terça-feira, 17 de dezembro de 2019

RPG do Mês: Secrets of Berlin - Os Mythos na Capital da Alemanha


Se um dia houve uma cidade preparada para a subversão do Mythos na Era do Jazz, essa cidade era Berlim. A magnífica Capital da Alemanha nos anos 1920 era uma cidade de contrastes: economia devastada, manifestações artísticas inovadoras e ultrajantes, disputas políticas acirradas entre extremistas comunistas e fascistas, uma multidão de dissidentes e muitas dúvidas sobre o futuro. A República de Weimar tentava reerguer o país da derrota na Grande Guerra e reconstruir um povo orgulhoso, submetido a vergonha e humilhação. Com esses ingredientes, o terreno não poderia ser mais fértil para os horrores cósmicos encontrarem espaço para proliferar e disseminar o caos.

Este é um período decisivo entre o Fim da Grande Guerra Mundial (1914-1918) e a ascensão dos Nazistas que ocorreria em 1933, um momento de grande instabilidade e desespero extremo, de subversão, violência, injustiças e desigualdades. Não por acaso, a cidade ganhou um apelido adequado, "Wickedest City on Earth", algo como "A Cidade mais Pervertida do Mundo".

É esse o pano de fundo para o mais recente suplemento de Chamado de Chulhu 7a ediçãoSecrets of Berlin: The Wicked City – Unveiling the Mythos in Weimar Berlin (Segredos de Berlim: A Cidade Pervertida - Desvendando os Mythos na Berlim de Weimar). Publicado pela Chaosium Inc, ele cobre não apenas o período e a cidade, mas fornece pinceladas para quem quer colocar os investigadores do Mythos em um ambiente extremamente opressivo e fértil para desafios, sejam sobrenaturais ou mundanos. Há espaço de sobra para sexo, drogas, prostituição, crime e violência, o que torna esse livro mais indicado para um público maduro e capaz de entender o contexto no qual ele se desenvolve. É claro, o Horror Cósmico se faz presente, mas além dele, existe uma aura de maldade e perversão muitíssimo humanas permeando a sociedade.


Berlin: The Wicked City começa explorando as razões para os investigadores estarem na cidade em primeiro lugar. Conhecida pela violência política e pela inflação galopante no início da década, Berlim ainda é um destino atraente para imigrantes de todo mundo, assim como artistas, acadêmicos e viajantes. A cidade também sinaliza como uma espécie de Meca para os transgressores: homossexuais e lésbicas encontram em Berlim um oásis de tolerância e aceitação. 

Para os investigadores berlinenses e alemães, a questão principal que se coloca é "o que vocês fizeram durante a Grande Guerra" e a resposta enseja um leque de possibilidades, novas ocupações e pacotes de experiência que ajudam a construir personagens adequados para a ambientação. Os investigadores podem ser lutadores de rua (indivíduos desesperados que aceitam lutar por comida), Cidadãos de Segunda Classe (considerados como um peso morto nas ruas da cidade) ou Corpsstudent (membros de fraternidades de estudantes e grupos acadêmicos). 

Quatro Organizações para os investigadores se afiliarem são apresentadas com exemplos de como o grupo pode se unir a eles, seus benefícios e obrigações. Sendo o mais interessante, a Companhia Cinematográfica Hilde-Film, um grupo que se especializa em obter filmagens de fantasmas e manifestações sobrenaturais. Outro grupo bastante interessante é o Landsberger Tenants’ Association, cujos membros se envolvem em investigações do inusitado e do bizarro dentro da cidade. Além disso, essas organizações fornecem um rico elenco de contatos, aliados e inimigos que podem ser interessantes ao longo de uma campanha tendo Berlim como background. E o que não falta na cidade são politicos, ocultistas e criminosos que podem ajudar ou atrapalhar o curso das investigações.


Os suplementos de CoC são conhecidos pela pesquisa histórica, correta e bem detalhada. Aqui não é diferente. A cidade é apresentada em detalhes, com uma cronologia de sua origem e história, além de uma completa descrição de suas zonas e distritos. Ao menos uma página de detalhes, acompanhados de uma lista de lugares importantes e que podem interessar aos investigadores, de igrejas a templos, de cabarés a bares, tudo é fornecida. O livro também dedica alguns parágrafos ao clima, rede de transportes, mídia e comunicação, além das condições de lei e ordem na cidade. Há espaço para apresentar os museus, bibliotecas e centros de estudo na cidade que podem atrair os personagens durante suas investigações e fornecer pistas essenciais. O livro discute pormenores que vão de comida e bebida, a costumes que fazem parte do dia a dia da população residente. O trabalho é bem pesquisado e prazeroso de ler.

Um dos aspectos que marca o suplemento como um material indicado a jogadores mais maduros é que ele inclui muitos detalhes sobre sexo, drogas, crime e perversões. Berlim era uma cidade de excessos e as pessoas gozavam de uma liberdade inexistente no resto do mundo. Drogas recreativas estavam disponíveis em todo canto, prostituição era legalizada e as leis não se importavam em absoluto com as preferências sexuais de sua população. Há tópicos que informam aos jogadores como seus personagens podem explorar essas facetas, usando e abusando delas conforme bem entenderem. Berlim nos anos 1920 merece a reputação que tinha e o livro explora esses aspectos de maneira muito eficiente oferecendo ainda regras e muitas possibilidades para os jogadores transitarem nesse ambiente de flagrante decadência. Há espaço para apresentar ainda celebridades e personalidades do mundo real que viviam na cidade no período e que podem se tornar NPCs de luxo para a campanha.


A seguir, o livro explora o lado obscuro e bizarro da cidade com direito a um exame dos Mythos instalados no seu submundo. Isso inclui a presença maligna de Nyarlahotep, de entidades caprinas que habitam os bosques próximos e de outros Deuses que são reverenciados por cultistas degenerados e seguidores fanáticos. O ambiente rico em decadência e corrupção fornece matéria prima para incontáveis histórias. Há uma lista de 10 sementes de cenários aguardando um Guardião voluntarioso para desenvolver os detalhes.

O livro conclui com três cenários prontos para lançar os jogadores direto na ação e investigação sobrenatural. Eles integram o que pode ser concebido como uma mini-campanha centrada em Berlim na qual o grupo se envolve em tramas macabras e incidentes nefastos.

Cada cenário possui um tema distinto discutido pelo autor: "The Devils Eat Flies" é sobre "paixões", "luxúria" e "morte", "Dances of Vice, Horror, and Ecstacy’ é sobre "transgressão" e "moralidade", enquanto "Schreckfilm" se concentra em "algolagnia" - descrito como "o prazer sexual derivado da dor e sofrimento físicos alheios". Como se pode ver, os temas são bastante adultos e a proposta leva a cenários nos quais assuntos controversos serão explorados exaustivamente.


A primeira aventura  "The Devil Eats Flies" (O Demônio come moscas) começa como um caso de pessoa desaparecida e investe no tumultuado cenário político virulento das ruas de Berlim e acaba descambando para uma história especialmente sinistra. Existem premissas bastante interessantes nesse cenário, com destaque para uma visita ao famoso zoológico da cidade. No geral, trata-se de um mistério suculento no qual os investigadores terão de enfrentar oponentes perigosos e especialmente cruéis. Riscos e loucura são bem óbvios.

"Dances of Vice, Horror, and Ecstacy" (Danças de Vício, Horror e Êxtase), leva os jogadores a conhecer um grupo de artistas e uma dançarina de ballet cuja apresentação chocante precisa ser investigada de um ponto de vista sobrenatural. Há vários lugares a serem investigados, NPCs a serem entrevistados e pistas para processar. Eventos macabros oferecem sombrias repercussões para o futuro de Berlim e da Alemanha, um futuro que marcará o país para sempre.

Finalmente "Schreckfilm" (Filme de Horror) começa com um objeto sobrenatural que acaba caindo nas mãos dos investigadores por acaso. Os investigadores então se descobrem cercados por inimigos, quando autoridades locais e outras organizações, mundanas e monstruosas, começam a seguir seus passos. A busca por pistas irá levar o grupo a conhecer o submundo da cidade e sua faceta mais perversa. Se passando durante a eleição que levou os nazistas ao poder, existe um senso de fatalismo e pavor em toda narrativa. ‘Schreckfilm’, é uma excelente conclusão para a campanha, deixando em aberto o destino dos envolvidos.


Os três cenários são bastante extensos e fazem um excelente uso do cenário da cidade, tornando difícil adaptá-los em qualquer outro lugar. Eles também espelham temas presentes na década sejam eles a opressão, a violência e a instabilidade que iriam ensejar pouco tempo depois na tomada do Regime Nazista. Como dito, os cenários possuem forte conteúdo adulto e são mais indicados para grupos que possam lidar com esses temas.  

Berlim é um suplemento completo e fechado em sua proposta de explorar um ambiente diferente do convencional ainda que no familiar período dos anos 1920. Juntando a esse ambiente insalubre um toque de Horror cósmico, temos algo igualmente fascinante e perturbador.


Fisicamente o livro, Berlin: The Wicked City adere ao estilo e layout das demais publicações da Chaosium nessa retomada de Chamado de Cthulhu. São livros de alto padrão gráfico, inteiramente coloridos e muito bem acabados, ilustrado com uma boa mistura de fotografias de época, peças de arte e ilustrações belíssimas. A cartografia é excelente, com um mapa destacável que divide a cidade em seus distritos e áreas de interesse. A capa maravilhosa trás mais uma ilustração do talentoso artista francês Löic Muzy.

O suplemento consegue equilibrar muito bem o conteúdo informativo e entretenimento, oferecendo aventuras prontas que funcionam perfeitamente. O Guardião encontrará material de sobra para escrever seus próprios cenários e situar histórias nesse ambiente decadente misturando a influência dos Mythos a uma década de perigo, decadência e corrução como nenhuma outra antes ou depois.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário