quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Palavras Terríveis - Idiomas de Raças Não-Humanas e outros horrores


Dando sequência ao artigo a respeito de idiomas ancestrais da humanidade, dessa vez com uma lista de idiomas que não apenas são extremamente antigos, mas que são, por definição, NÃO-HUMANOS.

ESCRITA DOS SERES ANCESTRAIS



Essa escrita foi encontrada nas montanhas escarpadas da Antártida, na cordilheira descoberta em 1931 pela Expedição da Universidade Miskatonic e nomeada com o mesmo nome. Os primeiros artefatos encontrados contendo estes hieroglifos complexos foram placas de rocha vulcânica, cuidadosamente entalhadas de ambos os lados. Posteriormente, os mesmos caracteres começaram a ser encontrados em estruturas que denotavam arquitetura incomum: muros, fachadas e calçamento de pedra.

A princípio, mesmo os arqueólogos da Expedição tiveram dificuldade em categorizar os estranhos glifos como uma forma de escrita, contudo a medida que mais e mais deles apareciam, resgatados das profundezas geladas de cavernas seladas há eras, se tornou claro que se tratava de uma espécie de linguagem extremamente complexa, dissociada de qualquer tipo usado pela raça humana.

Embora uma infinidade de artefatos contendo a estranha escrita tenham sido resgatados das profundezas, e outros tantos fotografados quando o que parecia ser uma "cidadela" foi explorada, a comunidade científica ainda reserva dúvidas a respeito desse idioma. Curiosamente, alguns objetos de pedra igualmente antigos também possuíam inscrições semelhantes, sendo que estes foram descobertos em localidades improváveis como na Patagônia Argentina, na Irlanda do Norte, Suécia e Nova Zelândia. Os itens mais estranhos a trazer estas inscrições teriam sido encontrados na cidade de Arkham, na Nova Inglaterra, durante o Período Colonial. Os itens em questão eram uma estatueta de aspecto incomum, uma adaga curva e uma bacia feita de metal todos encontrados na lendária "Casa da Bruxa" na parte mais antiga da cidade. Todos esses objetos, coincidentemente reunidos no Museu da Universidade Miskatonic, possuíam inscrições similares às encontradas pela expedição séculos depois. É possível que os caracteres, que a princípio poderiam ser considerados como resultado do acaso, produzido pela erosão da rocha, apenas foram reconhecidos depois que acadêmicos que tiveram acesso aos itens reconheceram as semelhanças. Como esse peculiar tipo de escrita apareceu em localidades tão distintas ainda desafia explicações.

Entre os teóricos dos Mythos de Cthulhu, não resta dúvida de que essa escrita, marcada por múltiplos pontos arredondados e traços alongados, dispostos em um radiano pertencem aos obscuros Seres Ancestrais (Elder Things). Essa espécie, considerada por muitos como a primeira raça inteligente a habitar a Terra, construiu imensas cidades em Terra, principalmente no que hoje conhecemos como Antártida. Há dúvidas a respeito da origem de tais seres, mas tudo indica que eles não eram aborígenes da Terra. Suas magníficas cidades caíram em decadência depois de ataques frequentes de invasores vindos das estrelas, entre os quais a espécie dos Xothianos, que descendem do Grande Cthulhu em pessoa. Após uma revolta de seus temíveis servos, os Shoggoth, os Seres Ancestrais migraram para os abismos profundos dos mares.

A complexa escrita dos seres ancestrais é extremamente complexa de ser assimilada por seres humanos visto que nossa espécie não está "equipada" com os apêndices necessários para produzir os sons que constituem seu idioma. A posição de cada ponto dentro do radiano significa um tom de sopro que em conjunto formam a linguagem corrente dessas criaturas. O Necronomicon explica o funcionamento básico do idioma e permite compreender alguns dos símbolos e seu significado factual, ainda assim decifrar trechos da escrita desses seres é tarefa quase impossível, exceto para os mais gabaritados linguistas. 

Trechos do idioma estão presentes como notas de rodapé do Vermiis Mysteris, em sua versão original em latim datada de 1542. Por ter sido considerado uma falha tipográfica o trecho composto de pontos e linhas foi removido das traduções seguintes. Dada a antiguidade desse idioma, sua raridade e a impossibilidade dele ser compartilhado, não é de se estranhar que não haja intérpretes vivos dele. Os últimos de que se tem conhecimento, capazes de compreender essa escrita foram supostamente a bruxa Keziah Mason, o feiticeiro de Flandres Ludwig Prinn e o iemenita Abdul Al-Hazred, um trio de ilustres estudiosos dos Mythos.

