sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Conhecimento Arcano II - Tomos Angelicais e Grimórios Famosos


No outro extremo do espectro de demônios malignos e espíritos, nós temos os grimórios que lidam com o poder dos anjos. Um dos textos mais antigos e proeminentes apresentando anjos é um tomo chamado "O Livro do Mago Abramelin" (Book of Abramelin the Mage), que alegadamente teria sido escrito no século XIV ou XV por um explorador judeu, Abraham von Worms, depois que ele supostamente encontrou um mago chamado Abramelin enquanto viajava através do Deserto do Egito. Em parte, o livro é uma autobiografia a respeito de sua jornada pela vastidão. Abraham também relata em seu trabalho, que o Mago Abramelin permitiu que ele copiasse dois de seus mais valiosos textos místicos que se encontravam em sua posse, e que lhe concederam um enorme conhecimento de Magia Cabalística. Posteriormente, todo esse saber teria sido transmitido para o filho de Abraham, Lamech.

O livro trabalha muito com o conceito de palavras organizadas em complexos quebra-cabeças, também chamados de "quadrados mágicos", que precisam ser decifrados para que as magias funcionem. Quando diferentes letras são lidas em uma determinada ordem, elas supostamente permitem que diferentes efeitos mágicos sejam desencadeados. Entre os efeitos produzidos por esse arranjo de palavras de poder, seria possível controlar a mente alheia, voar, ganhar invisibilidade, prever o futuro, controlar o clima, abrir uma janela para sondar o passado, a habilidade de encontrar tesouros e o poder de matar, tudo isso com apenas uma série de palavras.

Uma das características mais intrigantes do livro é um ritual chamado "Operação de Abramelin" que envolve um complexo e elaborado ritual que requer 18 meses de completa purificação, meditação e oração, bem como um enorme auto-controle e disciplina. Se o ritual for corretamente realizado, é dito que ele permite contatar seu Anjo da Guarda, que irá lhe conceder grandes poderes mágicos, bem como a habilidade de controlar e submeter todos os demônios.

O Livro do Mago Abramelin, teve muita influência sobre o famoso e controverso ocultista britânico Aleister Crowley, que afirmava ter realizado o ritual da "Operação Abramelin" que lhe concedeu uma série de poderes sobrenaturais. Crowley ficou tão impressionado com o poder desse livro que mais tarde ele o utilizou como a base de todo seu sistema de magia batizado de Thelema. O livro também causou grande impacto e foi muito estudado pela mais influente Sociedade Oculta do século XIX, a lendária Ordem Hermética da Golden Dawn. 



Outro Grimório que se debruçava sobre o conhecimento dos poderes angelicais tinha como título "O Livro de Soyga" também chamado entre os estudiosos do oculto de Aldaraia, que fez parte da vasta biblioteca do sábio Elizabetano, o célebre Dr. John Dee. Dee é conhecido como uma das mentes mais brilhantes do século XVI, um estudioso, matemático, astrólogo, ocultista e alquimista que servia à Rainha Elizabeth I com seus muitos talentos. Ele também era conhecido por possuir a maior biblioteca da Inglaterra, que aportava textos dos mais variados tópicos, incluindo é claro, magia. Dee era especialmente fascinado pelo Livro de Soyga, que ele afirmava ter sido dado a Adão no Jardim do Éden pelos anjos de Deus.

O Tomo é no entanto uma peça incrivelmente enigmática, composta de 40.000 palavras criando um intrincado quebra cabeças codificado, que para todos os efeitos o significado permanece incerto. Dee gastou muitos anos estudando o livro e obsessivamente tentando desvendar seus segredos e aprender seus mistérios. Ele acreditava que entre os códigos haveriam rituais e magias sussurradas pelos anjos e entregues ao homem. Dee aceditava ter decifrado uma pequena parte do texto, mas apesar de todo seu trabalho ele dizia que o misterioso livro ainda guardava incontáveis segredos. O estudioso fez contato com muitos místicos e ocultistas de toda Europa, enviando para eles trechos do livro para que eles tentassem compreender aquilo que ele deixara passar.

Havia um consenso entre os grandes estudiosos consultados por Dee que tiveram acesso a esse livro, que o Ritual mais importante, escondido entre as inúmeras linhas permitiria contatar o Arcanjo Uriel. Segundo a própria mitologia angelical, Uriel seria o responsável por compilar o livro. Aquele que conseguisse portanto, invocá-lo poderia pedir a ele que traduzisse o restante do livro, assim decifrando todos os seus mistérios. Havia entretanto um perigo que todos os sábios conheciam e temiam: qualquer tentativa de contatar Uriel poderia ensejar em grande destruição, já que esse ser divino era considerado um dos Anjos do Apocalipse.

Após retornar de uma de suas muitas viagens, o Dee descobriu que a sua magnífica biblioteca havia sido saqueada e seu valioso livro de magia tinha desaparecido junto com outros volumes inestimáveis. Dee tentou vender alguns de seus livros que haviam restado, buscando adquirir outra edição do raríssimo Aldaraia. Não se sabe se ele conseguiu obter um substituto, mas a verdade é que o bom Doutor jamais se recuperou desse roubo.

Por muitos séculos o Livro de Soyga foi considerado como uma espécie de lenda, até que duas cópias manuscritas apareceram após uma arrumação nas empoeiradas prateleiras da Biblioteca de Londres e na Biblioteca Bodleian de Oxford. Essas são as duas únicas cópias de que se tem notícia. Até os dias atuais, os códigos permanecem impenetráveis e ela continua indecifrável.


Anjos também aparecem como o elemento central de outros famosos textos de magia. Descoberto em meados do século XIII, o Sefer Raziel Ha-Malakh ou Liber Razielis Archangeli é um tomo de magia judaica que tem a ousada pretensão de conter "todo o conhecimento do universo". Ele teria sido escrito pelo Anjo Raziel, que o entregou aos filhos de Adão, de uma maneira muito similar ao que aconteceu com o Livro de Soyga. No caso deste, quando Adão implorou a Deus por ajuda em tempos difíceis após a sua expulsão do Éden, Deus ordenou que Raziel lhe entregasse um livro que ensinasse os grandes mistérios. 

O tomo supostamente contém inúmeras magias e rituais para controlar e influenciar a natureza, encantamentos de proteção, instruções para criar talismãs e amuletos, curar doenças, reverter os efeitos do tempo, falar e controlar animais, bem como uma lista de nomes de anjos que poderiam ser contatados. O Sefer Raziel Ha-Malakh Liber Razielis Archangeli tornou-se conhecido entre círculos místicos fora do judaísmo e foi extremamente popular entre magos gemânicos durante o Renascimento. 

A mais poderosa magia do livro, seria um enigmático Ritual que permanecia oculto em suas páginas e que revelaria nada menos do que o "Nome Secreto do Criador". O grande perigo disso é que segundo a tradição, se o nome de Deus fosse dito ao contrário, toda a criação seria desfeita em um piscar de olhos e o universo teria de ser reiniciado. Algumas ordens místicas e de cavalaria teriam se formado durante as Cruzadas com o intuito de proteger e preservar esse perigoso livro e evitar que ele caísse nas mãos erradas. 

Similar ao Sefer Raziel Ha-Malakh Liber Razielis Archangeli é o Sepher Ha-Razim, também chamado de "Livro dos Segredos" ou "Livro dos Amuletos", que também teria sido escrito pelo anjo Raziel, mas dessa vez, entregue a Noé. O livro seria dividido em sete grandes seções representando os sete dias da criação, e continha, assim como os demais grimórios angelicais uma enorme variedade de magias que permitiriam curar, trazer boa sorte, riqueza, proteção e outros benefícios ao seu detentor. Entretanto, um lado obscuro, prometia que o livro poderia ser usado para trazer morte, dor, pestilência e guerra bastando para isso empregá-lo como uma arma contra seus inimigos.

Uma curiosidade a respeito do livro envolvia o fato de que a maioria das magias, para funcionar necessitavam de artefatos imbuídos de energia mística, os chamados Amuletos. A criação desses poderosos itens mágicos dependia de enormes sacrifícios, riqueza e dedicação do mago, mas quando tais objetos eram construídos se tornavam um tesouro inestimável.


Em alguns casos, Grimórios traziam uma mistura de magia baseada nos poderes angelicais e infernais. Compilado originalmente no século XVII a partir de vários textos mais antigos, o tomo conhecido como A Chave de Salomão, ou Clavicula Salomonis, ou ainda Lemegeton é uma coleção de cinco livros separados focando diretamente em anjos e demônios. Os livros são conhecidos como Ars Goetia, Ars Theurgia-Goetia, Ars Paulina, Ars Almadel, e Ars Notoria. Os três primeiros lidam primariamente com a invocação de Demônios, Espíritos e Anjos para que estes realizem uma enorme variedade de magias e ensinem Rituais para os mais variados efeitos. Váriso estudiosos de Magia consideram a Chave de Salomão um dos livros mais importantes da tradição mística ocidental.

Residem nos outros dois livros da coleção, Ars Almadel e Ars Notoria uma história bastante interessante. o quarto livro, Ars Almadel, descreve um método para a criação de um "Almadel" uma espécie de altar construído com cera que supostamente serve para estabelecer uma comunicação direta com anjos de diferentes domínios. O altar serviria ainda para ver através do tempo e espaço, conhecer e manipular as correntes do destino, decifrar os grandes mistérios, entre outras proezas notáveis. Descrito no texto estariam os nomes de anjos que poderiam ser contatados, bem como as diretrizes para estabelecer a etiqueta ao tratar com estes celestiais, como falar e entender esses seres divinos. Uma vez que os anjos tendem a aparecer durante a realização dos Rituais descritos no Grimório, ele descreveria a aparência e índole de cada Anjo. Quando corretamente invocados os anjos poderiam responder perguntas direcionadas a eles, realizar milagres e até mesmo conceder pedidos.

O Ars Notoria, o último livro, se diofere dos demais uma vez que ele não é focado em demônios, anjos ou espíritos, mas no aprendizado de magia e rituais. O livro contém ritos e métodos tais coo a visualização, oração, palavras mágicas, contemplação e oração, para alcançar a perfeição da arte mística. Através das instruções contidas nesse livro, o leitor poderia ganhar enorme compreensão, expandir sua mente, desenvolver sentidos aguçados, aumentar o foco, a eloquência e dominar qualquer assunto. Apesar do livro parecer um tratado com práticas benéficas, existem aqueles que reputam ao livro uma aura sinistra. Por trás de cada "presente" haveria um custo e o mago que mergulhasse em seus segredos poderia acabar alienando sua própria alma. O Monge do século XIV John of Morigny alegava que o uso deste livro, embora pudesse garantir uma série de notáveis habilidades, tinha efeitos colaterais aterrorizantes como visões, pesadelos e alucinações que ele acreditava, estavam ligadas a uma origem diabólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário