quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Call of Cthulhu Official Video Game - Impressões de um jogador


Por Thiago Queiroz

Este review demorou muito para sair! 

Eu sei disso! 

Mas devido a vontade de jogar o jogo por completo, fazendo todas as opções em playthroughs diferentes e vendo o quanto as escolhas de Pierce realmente fazem diferença no final do jogo, o tempo foi realmente necessário. Já que apesar do jogo poder ser facilmente completado em 12 horas, é bem mais divertido joga-lo prestando atenção nos diálogos e detalhes dos cenários! 

Chamado de Cthulhu, o videogame é um jogo de investigação, com uma história bem amarrada e muito bem contada. Você realmente se sente em uma aventura de Cthulhu, se passando na década de 20. Com vários ganchos e situações que remetem ao RPG de mesa, seria uma história facilmente transportada para uma aventura de média duração, e com mais jogadores! 


Os nomes das conquistas remetendo a contos de Lovecraft ou coisas no universo dos Mythos de Cthulhu (The Terrible Old Man, The Shadow out of Time, The Thing on the Doorstep, entre outros) trazem um discreto sorriso aos lábios deste investigador que vos escreve. Uma reverencia interessante e divertida ao Cavalheiro de Providence.

O jogo em si não é perfeito, claro! Eu, pessoalmente acredito que os gráficos do jogo são bonitos, sobretudo as imagens promocionais! Porém, em alguns trechos do jogo, quando os detalhes são mais notados, me pareceram um tanto que datados! É importante salientar aqui que eu joguei usando meu Xbox One, e infelizmente não tive acesso as demais versões de PS4 e de PC. No entanto, senhoras e senhores, o que mais me interessa não são os gráficos. 

A história de um mistério intrigante e a verdade por trás de todos acontecimentos são o que realmente me instigam! Afinal, eu amo o primeiro jogo de Call of Cthulhu, o Dark Corners of the Earth, tendo já jogado ele diversas vezes, e seus gráficos bem datados (no nível do primeiro Xbox) nunca me incomodaram! Muito pelo contrário! É um jogo sensacional!


Mas, falemos sobre ele em outra ocasião. Como todo bom investigador, dificilmente eu consigo parar até descobrir a verdade! No RPG de mesa isso é, muitas vezes, a ruína dos meus personagens e em Call of Cthulhu, o videogame, isso é muito bem explorado! 

A mecânica de investigação com nosso querido Pierce refazendo as cenas, juntando pistas, usando suas perícias para melhor entender o que se passou me parece muito legal! Mas, na realidade, não sei o quanto disto o jogo realmente faz depender destas perícias. Sendo que alguns testes eu SEMPRE passei, em todas as vezes diferentes que joguei, e em alguns, eu SEMPRE falhei. O fato é: O quanto mais você souber sobre “a verdade” mais longe da salvação você estará! No final do jogo, dependendo de quão longe da realidade você estiver, suas escolhas serão mais limitadas.


Como disse, este é um jogo de investigação, diferente de Dark Corners of the Earth, que pegamos Thompsons e metralhamos Deep Ones, Pierce tem uma pistola, mas quase não a usa. E quando o faz, parece meio estranho. Não há mira, você não sabe a quantidade de balas que tem, nem sabe se tem outro cartucho! Os ataques dos inimigos te matam com apenas um golpe, mas por sua vez, um tiro os mata, não importa aonde! 

Apesar de ser estranho, é claro aqui que este não é o objetivo do jogo! Ele não quer ser mais um shooter, então torna estas situações, que são poucas, é verdade, em cenas que não parecem importar muito, sem tensão. Sem medo. Morreu? Começa de novo.


Uma ressalva é o primeiro combate com o Andarilho Dimensional.

SIM! Há um Andarilho Dimensional, e sim, enfrentamos ele mais de uma vez! 

Mas chega de spoilers

Em resumo, o jogo vale a pena! É uma experiência interessante, uma história muito bem contada com personagens interessantes e muitos detalhes e referências ao RPG de mesa e aos contos de Lovecraft! Apenas não pague muito caro por ele! Eu diria que até R$100,00 é um bom investimento!


Trailer:



Está curioso a respeito do jogo?

Gostaria de ver como são os gráficos e como ele se desenvolve?

Então, eu recomendo separar algum tempo livre e assistir aos vídeos que estão disponíveis no Mundo Tentacular Streaming, no Facebook (o link está abaixo), lé é possível assistir o jogo do início ao fim.

MundoTentacular Streaming

6 comentários:

  1. Melhor histórias de survival horror. ❤ lovecraft

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua análise! Pude perceber por amigos e reviews por ai, que grande parte dos que jogaram, OU nunca leram algo relacionado a H.P. Lovecraft, ou esperavam algo realmente de Terror (como Amnesia, Outlast e etc...) e isso quebrou certas expectativas. Mas como leitor a apreciador da obra de Lovecraft, achei a atmosfera realmente incrível do jogo, além de todos elementos do RPG da Chaosium.

    ResponderExcluir
  3. Boa análise, cara. Estou curioso para jogar, mas ainda não entendi bem qual é a desse jogo. É um survival horror ou um jogo de detetive? Porque Lovecraft tem um tipo de horror bem particular, não é a vibe de um silente hill ou um dead space, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de aproveitar o ensejo para parabenizar o autor deste post, falar que tenho em minha biblioteca de jogos essa obra prima nyarlathotepiana, cthulhesca e r'lyehriana e, por fim, alertá-los acerca da vindoura obra de insanidade lúdico-informática para PS4, Xbox one e PC: THE SINKING CITY, cujo "trailer" e "gameplay" já se encontram na rede social "YouTube" causando mais tragédias que o Livro "Rei de Amarelo". Deveras emotivo por ler esse post e comentários. Abraços tentaculares e pesadelos lovecraftianos a todos!

    ResponderExcluir
  6. Bem generosa a sua análise, infelizmente, como fã de Cthulhu e gamer, eu acho que ficou meio raso tanto a jogabilidade quanto a história e a impossibilidade de você ter mais opções investigativas.

    ResponderExcluir