ESCRITA MI-GO



Não existe um vocabulário humano correlato para a obtusa escrita empregada pelos Fungos de Yuggoth. Os Mi-Go possuem uma mente racional, de fria lógica e absolutamente analítica, Não causa estranheza, portanto. que sua escrita siga como exemplo esses ditames ao transmitir seu conhecimento. A escrita dos Mi-Go inclui o que poderia ser compreendido como uma série de teoremas matemáticos, expressões de cálculo avançado e arrazoados de toda a natureza que carecem do escrutínio de um talentoso matemático para fazer algum sentido.

Os "livros" dos Mi-Go também são diferentes de tudo o que a raça humana já concebeu em matéria de escrita. Escritos em páginas na forma de pentágonos decorados com caracteres intrincados, cada série de 11 "páginas" é encadernada em um bastão cristalino. Posicionando cada página em uma determinada configuração resulta em fórmulas e expressões tridimensionais que são então interpretadas pelas mentes analíticas dos Mi-Go. Cada trecho, por menor que seja, carece de cálculos e verificações, sendo que o menor erro resulta em uma quebra em todo padrão. Através deste método, textos bastante exíguos podem conter milhares de informações.

Acredita-se que os Mi-Go possuam imensas bibliotecas que reúnem seu conhecimento adquirido ao longo das eras. Infelizmente estas são restritas aos seus mundos de origem e principais bases. Os zelosos seres fungos são conhecidos por manter seu conhecimento apenas para si e raramente compartilham qualquer traço de informação com outras raças. Isso explica porque é extremamente difícil encontrar na Terra amostras de seus "livros" de aspecto alienígena. Talvez os únicos exemplares descobertos até hoje sejam os misteriosos Códices Maias descobertos na América Central e que ainda hoje não foram decifrados. Uma porção do célebre Códice Grolier, encontrado em 1965 em uma Caverna no México é supostamente o mais completo Livro Mi-Go existente em nosso planeta.

Não há muitas pessoas capazes de decifrar a escrita dos Mi-Go e portanto são incrivelmente raros aqueles capazes de compreender seus textos. Há boatos de que em 1958, o Governo Norte-Americano realizou um esforço envolvendo vários gênios matemáticos para tentar decifrar certos trechos encontrados enterrados em uma missão no Novo México. O trecho parcialmente compreendido, decifrado por computadores rudimentares desenvolvidos pela IBM, teria sido identificado como uma Elegia a Entidade Exterior, Shub-Niggurath.

No que tange aos Tomos com conhecimento esotérico, o Necronomicon e o Fragmentos Pnakoticos são os únicos livros que falam a respeito dessa escrita. Há rumores de que nas páginas do Fragmentos de Celaeno, escrito por Laban Shrewsbury, haveria uma equação oculta capaz de decifrar a base do idioma Mi-Go e fazer com que ela fosse compreendida. Uma vez que esse livro existe apenas nas Câmaras mais profundas da celestial Biblioteca de Celaeno, checar a veracidade dessa informação parece pouco provável.

GLIFOS DE R'LYEH


Uma das linguagens alienígenas mais "comuns" encontradas em nosso paneta, os crípticos Glifos de 
R´Lyeh são bem mais antigos do que as paredes da cidadela negra habitada pelo Hibernante Cthulhu. Os estudiosos dos Mythos acreditam que ela foi trazida por Cthulhu e suas Crias estelares quando estas desceram das estrelas e adotaram a Terra em um passado Pré-Histórico como sua nova residência. 

Os Seres que compõem a Raça Xothiana, na qual Cthulhu está inserido, incluem ainda Ghatanathoa, Bugg-Shash, Dagon, Hydra e muitas outras abominações que teriam vindo para a Terra durante a migração transdimensional de Cthulhu e seu séquito. Diferente de outras deidades cósmicas, os Glifos de Cthulhu foram compartilhados com os primeiros humanos e formaram a base para que estes venerassem tais seres como deuses. Não é raro encontrar altares e monólitos de pedra cobertos com estes símbolos nos locais escolhidos pelos cultos para venerar Cthulhu. De fato, muitas estatuetas apresentam as mesmas inscrições recobrindo a superfície dos pedestais onde elas se encontram equilibradas.

