segunda-feira, 24 de setembro de 2018

O Cavalheiro de Providence - Resenha de "A Vida de H.P. Lovecraft" de S.T. Joshi



Por Clayton Mamedes

Nunca fui muito fã de biografias. Simplesmente pelo fato de este tipo de leitura passar a impressão de você estar lendo algo já conhecido, sem surpresas. Para a minha sorte, dei chances para duas delas. A primeira foi uma biografia especial de Houdini (The Secret Life of Harry Houdini: The Making of America's First Superhero, Atria Books) e a Vida de H.P. Lovecraft, trazida ao Brasil pela Editora Hedra. Após a leitura de ambas as obras, conclui que eu estava extremamente equivocado.

Como explicitado no título, este artigo se concentrará na biografia sobre o Cavaleiro de Providence. Em um futuro próximo, retornarei com as minhas considerações sobre o livro da Atria Books sobre o Houdini, pois o mesmo também é uma obra surpreendente.

A Vida de H.P. Lovecraft (cujo título original é A Dreamer and a Visionary: H.P. Lovecraft in his Time) foi publicado pela Hedra em nosso país em 2014, sendo esta mais uma obra do já conhecido e renomado autor de livros sobre HPL, o indiano residente nos EUA, S.T. Joshi. Já se você não o conhece, recomendo pesquisar sobre ele.

A edição brasileira é simples e honesta, possuindo 445 páginas sem ilustrações ou figuras, com o texto espalhado em 20 capítulos, sem extras ou longos prefácios. Apenas capa cartonada, com abas. Destaque para a bela arte de capa, com uma montagem sugestiva de uma famosa foto de Lovecraft. Qualidade boa de papel, sem erros evidentes.

Sobre o texto em si, comentarei sobre 5 pontos que considero cruciais para a vida de HPL, ou sobre os quais eu nutria certa curiosidade, porém sem entrar em detalhes (spoiler free). Através de muita pesquisa e dados oriundos de fontes sempre citadas no texto, Joshi consegue jogar um feixe de luz sobre tais obscuridades:

1.       A doença de Winfield Scott Lovecraft: o pai de Howard fora hospitalizado de 1893 até a sua morte em 1898, e muito se ventila sobre qual moléstia causara o seu falecimento. Já li sobre episódios de insanidade, depressão e similares. Qual o impacto deste acontecimento na mente do jovem HPL, já que ele tinha apenas 2 anos de idade quando o seu pai foi internado, e 7 anos em sua morte;

2.       O enxoval feminino do jovem Lovecraft: vários comentários ditam sobre o fato de Susie, a mãe de Howard, o vestir como uma menina em seus primeiros anos de vida. Tal fato já fora explorado na HQ chamada Lovecraft, publicada pela Devir em terras brasileiras em 2006;

3.       Preconceito e racismo: outra polêmica muito abordada, contudo é no mínimo curioso ler em reproduções de suas cartas, as opiniões de HPL sobre os imigrantes, homossexuais e a própria mudança da sociedade americana em sua época, dado o conservadorismo feroz presente em sua família e arredores. Uma discussão fundamentada sobre este assunto daria uma dissertação de mestrado;

4.       Casamento: não é de se espantar com o interesse de seus fãs em torno do casamento de Howard. Um homem com personalidade forte, inteligente, conservador e taxado como antissocial acaba se casando com uma mulher com estilo de vida moderno para a época. O que teria os aproximado?

5.       Morte: os anos finais do Cavaleiro de Providence são geralmente negligenciados, existindo até mesmo certa dúvida sobre qual doença o teria afligido.


Obviamente, o texto não apenas fornece respostas para as situações acima descritas, mas também presenteia o leitor com páginas e mais páginas de casos curiosos, engraçados e tristes, amplamente suportados por extensa pesquisa bibliográfica e fontes dos mais diversos tipos. Várias presunções do autor são reforçadas com trechos imensos retirados das correspondências de HPL, assim como entrevistas, livros, documentários e ensaios. É muito divertido acompanhar o desenvolvimento de uma criança extremamente prematura, como o jovem Howard teve os seus primeiros contatos com a arte e ciências em geral, a publicação de seus diversos periódicos, a formação de clubes de literatura, a descrição vívida de suas viagens, os poucos amigos e a paixão pela erudição. Contudo, também é triste ler sobre os anos mais difíceis de sua vida, a solidão, os problemas financeiros, os colapsos nervosos e seu falecimento.

Ao final do dia, S.T. Joshi nos presenteia com uma belíssima obra, fruto de incansável pesquisa e paixão que, apesar de retratar a vida de uma personalidade a qual já julgamos conhecer bastante, reserva gratas surpresas, detalhes e situações que nem o mais ávido fã poderia imaginar que teriam acontecido na vida de HPL.

A decisão sobre a escolha para a publicação desse volume no Brasil possui um detalhe curioso, já que existe outra biografia de Howard, publicada pelo mesmo autor em 2013 (I Am Providence: The Life and Times of H. P. Lovecraft). Trata-se de uma obra revisada e expandida, dividida em 2 volumes com mais de 1.100 páginas ao total. Sem dúvida é um trabalho definitivo, mas que foi preterido por uma versão anterior e menor. Será que o valor final ficaria proibitivo?

Outra observação negativa deste volume é a total ausência de imagens, assim como na versão original em inglês. Em diversos momentos eu me flagrei ansioso por ver uma foto que, sem dúvida, ajudaria a imortalizar o momento descrito no texto.

Já como ponto positivo, destaco a profusão de referências presentes como nota de rodapé no livro. Se o leitor se interessar e quiser se aprofundar, pode buscar por mais detalhes ou as obras originais. Um belo atrativo em se tratando de material biográfrico.

Faça como eu e deixe se surpreender com esse texto, o qual consegue ser revelador para quem já conhece alguns aspectos da vida de HPL e, ao mesmo tempo, convidativo para o leitor mais recente de sua obra e legado. Caia de cabeça na vida tortuosa da mente criativa que, mesmo que somente após a sua morte, influenciou todo o futuro do horror.

Links dos livros citados na resenha:

A Vida de H.P. Lovecraft (Kindle):

I Am Providence: The Life and Times of H. P. Lovecraft, Volume Unico (Kindle)

I Am Providence: The Life and Times of H. P. Lovecraft, Volume 1

I Am Providence: The Life and Times of H. P. Lovecraft, Volume 2

The Secret Life of Houdini: The Making of America's First Superhero
Secret Life of Houdini




Nenhum comentário:

Postar um comentário