sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Linha do Tempo dos Mythos de Cthulhu na Terra: A Era das Civilizações Esquecidas


Neste artigo damos continuidade com a nossa Linha do Tempo dos Mythos de Cthulhu na Terra. Para os que não leram a primeira parte, aconselhamos fazê-lo antes de dar sequência nessa leitura, ela pode ser acessada no link abaixo. 


Esta segunda parte é marcada pelo surgimento de povos, impérios e civilizações ancestrais, a maioria delas esquecida ou considerada como mera lenda. Tenham em mente que muitas delas podem sequer ter existido ou sua existência decorre de mera especulação ou de explorações na Terra dos Sonhos. As datas também são aproximadas, é impossível precisar datas e cravar certeza absoluta nas informações. A grande maioria desses povos foi literalmente "apagado da história", sendo desconhecidos pela Arqueologia contemporânea.

Percebe-se que nesse período a maioria dos Grandes Antigos se encontravam dormindo, presos pelo Alinhamento Estelar que segue mantendo-os cativos. Sua atividade, portanto, é bem mais limitada do que nos primórdios quando vagavam pelo planeta. Ainda assim, muitos deles, em companhia dos Deuses Exteriores se apresentam como uma influência que altera o destino de incontáveis civilizações. 


PARTE 2:
A ERA DAS CIVILIZAÇÕES ESQUECIDAS

1 milhão de anos atrás: Início da Era clássica da Hiperborea. Povos primitivos pré-humanos passam a ocupar a região. 

A avançada civilização de Zobna é fundada. Pouco se sabe a respeito desse povo que ergueu cidades estado e que desapareceu sem deixar sinal. Eles seriam , no entanto, os antepassados de Lomar que se estabelecem no polo norte.

850,000 anos atrás: Um Rei de Lomar está entre aqueles que trocam de mente com membros da Grande Raça de Yith, no passado distante do planeta. Esse contato permite que a civilização de Lomar aprenda a respeito de ciência e misticismo. 

750,200 anos atrás: Os tempos do Grande Feiticeiro Eibon, o maior de todos os magos da Hiperbórea. Durante sua existência, ele venera Tsathoggua que lhe oferece imenso conhecimento místico. Eventualmente Eibon é banido da Hiperbórea por sacerdotes de Yhoundeh. Ele desaparece depois de completar 132 anos, supostamente se exilando em algum planeta ou dimensão. Seu assistente Cyron Varaad reúne muitos de seus trabalhos na primeira cópia do célebre Livro de Eibon. Cyron também escreve o Vita Ivonis, uma biografia do grande mestre.


750,000 anos atrás: As Grandes Civilizações polares enfrentam sua destruição quando o polo magnético do planeta é drasticamente alterado por um fenômeno natural.

A Raça Anciã se refugia nas profundezas oceânicas em um último grande êxodo. Elas deixam para trás suas grandiosas cidades que se tornam ruínas cobertas pelo gelo polar e que aos poucos são esquecidas. 

O povo pré-humano de Lomar se espalha pelo norte dando origem aos antepassados mais distantes dos Inuit (povos esquimós).

A Civilização Hiperbórea se fragmenta em busca de refúgio e se espalha pelo planeta carregando consigo fragmentos de seu conhecimento, ciência e misticismo.

Os Hiperbóreos se fixam no Continente Turiano.

Alguns Voormis veneram Itaqua oferecendo sacrifícios para o Deus da Tempestade. Os Voormis decaem no estágio final de selvageria tornando-se pouco mais do que animais.


Indivíduos do Povo Serpente se movem para a Ilha de Lemúria onde passam a ser conhecidos como Reis Dragões. Isso marca o início do poderoso Império da Lemúria.

Tsathoggua se retira para as profundezas da Terra passando a habitar os recessos escuros de N'Kai servido pela sua Prole Amorfa.

500,000 anos atrás: A Civilização do Povo Serpente se fixa na porção ocidental do Continente Turiano. 

Raças de pré-humanos se rebelam contra os Reis Dragões. Os humanos vencem e o Povo Serpente, derrotado, é obrigado a escapar para o sul sob constante perseguição. Muitos entram em hibernação voluntária para sobreviver.

420,000 anos atrás: O Império humano da Lemúria se forma. Seu orgulhoso povo coloniza outras massas continentais, entre as quais a Atlântida.

400,000 anos atrás: Fundação do Império de Atlântida.

300,000 anos atrás: Por volta desse período uma fêmea dos Abissais chamada Pht'thya-l'yi se torna Mãe Hidra, a mais poderosa das fêmeas da espécie.

