segunda-feira, 28 de maio de 2018

Masks of Nyarlathotep - A Épica Campanha de Chamado de Cthulhu está de volta!



Há décadas, a Campanha Masks of Nyarlathotep captura a imaginação de incontáveis jogadores. Ano após ano, investigadores do desconhecido se lançam em uma desesperada luta contra uma tenebrosa conspiração mundial que ameaça consumir o mundo. Uma verdadeira corrida contra um cataclismo vindo das estrelas. 

Masks é considerado por muitos fãs de Call of Cthulhu como "A" Campanha. Para alguns ela é "A" Campanha de RPG (ponto fianl). Uma das mais conhecidas, comentadas, jogadas e adoradas campanhas do nosso amado hobby. Para alguns entusiastas, Masks of Nyarlathotep não é uma mera série de cenários de horror e ação interligados... não! Ela é literalmente uma experiência de jogo. O Cálice Sagrado de nosso passa-tempo favorito.

Quando foi publicada pela primeira vez, em meados dos anos 1980, Masks era tão diferente, tão eloquente, tão inovadora que imediatamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se o sucesso de venda e crítica que perdura até hoje.

Eu sou suspeito para falar... gosto demais dessa campanha. Joguei e narrei mais de uma vez, e acho que todos os elogios são mais do que merecidos (muito embora eu tenha minhas dúvidas quanto a ela ser a melhor campanha de todos os tempos e ter meus próprios favoritos para o topo do podium). É inegável, entretanto, a importância de MoN.

É por essa razão que o anúncio de que a Chaosium pretende reeditar a campanha para o sistema de regras da sétima edição causou alvoroço. Será a chance de apresentar MoN para toda uma nova geração de jogadores dispostos a perder seus primeiros pontos de sanidade com algo realmente de qualidade.

Para alguns, no entanto, havia um questionamento quanto a escolha. 


Não me entendam mal... Masks é sensacional, mas não seria redundante para muitos que já jogaram e enfrentaram a  ameaça do Caos Rastejante ter esse livro lançado mais uma vez? Não seria melhor apostar em algo novo e fresco para satisfazer os veteranos interessados em material inédito? Quer dizer... quantas vezes mais teremos de enfrentar a terrível Chakota? Descobrir o destino da Expedição Carlyle? Encontrar as pistas que levam a revelação dos Cultos inomináveis que orquestraram a conspiração mais nefasta de todos os tempos.

Bom a resposta é que Masks passará por uma mudança profunda que vai muito além da parte visual que à primeira vista parece incrível.

A nova edição expande e aprofunda os pontos principais da consagrada campanha com novas ameaças e inimigos.

Com mais informações, mais material de apoio e uma condução mais clara, essa promete ser a melhor e mais completa versão de Masks of Nyarlathotep. Totalmente reimaginada e atualizada, com novos apêndices, novas situações, ideias e propostas para engrandecer o que já era megalomaníaco.

Uma das coisas que mais chamou a minha atenção é que a nova versão poderá ser jogada tanto usando o sistema convencional de Call of Cthulhu quanto a versão Pulp Cthulhu, com regras privilegiando a ação, aventura e e heroísmo. Essa é uma questão importante pois muitas pessoas comentavam o grau de mortalidade da campanha, e de fato, se Cthulhu ganhou fama como sistema mortal, muito se deve justamente a MoN, um verdadeiro moedor de carne de investigadores. Com ela projetada para Pulp Cthulhu, talvez vejamos algo bem diferente e atraente.

Considerada a quintessência das World Wide Globe-Throtter Campaigns (ao redor do mundo), Masks oferece aventuras nos cenários clássicos: America, Inglaterra, Egito, Quênia, Austrália e China. nessa versão, teremos um capítulo inédito adicional inserido na trama, um que leva os investigadores ao Peru em busca de respostas para os grandes questionamentos da campanha.



A arte de capa dos dois já foi apresentada, a primeira com o Caos Rastejante em toda a sua grandiosa e odiosa glória escalando uma pirâmide enquanto é adorado pelos seus fanáticos. A segunda tendo em destaque os membros da Expedição Carlyle diante da mesma pirâmide com a ameaçadora sombra tentacular se erguendo ao fundo.
Parece bastante interessante!

Masks of Nyarlathotep é esperada para o segundo semestre de 2018 e será publicada em dois grandes volumes.

Quem conhece Masks sabe do que estou falando, para quem não conhece, bem essa será sua chance de jogar uma campanha lendária. 

Enquanto isso, algumas imagens da História de Masks e suas edições anteriores:


A lendária capa da caixa da primeira edição de Masks, lançada em meados de 1984. A primeira campanha oficial de Call of Cthulhu.


O interior da Caixa e seu conteúdo blasfemo, com as aventuras separadas em cadernos que podiam ser lidos separadamente. Que coisa mais linda!


A capa original da Campanha em forma de livro.


O sensacional Compendio de Masks em edição limitada, lançado em 2016 com suas incríveis 700 páginas (!!!).


E é claro, a edição da francesa Sans detour, considerada uma das mais bonitas e completas encarnações de Masks of Nyarlathotep. Para ler a resenha a respeito veja os links: Resenha parte 1 e Resenha parte 2

Vamos esperar por mais notícias a respeito e a medida que algo for saindo a gente dá o update.


2 comentários:

  1. Que maneiro!

    Eu que, embora RPGista da velha guarda, nunca joguei muito o oficial "Call of Cthulhu", fiquei muito, mas muito empolgado mesmo.

    Esperando que nessa nova era do RPG nacional, essa maravilha apareça por aqui também.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de mestrar esta pérola por quase 1 ano. Mortal e inesquecível.
    Esta re-edição virá bem a calhar, principalmente com nova arte e balanceamento de alguns encontros.

    ResponderExcluir