domingo, 2 de setembro de 2018

Luto pelo Museu Nacional - História que virou pó


Diante dessa tragédia sem precedente, o MUNDO TENTACULAR só pode lamentar o que aconteceu com o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Um lugar que por muito tempo foi um Centro de Conhecimento, Estudo, Saber e Preservação de nossa História e Identidade, acabou.

Seu acervo inestimável que contava a História, não apenas dessa cidade e do país, mas do mundo e da raça humana, se foi. 

Literalmente virou pó...

É uma tristeza que não tem tamanho.

Lembro de visitas de colégio e eventos guiados. Era um lugar de descobertas e exploração, onde crianças adquiriam interesse pela Ciência, pela História, pelo Mundo à sua volta... descobriam o quanto nosso Mundo é grande, surpreendente, rico e vasto. Mais ainda, o quanto ele tinha a oferecer se você realmente quisesse se aventurar nele para descobrir.

Da sala dos Dinossauros, onde haviam fósseis com milhões de anos, a vasta coleção de animais empalhados coletados ao longo de séculos, o glorioso acervo de Arqueologia, com suas múmias inestimáveis, a Ala de Antropologia onde repousavam os restos de nossa ancestral mais antiga, as descobertas de Geologia e Astronomia. Móveis, peças de artesanato, itens históricos inestimáveis.

Tenho lembranças disso tudo... e temo que agora, tudo que restou seja isso: Lembranças.

Ainda não há como saber a extensão dos danos, mas do acervo de 20 milhões de itens, um que falte já constitui uma perda irreparável, quem dirá... tudo?

É uma catástrofe, uma desgraça infelizmente anunciada por administrações marcadas pelo descaso e constantes cortes orçamentários que obrigavam o Museu a operar com imensas dificuldades. Aqueles que conheceram o Museu de décadas atrás, em seu auge, guardavam a memória dessa Casa de Saber. Os que o visitaram nos últimos anos percebiam o seu estado de abandono: salões esquálidos, alas nuas e a sensação de que ele estava definhando.

Mas isso? 

Isso é triste demais!

Desculpem o desabafo, mas esse blog fala de História e tem uma relação muito íntima com o passado. Não há como deixar passar algo desse tamanho, algo que nem em nossas visões mais pessimistas poderíamos imaginar sem profundo choque e inquestionável horror.

E em se tratando de Horror, talvez seja esse o artigo que mais me deixou aterrorizado e entristecido.


Nesse momento a única coisa que posso pensar é que um País que não zela pelo seu Passado e age com descaso para com a sua história, não pode mesmo almejar nada para seu futuro.







9 comentários:

  1. Nada na ficção é comparável ao trauma de perceber que existimos em um país que não respeita nem cuida de sua própria história. Para mim, lamentável é uma palavra que não define, triste não define, chocado não define essa tragédia.

    Creio que horrorizado seja mesmo a que mais se aproxima dessa definição.

    ResponderExcluir
  2. Teu desabafo é importante. Os museus e os teatros mais tradicionais e antigos brasileiros vem sucateando e perecendo pela falta de estímulo a valorização dos bens culturais tanto por parte dos governos como pela própria falta desta cultura de valorização na vivência do nosso povo. Todos estamos de alguma forma queimando nossa cultura e nossa história quando abandonamos nosso patrimônio cultural e histórico. Que a comoção provocada por esta tragédia seja sincera e transformsfora. Sem identidade cultural somos apenas zumbis!

    ResponderExcluir
  3. Sinto um misto de tristeza, revolta, raiva, como puderam deixar isso acontecer???

    ResponderExcluir
  4. Uma tragédia. A perda de um acervo de valor incalculável e que não poderá ser recuperado. Uma parte da história do nosso país queimou esta noite.

    ResponderExcluir
  5. Lembro de visitar o museu na minha adolescencia em minha primeira viagem ao RJ, e que o imenso acervo do museu me impressionou, pois tinha tinha uma exposiçao fantastica que ia desde dinossauros ate mumias egipcias. Uma grande perda para a nossa cultura e nossa historia.

    ResponderExcluir
  6. ...espero que haja uma investigação ( principalmente se houver valores de Seguros envolvidos...) , tá estranho isso...

    ResponderExcluir
  7. Os horrores da vida real... são bem mais assustadores,sobretudo quando deixam consequências irreversíveis, só nos resta lamentar e esperar que ao menos este acontecimento nos sirva para aprender a cobrar nossos governantes com critério e prioridades.

    Obs: É preciso investigar a fundo a causa deste incêndio, pois não é o primeiro, só nesta década já foram 5 incêndios em Museus aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Uma parte da minha infancia se foi. Foi meu primeiro museu, e como foi legal adentrar nos mistérios do passado! Otimo post, meu amigo, pois os maiores terrores são os destes dias sombrios em terras brazilis...Sem sombra de duvida...Mas, vou essa tragédia e tentar construir uma narrativa decente de Cthulhu..Pq nem tudo parece o q é...far beyond seen, man...

    ResponderExcluir
  9. Muito triste mesmo, mais aterrorizante que qualquer ficção.

    ResponderExcluir