Os glifos de Cthulhu raramente aparecem em outras fontes além de pedras cuidadosamente talhadas. As famosas pedras esverdeadas que possuem uma coloração doentia e limosa encontradas em templos são muito utilizadas pelos cultistas como tábula para seus "textos sagrados". Da mesma forma, as paredes e pilastras da macabra cidade de R'Lyeh, são, supostamente recobertas pelos mesmos símbolos que dão testemunho de toda a história do Grande Cthulhu. 

Altos Sacerdotes, gurus e lamas devotados ao serviço religioso do Grande Cthulhu aprendem a interpretar os Glifos de R'Lyeh e entender seu significado, mas apenas uma casta especial de cultistas tem a permissão de talhar as pedras e reproduzir os símbolos. Talvez isso explique por que embora muito difundida, existam relativamente poucas amostras da escrita. Um exemplo clássico de objeto contendo os glifos é a estranha estatueta em baixo-relevo recuperada pela polícia de Nova Orleans que se encontrava em poder de um Culto degenerado nos pântanos da Louisiana. Os glifos presentes nessa estatueta foram decifrados pelo falecido Professor George Gammel Angell em meados de 1926-27.

Se os Glifos de R'Lyeh são bastante difundidos entre as congregações de cultistas em diferentes partes do mundo (da Groenlândia à Africa Ocidental, do Oriente Médio ao Pacífico Sul), o mesmo não se pode dizer da linguagem. As expressões e a fala dos Xothianos é absolutamente alienígena e dificilmente poderia ser reproduzida pelos seres humanos. Boa parte das expressões usadas pelos cultistas provavelmente são interpretações livres dos termos. Mesmo a famosa expressão "Iä! Iä! Cthulhu Fhtagn" não passa disso, uma interpretação.

Algumas formas de escrita peculiares como o misterioso rongo rongo da Ilha de Páscoa, podem ter surgido a partir de adaptações das Runas de R'Lyeh. Outros povos como os habitantes de Ponape e da Polinésia possuem escrita que decorre destes mesmos caracteres alienígenas. É curioso, mas raramente as raças submarinas fazem uso desses glifos e preferem adotar sua própria forma de escrita. É possível que para os Abissais, estes símbolos sejam considerados tabu, e por isso eles preferem usar dialetos derivados do Aklo.

Os Glifos de R'Lyeh podem ser encontrados em vários Tomos dos Mythos. O Chaat Aquadingen possui um capítulo que discute a linguagem e significado das Runas, servindo como uma espécie de "gramática" para os que desejam aprender o básico a respeito da escrita. Da mesma forma a versão Muviana das Escrituras de Ponape possui um capítulo inteiro escrito em Glifos de R'Lyeh e a chave para aprender o básico a respeito dela. O Manuscrito Hoag, escrito no século XVIII possui também um post scriptum com traduções bastante elucidativas. Parte do Texto de R'Lyeh também tem trechos inteiros com as Runas de mesmo nome, e é um dos pré-requisitos conhecer o mínimo do idioma para entender seu conteúdo. Finalmente os Tabletes de Zanthu dispõem de fartos trechos em que as runas figuram de modo proeminente.

CURSIVO YITHIANO 



Conhecida como a Grande Raça, os Yithianos talvez sejam, dentre as muitas espécies não-humanas que um dia habitaram a Terra, aquela que tinha maior cuidado em coletar e preservar seu conhecimento. Considerados como os grandes historiadores e acadêmicos do Cosmos, os Yithianos conquistaram o título de "Grande Raça" graças a sua capacidade de empreender viagens através do tempo. Uma vez nessas jornadas pelo curso do tempo, os Yithianos reúnem seu conhecimento adquirido e os transferem para suas incríveis bibliotecas.

Os "livros" Yithianos são enormes tomos com páginas membranosas extremamente finas encadernadas com uma placa de metal. Sua escrita, chamada comumente de Cursivo Yithiano, tem a  forma de símbolos curvilíneos escritos da esquerda para a direita em linhas dispostas ao longo da página. Assim como ocorre em outras raças do Mythos, é virtualmente impossível reproduzir verbalmente os sons produzidos pelos Yithianos já que a sua comunicação depende de um ruído produzido pela ação de arranhar a superfície de seu corpo cônico. Diferentes ruídos e intensidade fornecem o significado fonético que apenas outros membros da raça conseguem decifrar.

É possível, entretanto, reconhecer os padrões dos glifos em Yithiano e fazer uma interpretação da linguagem. Ao longo das eras, artefatos cobertos com esses símbolos foram descobertos e interpretados por linguistas. Curiosamente, indivíduos que tiveram a mente cooptada pela Grande Raça e habitaram seus corpos no passado distante demonstraram capacidade de compreender o Cursivo Yithiano com suficiente tempo e dedicação. 

Foram encontrados resquícios da escrita em diferentes cantos do mundo: Egito, Palestina, Austrália, América do Sul e Sibéria apenas para elencar alguns. Muitos estudiosos respeitados consideram a existência desse idioma comum em rincões diferentes do planeta uma grande farsa. É possível que essa presunção tenha sido orquestrada por agentes à serviço dos Yithianos para que sua existência permaneça oculta. 

Os Fragmentos de Celaeno contém um longo trecho com uma interpretação da escrita Yithiana uma vez que muitos dos tomos existentes na Biblioteca Cósmica são parte do acervo desses seres. O autor desse livro, Laban Shrewsbury, teria aprendido a ler o idioma em sua versão original. É possível entretanto que ele tenha sido um agente Yithiano em algum momento de sua vida. A maior fonte do idioma, contudo são os Fragmentos Pnakóticos, uma coleção de documentos que decorrem de um mesmo trabalho, a Pnakotika, uma obra em grego clássico que mistura a linguagem dos Seres Ancestrais e dos Yithianos. Alguns estudiosos consideram o Pnakótika uma obra quase tão abrangente quanto o célebre Necronomicon.

SÍMBOLOS DO SUBTERRÂNEO (GHOUL)



Os Símbolos das Profundezas não são exatamente uma linguagem propriamente dita, e por isso, por muito tempo eles ficaram relegados a um segundo escalão dentre os idiomas dos Mythos de Cthulhu. Entretanto, é inegável que os Símbolos as Profundezas tem a sua importância. 

Eles são encontrados em todo mundo: em Cavernas Naturais no Benin, até passagens subterrâneas em Londres, em necrópoles abandonadas em Bagdá até túneis de metrô em São Paulo. Trata-se de uma estranha escrita, talvez mais um código simbólico usado pelos habitantes do subterrâneo para marcar as paredes de seus covis insalubres. Segundo teóricos, foram os Ghouls, o povo carniçal que se farta com os repastos da tumba, os responsáveis por sua criação, como uma forma de comunicação não verbal. Tais símbolos são uma incoerente coleção de riscos e rabiscos usados para estabelecer o domínio sobre uma determinada região, alertar sobre perigos, apontar um lugar seguro, onde é possível se aproximar em paz e onde existe disputa com outros horrores inomináveis.

Colônias de ghouls deixam esses rastros que são facilmente interpretados pelos ghouls ou mesmo por aqueles que tem o potencial de se transformar, por intermédio de uma dieta antropófaga, em tais criaturas. É possível que Ghouls guardem uma espécie de memória genética a respeito desses símbolos, o que explicaria como alguns indivíduos são capazes de compreender o que eles pretendem transmitir, mesmo sem jamais tê-los visto. Outra possibilidade é que essa compreensão venha através de visitas à Terra dos Sonhos, onde tal conhecimento é passado para os neófitos na transição para a bestialidade.

O estilo da linguagem guarda semelhança com os "Hobo Signs" uma linguagem própria usada por vagabundos para comunicar aos seus companheiros de estrada informações úteis. É possível que os sinais dos vagabundos tenham sido de alguma forma adaptados a partir dos Símbolos das Profundezas, já que estes são muito mais antigos. Presume-se que estes símbolos chegaram a Terra trazidos por Ghouls que habitavam os recessos da Terra dos Sonhos e que foram assimilados por grandes colônias e então compartilhados com carniçais mundo à fora.

Algumas obras dentro dos Mythos tratam desse idioma simbólico e se referem a ele com nomes variados como "Língua da Escuridão", "Dialeto do Porão" e "O Idioma dos Túneis". Embora existam algumas variações, os símbolos das Profundezas em geral podem ser compreendidos por todos os Ghouls. 

O medonho Cultes des Goules é o tomo definitivo para aqueles que desejam aprender o significado dos símbolos. Francois Honore-Balfour foi o responsável por catalogar cerca de 400 glifos e o seu significado, a maioria deles encontrados em cemitérios, em especial nas Catacumbas abaixo da Cidade de Paris. Especula-se que algumas edições deste livro, provavelmente a edição francesa original, possuía um apêndice com os símbolos e sua tradução. Edições posteriores tiveram esse trecho censurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário