quarta-feira, 15 de abril de 2020

As muitas Máscaras de Nyarlathotep - Parte I


Muito se questiona a respeito da verdadeira forma de Nyarlathotep se é que existe uma. 

Há uma suspeita sustentada por alguns estudiosos de que em seu lar, ele é incapaz de alterar sua forma sendo obrigado a conservar sua aparência original. Esta é descrita por alguns como uma imensa nuvem ou geleia primordial que cobre cada espaço, a ele se adaptando. O som de flautas sibilando eternamente é o único som capaz de romper essa monotonia tétrica. Quando invocado desse plano, ele é capaz de assumir qualquer forma que desejar, o que deu origem à lenda que Nyarlathotep dispõe de 999 formas diferentes. É provável, contudo que esse número cabalístico seja uma mera invenção e que o Deus não está circunscrito a essa limitação.

Em suas jornadas em nosso mundo, Nyarlathotep assumiu apenas algumas formas, sendo que as principais estão listadas abaixo.

Ahtu 
(Congo, África central e possivelmente Camboja)

Nessa forma especialmente pérfida, Nyarlathotep aparece como um imenso monte de carne pútrida viscosa da qual brotam centenas de tentáculos dourados. Estes serpenteiam e se agitam livremente agarrando e puxando o que estiver ao seu alcance, trazendo suas vítimas para perto da massa principal para ser assimilado. Ahtu é um Deus intempestivo, irascível e cruel. Seus servos praticam um tipo de ritual de auto-mutilação no qual produzem cicatrizes e escarificações de aspecto medonho em seus corpos. Também são conhecidos por realizar perversas torturas e empregar métodos de sacrifício que visam extrair dor e sofrimento inenarrável. 

Nascido nas selvas do Congo, o culto esteve dormente por séculos, até ser revitalizado por nacionalistas congoleses, tornando-se uma ferramenta de organizações revolucionárias opositoras aos colonizadores belgas. O Culto foi quase que totalmente debelado nos anos 60, mas há informes de que ele jamais deixou de existir no interior do país africano.


O culto invocava Ahtu utilizando braceletes dourados geralmente separados em duas partes para prevenir que ele fosse chamado por acidente. Uma vez trazido fisicamente, Ahtu demanda um grande número de sacrifícios humanos, na ausência destes ele pode se voltar contra seus próprios cultistas. Ele raramente atende pedidos ou súplicas, mas na esteira de sua invocação, pode agraciar seus alto sacerdotes com magia e visões.

Acredita-se que Ahtu esteja relacionado com o terrível culto cambojano devotado ao deus Angka, venerado pelos Tcho-Tcho. Alguns teóricos supõem inclusive que os dois sejam rigidamente a mesma entidade. Angka se tornou alvo de uma desesperada campanha patrocinada pelo Delta Green durante o Conflito no Sudeste asiático envolvendo os norte-americanos no vizinho Vietnã.

Aku-Shin-Kage 
(Japão)

Essa forma obscura foi cultuada no Japão Medieval, até meados do século XVI, ainda que existam rumores de que o culto experimentou um renascimento em meio a círculos nacionalistas até meados da segunda guerra.

Aku-Shin-Kage é uma entidade austera e sanguinária. Ele representa o progresso pelo conflito e o desejo de esmagar e destruir os inimigos. Venerado por cultos compostos por guerreiros, soldados e militares, a figura é invocada em tempos de guerra e surge demandando massacre e genocídio. Se tais tributos forem proporcionado, esse avatar oferece força e armas aos seus seguidores mais fiéis. Ele também é conhecido por oferecer armas de tecnologia de ponta aos seus protegidos.


Aku-Shin-Kage é descrito em documentos antigos como um homem muito alto vestindo uma armadura samurai tradicional. Ele usa uma máscara de laca negra que esconde uma face repleta de tentáculos e pequenas bocas. Em tempos mais recentes, Aku-Shin-Kage é representado como um homem vestindo traje militar de gala e com o rosto oculto por uma máscara. Em comum, ele sempre carrega consigo alguma arma que maneja com perícia mortal. Em seu rastro ele deixa pegadas sangrentas.

A Besta, Abu-Hol
(Oriente Médio, em especial Arábia)

Esta forma colossal de Nyarlathotep se manifesta muito raramente demandando inúmeros preparativos e extensos sacrifícios por parte de seus cultistas. Acredita-se que seja na forma da Besta que Nyarlathotep trará o Fim dos Tempos, mas essa pode ser apenas uma profecia árabe.

Venerado por um Culto conhecido como Irmandade da Besta com lideranças espalhadas pelo Leste Europeu, Egito e China, a Besta é uma entidade apocalíptica. Cronistas árabes relacionam seu despertar com o Fim da Humanidade. Segundo a profecia quando invocada, seu primeiro ato será destruir Jerusalém, simbolizando o primeiro ato de extinção da raça humana.


A Besta é uma entidade monumental que assume uma forma similar à Esfinge do Egito. Uma fera colossal com corpo de leão, asas de morcego e uma face humana. Quando animada, no entanto, o rosto se torna um vazio através do qual se contempla o vácuo estelar - vislumbrar esse vazio causa incurável insanidade. É dito que através desse vazio, uma legião de criaturas do Mythos - em especial Shantaks e Horrores Caçadores, serão convocados para devastar o planeta.

Touro Negro
(Egito e Líbia)

Acredita-se que essa seja uma das Máscaras que Nyarlathotep assume para anunciar o Fim dos Tempos. 

No Egito Antigo, a aparição dessa entidade prenunciava alguma grande tragédia ou momento de convulsão social. Na forma de uma enorme besta, semelhante a um touro negro, Nyarlathotep corria pelas ruas das cidades fazendo o chão tremer ante os seus cascos. O animal seguia pisoteando pessoas até repentinamente se desfazer em uma nuvem escura de fumaça.


Alternativamente, a figura podia assumir a forma de um homem negro vestido como um andarilho recém saído do deserto após um forte tempestade de areia. Este chegava a uma cidade e procurava um lugar de grande movimento - um mercado ou templo, onde começava a proferir parábolas e profecias terríveis. Aqueles que ouviam suas palavras repletas de maus agouros acabavam contagiados por uma loucura e se sentiam compelidos a espalhar a mesma história dali em diante. O Contador de Histórias após completar seu papel, desaparecia em uma nuvem de fumaça.

Segundo a lenda, o Touro Negro foi visto pouco antes das Pragas do Egito atingirem o Império. Ele teria sido visto, como o Contador de Histórias pouco antes do assassinato do Presidente Anuar Sadat em 1981. Relatos de que o Touro Negro correu pelo Cairo poucas semanas antes da Revolução que depôs Hosni Mubarak não foram confirmados... embora os rumores tenham se repetido pouco antes da morte de Muamar Kadafi na Líbia.

O Vento Negro 
(África Oriental)

Uma dissidência do Culto queniano da Língua Sangrenta (Blood Tongue) que se espalhou pela África Oriental chegando até o Tanzânia, Moçambique e Madagascar. A maioria dos rituais, sobretudo os de sacrifício são bastante semelhantes e particularmente medonhos. Quando Nyarlathotep assume essa máscara ele se assemelha a uma terrível tempestade de ventos furiosos capaz de destruir campos, devastar florestas e arrasar casas em um raio de muitas milhas. Sua passagem é sempre catastrófica e ocasiona tragédias.


Segundo as lendas, a tempestade assovia como um lamento e aqueles que são colhidos por ela percebem em meio a ventania formas sombrias, daí decorrendo seu nome - Vento Negro. O culto foi mais forte no passado, durante a colonização ele foi desarticulado chegando quase a desaparecer. Seu renascimento se deu no século XX quando movimentos populares que reivindicavam a independência das colônias o descobriram. Seitas formadas por seguidores do Vento Negro operam na mesma região e nos dias atuais foram confundidas com células terroristas.

Há indícios de que o Vento Negro tenha sido carregado para Angola e Moçambique nas últimas décadas e que ele esteja se fortalecendo nessas regiões.

Um comentário:

  1. Muito bom esse post e toda essa série sobre o Nyarlathotep; parabéns pelo trabalho.
    Gostaria que, se fosse possível, você indicasse a fonte das narrativas que contém cada uma dessas máscaras, pois além de tornar o post mais rico, facilitaria a busca para conhecer mais sobre elas.
    Não sei se a origem são contos de autores de horror cósmico ou livros de RPG, e fiquei particularmente interessado na origem do
    Aku-Shin-Kage

    ResponderExcluir