terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Oculto no Vazio - Resenha da Aventura para Cultos Inomináveis



Por Tiago Maraschin

Quando os Mitos de Cthulhu encontram o Horror Slasher

Oculto no Vazio (tradução de Fundido em Blanco), é um livro suplemento para o jogo de RPG Cultos Inomináveis, publicado pela editora espanhola Nosolorol, escrito por Jose Manuel Sorio e Jose Lomo, e magnificamente ilustrado por Javier Charro.

Oculto tem uma perspectiva diferente dos outros cenários e aventuras relacionados com os Mitos de Cthulhu. Ele está focado num horror mais visceral, gore e slasher. Na minha opinião os autores conseguiram casar perfeitamente o horror slasher/gore de filmes como O Massacre da Serra Elétrica (Texas Chainsaw Massacre), Quadrilha de Sádicos (Hills have Eyes), Rejeitados pelo Diabo (Devil Rejects) ou Pânico na Floresta (Wrong turn) com o horror dos Mitos de Lovercraft. O livro seria o que em Rastro de Cthulhu chama-se Marco de Campanha, apresentando a descrição de um cenário completo: personagens, ganchos de aventura e três módulos/aventuras que podem ser jogados na forma de uma campanha completa ou aventuras isoladas.

A primeira parte do livro nos apresenta a Família White, com toda sua cultura endogâmica, descrevendo os principais membros do clã com riqueza de detalhes. Os White são um culto familiar constituídos pelos típicos rednecks (caipiras) americanos do sul profundo que conhecemos de inúmeros filmes de horror: endogâmicos, reacionários, violentos, fanáticos, xenófobos e canibais. Aqui é possível encontrar personagens com muitas referências a várias obras de filmes slashers. Mas o antigo patriarca da família, em sua juventude viajou pelos EUA e é claro, espalhou sua maligna semente em várias partes. Assim podemos tomar conhecimento de outros membros afastados da família, filhos bastardos, órfãos, parentes distantes, ex-membros do culto distribuídos por todos o país formando uma rede de cultos e seitas peculiares.


Aqui também nos é apresentada a fazenda maldita dos White, lar da família, localizada no povoado de Carson, Novo México. Outros lugares importantes da zona também são descritos, como o cemitério de carros, as cavernas Chijidi e Fossa dos Bebês.

A terrível verdade é que a Fazenda White se ergue sobre um Grande Antigo adormecido, e nos terrenos que a rodeiam habitam muitas criaturas dos mitos. Os índios navajos o chamavam de “Seig-Oakedya”, mas os White simplesmente o conhecem como “O Ser do Poço”. A criatura dorme desde muito antes dos homens pisarem na terra e seus sonhos moldaram os White convertendo-os em seres perversos e malévolos, entregues a adoração cega e a consumação de planos de um Grande Antigo, que eles mesmos não compreendem. E com sua semente espalhada pelo país, este culto insano estende pouco a pouco seus tentáculos através de laços familiares e a poderosa conexão que existe entre o sangue da família e o Ser do Poço.

Além da descrição da Família White e suas terras, o livro também conta com mais de 20 personagens ligados a família, membros, parentes, inimigos, aliados e vitimas, além de seitas rivais, monstros e criaturas relacionadas. Tudo isso encontramos nas primeiras 57 páginas do livro. O restante se divide em três módulos/cenários de aventuras: Aguijon em la Retina, Fundido em Blanco e Simiente Negra cae al Pozo (Algo como Espinho no Olho, Oculto no Vazio e A Semente cai no Poço).


Aguijon em La Retina

A primeira aventura, onde os personagens dos jogadores devem escoltar uma garota White (que lembra muito a menina Eleven da série Stranger Things) de volta a sua família e há uma infinidade de possibilidades de desfechos, tanto no início como no fim da aventura. Se trata do primeiro contato com essa peculiar família e dependendo de como acabe essa partida, os personagens jogadores vão ter problemas com os White para o resto de suas (curtas e miseráveis) vidas.

Fundido em Blanco

A segunda aventura, que também dá o título ao livro, se trata de um cenário peculiar, criando uma trama paralela para os jogadores. Há 5 anos atrás foi produzido um documentário chamado Fade to White, que atualmente está perdido. Segundo comentários encontrados na Deep Web, o filme exibia uma investigação sobre uma família isolada que vivia no interior profundo do Novo México. Os boatos dizem que os realizadores do documentário desapareceram durante o final da gravação, deixando apenas fragmentos do filme que poucos conseguiram ver.

Nesse cenário os personagens jogadores conseguem acesso ao filme para tentar descobrir o que realmente aconteceu. Não será uma viagem agradável. Mas o cenário possui uma trama paralela, que permite aos jogadores fazer uma partida interpretando os personagens prontos do filme original para descobrir o que aconteceu. Ou seja ao invés de apenas receber a descrição do documentário e seus fatos, eles podem vivenciar o filme na pele dos personagens do filme para representar o que seus personagens verdadeiros estão assistindo. Realmente me pareceu uma grande ideia, permitindo viver duas aventuras em uma, com dois grupos de personagens distintos.

Simiente Negra Cae al Pozo


A terceira e última aventura/cenário, nesta os White entram em contato com os personagens jogadores para que os ajudem a encontrar um membro desaparecido de sua família, ninguém menos que Cherry Sun Adams, uma encantadora jovem que esta metida em apuros. A personagem é uma clara referência a Cherry Moon Zombie (a estrela dos filmes Devil Rejects e The House of 1000 Corpse, e esposa do diretor e roqueiro Rob Zombie). Mais uma aventura com caipiras canibais, fantasmas deformados, cachorros raivosos, filmes snuff e jogos mortais.

Resumindo, Fundido em Blanco é um grande suplemento de aventuras e cenários de horror e consegue casar muito bem dois gêneros de horror numa costura bem acabada: O Horror slasher e o Horror Cósmico. Talvez os fãs mais puristas de Lovecraft não apreciem o material, mas ele realmente é muito bom e bem desenvolvido, oferecendo um estilo de aventuras diferentes e mantendo os horrores dos mitos presentes, mas como uma capa de fundo. Um suplemento que pode ser utilizado por mestres em qualquer partida de horror em outros sistemas, já que o sistema original, chamado Hitos é muito descritivo. Lembra muito um Fate com 3d10. Mas esses cenários também podem ser usado em Chamada de Cthulhu/BRP, Rastro de Cthulhu/Gumshoe e em outros jogos de horror não-cthulhianos como Mundo das Trevas, Shotgun Diaries, Kult e Unknow Armies se assim o mestre desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário