromissão do MJ: O ferrão disparado atinge o alvo em um olho deixando-o temporariamente cego.

TRIFFIDS PARA SAVAGE WORLDS

Triffids podem ser oponentes marcantes em muitos cenários de Savage Worlds.

Para cenários de fantasia medieval eles podem ser utilizados nos mesmos moldes de Dungeons and Dragons, como monstros perigosos no coração de Florestas ou Selvas inóspitas nos recônditos da civilização. Em Accursed esses horrores podem ser uma arma biológica criada pelas bruxas e liberada na natureza para destruir tropas inteiras e espalhar o medo nos campos de batalha. Imagina o moral dos soldados ao se deparar com plantas carniceiras. 

Em Weird War II, os Triffids podem ser uma forma de vida desenvolvida pelos cientistas japoneses com o intuito de obter uma vantagem na Guerra do Pacífico. Soltar centenas deles em ilhas pouco habitadas pode ser um plano desesperado para conter o avanço dos aliados. Da mesma maneira dá para imaginar o estrago que Triffids poderiam causar se liberados pelos nazistas em florestas durante a ofensiva pós-dia D. Alternativamente esses pesadelos vegetais poderiam ter caído no interior de um meteoro em qualquer canto do mundo matando indiscriminadamente tanto os soldados aliados quanto os do Eixo. Uma vez que essas criaturas se adaptam, encontrá-las em lugares quentes seria muito mais provável.

Em ambientações de Horror, os Triffids podem ser oponentes tenebrosos. Para uma variação do tema "Apocalipse Zumbi", hordas de plantas carnívoras poderiam ser bem interessantes como elemento diferenciador para os que já estão cansados dos mortos vivos canibais. Sem falar que os hábitos detestáveis desses monstros em se alimentar de cadáveres putrefatos passa uma ideia perfeita para uma mesa de horror gore.

Para cenários de Supers, esse pesadelo vegetal pode ter escapado de uma ruína no meio de uma floresta, descoberta por arqueólogos que libertam esse horror. Quem já viu o filme "As Ruínas"? Outra opção é fazer com que eles venham de um outro planeta e sejam aquela ameaça inesperada que apenas super heróis poderão conter. Também é possível que eles sejam os aliados de um super-vilão que usa a natureza como sua arma,os Triffids seriam uma perversão do próprio mundo natural.

Em um jogo de Ficção Científica, os Triffids podem se prestar tanto ao papel de "Monstros que Vieram do Espaço" quanto "Criaturas Nativas de um Planeta sendo explorado". São monstros detestáveis, cruéis que existem exclusivamente para matar e comer. Nesse cotexto são criaturas que emulam bem o papel de xenomorfos como os do filme Aliens, o Resgate. Coloque uma centena deles contra meia dúzia de marines espaciais e você tem um cenário de horror e ação. Se quer piorar, coloque milhares deles contra uma equipe que "naufragou"  em um planeta não mapeado.

Finalmente, não há nada que não possa ser adaptado para o Oeste Macabro de Deadlands. Os Triffids podem ser uma forma de vida adormecida, podem ter caído na forma de um meteoro desgarrado em Nevada, podem ter saído de um Templo Asteca no México ou quem sabe ser um pesadelo vegetal venerado por uma tribo que atendeu ao chamado do profano. Quer fazer algo diferente? Coloque um deles numa cidade, tendo sido levado por um astrônomo que recolheu o meteoro no deserto e pensava em exibi-lo num museu.  

ESTATÍSTICAS

Atributos: Agilidade d10, Astúcia d4, Espírito: d6, Força d6, Vigor d8

Perícias: Atirar d10, Furtividade d10, Intimidar d8, Lutar d6, Perceber d8

Aparar: 6, Movimentação: 4; Resistência: 5

Golpe: For +d4

Ferrão Venenoso (-4): For +d4 Efeito de Veneno do Tipo Letal (pg 126) 

TRIFFIDS PARA ABEA

No coração das florestas não mapeadas existem muitas coisas estranhas e perigosas. Os nativos que habitam as terras centrais comentam a respeito de horrores vegetais que caçam, matam e se alimentam da carne dos homens como se fossem feras e não plantas. Muitas das tribos costeiras duvidam dessas histórias, pois jamais viram tais seres e acreditam serem eles simples lendas criadas para assustar os crédulos. Contudo, aqueles que vivem na parte mais densa das florestas conhecem bem as histórias e aprenderam a temer essas plantas malignas. A medida que a marcha através do continente levou os colonizadores cada vez mais para o interior das Terras por eles reclamadas, coisas realmente perigosas começaram a surgir e desafiar seu conceito de posse. Pois se aquela terra era capaz de produzir horrores tão diabólicos, como simples homens poderiam ousar reclamá-la para si?

Ninguém sabe a origem desses monstros, mas não faltam lendas indígenas a respeito do perigo que eles representam. Algumas tribos acreditam que o fim do mundo está ligado a essas criaturas que chegariam em uma estrela que se precipitaria do céu. 

Os Triffids em ABEA podem ser um inimigo dissimulado, temido e evitado. A noção de criaturas vegetais conscientes em um lugar coberto de densa vegetação concede a esses seres uma vantagem notável. Também há de se considerar que em regiões propícias, como é o caso do Brasil tropical, os Triffids encontrariam seu ambiente perfeito, crescendo e se desenvolvendo além do tamanho e capacidades consideradas normais.

O Triffid é uma criatura vegetal consciente, dotada de capacidade de locomoção e inteligência rudimentar. Eles atingem quase dois metros de altura, possuem um corpo bojudo e um longo pescoço terminando em uma espécie de flor ornamental. Dela decorre um cordame vegetal que é lançado à distância e usado para atacar. Esse cordame possui um espinho que transfere um potente veneno. Estas plantas se confundem com a vegetação e se escondem nas florestas e selvas fechadas para atacar de surpresa. Triffids se alimentam de carne, após matar suas vítimas eles se enraízam no chão e esperam a vítima apodrecer, para então devorar a carcaça.

Cada vez que seu ataque Disparar atinge o alvo, deve ser aplicado à vítima um teste de Envenenar.

TRIFFID

Tamanho: I
Movimento: 1
Habitat:Florestas densas, selvas fechadas e pântanos
Número: 1 a 6
Habilidades: Rastreamento 2,
Ataques Físicos: Disparar 3 (dano 1) ou Arranhar 1 (dano 2)
Resistência: 10
Defesa Passiva: 2
Defesa Ativa: 0

4 comentários:

  1. Faltou para o Chamado de Cthulhu. ;-)

    ResponderExcluir
  2. O artigo de adaptação ficou muito bom e completo em cada cenário que foi proposto! Valeu.

    ResponderExcluir
  3. No artigo anterior, que fala exclusivamente a respeito dos Triifids para Chamado de Cthulhu.

    ResponderExcluir
  4. Excelente. Mundo Tentacular sempre produzindo um ótimo material

    ResponderExcluir