sábado, 13 de outubro de 2018

Greg Stafford - A despedida do Grande Xamã dos Jogos (1948-2018)



Notícias tristes para a comunidade de RPG mundial, sobretudo para os fãs de Call of Cthulhu. 

A Chaosium anunciou o falecimento de Greg Stafford um dos fundadores da editora.

O anúncio segue abaixo:

Foi com choque e luto que a família Chaosium recebeu as notícias sobre o falecimento de nosso amado e querido co-fundador Greg Stafford. Uma perda que não pode ser mensurada. Greg morreu ontem (quinta feira 11 de outubro) em sua casa na cidade de Arcata, Califórnia. Sua morte, ao menos foi indolor e rápida. Ele parte como viveu, em uma busca constante por conhecimento.

Como um dos maiores designers de jogos de todos os tempos, vencedor de uma infinidade de premiações para serem contados, Greg foi também um amigo, mentor, guia e inspiração para jogadores, apelidado de "O Grande Xamã dos Jogos", ele influenciou o universo dos jogos de tabuleiro enormemente.

Greg foi um dos fundadores da Chaosium no ano de 1975, e desde o início (para citar suas palavra), "nunca se limitou a imitar, mas criar e publicar jogos originais em estilo, conteúdo e formato". Sob sua liderança, a companhia rapidamente se tornou conhecida pela sua originalidade e criatividade, e foi responsável por introduzir muitas inovações em nosso hobby que permanecem até os dias atuais.
Como disse John Wick (autor de 7th Sea, Legend of the Five Rings), "Quanto mais velho eu ficava, mais eu ouvia os jovens criadores de RPG dizer 'Isso nunca foi feito antes!’ E então, eu simplesmente apontava para algo que Greg Stafford havia feito décadas antes".

O trabalho de Greg com roleplaying games, board games, e ficção foi aclamado como um dos mais inovadores de todos os tempos. Não resta dúvida que sua mensagem foi ouvida por incontáveis pessoas, que foram inspiradas e entusiasmadas, por seus interesses e paixões - como Glorantha, Oaxaca, Rei Arthur, xamanismo, mitologia e muito mais.

Ele esteve presente na Premiação do Ennies Awards 2018 e discursou para o público presente em nome da Chaosium. Greg estava imensamente orgulhoso do que seu trabalho na Chaosium havia se transformado nos últimos tempos, particularmente depois de seu retorno ao conselho em 2015. Ele reconheceu que o sucesso na empresa de jogos se deve ao apoio e suporte dos fãs. Nós da Chaosium reconhecemos que incontáveis fãs de RPG, apenas o são por conta de Greg Stafford e de tudo que ele alcançou.

*     *     *


Eu vi essa notícia com muita tristeza...

Um grande mestre e criador de universos se foi e deixando muitos fãs órfãos e com saudades que dificilmente poderão ser aplacadas.

Os fundadores da Chaosium em seus primórdios
Greg Stafford era um monstro sagrado, um daqueles caras que quando rolava os dados conseguia vários críticos.

Glorantha, GhostBusters, HeroQuest, Príncipe Valente e para mim o maior de todos trabalhos em que ele esteve à frente... King's Arthur Pendradon, são parte da essência do RPG. Ele produziu jogos incrivelmente importantes e que fizeram a alegria de incontáveis pessoas.

Se por um lado a tristeza de sua despedida é grande, por outro só podemos imaginar como será épica a mesa em que ele está se juntando no Valhala dos Grandes do RPG com Gary Gygax, Dave Arneson, John Dever, Keith Heber...

Essa mesa está começando a ficar boa.

Um comentário: