domingo, 27 de setembro de 2020

Arauto de tragédias - As Profecias do Homem-Mariposa


Dizem que certos animais possuem uma espécie de "sexto sentido" que nós, humanos perdemos ao longo de nossa evolução. Essa capacidade, ligada intimamente ao instinto permite que eles sejam capazes de perceber algo ao qual estamos alheios, sentir o que não somos mais capazes de perceber.
 
Seria um tipo de presciência, uma capacidade inerente de perceber uma grave perturbação se aproximando. Como uma sensação indescritível de ameaça ou incômodo que os coloca em movimento imediatamente, com o intuito de tirá-los de uma zona de perigo.

Acredita-se que a natureza os dotou com tamanha sensibilidade que eles seriam capazes de "prever" as situações atípicas. Isso leva algumas pessoas a observar a ação de animais e reagir com base em seu comportamento atípico para assim, quem sabe, também sobreviver. Há histórias sobre pescadores habitando ilhotas no Pacífico Sul que percebendo a súbita ausência de peixes se prepararam para tsunamis devastadores. Da mesma maneira, é mencionado por cronistas romanos que alguns indivíduos percebendo uma migração repentina de aves, deixaram Pompéia à tempo de evitar a erupção do Vesúvio que enterrou a cidade sob toneladas de cinzas e detritos.    

Contudo, existem seres ainda mais misteriosos, sobre os quais sabemos muito pouco, e que por vezes figuram no âmbito das lendas urbanas. Seriam entidades únicas, intimamente ligadas a grandes tragédias, situações de sofrimento e desolação. Alguns inclusive não seriam repelidos pelas tragédias, pelo contrário, se sentiriam atraídos para lugares em que uma catástrofe iminente estaria prestes a ser deflagrada.  


Verdadeiros Arautos das Tragédias cujas intenções podemos apenas supor.

Dentre as aparições mais enigmáticas encontramos o Homem-Mariposa. Essa criatura bastante conhecida entre pesquisadores da Criptozoologia, ganhou fama no Noroeste dos Estados Unidos, tornando-se posteriormente uma espécie de símbolo na comunidade de Point Pleasant, na Virgínia Ocidental - onde inclusive foi inaugurada uma estátua em sua homenagem (!). 

O primeiro relato oficial à respeito desse ser data do início da década de 1960, quando uma estranha criatura teria sido avistada por um grupo que acompanhavam uma cerimônia fúnebre no Cemitério de Point Pleasant. A entidade, segundo as testemunhas, voou por cima do grupo a uma altura de 10 metros, se dirigindo até um grande jazigo onde pousou e permaneceu estática por alguns instantes, observando o grupo estarrecido com sua presença. À seguir, abriu suas asas novamente e se afastou desaparecendo atrás de muros. Diz a lenda que dentre as 13 pessoas que observaram o acontecimento, seis morreram nos meses posteriores e que mais 4 teriam morrido no espaço de 5 anos em uma variedade de acidentes e causas consideradas como naturais.

Alguns dias depois desse incidente, a mesma criatura alada foi vista por outras pessoas nas cercanias de um parque público da mesma cidade. Ela sobrevoou árvores e arbustos e deu rasantes sobre várias testemunhas que aterrorizadas fugiram em disparada sem compreender o que haviam acabado de ver. O ser escuro aparecia como um imenso morcego, mas tinha o corpo de um homem, dotado de pernas e braços.


Várias outras testemunhas juraram ter visto a mesma entidade ao longo dos dias que se seguiram, o que provocou uma onda de temor e histeria na pequena comunidade.

A aparência dele era sempre bastante similar e consistente. Descrita como uma forma humanoide, medindo algo entre 1,80 e 2,10 metros de altura, a criatura, rapidamente apelidada de Homem-Mariposa, tinha um corpo delgado e totalmente escuro, negro ou com tons amarronzados. Não possuía cabelos ou pelos corporais e seu rosto não parecia sugerir qualquer detalhe digno de nota, exceto por um par de grandes olhos brilhantes que emitiam uma luminosidade avermelhada desconcertante. Por vezes, na escuridão, apenas seus olhos fumegantes podiam ser vistos. Estes brilhavam no escuro e segundo relatos, aqueles que encaram os olhos sentiam enorme desconforto, como uma agonia e apreensão esmagadoras. 

O que chamava mais a atenção na criatura, e contribuía para a sensação de estranheza, eram sem dúvida as imensas asas que despontavam em suas costas. Para alguns eram semelhantes às de morcego, mas outros garantiam que se tratavam de asas dobradas, como a das mariposas. Seja lá como fosse, as asas permitiam que ele alçasse voo com lufadas sucessivas que o impeliam para o céu velozmente. 


A criatura era mais comumente vista à noite, mas isso não impedia que aparecessem relatos de indivíduos a encontrando em plena luz do dia. A esposa de um proeminente médico da cidade teria observado a criatura pousada sobre o telhado de sua casa, quando saiu para o pátio. A criatura a observou, com seus olhos fumegantes por longos instantes e em seguida levantou voo deixando para traz uma dezenas de telhas quebradas.

Algumas pessoas, afirmaram ainda que o Homem-Mariposa produzia um som aterrador, similar a um guincho muito alto e penetrante. Este som misterioso foi ouvido por muitas outras pessoas que afirmaram não ter visto o que o causava, mas que se sentiram imediatamente intimidados pelo ruído. Em pelo menos duas ocasiões o ruído era tão agudo que fez vidros de janelas trincar.

A relação da criatura com tragédias foi presumida em decorrência de um incidente fatal ocorrido pouco depois de seu avistamento. As observações da criatura em Point Pleasant coincidiram com o fatal colapso da Ponte de Prata no ano de 1966. A Ponte de Prata era uma obra relativamente nova, inaugurada no final da década de 1940 se estendendo sobre o Rio Pleasant. Engenheiros discutem ainda hoje o que teria causado o colapso, sendo a corrente majoritária que os fios de aço da estrutura teriam se rompido mediante desgaste. O aço usado na época da construção seria de má qualidade e se deteriorou antes do previsto. Com a queda, automóveis que passavam pela ponte naquele exato momento mergulharam nas águas geladas do rio, despencando de uma altura de 15 metros. Algumas vítimas que sobreviveram a queda acabaram morrendo afogadas no interior dos carros ou pela hipotermia. O acidente resultou em mais de 46 vítimas fatais e ao menos uma dúzia de feridos.


Considerada a maior tragédia da história da cidade, a comunidade local, com pouco menos de 5 mil habitantes ficou devastada pela dor e luto. 

Nos dias que se seguiram à tragédia, alguns moradores mencionaram que o Homem-Mariposa havia sido visto pouco antes do incidente sobrevoando o local. A maioria desses relatos não culpavam a criatura diretamente pela queda da estrutura, mas sugeriam que ele estava presente nos instantes que antecederam o fato como se esperasse por ele a qualquer momento.

Após a tragédia, a criatura não foi mais vista sobrevoando Point Pleasant, a despeito das narrativas isoladas nesse sentido. Contudo, observações posteriores do Homem-Mariposa foram feitas em comunidades próximas em Mason, Lincoln, Logan, Kanawha e Nichola, todas cidades pequenas do interior do Estado de Virgínia.

Em 1978, ele teria sido visto nos arredores de uma fábrica de explosivos abandonada em Kanawha. Algumas pessoas reportaram a presença de uma criatura grande, do tamanho de um homem adulto, mas dotado de asas voando em áreas afastadas. A criatura teria sido vista inclusive no campanário da igreja local, o que atraiu a atenção de vários indivíduos surpresos com a cena incomum.

Dias depois desses incidentes inusitados, um incêndio atingiu a antiga instalação onde caixas com TNT ainda eram mantidas ilegalmente. Seguiu-se uma grande explosão que causou a morte de ao menos 12 bombeiros que estavam combatendo as chamas. O incidente serviu para reforçar as lendas a respeito do Homem-Mariposa e sua relação como arauto de tragédias.


Um terceiro incidente, dessa vez ocorrido em 1984 traria a lenda de volta às manchetes de jornais consolidando-a como uma das mais conhecidas lendas urbanas da América.

Dessa vez, o ser misterioso teria sido avistado por motoristas transitando pela Estrada Interestadual 62, mais para o norte, no estado de Ohio. Em menos de uma semana, mais de 30 testemunhas juraram ter se deparado com a estranha visão sempre sobrevoando uma área de 8 quilômetros correspondente a um dos trechos mais sinuosos e perigosos da estrada. A coisa frequentemente passava sobre a estrada e sumia numa área florestal.

Em 12 de março o motorista de uma carreta que transportava toras de madeira vindas do Canadá derrapou e perdeu o controle de seu veículo. Sua pesada carga se soltou e acabou esmagando uma dúzia de automóveis. Treze pessoas perderam as suas vidas e mais de 25 ficaram feridas. Uma ambulância que foi chamada às pressas para prestar socorro se dirigiu para o local e a equipe de socorristas afirmou que ao chegar à monumental tragédia se deparou com uma enorme criatura humanoide sentada sobre um poste de alta-tensão observando a cena. Depois de ser percebida, ela abriu suas enormes asas e sumiu emitindo um guincho agudo de mau-agouro.

Estudiosos devotados à pesquisar as raízes da Lenda encontraram correlação entre o Homem-Mariposa e antigas tradições de povos indígenas americanos. Os mitos de tribos como os Shawne e Susqehanna contemplam a existência de uma criatura semelhante a um homem negro alado. Ele é tratado como uma entidade neutra, que não se inclina para o bem ou para o mal e que costuma ser visto por pessoas desenganadas ou que irão morrer em breve. Os Shawne acreditavam que a criatura surgia para avisar a pessoa escolhida, para que ela se preparasse para a morte e que se despedisse de seus entes queridos de forma adequada. Entre os Cherokee, que também habitavam o norte do estado da Virgínia, uma entidade similar ao Homem-Mariposa era visto sempre que tempos difíceis e de provações se aproximavam: Enchentes, secas ou tempestades eram antecedidas pela visão.

Entusiastas do fenômeno dos OVNIs relatam coincidências entre as aparições da criatura e avistamento de discos voadores. Na época da tragédia da Ponte de Prata, várias pessoas se recordaram de ter visto nos meses que antecederam a tragédia objetos metálicos sobrevoando a região. A maioria dessas pessoas foram identificadas como indivíduos honestos e que não teriam razões para inventar tais histórias. Ufólogos conhecidos acreditam que o Homem-Mariposa pode não ser uma manifestação sobrenatural, e sim uma presença alienígena enviada por alguma razão obscura para presenciar acontecimentos importantes.


Em um famoso caso ocorrido em 2009 nos Andes Argentinos, discos voadores e uma criatura humanoide alada teriam sido responsáveis por um surto de pânico entre habitantes da pequena cidade de Joaquim Gonzalez. Um objeto metálico na forma de um charuto teria sobrevoado a cidade, sendo visto por mais de 30 pessoas, poucos dias depois, uma criatura escura e dotada de asas teria sido vista espionando janelas e voando sobre telhados. Tão rápido quanto surgiu, a criatura acabou desaparecendo deixando um rastro de dúvidas e contradições.

Relatos mais recentes colocam a criatura no meio de outras tragédias conhecidas. Alguns relatos atestam que a criatura teria sido vista nos dias que antecederam o devastador Terremoto que atingiu a Cidade do México em 1985, o Desastre Nuclear de Chernobyl e a Queda das Torres Gêmeas em Nova York em 2001.

Não existe um consenso a respeito da origem ou identidade do Homem-Mariposa, se é que tal coisa existe. Para alguns ele seria uma entidade vista apenas por sensitivos e videntes, uma rara forma de vida aborígene ainda a ser descoberta, um alienígena ou meramente o produto da imaginação ou fantasia de alguns. 

A verdade é que a simples noção de que algo observa com interesse nossas tragédias mais terríveis soa incrivelmente perturbadora. Como asas negras de mau-agouro atraídas pelo sofrimento humano. Enquanto não soubermos de que se trata, melhor continuar observando os céus atentamente.

3 comentários:

  1. Bem, acho que toda lenda tem um motivo. Às vezes o motivo é elucidado, mas às vezes não. Penso na primeira ou primeiras pessoas a verem algo do tipo: o que teriam a ganhar inventando algo assim, e mais, como convenceriam tanta gente em locais diferentes?
    Se me permite, poderia sugerir um assunto? Bram Stoker. Sim, o autor de Drácula, tem uns acontecimentos bem curiosos na vida dele. Por exemplo, ele exigiu que seu corpo fosse cremado assim que morresse, sem velório nem nada, morreu, pode queimar.
    Nos últimos tempos, foi lançado o livro Drácula: A Origem de um Monstro, que segundo o que é dito, deveria ter sido parte do livro original, mas não foi por causa do conteúdo (pra mim não foi nada demais, mas acho que para a época deveria sim ser pesado(, e nessa parte, o próprio Bram e seus irmãos são os protagonistas. E ele insistia na veracidade da sua história, mesmo com recusas a publicar o livro dizendo que era uma história real, ele não desistiu de deixar isso evidente. Fora um acontecimento que até parece com Lovecraft: Bram foi enfermo por boa parte da sua infância, quando melhorou sem mais nem menos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o artigo. Me deu uma vontade danada de rever o filme com o Richard Gere sobre o Homem Mariposa...

    ResponderExcluir