O Grande Cthulhu que permanece morto, sonhando com seu despertar se torna o Deus principal da Raça Abissal e passa a ser venerado em todas as cidades submarinas. O culto a outros deuses é proscrito e se converte em tabu.


200,000 anos atrás: Uma civilização humana surge na Ilha de Mu dando origem ao Período dos Nove Reinados. O apogeu da Civilização ocorre quando o povo de Mu passa a ter controle sobre o clima.

Vários cultos começam a surgir em Mu, alguns venerando Deuses Negros e poderosos, incluindo Shub-Niggurrath, Nub e Yeb, com sectos rendendo sacrifícios e homenagens a Ghatanothoa, Ythogtha, e Zoth-Ommog.

Em colônias de Mu ocorrem também os primeiros casos de miscigenação entre humanos e Abissais.

173,148 a.C: O Ano da Lua Vermelha. Ghatanothoa, o Senhor do Vulcão se converte no Deus mais importante de Mu, após a destruição do Culto e do templo dedicados a Shub-Niggurath.

Em algum momento nesse período, os terríveis Lloigor são atraídos para a Terra e passam a se alimentar de energias psíquicas de seres humanos. Muitos deles se tornam seguidores de Ghatanathoa e se misturam a religião local chefiando cultos.

163,844 a.C: Um Culto dedicado ao Grande Cthulhu surge em uma das ilhas remanescentes do Poderoso Império que ele construiu no passado remoto. A Seita, entretanto acaba sendo aniquilada pelo povo de Mu.

161,844 a.C: O Culto de Ghatanothoa se torna tão poderoso e influente que todas as outras religiões são proscritas em Mu.

Zanthu, o último Grande-sacerdote de Ythogtha, tenta despertar seu Deus e acaba destruindo Mu por completo. Ele foge para o Platô de Tsang onde acaba se tornando um eremita. Em reclusão, escreve suas memórias e experiências místicas que darão origem aos Tabletes de Zanthu, um importante tratado esotérico.

100,000 anos atrás: Zhar se materializa na Terra e passa a habitar o Platô de Tsang na atual China. Lá surgem os antepassados dos Tcho-Tcho, por sua vez descendentes dos Miri-Nigri.

80,000 anos atrás: Mãe Hidra, passa a viver em Y'ha-nthlei e reinar ao lado de Dagon como a senhora da cidade submarina.

60,000 anos atrás: Indícios da presença de seres não-humanos habitando subterrâneos e se alimentando de cadáveres. Estes Ghouls, possivelmente vieram da Terra dos Sonhos e se estabeleceram fisicamente no mundo desperto.

50,000 anos atrás: Uma raça de grandes seres humanoides não-humanos passa a viver na atual África do Sul.

30,000 anos atrás: Feiticeiros humanos descobrem a existência de Yog-Sothoth.

20,000-18,000 anos atrás: O Segundo Império de Atlântida. A Civilização continental descobre e faz contato com o Deus Exterior Nyarlathotep. Eles passam a venerar o Caos Rastejante sob várias formas e nomes. Uma casta de cientistas-feiticeiros obtém enorme influência e recebe como presente de Nyarlathotep vasto conhecimento nos campos da tecnologia e magia.

20,000 anos atrás: Muitos reinos poderosos surgem no Continente Turiano, incluindo Commoria, Grondor, Kamelia, Thule, e Verulia.

Valusia é tomada por humanos.

O Rei Kull, descendente de atlantes se converte no mais poderoso monarca do período, assumindo o trono de Valusia. Entre os seus feitos está a vitória definitiva sobre os remanescentes do atávico Povo Serpente.


20,000 anos atrás: O auge da civilização subterrânea de K’n-yan.

18,000 anos atrás: Um Imenso Cataclismo destrói o velho mundo, marcando o início da Era Hiboriana.

O Continente de Atlântida afunda sob as ondas deixando apenas algumas poucas ilhas como Bal-Sagoth e Poseidonis que se tornam os últimos bastiões de conhecimento dos antigos atlantes.

Após perder o contato com os habitantes de Atlântida, o povo de K'n-yan recebe conhecimento limitado do mundo exterior pelos próximos 20,000 anos. 

Os sobreviventes da Lemúria se degeneram em povos bárbaros.

16,000 anos atrás: O Grande Antigo Bokrug é trazido à Terra e ajuda a fundar o Reino de Ib em algum lugar do atual Oriente Médio.

