quarta-feira, 4 de março de 2020

Postnomicon - Suplemento de Aventuras para Cultos Inomináveis


Antes de qualquer outra coisa a boa notícia: Cultos Inomináveis está garantido no Financiamento Coletivo, tendo atingido os 100%.

A excelente notícia é que ele deve alcançar várias metas extras.

Para quem quer saber mais a respeito de Cultos Inomináveis, aqui está a resenha de um dos suplementos mais interessantes dessa coleção e que felizmente faz parte como uma das metas. 

Postnomicon é uma antologia de aventuras com 120 páginas. O livro segue a mesma identidade visual e tem acabamento similar ao do Livro Básico, ou seja, é totalmente colorido e com fartura de ilustrações, mapas e boxes espalhados pelas suas belas páginas.

A Antologia compreende cinco cenários prontos de diferentes tamanhos e grau de complexidade, mas de um modo geral ótimo material para quem está começando a conhecer o sistema e ambientação. Algumas são mais indicadas para sessões curtas, servindo perfeitamente como one-shots permitindo apresentar o sistema e ambientação em eventos ou para grupos de iniciantes. Outras são mais elaboradas e terão uma duração de duas a três sessões até a conclusão.


É interessante explicar que não se trata de uma Campanha, ou mesmo de uma mini-campanha, como Oculto no Vazio (Fundido en Blanco), composto de três histórias concebidas para o mesmo Culto e com os mesmos personagens. Nada impede, no entanto, que as aventuras sejam encadeadas, tendo então, o narrador, de fazer alguns ajustes e construir um elo entre elas.

O primeiro cenário tem como título "Casa da Bruxa dos Sonhos" e foi escrito por Ricard Ibáñez, conhecido autor espanhol que já tem certa experiência escrevendo para jogos de horror. É dele a mini-campanha "La bestia no debe nacer", para Chamado e que foi publicado na Espanha. Trata-se do cenário mais curto do livro e um que tem um início assustador. Um homem decide cometer suicídio, mas antes ele mata a esposa e os filhos de forma brutal. Suas últimas palavras devem ser o suficiente para atrair a atenção dos cultistas, pois ele diz: "Isso deve servir para detê-lo".

Ao que ele estaria se referindo e de que maneira essa tragédia poderá trazer os cultistas mais perto de seus objetivos?


A segunda aventura é "Grande demais para falhar" de Ismael Díaz Sacaluga.

Nela, os jogadores serão membros de uma companhia gestora de capital de risco que acabaram de obter uma desejada promoção e que estão celebrando seu novo posto. Os acontecimentos surpreendentes vão se multiplicando à medida que coisas estranhas começam a acontecer. Trata-se de uma trama um pouco complicada, que exige personagens específicos para a história em questão, mas que tem enorme potencial.    


A próxima aventura é "Primavera Quebrada" de Iñaki Raya, um cenário que começa in media res com uma perseguição de carros que será aos poucos explicada na base de flashbacks que lembram um roteiro de Quentin Tarantino. Sem dúvida é uma maneira muito eficiente de atrair a atenção dos jogadores desde o primeiro minuto de jogo. Além disso, todo o cenário está repleto de referências cinematográficas, algo muito bacana e que com certeza irá agradar aos fãs de cinema.


"Na noite do Diabo" de Antonio Ortiz é uma aventura curiosa, parte da premissa de que um cientista  (é preciso dizer que trata-se de um cientista louco?) e um criminoso estão trabalhando em uma droga experimental de origem alienígena que planejam despejar no submundo. No meio dessa trama, os cultistas acabam metendo os narizes quase que por acaso. Eles terão de decidir então como irão proceder e como lidarão com as possíveis implicações.


O último cenário é "Ritual sob demanda" de Juan Sixto que fecha o suplemento com chave de ouro. Nele temos um advogado que trabalha para um assassino em série aprisionado que precisa dos personagens dos jogadores para investigar uma pista sobre seu cliente. Essa premissa inicial leva o grupo à cidade costeira de Kingsport, um dos menos explorados lugarejos da célebre Lovecraftian Country.


É muito interessante conhecer o trabalho de autores e escritores espanhóis que oferecem uma visão distinta dos Mythos de Cthulhu. As aventuras são curtas, mas podem ser expandidas facilmente por um narrador interessado em torná-las mais detalhadas. 

Se faz necessário chamar a atenção para os belos Recursos de Jogo (Handouts) que integram cada cenário. Um maravilhoso trabalho gráfico que sem dúvida concede maior imersão às sessões. Nada como ter à disposição handouts tão elaborados quanto esses.


O mais bacana a respeito de Postnomicon é que esse é apenas o primeiro volume do que se projeta a se tornar uma coleção. Para um jogo como Cultos Inomináveis, que tem uma proposta tão inovadora, é ótimo poder contar com aventuras prontas que permitem ao narrador e jogadores entender não apenas a mecânica, mas os detalhes da ambientação.

A visão de vários autores nos mostra as infinitas possibilidades do que temos em mãos e nos faz ponderar a respeito das muitas facetas desse RPG.

É algo para ser desfrutado!

Um comentário:

  1. Bastante interessante. Desejo um grande sucesso a campanha e espero conseguir financiá-la.

    ResponderExcluir