terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Relatório do Delta Green - Operação Dia de Limpeza - "Últimas coisas, duradouras"


Esse é o relato no formato de Diário da Campanha "Mais Escuro que a Escuridão" (Darker than Darkness) do RPG Delta Green.

Para quem não conhece, Delta Green, é possível ler a resenha feita para o livro básico com todos os detalhes dessa fantástica ambientação moderna, baseada nos Mythos de Cthulhu.

"ÚLTIMA COISAS, DURADOURAS"


OU


OPERAÇÃO DIA DE LIMPEZA

PARTE 1: Reunião com o Agente Greene

Os investigadores ligados ao Programa Delta Green são contatados e recebem instruções para viajar até San Antonio, Texas. Uma vez lá, devem se encontrar com o seu operador, um Agente veterano identificado com o nome Mr. Greene.

A reunião ocorre em uma agência federal de correios, em uma sala reservada onde o grupo tem a oportunidade de conhecerem uns aos outros. Essa será a primeira missão conjunta deles e portanto servirá para que o Programa avalie a forma como o grupo lidou com a situação. Sigilo, discrição e iniciativa são essenciais, segundo Greene.

A missão, batizada de "Operação Dia de Limpeza", tem um objetivo bastante simples.

Um ex-agente ligado ao Delta Green morreu na noite passada. Clyde Baughman trabalhou para o Programa por alguns anos, mas foi posteriormente desligado após ser reprovado em testes psiquiátricos. Baughman estava afastado de missões, mas uma vez que sua morte ocorreu em circunstâncias extraordinárias (ele cometeu suicídio), o pessoal do Delta Green julga necessário ir até sua casa e revistar o local. O Programa teme que Baughman possa ter guardado algum arquivo ou feito cópias de informações de seus tempos no Programa, o que constituiria uma quebra de segurança.


Greene pede que o grupo vá até a casa de Baughman em San Antonio, faça uma busca detalhada, procure por qualquer indício de que ele guardava algo e recolha informações antes que estas cheguem a civis. Greene quer ainda que o grupo avalie se o agente estava de alguma forma comprometido e se compartilhou informações de seus tempos no Programa com terceiros.

O irmão de Clyde está vindo do Colorado para reconhecer e liberar o corpo, portanto o grupo tem 24 horas para agir. Eles terão acesso a casa, onde Clyde estourou os próprios miolos com uma pistola calibre 45.

Greene entrega ao grupo a localização de uma "Green Box" - local onde eles encontrarão equipamento para ser usado na missão. A caixa inclui armas e telefones celulares que não podem ser rastreados, documentos, credenciais e dinheiro, além das chaves de um automóvel alugado.

Na caixa está também a pasta - bastante censurada, com os dados do agente. Lendo o material o grupo descobre que Baughman foi Sargento de Armas dos Marines durante a Operação Tempestade no Deserto em 90 e 91. Ele recebeu baixa desonrosa de suas funções depois de voltar para os EUA e se envolver em uma briga de bar. Clyde posteriormente se juntou ao Delta Green e realizou pelo menos cinco operações (todas elas censuradas). Após sua última operação em 2001, sua participação no programa foi encerrada mediante uma avaliação psiquiátrica desfavorável. Ele foi considerado paranoico e com um quadro agudo de misoginia, principalmente no que diz respeito a mulheres em posição de comando. O perfil psicológico de Baughman aponta para uma pessoa difícil e com grande instabilidade. 

PARTE 2: A Casa que Clyde constuiu

O agente Baughman residia em um condomínio de casas geminadas no subúrbio de San Antonio. Ele morava sozinho, a não ser pela companhia de seu cão pastor alemão - Powell. O cão foi envenenado minutos antes dele cometer suicídio.

O grupo entra na casa e dá início a uma busca por pistas.

Encontram alguns indícios curiosos: fotografias do ex-agente na Operação Tempestade do Deserto na cidade do Kuwait e uma mensagem na Secretária eletrônica de um colega dele chamado Roger Tolson (querendo marcar um encontro no qual discutiriam os "problemas" de Clyde).

Encontram também no fundo de uma gaveta o panfleto de uma Igreja itinerante chamada "Tabernáculo dos Milagres", que funcionou cerca de 15 anos atrás sob o comando de uma "Apóstola" chamada Edith Keller.


Finalmente, mais grave, localizam escondido em um fundo falso uma pasta contendo recortes de jornal a respeito de mulheres desaparecidas na região do Texas. Todas as mulheres são jovens na casa dos 15-20 anos, com um perfil semelhante. As autoridades se perguntam se haveria algum assassino em série atrás de mulheres com o mesmo tipo. Não há nenhuma explicação porque Baughman guardaria esses recortes.

