sábado, 17 de agosto de 2019

The Color out of Cage - O que sabemos sobre o filme inspirado na obra de Lovecraft


Apertem os cintos e respirem fundo, fãs de Terror e da obra de H.P. Lovecraft.

Vem aí uma nova adaptação (ou seria releitura, ou ainda, reimaginação?) de uma das histórias mais clássicas escritas pelo Cavalheiro de Providence, "A Cor que Caiu do Espaço" (The Color out of Space).

A sinopse liberada pela produtora, deixa claro que o filme seguirá a premissa do conto original:

"Da mente do mestre do horror, H.P. Lovecraft, Color Out of Space é um pesadelo cósmico a respeito de Nathan Gardner e sua família, cuja tranquila vida rural é interrompida pela queda de um meteorito vindo das profundezas do espaço. A propriedade dos Gardner rapidamente se transforma em uma prisão alucinante, a medida que o organismo alienígena contamina o solo, afetando tudo e todos ao seu redor"

Os fãs sabem que "The Color Out of Space" é um dos contos mais populares de H.P. Lovecraft, influenciado bem mais por ficção-científica do que pelo horror que marca a sua obra. Muitos apontam semelhanças entre ele e Aniquilação, filme do Netflix, no qual uma presença extraterrestre corrompe as formas de vida que tem contato com ela em um pântano. A grande verdade é que é justo o contrário, Aniquilação toma emprestada a ideia central de Lovecraft.  O sucesso do filme será suficiente para justificar uma adaptação de Cor? 

Veremos...

Primeiro dia de filmagens.

Em geral, filmes baseados na literatura de Lovecraft sofrem de uma série de problemas. Seja na adaptação ou em decorrência de orçamento apertado, o resultado é que boa parte dos filmes lovecraftianos fica aquém do esperado. Ok, tem casos em que os filmes conseguem compensar essas limitações seja com um elenco simpático ou com uma paixão pelo tema (Reanimator me vem à mente como melhor exemplo). Mas sejamos honestos: a grande maioria dos filmes inspirados pela literatura lovecraftiana acaba sendo ruim.

Quem sabe não será essa a chance de ter um filme inspirado por Lovecraft de boa qualidade?

De um ponto de vista pessoal, estou tentando manter as expectativas baixas para não ficar desapontado, mas ao mesmo tempo, penso que nunca houve um momento tão favorável à adaptação de filmes inspirados por Lovecraft quanto agora.

A obra dele sempre foi de nicho. Embora contasse com fãs, estes nunca foram em quantidade grande o bastante para motivar o interesse de grandes estúdios produzirem suas histórias. Mas isso mudou.

Nos últimos 10 ou 15 anos Lovecraft conquistou um lugar ao sol. Suas criações e criaturas nunca foram tão populares. Elas estão em toda parte: séries, livros, quadrinhos, games, board-games, RPG, desenhos animados... era de se esperar que o próximo passo fosse ampliar ainda mais os horizontes através da mídia do cinema. E isso pode acontecer justo aqui.

A Casa da Fazenda Gardner onde a Cor caiu
Não é de hoje que se fala em uma boa adaptação de Lovecraft para a tela grande. 

Nas Montanhas da Loucura (At the Mountains of Madness), pelas mãos de Guilhermo del Toro esteve prestes a ser produzido pela Universal. Infelizmente, o projeto acabou sendo arquivado e até onde se sabe, encontra-se em um limbo, apesar de Del Toro (um fã de longa data de Lovecraft) ter dito repetidas vezes que esse é seu projeto de estimação. Enquanto Montanhas da Loucura não vem, outro cineasta irá rolar os dados e tentar sua sorte.

A produção de The Color Out of Space foi anunciada em Fevereiro de 2019 e dali em diante rumores circularam a respeito do filme. A principal notícia foi a participação de Nicolas Cage como protagonista. 

Via de regra, o envolvimento de um ator conhecido e premiado como Cage seria motivo para comemoração. Mas o retrospecto da carreira do ator, ganhador do Oscar por Despedida em Las Vegas, acumula inúmeros altos e baixos. E francamente, nos últimos anos, sua carreira está mais na parte de baixos do que de altos, o que nos deixa com um pé atrás. 

Se Cage esteve em filmes que se tornaram blockbusters como "A Rocha", "A Outra Face", "A Lenda do Tesouro Perdido" além de filmes onde foi elogiado pela atuação, como "Vício Frenético", "Senhor das Armas" e o já citado "Despedida em Las Vegas", o nome dele também apareceu nos créditos de verdadeiras bombas. Ele esteve em "Motoqueiro Fantasma", "Perigo em Bangkok" e "Olhos de Serpente" que são bem ruins. No que diz respeito a filmes de terror, o retrospecto de Cage é ainda menos auspicioso, ele fez "Caça às Bruxas", "Regresso do Mal" e (valei-me Deus), "O Sacrifício", filmes perfeitamente esquecíveis (apesar de eu não conseguir esquecer a catástrofe que é "O Sacrifício" - que filme ruim!)

Nicolas Cage na pele de Gardner
Tudo bem, em alguns momentos Nic Cage consegue colocar as coisas em foco e nos presenteia com atuações muito boas como no recente "Mandy", onde é possível perceber aquela fagulha de brilhantismo. Mas infelizmente, a carreira dele oscila entre eventuais filmes interessantes, onde ele entrega uma atuação convincente e outros onde claramente ele trabalha com o intuito de receber um cheque. E nesses, sua atuação acaba sendo bem rasteira.

O que vai ser com "A Cor que Caiu do Espaço"?

Teremos um Cage minimamente inspirado ou no piloto automático?

Me parece que a atuação do Cage varia de acordo com dois fatores: que tipo de produção é, e quem é o diretor do filme.

O nome Richard Stanley pode não ser muito conhecido da maioria. 

Nascido na Africa do Sul, o diretor, radicado nos Estados Unidos experimentou certo reconhecimento quando dirigiu Hardware, um filme menor sobre máquinas assassinas em um futuro distópico. A produção teve boas críticas e bilheteria razoável.

Nick Cage e Richard Stanley no set
Infelizmente, a carreira do diretor jamais decolou, em grade parte em função da medonha adaptação da novela clássica de H.G. Wells, "A Ilha do Doutor Moreau". A produção de 1996 com Val Kilmer e Marlon Brando deveria ser seu cartão de visitas para o sucesso. O problema é que a produção foi problemática do início ao fim. Em meio às filmagens, Stanley teve um colapso nervoso, acabou despedido e substituído por John Frankenheimer que fez enormes mudanças no roteiro.

O filme acabou sendo um fracasso retumbante. E terminou arranhando a carreira de todos que participaram dele, mesmo os que acabaram desligados da produção. Por conta disso tudo, a carreira de Stanley foi abreviada e ele passou quase seis anos sem produzir nada relevante. Depois, mais um bom tempo fazendo vídeos, documentários e curta metragens.

Color out of Space será sua primeira experiência como diretor após esse longo hiato.

Se por um lado tudo isso é preocupante, por outro, existem alguns elementos nos quais podemos nos apegar na torcida por um resultado minimamente convincente e quem sabe de um bom filme. O primeiro é que o diretor também escreveu o roteiro de Color Out of Space e em reportagens disse ser fã de longa data de Lovecraft e sua obra literária.

Stanley escreveu dois roteiros inspirados diretamente por Lovecraft, um deles com base no conto "Nemesis" e outro uma espécie de biografia ficcional do autor que se apega a ideia de como seria se ele realmente tivesse algum conhecimento oculto sobre deuses e entidades cósmicas. Além disso trabalhou na equipe de outros filmes dedicados ao Lovecraft, chegando a atuar no filme Dagon (no papel de um Deep One). Quando confirmado para dirigir Color, ele afirmou que era a realização de um sonho, estar à frente de uma produção inspirada em um dos seus autores favoritos.

Ele tranquilizou os fãs afirmando que tem imenso respeito pela obra e que seu roteiro reflete os pontos centrais do conto que embora adaptado não foi alterado.

A equipe de filmagem
Além de Nic Cage, o elenco conta com Joely Richardson (Red Sparrow), interpretando a esposa de Cage, Madeleine Arthur (Big Eyes), Brendan Meyer (The OA),  Julian Hilliard (The Haunting of Hill House), como os três filhos dos protagonistas, Elliot Knight (Titans) que faz Ward Phillips, o que é curioso já que esse nome aparece três vezes na obra de Lovecraft, Tommy Chong (After Hours) como Ezra e Q’Orianka Kilcher (The Alienist) como a Prefeita Tooma.

Me parece que um dos pontos principais do filme será a deterioração física e mental dos personagens, com foco no núcleo familiar dos Gardner. A questão é: até onde o horror do filme irá chegar. O diretor em entrevista recente afirmou que "coisas muito ruins e sinistras acontecem com os personagens nesse filme" e que ele "lutou com unhas e dentes para manter o final que concebeu, que não é um final feliz e que remete diretamente a obra original".

Entre os demais personagens, podemos intuir algumas coisas. Ward Phillips provavelmente será um membro da universidade encarregada de estudar a queda do meteorito, esperamos que seja a Universidade Miskatonic. Chama a atenção a presença de Tommy Chong, um comediante bastante conhecido (parte da dupla Cheech & Chong) em um filme de horror lovecraftiano, mas veremos o que acontece. Dos personagens e atores restantes é difícil presumir qualquer coisa. 

A camisa do diretor nos faz ter esperança em uma maior fidelidade no roteiro.
As filmagens foram concluídas em Portugal, na região de Campos Mártires, próximo de Lisboa. Não é de se estranhar portanto a quantidade de portugueses na equipe de produção.

Uma preocupação recorrente dos fãs diz respeito a como a cor - a criatura título, será retratada.

Quanto a isso, temos poucas informações. Os detalhes técnicos estão sendo mantidos em sigilo, mas a equipe parece dar enorme importância para a maneira como a criatura será apresentada. Segundo o diretor, a cor não será tratada como um efeito especial puro e simples, criado por computador. A ideia é que o CG seja mantido no mínimo e que ela participe das filmagens de modo orgânico por intermédio de iluminação especial e manipulação de imagem com filtros e lentes.

Segundo o diretor, Steve Annis, profissional responsável pela fotografia encontrou métodos bastante satisfatórios e elegantes de prover uma forma para a cor sem descaracterizar a ideia principal sobre a criatura: Ser ela uma "cor" e não um ser vivo como estamos familiarizados a encontrar na natureza. O grande truque é justamente esse, torná-la alienígena e estranha.
        
A data de lançamento do filme ainda não foi confirmada, mas é possível que seja entre 5 e 15 de setembro para o Festival de Toronto. Dali ele deve seguir para o lançamento em cinemas. 

Color Out of Space: First Look Photo from Nic Cage's H.P. Lovecraft Adaptation Released
A primeira e mais divulgada das fotos do filme até o momento. 
Fotos de Produção

3 comentários:

  1. Estou ansioso e na expectativa alta, Nicolas fez um excelente papel em um de seus últimos filmes "Mandy".

    ResponderExcluir
  2. UHUUUUL espero que seja um filmaço! Também tô com alguma expectativa na atuação do Cage após Mandy - vamo ver ser ele não nos decepciona.
    Muito bom seu post, incrível o tanto de informações que você captou sobre o filme; agradeço por me deixar inteirado sobre a produção.

    ResponderExcluir
  3. The Lighthouse, do diretor de A Bruxa, parece ser na vibe Lovecraftiana também.

    ResponderExcluir