quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Tecnologia nos anos 1920 - O que existia e quando as coisas se tornaram comuns


Um dos desafios ao narrar um jogo de época como Chamado de Cthulhu, centrado nos anos 1920 é manter a correção histórica. Alguns Guardiões evitam o problema ignorando a questão por completo, assumindo que o objetivo principal do jogo é o terror e as situações pavorosas. Mas para outros, a satisfação reside em criar um ambiente rico e verossímil no qual a Era original do jogo é apresentada em detalhes.

Eu estou nesse grupo. Adoro esse período da história e acho ele especialmente interessante agora que está prestes a completar um século. Os anos 1920 marcaram uma virada na História da Humanidade e em nosso papel nesse planeta. Nunca antes tivemos tantos avanços, tantas descobertas, tanto progresso... o homem definitivamente se tornou o Senhor do mundo em que vivia. Expandimos nossos horizontes, conquistando cada centímetro do globo, em terra, mar e ar. A Ciência abriu as portas para noções e conceitos que nossos antepassados sequer poderiam imaginar. Nunca antes a raça humana conseguiu se deslocar com tamanha velocidade, conforto e eficiência. As cidades cresceram e se tornaram metrópoles nas quais a infra-estrutura refletia a moderna engenharia, arquitetura e arte. Doenças foram debeladas e erradicadas, as pessoas viviam mais e com qualidade graças a uma medicina avançada, pesquisas e desenvolvimento. A industrialização se tornou uma marca do progresso garantindo acesso a bens de consumo e produtos. O Mundo se transformou em pouco menos de 100 anos de uma forma que nem futurólogos como Julio Verne seriam capazes de antever.

Os anos 1920 sinalizavam com uma Era Dourada de Progresso sem paralelo.

É claro, sabemos que nem tudo era belo e imaculado. Apesar dos avanços ainda havia guerra, morte, fome, preconceito e ignorância, contudo é inegável que a velocidade das transformações se mostravam vertiginosas.

Ao narrar histórias centradas nesse período é frequente ouvir dos jogadores algumas perguntas: "Isso já existia?", "Eu poderia comprar uma dessas?", "O que eu poderia usar parecido com isso?".

Eu me recordo de aventuras que narrei em que os jogadores queriam saber se seria ou não possível fazer uma ligação telefônica para outro continente. Em outras ficavam na dúvida a respeito da existência de lanternas elétricas. Ainda em outra, queriam saber se seria possível alugar um automóvel em uma pequena cidade da Nova Inglaterra ou se teriam de depender de cavalos.

Esse artigo oferece ao Guardião uma noção simplificada de quando certos itens e objetos foram inventados e quando eles se tornaram acessíveis à todos. É preciso compreender que entre o momento que determinado objeto foi desenvolvido e sua popularização, um período de vários anos, por vezes até décadas se passam. Nesse ínterim versões desses itens surgiram como protótipos. Estes foram então refinados e reconstruídos até estarem disponíveis em lojas. Obter um item perto ou pouco depois da data de sua criação requer provavelmente viver em uma cidade grande, dispor de recursos e possivelmente até contatos. O Guardião, obviamente, sempre tem a palavra final. Certamente protótipos e modelos simplificados de invenções podem ser encontradas, mas nem sempre estes irão funcionar como esperado. Eles podem falhar ou ser absolutamente inúteis para a tarefa desejada. 

Colocar as mãos em um item depois deste ter começado a ser comercializado será provavelmente uma tarefa muito mais fácil para os personagens. As cidades grandes oferecem novidades para a população e não se engane, em 1920 quando algo era lançado, as pessoas queriam o mais rápido possível. Pense no celular que em 1985 era algo saído da ficção científica de Star Trek e que 10 anos depois já era absolutamente comum. O mesmo aconteceu com automóveis que em 1900 eram raros, mas que em 1920 já podiam ser encontrados em todo canto. Leve em consideração que quanto mais tempo tiver se passado após a data da descoberta, mais comuns, confiáveis e baratos serão os itens.

Ar Condicionado 

Ano da Invenção: 1830 
Quando se tornou comum: 1934 

O primeiro sistema mecânico rudimentar usado para resfriar e umidificar o ar surgiu em meados do século XIX. Nessa época empresas têxteis da Nova Inglaterra usavam sprays de água fria para manter condições de temperatura mais agradáveis no interior de suas fábricas. Por volta de 1902, o Carnegie Hall e outros prédios de Nova York começaram a utilizar sistemas similares que mantinham o ar úmido mesmo durante o auge do verão. Na virada para o século XX, vários teatros e cinemas passaram a usar o sistema de resfriamento com sprays para diminuir o calor no interior das salas.


Os aparelhos utilizados para equilibrar o calor pelo resfriamento do ar começaram a surgir em 1906. Foi nesse ano que um engenheiro têxtil chamado Stuart Cramer usou pela primeira vez o termo "ar condicionado". Os primeiros aparelhos de regulação de "ar condicionado" foram instalados em 1910 em prédios públicos que podiam bancar os altos custos de operação e manutenção. A Companhia férrea Baltimore & Ohio Railroad instalou o primeiro ar condicionado em um trem no ano de 1931. Muitos hotéis, restaurantes e escritórios começaram a instalar sistemas similares por volta da mesma época garantindo a popularização desses aparelhos.

Ar-Condicionado particular em apartamentos e casas só se tornaram possíveis em meados de 1934. Em 1939, a Packard Motors introduziu unidades de ar-condicionado em seus automóveis. Em 1930, ar condicionado central poderia custar uma pequena fortuna em instalação e operação, portanto ele era um luxo para poucos. Os sistemas de ar domésticos, em sua maioria, eram destinados a apenas um aposento, com o propósito de refrescar e manter o ar em movimento.

Usando em Jogo: É interessante notar que prédios modernos a partir de 1932 já recebiam o acréscimo de instalações para sistemas de ar-condicionado central, o que incluía geradores, filtros e dutos de ar. Nem é preciso dizer que criaturas e monstros adoram se esconder em dutos de ar que se espalham pelo interior de prédios como verdadeiros labirintos. Esses dutos também podem fornecer uma bela rota de fuga caso um prédio precise ser evacuado ou ainda garantir um acesso para o caso de uma invasão.

Sistemas de umidificação podem ser acionados para lançar água ou ouras substâncias sobre criaturas suscetíveis. Um sistema de sprinkler de um prédio abastecido com alguma substância corante pode acabar com a vantagem de criaturas invisíveis ou que se valem de furtividade. Além disso, seres feitos de gás podem ser sugados por respiradores e destruídos por sistemas de filtragem usados por ar-condicionados.

Baquelite 

Ano da Invenção: 1907 
Quando se tornou comum: 1920 

Um grande número de materiais plásticos podem ser produzidos com a mistura de carvão e piche. O primeiro desses compostos plásticos sintéticos foi criado em 1907 e ganhou o nome baquelite em homenagem ao seu inventor o Professor L.H. Baekeland. Bakelite é produzido com ácido carbólico e formaldeído. Assim como outros materiais de resina, baquelite podia ser facilmente moldado ou produzido em máquinas quando aquecido, tornando-se então duro e resistente ao calor, água, gases, ácidos e eletricidade. Seus muitos usos o tornaram um dos itens mais populares do início do século, responsável por uma verdadeira revolução nos sistemas de produção industrial.

Baquelite foi muito usado em maquinário elétrico como aparelhos de telefone e rádio, para produzir peças de automóveis e maquinário, além de itens de uso diário, de caixas a jóias. O material é duro e resistente e seu uso diminuiu consideravelmente a demanda de madeira. Investigadores em 1920 encontrarão vários usos para baquelite, um produto muito popular nesse período.

Usando em Jogo: Por algum tempo, o termo "feito de baquelite" podia ser usado para designar qualquer objeto duro e resistente do qual não se sabia exatamente a origem. Não se espante portanto se em alguma aventura onde se encontra uma estatueta de material desconhecido, alguém sugerir que pode ser feita de algum tipo de baquelite. Para investigadores interessados em transportar substâncias alienígenas ou conter algum espécime, é perfeitamente possível adquirir caixas vedadas à vácuo feitas de baquelite.

Cinto de Segurança para Automóveis

Ano da Invenção: 1890
Quando se tornou comum: 1946 (obrigatórios apenas em 1970)

O conceito de Cintos de Segurança, um item comum e extremamente difundido na indústria automotiva atual, foi criado na metade do século XIX. Eles chegaram a ser empregados em coches e carruagens de transporte de passageiros, mas jamais foram populares até a introdução de veículos automotivos.

Em 1928 a empresa Nash introduziu os primeiros veículos com cinto para segurança de motorista e passageiros em caso de acidente. O mecanismo possuía duas correias que eram afiveladas, semelhante ao que se encontra em aviões modernos. O dispositivo foi muito criticado e pouco usado, o que justificou o abandono do equipamento nos modelos seguintes. A Ford Motors chegou a fazer uma campanha contra o dispositivo afirmando que ele podia ser prejudicial e até perigoso.

Em 1930, estudos realizados na Inglaterra justificavam o uso de cintos de segurança em veículos como forma de reduzir danos causados por acidente. Modelos desenvolvidos no período tinham fecho de contato ou que podiam ser amarrados na cintura como um cinturão. Estes se tornaram opcionais para automóveis produzidos por algumas companhias, mas raramente vinham de fábrica já que não havia obrigatoriedade de seu uso. Curiosamente, alguns veículos esportivos traziam cintos de segurança inclusos para justificar o fato de que os veículos corriam mais do que os modelos utilitários. O equipamento, no entanto, estava disponível apenas para o motorista.

O dispositivo moderno, semelhante aos cintos de trespassar que encontramos atualmente só surgiu em 1958 e se tornou o modelo mais difundido por uma questão de conforto e praticidade.

Usando em Jogo: Cintos de Segurança reduzem o dano sofrido em acidentes pela metade. Entretanto via de regra eles não estão disponíveis nos anos 1920 a não ser que o motorista seja especialmente cuidadoso e queira arcar com os gastos de sua instalação.

Câmera Fotográfica Doméstica

Ano da Invenção: 1885
Quando se tornou comum: 1924

A respeito de Câmeras e Máquinas Fotográficas, eu indico ler o artigo aqui no Mundo Tentacular que se refere exclusivamente a elas. O Mundo ao Alcance de um Click (Máquinas Fotográficas nos anos 1920)

Coca-Cola

Ano da Invenção: 1884
Quando se tornou comum: 1920

A Coca-Cola (originalmente uma infusão de folhas de coca, nozes e álcool) surgiu como medicamento para os nervos, desenvolvido pelo farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Os primeiros produtos foram um fracasso, mas graças aos esforços do contador Frank Robinson, o produto ganhou fama.

A popularidade da Coca-Cola em um primeiro momento estava ligada a introdução de uma nova fórmula com o acréscimo de açúcar e água carbonada. Em face do movimento da temperança, a empresa removeu o álcool da fórmula e ofereceu o produto como uma opção para as pessoas que se abstinham do consumo de bebidas alcoólicas. A difusão da Coca-Cola teve início com massivas campanhas de marketing e distribuição que levavam o produto a vários estados. A Coca-Cola no início era vendida em pontos especiais, com os compradores levando suas próprias garrafas para serem enchidas nos pontos de distribuição. Apenas em 1902 o produto passou a ser vendido em garrafas de vidro verdes com tampa de rolha (substituída pouco depois por tampas de metal).

Em 1909 a cocaína, um dos componentes da fórmula foi removido e desde então a fórmula original mudou pouco. O rótulo da Coca-Cola (Coke) se tornou famoso em 1915 e ganhou popularidade com uma ampla campanha promocional que a levou a outros países. Após a Grande Guerra, a Coca-Cola investiu na imagem de refrigerante, oferecendo a bebida pela primeira vez gelada. Em 1923 a Coca Cola já contava com 1000 empresas engarrafadoras e de produção apenas nos Estados Unidos o que a tornava a bebida não-alcoólica mais popular do país. Sua expansão global se deu a partir de 1926, quando empresas autorizadas começaram a se estabelecer na América do Sul e depois na Europa.

Já em 1930 a Coca Cola era uma das maiores e mais conhecidas marcas do mundo com consumidores em todo planeta.

Usando em jogo: Garrafas de Coca-Cola estão presentes em todo período dos anos 1920. Em minhas aventuras garrafas foram usadas para criar cocktail molotov ou para enviar mensagens em ilhas desertas. Quanto à substância, quem sabe qual o efeito que a fórmula da Coca-Cola pode ter em formas de vida alienígena? 

Dinamite


Ano da Invenção: 1866
Quando se tornou comum: 1900

Dinamite é o mais comum e estável dos explosivos no período. Isso não significa que ela seja segura ou que não existam riscos em seu transporte e utilização. Dinamite é amplamente usada para dividir pedregulhos e realizar operações de escavação ou demolição. Ela pode ser usada de baixo d´água sendo colocada em invólucros especiais vendidos na época, com uma pequena redução em sua potência.


A dinamite é geralmente vendida apenas com uma licença especial de uso emitida por autoridades locais, contudo em áreas rurais ela pode ser encontrada em lojas comuns e ser comercializada com pouca burocracia. Ela é embalada na forma cilíndrica clássica, com papel marrom grosso (nunca vermelho como nos desenhos animados!) coberto de parafina para melhor conservação. O ideal é que ela seja mantida em uma caixa de madeira com serragem para evitar a umidade que degrada o produto. Se mantida na caixa, ela suporta pressão e vibração, podendo resistir sem detonação. Entretanto, se as condições forem adversas (calor extremo, má conservação ou perturbação), a dinamite pode detonar com grande violência levando tudo que está a seu redor.

É preciso calcular cuidadosamente a potência e dosar a quantidade necessária de dinamite para cada tarefa. Em filmes podemos ver heróis acendendo apressadamente bananas de dinamite e jogando em seus inimigos... No mundo real, essa é uma bela maneira de arriscar ferimentos graves e até morrer antes mesmo de lançar o explosivo.

Em 1910 foram desenvolvidos os primeiros gatilhos e detonadores que permitiram criar um mecanismo temporizador que concedia maior grau de segurança. É preciso saber dispor e preparar esses detonadores entretanto.

Usando em jogo: Já perdi a conta de quantas vezes os jogadores perguntam se podiam comprar dinamite. É claro que seu uso é tentador para quem está enfrentando criaturas dimensionais poderosas e quase indestrutíveis. O grande questionamento é: "Você se sentiria seguro com alguém insano manipulando explosivos"? Se a resposta for sim, espere por momentos divertidos e incrivelmente letais em sua aventura.

Elevador Elétrico


Ano da Invenção: 1852
Quando se tornou comum: 1922

Antes de 1800 já existiam muitos tipos de elevadores rudimentares usados para transportar carga. Eles eram extremamente lentos, operados por motores hidráulicos ou à vapor. O primeiro elevador elétrico foi instalado em 1889 em um prédio em Nova York. Elevadores elétricos se mostraram muito mais rápidos e podiam garantir acesso a pavimentos superiores, uma necessidade quando prédios cada vez mais altos começavam a surgir.


Os primeiros elevadores elétricos contavam com um operador que respondia pelo funcionamento, manutenção e segurança correta do aparelho. Os primeiros elevadores com botões foram instalados apenas em 1922, até lá o operador usava uma manivela para subir ou descer a cabine. Mesmo quando os botões foram instalados, os operadores eram importantes poque o sistema automático dos elevadores obedecia a um comando por vez. A primeira pessoa a apertar o botão era levada imediatamente para aquele andar, mesmo que outras em andares mais próximos apertassem depois. Cabia ao operador memorizar a ordem dos passageiros e seguir corretamente para cada pavimento.

Mesmo no início de suas operações, elevadores possuíam um mecanismo de segurança que os impedia de machucar os passageiros, contanto que eles seguissem as regras de segurança. Todos elevadores sempre contaram com freios de emergência acionados na iminência de um cabo se romper, de haver falta de energia ou da cabine de alguma forma despencar. Este freios eram, e ainda são, acionados automaticamente em situações de emergência e a manutenção frequente garante a plena segurança contra tais imprevistos.

Elevadores se tornaram comuns em meados de 1920, com a implementação de reformas e o surgimento de novos prédios que já eram desenhados para contar com essa comodidade. Prédios mais antigos ou históricos muitas vezes se viram privados de elevadores em face das dificuldades de instalação no projeto original.

Usando em Jogo: Elevadores são ótimos para cenas de suspense. Desde portas que demoram a abrir permitindo a uma criatura se aproximar, até a presença de uma coisa no teto da cabine enquanto o elevador desce, podem fornecer ótimos momentos de horror.

E em breve mais algumas outras invenções...

Um comentário:

  1. Muito boa essas matérias. Só fiquei esperando o abridor de latas, que por incrível que pareça, não surgiu com a invenção das latas. Abriam até com o martelo.A invenção das latas de comida também merecia um espacinho aqui no blog. De tão sinistra que era a intoxicação alimentar por chumbo. Que era a solda das latas. Um abraço!!

    ResponderExcluir