O Agente Goldman decide verificar as câmeras de segurança e conversar com um vizinho a respeito dos hábitos de Baughman. Segundo o vizinho, Clyde era o tipo da pessoa reservada e tranquila, as pessoas sabiam pouco a respeito dele e de seus hábitos. Um dos vizinhos, acredita que ele tinha outra casa já que passava alguns dias fora.

Enquanto isso, Alonso encontra a chave de um automóvel e vai até a garagem fazer uma busca no SUV pertencente ao ex-agente. No porta malas do carro, encontra sinais de que o carpete foi limpo recentemente - com material pesado de limpeza. Ainda assim, sob a capa de borracha usada para proteção ele localiza sinais de sangue. Ao que parece alguém sangrou ali, e o material foi limpo com detergente industrial - tipicamente usado para destruir cadeias de DNA. No porta luvas há uma chave de algema e um frasco de spray de pimenta.

O grupo termina de juntar o material e sai da casa acreditando que Baughman pode estar envolvido no desaparecimentos de mulheres e talvez, algo pior...

PARTE 3: Investigando as Pistas

Uma rápida busca nos bancos de dados do FBI, feita pela Agente Carmichael descobre que o Tabernáculo dos Milagres era uma igreja itinerante que operava no sul do Texas. A congregação, liderada pela Apóstola Keller seguia um roteiro de se apresentar em pequenas cidades. Em 2001, um acidente trágico fez com que a tenda em que eles presidiam uma celebração se incendiasse resultando na morte de 16 pessoas, inclusive da Sra. Keller. Depois da tragédia, o tabernáculo encerrou suas atividades.

A respeito das mulheres desaparecidas, há poucos fatos e muitas conjecturas. a contagem oficial da polícia reporta que pelo menos 6 mulheres (talvez mais) desapareceram na região do Texas nos últimos cinco anos. Os desaparecimentos não foram conectados, embora analistas de perfil comportamental do Bureau tenham estudado o caso. Um detalhe curioso levantado pela agente Machen e encontrado nas fichas é que 3 das seis mulheres eram órfãs e foram adotadas. 

O grupo decide se encontrar com Roger Tolson. O homem foi colega de Baughman nos tempos do exército e participou da mesma Operação militar no Kuwait. Depois de dar baixa no exército, Tolson casou e se tornou um empresário de médio porte. Ele não tem antecedentes criminais (conforme verificado pela agente Machen) e administra três lava à jato de automóveis na área de San Antonio.


Tolson concorda em receber os investigadores em seu escritório. Ele lamenta o que aconteceu com Baughman e afirma não saber que ele havia cometido suicídio. Segundo Tolson, Clyde era um bom homem e um companheiro de armas fiel, com quem ele firmou uma amizade nos tempos da guerra. "Clyde salvou a minha vida e nos ajudou muitas vezes! Era um bom homem".

O Agente Jacobs, especialista em interrogatório conduz um questionamento mais incisivo e pergunta a respeito do quadro psicológico de Baughman, ao que Tolson tenta desconversar. Sendo mais persuasivo, o agente consegue fazer com que ele conte o que sabe.

Baughman vinha andando estranho. Havia deixado de ir às reuniões de veteranos e dispensou o grupo de apoio, ele realmente não parecia bem, na avaliação de Tolson. Clyde jamais se recuperou inteiramente da experiência da guerra e se afastou de todos, tornando-se uma espécie de recluso.

Há algumas semanas, Clyde trouxe para o Lava Jato de Tolson um automóvel com sinais claros de sangue. Ele pediu que o carro fosse totalmente lavado. Quando perguntou que sangue era aquele, Baughman disse que havia atropelado um coiote enquanto voltava de sua cabana de caça. Ele havia colocado a carcaça no porta malas. Tolson achou a história estranha, mas acabou aceitando a explicação sem fazer mais perguntas. "Clyde estava estranho, mais do que o normal", ele afirma, e se comportava como se estivesse escondendo alguma coisa. Entretanto, ele não conseguiu tirar mais nada dele.

Finalmente, Tolson mencionou que Clyde havia comprado uma Cabana de Caça na beirada do deserto, e que costumava passar alguns dias lá. Ele gostava de ir para lá para pensar e ficar longe de tudo. Tolson já foi até o local e a pedido dos agentes descreve como chegar lá.

PARTE 4: Cabana de Caça

A Cabana de Caça pertencente a Clyde Baughman foi comprada há seis anos, mas nesse período ele não passou a propriedade para seu nome. Ele continua no nome de seu dono original.

O lugar é afastado e isolado, uma estrada de terra cruzando o deserto fornece o único acesso até lá. a casa fica há cerca de 40 minutos da fronteira do México e é uma área realmente agreste.


A propriedade envolvida por uma cerca de arame farpado possui várias placas advertindo que invasores serão processados e/ou alvejados. Ao longe é possível ver que ela consiste de uma cabana rústica em uma posição mais alta, um galpão grande, uma casa de ferramentas e uma plantação negligenciada de milho. Há ainda um Thunderbird 73 estacionado na frente da casa. O lugar parece abandonado e ninguém parece visitá-lo há tempos.

Os agentes se espalham pela propriedade e dão início a uma busca pelo local.


Encontram na casa uma quantidade enorme de álcool e um fuzil de assalto AR-15, usado para alvejar um coiote na parte de trás da propriedade - um tiro perfeito! Na casa, contudo, não há nada que chame a atenção do grupo a não ser uma espécie de mapa que parece se referir ao milharal com vários sinais de "x".

No depósito, os agentes encontram alguns galões de diesel usado em um gerador. Eles descobrem que o gerador está conectado a cabana, mas existe uma segunda fiação oculta sob a areia. Os cabos seguem até o Thunderbird 73 no pátio. Procurando com cuidado, descobrem que o carro está estacionado sobre um alçapão oculto. Os fios do gerador fornecem energia para o que parece ser um bunker.


O grupo cava ao redor e descobre existir um acesso por escadas, mas a tampa do alçapão tem uma armadilha: uma linha de pesca conectada ao pino de uma granada M1. Se ele fosse aberto de qualquer maneira explodiria possivelmente matando qualquer um que estivesse próximo.

Os agentes, Alonso e Carmichael conseguem desarmar a armadilha e descobrem que o bunker é na verdade uma relíquia dos tempos da Guerra Fria, um abrigo anti-bombas para ataques nucleares.

PARTE 5: Na Escuridão do Bunker 

O Bunker possui aposentos em formato octogonal, cada um deles conectado por escotilhas.

Os primeiros estocam suprimentos enlatados e água potável, além de máscaras de gás e kits médicos. Há no entanto, uma boa quantidade de armas e munições.

Outro aposento esconde um cofre com trava automática de 6 dígitos. Ele está trancado. Os agentes colocam o nome "POWELL" (o nome do cão de Baughman) e ele abre imediatamente!

Dentro do cofre encontram alguns itens curiosos:


- Uma pasta de arquivo contendo as cópias de uma Operação Secreta do Delta Green com o nome "The Great and Secret Show", ocorrida em 2001.

- Um caderno com anotações a respeito de adoções e o nome de famílias que teriam adotado crianças em meados de 2001. Vários dos nomes pertencem a mulheres que desapareceram.

- Um livro antigo sem título com a descrição de vários rituais e feitiçaria que pertenceu ao Tabernáculo dos Milagres e era usado em seus rituais secretos. O livro traz desenhos bizarros e textos extremamente perturbadores. 

- Um ferro de marcar animais, com um estranho símbolo rúnico na ponta.

- Uma caixa com fitas k-7 totalizando 22 horas de interrogatórios com membros do Tabernáculo dos Mistérios.

- Uma carta com um triângulo verde no envelope, sem dúvida deixado para ser encontrado por agentes do Delta Green

O grupo começa a ler os documentos, iniciando pelo arquivo a respeito da Operação "Secret Show".

A operação ocorreu em 2001, tendo como um dos agentes de campo o próprio Agente Baughman. A operação envolvia a investigação do Tabernáculo dos Mistérios, uma congregação cristã que escondia uma faceta muito mais sinistra. O grupo se dedicava a cultuar algo que chamavam de "O Bode Cósmico", uma entidade dimensional invocada em determinados rituais. O bode era chamado sobretudo para presidir rituais e para fertilizar mulheres que faziam parte da congregação. As "crianças do bode" carregariam o potencial para um dia aumentar o poder do culto e sua influência.


Baughman tomou parte nas investigações que resultaram em uma operação para capturar Edith Keller. Em meio a uma diligência para prender os cultistas, os agentes acabaram se deparando com um grupo deles que havia invocado uma "entidade dimensional". Em meio ao pânico e tiroteio que se seguiram a tenda de lona pegou fogo. Várias pessoas acabaram morrendo no incêndio, assim como dois agentes do Delta Green. A missão foi declarada um fiasco e uma investigação interna apontou que Clyde Baughman não era mais confiável para trabalhar no Programa. Ele foi desligado logo depois, declarando-se um bode expiatório.

A sindicância posterior concluiu que o culto havia sido bem sucedido em impregnar pelo menos uma dúzia de mulheres que haviam engravidado. As crianças, que estavam sob a tutela do culto, chamadas pelos fiéis de "Crianças do Bode" passaram por exames físicos, mas os médicos não apontaram nelas qualquer sinal de degeneração. Elas foram afastadas dos pais e a maioria entregue para adoção após uma triagem.

Baughman na época havia testemunhado afirmando que tais crianças representavam um perigo em potencial, dado o seu background "não-natural".