15,500 anos atrás: Na porção oriental do Continente Turiano, os Lemurianos se libertam da escravidão. Eles viajam para o oeste onde fundam os Reinos de Acheron e a Estígia. Em contato com membros do Povo Serpente, eles acabam adotando suas práticas e veneram seus deuses negros, entre os quais Yig, Nyarlathotep, Sebek, Set Gol-Goroth

Os estígios descobrem os muitos usos da "lótus negra", um planta sagrada.


15,000 anos atrás: Os Cimérios , uma feroz tribo de bárbaros se estabelece nas montanhas centrais do Continente Hiboriano. Um de seus chefes tribais Crom-Ya é mais tarde endeusado e passa a ser o poderoso Crom.

15,500 anos atrás: Exilados lemurianos passam a adorar Nyarlathotep que lhes ensina os mistérios da feitiçaria. Eles passam a ser a casta superior em Acheron, uma nação governada por feiticeiros.

Nessa época, o sinistro Livro de Skellos é redigido.

13,000 anos atrás: Os Reinos Hiborianos atingem o seu auge com o surgimento dos assim chamados Reinos Civilizados da Aquilonia, Argos, Britunia, Corintia, Koth, Nemedia, Ophir, e Zingara.

Acheron sofre invasões de seus vizinhos e é aniquilado. Poderosos feiticeiros se espalham então pelos reinos carregando consigo conhecimento místico. A maioria deles se estabelece na misteriosa Estígia. 

12,000 anos atrás: Os Tempos de Conan da Ciméria, bárbaro e aventureiro que através da espada conquista o poderoso Reino da Aquilônia e escreve seu nome como o mais poderoso rei hiboriano.

10,600 anos atrás: A Era Hiboriana entra em declínio a medida que os reinos e povos travam guerras. Aquilonia e Hiperbórea se enfrentam, os Pictos e Hirkânianos levam o caos aos reinos centrais deixando um rastro de destruição e morte, os Vanir aniquilam a Estígia. Os Aesir se estabelecem na Nemédia, e os Cimérios combatem os Hirkânianos antes de se retirar para o leste.


9.550 a.C: Um Imenso cataclismo destrói o Mundo Hiboriano. Várias terras são tragadas pelos mares enquanto massas continentais vêm à superfície. O mapa do planeta assume uma configuração similar a atual.

Poseidonis e Mu afundam abaixo sob as ondas.

Alguns teóricos relacionam esses incidentes com o lendário Dilúvio que teria coberto o mundo e que é citado em diferentes culturas.

9,400 anos atrás: A Cidade de Sarnath é fundada na região da Mesopotamia por um grupo de humanos. Ela fica próxima da cidade de Thuum'ha que pertence ao Reino de Ib.

O povo de Sarnath passa a rivalizar os habitante de Ib.

9,300 anos atrás: Fundação do Império de Khemi, criado por descendentes dos Estígios.

9,000 anos atrás: Os homens de Sarnath destroem Thuum'ha e o Reino de Ib.

8,500 anos atrás: Em G'Harne, o colossal Ctônico chamado Shudde M'ell se torna uma divindade e passa a ser reverenciado como um Grande Antigo.


8,000 anos atrás: Bokrug, Deus de Thuum'ha, faz com que Sarnath seja completamente devastada. Nenhum homem, mulher ou criança é poupado, nenhum prédio escapa da devastação e Sarnath desaparece da face da Terra.

8,400 anos atrás: Os Tcho-Tcho passam a adorar a estátua de Chaugnar Faugn na Ásia Central, este povo não-humano se espalha pelo coração do continente.

7,000 anos atrás: A queda do Império de Khemi, os antepassados dos egípcios se tornam os novos governantes e assimilam costumes e tradições dos derrotados.


A linha do tempo, prossegue com a terceira parte: A Era do Homem até o Fim dos Tempos.

9 comentários:

  1. Muito bom, mal posso esperar pela terceira parte

    ResponderExcluir
  2. Continuando a ler... aguardando a terceira parte

    ResponderExcluir
  3. Ansioso pela terceira parte, isso tudo é simplesmente SENSACIONAL, meu coração até acelera lendo esse texto, sou aficionado por Conan e Pelos Mythos, amo MUITO tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem algum jogo abientado nessa época pra chamado de cthulhu no estilo Conan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que eu conheça. O mais próximo seria realmente os RPG de Conan, o Bárbaro que existem com diferentes regras.

      O mais recente usa o sistema 2d20 e é editado pela Modiphius. Infelizmente ainda não tem em português. Algumas aventuras envolvem conceitos lovecraftianos e criaturas semelhantes aos monstros dos Mythos.

      Excluir