segunda-feira, 20 de maio de 2019

Horror Folclórico - Uma lista de 10 filmes do gênero Horror Pagão



Um dos filmes de horror mais elogiado dos últimos anos foi A Bruxa, de Robert Eggers, um filme de suspense dentro do sub-gênero Horror Folclórico ("Folk-Horror"). Esse ano, teremos Midsommar, filme do igualmente elogiado Ari Aster, diretor de Hereditário.

Os dois caem no sub-gênero Folk Horror, um derivado dos filmes britânicos explorando a inquietação e isolamento do interior, onde cultos se formam para reviver antigas tradições e manter vivos os rituais. Some a isso, sobrenatural e uma dose de bruxaria e temos um gênero apto a render muitos outros filmes.

Uma das coisas mais interessantes no gênero é que o sobrenatural existe - seja ele manifestado por Deus, Diabo ou forças inexplicáveis, que atuam no mundo. O cerne desses filmes é "no que essas pessoas acreditam" e se elas podem usar essa crença para operar acontecimentos e fenômenos sobrenaturais. Para quem gostou de A Bruxa e está curioso com Midsommar, aqui vai uma lista de produções antigas, que podem ser encontradas (com algum esforço) e que são pilares do sub-gênero, alguns, até clássicos do horror.

1. A Noite do Demônio 
(Curse of the Demon - EUA/1958)


Parece encaixar bem que o primeiro filme desta lista seja uma obra inspirada pela literatura de M.R. James. Trata-se de uma adaptação do conto "Casting the Runes". Nele, um estudioso do folclore utiliza o resultado de suas pesquisas para apimentar os seus livros de horror, sem imaginar que uma de suas pesquisas o levará a encontrar algo impossível se considerar mera superstição. 

Dirigido por Jacques Tourneur, a adapação para o cinema é sensacional. O protagonista se torna um psiquiatra norte-americano, o Dr. John Holden (Dana Andrews), que viaja para a Inglaterra para expor o Dr. Julian Karswell (Niall MacGuiness), um eminente ocultista que é suspeito de controlar um culto satânico. O duelo entre o cientista cético e o ocultista envolvido com satanismo é a parte mais interessante da produção. A disputa final acaba envolvendo uma inscrição rúnica capaz de amaldiçoar aquele que a lê com a aparição de um demônio.

A Noite do Demônio é pura classe. Um filme contido, discreto e esquisito, sem dúvida uma das produções de terror mais sérias de um período marcado por bobagens sem nexo e de humor camp. O diretor Tournier é conhecido por provocar arrepios com o clássico Cat People. Um clássico!


2. A Face do Demônio 
(The Devils Own, Grã-Bretanha, 1966)


Em seu último filme, a ganhadora do Oscar Joan Fontaine interpreta Gwen Mayfield, uma professora de colégio se recuperando depois de uma estranha experiência na África. Ela teria sido enfeitiçada por um bruxo na África e desde então passa a se comportar de maneira estranha. Gwen decide retornar para o trabalho assumindo oposto de professora em um tranquilo vilarejo inglês - nada poderia dar errado, certo?

Bem é claro que forças satânicas e horrores irão se interpor em seu caminho.

Datado e cheio de falhas, As Bruxas é um horror de segunda, mas ainda assim que vale a pena assistir para quem deseja explorar o sub-gênero. Se vale de alguma coisa, ele é uma espécie de precursor de "O Homem de Palha" e a protagonista enfrenta um dilema similar, às voltas com um Culto e seu líder diabólico. 


3. Whistle and I’ll Come to You & A Warning to the Curious
(sem tradução, Grã-Bretanha 1968 e 1972)


Os dois episódios da BBC feitos para a televisão foram produzidos a partir de contos de MR James. Os dois usam a paisagem selvagem da Anglia Ocidental como pano de fundo, com o senso de isolamento e ameaça que o permeia. As adaptações são ótimas, perfeitamente estranhas, seguindo acadêmicos em busca de respostas para questões de história e folclore local.

Na primeira, um professor de universidade, confiante de qie o mundo sobrenatural tem uma explicação perfeitamente razoável, se sente desafiado quando visita uma vila em Norfolk. Lá ele encontra um estranho artefato, um tipo de apito que servia no passado para conclamar horrores além do conhecimento humano.

A segunda história, acompanha um arqueólogo que se envolve na busca por um antigo tesouro na Costa da Inglaterra. Uma fabulosa coroa que supostamente protege a Grã-Bretanha contra invasões ao longo de sua história.

Ao contrário dos demais filmes, consegui achar os episódios e não apenas os trailers. Então quer quiser assistir, fique à vontade.



4. As Bodas de Satã
(The Devil Rides Out, Grã-Bretanha - 1968)


Um filme atípico da Hammer Films, já que apresenta o legendário Christopher Lee no papel de um herói e não do vilão! Aqui, Lee interpreta Nicholas the Duch of Richilieu que tenta resgatar um amigo de um culto satânico, liderado por seu inimigo, o diabólico Charles Gray.

Embora nem todos os especialistas o coloquem no sub-gênero Folk-Horror, esse filme se destaca por introduzir um culto muito bem estruturado e vilões que fogem do tom farsesco típico. Os membros do Culto são pessoas bem educadas, ricas, manipuladoras e diabólicas. 

Para qualquer fã de horror, Devils Ride Out é um espetáculo (ainda que um pouco exagerado) que marca o ápice dos filmes a respeito de cultos diabólicos iniciado no mesmo ano por Bebê de Rosemary. Se vale a pena assistir? Com certeza!

5. O Caçador de Bruxas
(The Witchfinder General ou The conqueror Worm - Grã-Bretanha - 1968)


O lendário Vincent Price entrega uma de suas atuações mais memoráveis, no papel título, o Caçador de Feiticeiras. Ele orquestra a execução de centenas de mulheres e se gaba de suas façanhas. O personagem não é apenas detestável, por assassinar mulheres inocentes com o objetivo de lucrar, mas é um vilão abominável pelo caráter realçado pela atuação de Price.

A possível existência do sobrenatural não importa para o roteiro, o interessante é a visão sinistra e devastadora da avareza e maldade humanas encarnadas pelo personagem de Price. Um homem em uma posição de poder manipula os preconceitos e medos da população ao seu favor, criando um ódio voltado para uma minoria. Parece incrivelmente atual!

Ainda que seja um tanto lento, o filme consegue ser assustador e interessante na medida certa.


6. O Estigma de Satanás
(The Blood on Satan’s Claw, EUA - 1971)


Esse filme!!!! Esse filme!!!! Caras, eu encontrei esse filme por acaso e lembrei que havia assistido ele quando criança. Só me dei conta de que era ele enquanto escrevia esse artigo. 

Trata-se de um pesadelo rural de primeira. Passando-se na Inglaterra do século XVIII, ele conta a história de um roceiro local que acredita ter encontrado na sua fazenda o cadáver do próprio demônio. Claro, ninguém acredita na sua teoria, mas quando coisas estranhas começam a acontecer no vilarejo as pessoas na comunidade passam a acreditar nas teorias bizarras do sujeito.  

Se não me engano, é nesse filme que o demônio usa um jovem da paróquia para reconstruir seu corpo, com direito a pele, pelo e partes de cadáveres. Também é nesse que temos uma bizarra cerimônia pagã, com elementos diabólicos que incluem entre outras coisas mutilação, estupro e assassinato. E tudo isso passava no Corujão da Globo nos anos 80, quando moleques como eu estavam lá para assistir! 

O filme parece um tanto datado pelo trailer, mas ainda assim é um festival de Horror Folclórico da melhor qualidade. Já estou procurando e quem souber mais detalhes a respeito dele, pode me informar!


7. O Homem de Palha
(The Wicker Man - 1973)


É possível que esse seja o Folk Horror mais famoso de todos os tempos.

Mas quando "O Homem de Palha" (na verdade "O Homem de Vime" seria uma tradução melhor) foi lançado nos cinemas, fez pouco sucesso. Mas curiosamente, o filme começou a atrair as pessoas e aos poucos foi se convertendo em um inesperado sucesso de público e crítica. Ao longo dos anos, essa atração apenas se intensificou e transformou Wicker Men em um verdadeiro clássico do gênero.

Ele é uma batalha de ideologias e pontos de vista, Um policial cristão chega a uma ilha escocesa para investigar o desaparecimento de uma menina que teria sido sequestrada por um culto. Suas investigações o levam a confrontar os habitantes locais que parecem perfeitamente à vontade dentro de suas crenças, vivendo em um idílio pagão sob a supervisão de Lord Summerisle (Christopher Lee).

Wicker Men é um daqueles filmes estranhos e um pouco datado, mas ainda assim, a performance e a crítica social funcionam perfeitamente. Lee tinha enorme orgulho desse filme e é uma sorte ele não ter vivido para ver a medonha adaptação estrelada por Nicholas Cage que distorce totalmente a mensagem original.


8. Picnic na Montanha Misteriosa
(Picnic at Hanging Rock, EUA - 1975)


Há alguns bons filmes de Folk Horror além da Grã-Bretanha, e um dos mais interessantes, sem dúvida é Picnic na Montanha Misteriosa, um filme australiano que contrasta as locações bucólicas do gênero com um ambiente estéril assustador. Dirigido por Peter Weir, famoso por várias produções de Hollywood, ele é discreto, ponderado e assustador na medida certa.

Há algo de estranho e misterioso acontecendo, mas é difícil determinar exatamente o que. É nesse clima etéreo de horror invisível que o roteiro aposta suas fichas. Nele um grupo de moças de um colégio interno na Austrália decidem explorar uma isolada região rural e desaparecem sem deixar vestígios. Para alguns não é exatamente terror e sim drama, mas há coisas não mostradas nesse filme que levam para esse caminho.

O filme é estranho, não oferece soluções fáceis e brinca com as sensações do espectador ao apresentar um ruído intermitente sugerindo uma força sobrenatural à espreita. A sugestão mais óbvia é que a presença das moças virginais, no ápice de seu aflorar sexual atrai uma força primitiva disposta a levá-las e tornar cada uma delas, sua... 


9. A Bruxa de Blair
The Blair Witch Project EUA - 1999)


Sim, já se passaram 20 anos desde que o mundo foi paralisado pelo surpreendente fenômeno Bruxa de Blair.

O filme funciona perfeitamente como um Folk Horror pois coloca um grupo de jovens forasteiros (gente da cidade) diante de uma lenda local que eles tentam compreender. Tarde demais, eles concluem que o horror que está diante deles é absurdo e aterrador demais, mas então já é tarde demais. Sujeitos a privações como fome, sede e terror, o trio de jovens cinegrafistas se vê em um pesadelo do qual não há volta.

Que atire a primeira pedra quem assistiu a esse filme antes da hype e não se assustou com as imagens granuladas em preto e branco e o medo palpável dos personagens/ atores. Há um senso pesado de isolamento e terror permeando toda a parte final do filme e a medida que os personagens somem, um por um, o terror transborda e contagia o expectador.

Tudo bem, Blair Witch é culpada de ter dado origem ao batido sub-gênero da gravação encontrada, mas ainda assim ele é um precursor ao sugerir um pavor real, sem mostrar absolutamente nada na escuridão.


10. Kill List
(Kill List, EUA - 2011)


O melhor filme do jovem cineasta Ben Wheatley é uma mistura de gêneros improváveis - filme de Gangster e Horror.

Não parece ser uma combinação das mais fáceis, mas ledo engano... o filme funciona bem demais e consegue ser ao mesmo tempo empolgante e assustador. Seu mérito é não tocar no terror e deixar que a platéia complete as lacunas e intensifique o horror apenas sugerido nas cenas. E que cenas!

É um folk horror ao contrário, começando na cidade grande e tendo os horrores urbanos no início como a força por trás dos acontecimentos. Mas aos poucos, as maquinações esotéricas das velhas tradições começam a aparecer junto com um culto pra lá de esquisito.

O filme acompanha um matador de aluguel contratado para um último serviço antes de se aposentar. Seu alvo são membros do que parece ser uma seita e ele tem que decidir a respeito da moralidade desse trabalho, à medida que coisas bizarras vão tomando conta de seu dia a dia e ruindo sua sanidade.    

5 comentários:

  1. O Homem de Palha (a versão com o Nicolas Cage, de 2005, também ‘tá valendo pra caralho), Picnic na Montanha Misteriosa e A Bruxa de Blair que estão de acordo com o proposto pelo título dessa lista. o resto não tem porra nenhuma a ver com paganismo.

    ResponderExcluir
  2. Baixei um tempo atrás daqui: https://www.yify-torrent.org/movie/46243/download-the-devil-rides-out-1968-mp4-yify-torrent.html

    ResponderExcluir
  3. https://www.yify-torrent.org/movie/51009/download-the-blood-on-satan-s-claw-1971-mp4-yify-torrent.html

    ResponderExcluir
  4. Uma boa lista pelo menos para se inspirar.

    ResponderExcluir