PARTE 6: A Sala Trancada

Resta uma sala no bunker que se encontra trancada com dois cadeados, ela tem, entretanto, uma pequena janela pela qual é possível examinar o interior.

Os agentes ficam chocados com o que vêem ali dentro: há uma jovem mulher de cerca de 18 anos acorrentada à parede. Ela parece fraca e desidratada, está vendada e suja. Há dois baldes para dejetos e algumas garrafas de água e comida espalhadas pela cela. Ela parece estar ali há algum tempo.

Ao perceber a presença de pessoas, ela grita e pede socorro afirmando ter sido sequestrada por um louco que a mantém presa ali. Seu nome é Connie Saunders e ela foi capturada por Clyde e levada para aquele porão.

O nome de Connie consta na relação de crianças que nasceram no "Tabernáculo dos Milagres", uma das "crianças do bode". Ela também foi dada como desaparecida há três dias.


O grupo decide ler a carta deixada por Baughman e então tudo se encaixa:

O ex-agente na carta se dirige aos agentes do Delta Green e diz que estava fazendo o necessário para que as "crianças nascidas em meio ao culto não sobrevivessem até o momento em que começassem a manifestar mudanças". Ele é um tanto vago a respeito, mas explica que as crianças nascidas na congregação se tornariam monstros. O livro que estava em poder do culto explica que tais crianças, nascidas sob o Signo do Bode passariam por uma mudança em que sua natureza iria se manifestar. Clyde afirma que elas precisavam ser eliminadas antes de sofrer a mudança e que estava fazendo o que era preciso! Ele havia rastreado as crianças adotadas e vinha capturando-as uma a uma.

Segundo o ex-agente, o livro que estava em poder do culto (e agora com ele!) continha um Ritual que permite revelar a natureza atroz das "Crianças do Bode". O ritual, extremamente violento e perigoso envolve entre outras coisas marcar a pessoa com um ferro em brasa com um símbolo mágico que forçaria a natureza sobrenatural aflorar.

Parece claro que Clyde Baughman vinha fazendo o ritual e pretendia testar a mulher capturada.


Connie implora para ser solta e pede em desespero que os agentes a soltem, mas eles não estão tão certos a respeito de como devem proceder. Se o que Baughman diz for verdade, a jovem pode ser algo não-humano. Mas a única maneira de descobrir seria realizando o tenebroso Ritual da Revelação.

O Agente Goldman decide de qualquer maneira entrar na cela e sedar a moça para que então eles decidam com calma a respeito de como proceder.

Eles decidem investigar o milharal e descobrem que ele esconde além de minas terrestres marcadas no mapa um ponto central no qual foram enterradas várias vítimas. Algumas dessas ossadas tem estranhos sinais de anomalia, como se os ossos tivessem sofrido algum tipo de mutação, mas não é possível saber ao certo sem uma investigação profunda... parece claro, entretanto que outros são perfeitamente normais.

Baughman, deve ter realizado o Ritual da Revelação ao menos oito vezes, com resultados variados. Isso aparentemente condenou mais de um inocente. Com certeza isso deve ter contribuído para sua depressão profunda e consequentemente seu suicídio.

PARTE 7: Decisão Final

Os agentes decidem votar a respeito do que fazer: realizar  brutal Ritual da Revelação na moça ou levá-la para o hospital. 

Por quatro votos a um, eles decidem que o melhor é deixá-la em um lugar seguro e chamar uma ambulância para que ela possa ser encontrada e seus ferimentos tratados. No relatório, os agentes pedem que o Delta Green decida como proceder quanto a identidade de Connie Saunders e de outras quatro "Crianças do Bode" que Baughman ainda não tivera a chance de capturar.


Decidem também que todos os objetos encontrados precisam ser recolhidos e entregues ao Delta Green, o que inclui pastas, arquivos, o livro maligno e as fitas com interrogatório. Eles recolhem também todas as ossadas "estranhas" enterradas no milharal e colocam todo o material no porta malas do carro. Este será recolhido em um estacionamento por um agente encarregado do recolhimento dos itens.

Connie Saunders é deixada desacordada em uma praça próxima do Hospital Saint Mary, em San Antonio.

A polícia recebe uma denúncia anônima a respeito da propriedade pertencente a Clyde Baughman, onde encontram cadáveres enterrados no milharal, além de um bunker usado para manter prisioneiros. As redes de televisão e mídia escrita dão grande destaque para o caso e mencionam que ele seria um Assassino em Série que cometeu suicídio após vários crimes. 

Não é feita qualquer paralelo entre Baugman e suas atividades no Programa Delta Green.

Terminada a missão, os agentes voltam para suas famílias esperando que tenham feito o que é certo e que a semente de horrores não-humanos não venha jamais a florescer em crianças inocentes...

E para quem quiser assistir a sessão passo a passo, é só acompanhar abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário