sexta-feira, 24 de abril de 2020

As Muitas Máscaras de Nyarlathotep - Parte III


"A fascinação de um Deus Negro ou de um anjo caído, 
em cujos olhos reluz um brilho de caprichoso humor".

Que tal mais alguns avatares de Nyarlathotep para fechar a nossa série de artigos sobre as muitas Máscaras do Caos Rastejante.

Lrogg
(L'gy'hx)

A abominação conhecida como Lrogg é cultuada pelos estranhos seres que habitam o planeta L'gy´hx. Esta raça de criaturas metálicas com o corpo cubóide, reverenciam Llogg com um misto de terror e fanatismo, acreditando que ele é o Senhor da vida e da morte. Para agradá-lo e obter mais tempo de existência oferecem a ele estranhos rituais de auto-mutilação. Humanos que inadvertidamente testemunharam esses rituais o descreveram como desconcertante e perturbador. Não se sabe quais são os objetivos de Lrogg, mas tudo indica que ele seja uma entidade especialmente perversa.

Felizmente ele não é cultuado em nenhum lugar da Terra. Isso não significa que ele não tenha, de alguma maneira, visitado nosso planeta, estabelecendo contato com seres humanos. Cogita-se que ele esteja conectado com o Assombro nas Trevas e ao Pai de Todos os Morcegos, venerado por tribos aborígenes na Austrália. Em ambos os casos, eles são avatares de Nyarlathotep.

Lrogg tem a aparência similar a de um imenso morcego com duas ou mais cabeças que parecem emitir um silvo ultrassônico enervante. Ao bater suas grandes asas, estas produzem um tipo de faísca ou chama negra. Não há consenso a respeito de que tipo de energia é essa, mas ela é extremamente perigosa. Seres vivos em contato com esta sofrem efeitos danosos duradouros. Lrogg é capaz de voar em nossa atmosfera ou no vácuo espacial e usa telepatia para se comunicar.

Deus Esfolado
(Turquia)

Esse terrível avatar é o patrono de uma perigosa Seita sediada na Turquia e espalhada por algumas partes da Ásia Menor e Europa Oriental, os Irmãos do Deus Esfolado. O Culto conta com um número considerável de seguidores fanáticos que operam no submundo da Turquia e coordenam ações de sequestro, assassinato e toda sorte de crime. Eles costumam utilizar lugares abandonados como templos onde coordenam seus rituais consagrados que envolvem quase sempre o ato de torturar e esfolar a pele de suas infelizes vítimas. Os cadáveres sem pele são um tétrico cartão de visita dos Irmãos.

Os líderes do Culto estão sempre à procura de artefatos e objetos de natureza mística que são oferecidos à sua divindade em troca de poder e conhecimento. Seus líderes também possuem um extenso repertório de feitiços envolvendo pele, carne e sangue. A Mitologia da Seita inclui profecias e oráculos sobre o Fim dos Tempos.


O Deus Esfolado se assemelha a um homem com mais de dois metros de altura, com a pele totalmente removida deixando à vista músculos e órgãos internos. Na testa ele possui um terceiro olho dividido em três lobos que emana uma luminosidade amarelada. Um tipo de energia profana emanada entidade fazendo com que a pele de todos que estão a pelo menos 100 metros dele se contorça e coce.

Esse avatar raramente se pronuncia, satisfazendo-se observando tortura e sofrimento à sua volta. Se por alguma razão alguém o desagrada, ele utiliza um horripilante ataque conhecido como Olhar do Esfolador. A vítima desse olhar tem a pele imediatamente arrancada de seu corpo como um traje descartado. O choque é tamanho que na maioria das vezes a pessoa morre imediatamente, aqueles que sobrevivem experimentam uma agonia indescritível.

Pai das Larvas
(Peru)

Um avatar extremamente obscuro que habita uma antiga pirâmide Inca no interior do Peru. A entidade foi capturada nessa construção e é incapaz de deixá-la em face de inscrições mágicas gravadas em ouro nas paredes. Para sobreviver ela conta com um Culto formado por mortos-vivos que vagam pelo interior do Peru matando e drenando sangue e gordura de suas vítimas, material que é coletado e então regurgitado através de uma fissura na pirâmide para que o Pai das Larvas se alimente.

A entidade é simplesmente repulsiva, mas dotada de inteligência sendo capaz de enviar sonhos e controlar serviçais à distância. Seus planos sempre envolvem sua libertação e algum tipo de vingança contra a humanidade. Seu nome, decorre do fato da pirâmide onde ele está preso atrair milhares de moscas que por sua vez produzem incontáveis larvas. O fedor produzido é indescritível.


A criatura em si, parece uma massa de carne apodrecida, recoberta de tumores e pústulas fervilhando com milhões de larvas e coberto por moscas que zunem incessantemente. Tentáculos gotejantes se estendem da massa principal e se esticam para agarrar qualquer coisa que se aproxime. Alguém tolo o bastante para se aproximar pode ser capturado e absorvido pelo Pai das Larvas em poucos segundos.

Lamuriante Retorcido
(India)

Um horror primal, composto de inúmeros tentáculos agrupados em uma espiral serpenteante que voa pelos céus espalhando caos e insanidade. Ao longe a visão pode se assemelhar a uma coluna de vermes negros ou uma nuvem escura e grotesca. O avatar forma em seu corpo horríveis bocas que gemem e gritam, gargalham e babam produzindo uma cacofonia aterrorizante. Ouvir as palavras incoerentes pronunciadas por essas bocas pode transformar o mais racional dos homens em um completo insano.

O Lamuriante Retorcido é citado com maior propriedade na mitologia Hindu como um dos muitos demônios e entidades malignas que tentam os homens e os levam a cometer atos impensados. Na tradição védica em sânscrito, ele também atende pelo nome de Narhari, um demônio que possui o corpo dos homens com o intuito de causar desgraças e tragédias.


Não existe um culto organizado devotado a esse avatar, mas de tempos em tempos ele pode se aproximar de indivíduos especialmente instáveis e propensos à ator de violência, tornando-se objeto de sua devoção. Estes constroem em sua homenagem altares com troféus e prêmios extraídos de suas vítimas. Acredita-se que loucos homicidas e assassinos em série possam ser de alguma forma levados a matar pela influência do Lamuriante que potencializa suas fantasias e delírios.

Na tradição védica existem certos rituais usados com o intuito de banir o Narhari do corpo das pessoas. A maioria destes entretanto resultam em uma longa e desgastante batalha que nem sempre tem um final feliz. De fato, supõe-se que muitos alegados casos de possessão demoníaca possam estar ligados a presença nefasta do Lamuriante. O Exorcismo da doutrina cristã possivelmente se espelha em alguns rituais para esconjurar essa entidade.

Várias das formas "humanas" de Nyarlathotep quando feridas fisicamente se desfazem, revelando a medonha forma do Lamuriante Retorcido.

Formas Humanas de Nyarlathotep

Nyarlathotep é conhecido por assumir diversas formas humanas, sobretudo quando deseja negociar com mortais. A forma humana mais frequente do Caos Rastejante é a de um homem negro - não apenas de raça negra, mas de pele tão escura quanto piche e olhos de um verde brilhante. O Homem Negro é um Avatar bastante conhecido entre bruxas e feiticeiros, uma espécie de patrono de círculos místicos e cabalas arcanas.

Há suposições de que o Homem da Encruzilhada, o infame negociador de almas, famoso entre músicos de Blues por oferecer sucesso e riqueza em troca de almas, seja um avatar em forma humana. Conhecido em alguns círculos pelo apelido de Royal Pants, ele tem a aparência de um homem negro de meia idade que se veste com ternos finos sob medida e tem um dente de ouro. Esse avatar dispensa especial interesse no meio musical e está sempre cercado de artistas famosos que lhe devem favores. Por vezes, ele oferece instrumentos musicais encantados àqueles que aceitam barganhar com ele.

Outro possível avatar atende pelo nome de Harley Patten, mas ele pode ser conhecido por muitos outros nomes em diferentes partes do mundo. Patten é visto com frequência nos Estados Unidos e há descrições que batem com sua aparência remontando ao século XVII até recentemente. Ele se apresenta como um vendedor de fala suave, sempre disposto a oferecer alguma invenção, máquina ou engenhoca revolucionária a uma pessoa escolhida aparentemente ao acaso. Aqueles que recebem essa dádiva acabam se arrependendo de aceitar os presentes de Patten que sempre resulta em morte e tragédias.
Leeland Gaunt é um fornecedor de objetos desejados que costuma visitar pessoas escolhidas, oferecendo algo que só ele pode conceder. Seus presentes são particulares, pequenos itens muito desejados pela pessoa em questão. Aqueles que aceitam os presentes ficam devendo a Gaunt um favor que acaba invariavelmente conduzindo a algum tipo de desgraça.

O autor de bestsellers, Sutter Kane é uma máscara bastante contemporânea. Ele possui fama internacional e seus romances de horror foram publicados em mais de 98 países. Nos últimos anos, Kane se consolidou como um dos mais lidos escritores do mundo, tendo produzido mais de 20 romances. Histórias perturbadoras e descrições medonhas são suas marcas registradas. Anos atrás um livro escrito por Kane teria causado distúrbios e uma onda de violência. Desde então, ele se tornou um recluso e raramente é visto. Seus livros clássicos continuam vendendo muito, apesar dele não escrever nenhum novo romance desde 1994. Há rumores de que ele estaria trabalhando em um romance há décadas que marcaria seu retorno ao mercado editorial.

Homem da Meia Noite, é um avatar obscuro atuante no Brasil. Ele se apresenta como um homem de barba cerrada, olhar maligno e unhas longas, vestido totalmente de preto e com uma  cartola na cabeça. Afirma ser um opositor ferrenho de todas religiões e se anuncia como um niilista e materialista convicto. O avatar tem um forte desejo de produzir "herdeiros perfeitos" com mulheres especialmente escolhidas para a função de conceber essas crianças. Para tanto, costuma realizar testes - envolvendo tortura e humilhações, para encontrar sua eleita. Seus filhos se tornam párias, profetas, feiticeiros e dementes. A presença magnética do Homem da Meia Noite costuma atrair indivíduos cruéis e de natureza violenta, muitas vezes dados a atos de sadismo e brutalidade. 


Randal Flagg, um sinistro televangelista com discurso de fogo e enxofre é apontado como um perigoso avatar do Caos Rastejante. Flagg costumava aparecer em eventos de sua Igreja sediada nos Estados Unidos, mas há alguns anos suas aparições se limitam a gravações de vídeos e áudio. Ninguém sabe seu atual paradeiro, mas supõe-se que seja no meio-oeste. Seus livros vendem milhões de cópias e sua Igreja possui bases espalhadas em várias partes do mundo. Algumas pessoas acreditam que Flagg será responsável por arregimentar os Escolhidos quando o Momento da Ruptura - o Apocalipse, chegar. Com cada vez mais seguidores é inegável que ele goza de prestígio e grande poder de persuasão.

Além destes:

Há boatos de que um dos Reis Magos que seguiram a Estrela de Belém  até o local de nascimento de Cristo, seria um avatar de Nyarlathotep. Essa teoria jamais foi confirmada e permanece como um apócrifo. Também há boatos de que o brilhante inventor e cientista Nicola Tesla pudesse ser um avatar, embora outras teorias sugiram que Tesla foi um agente da Grande Raça de Yith. Outro avatar misterioso parece ter sido a inspiração para o Fantasma do Natal Futuro, do conto de Charles Dickens.

Quando assume forma humana, Nyarlathotep pode ser destruído por meios físicos normais. Se assim for eliminado, o corpo começa a tremer e inchar, arrebentando para gerar de seu interior a forma monstruosa do Lamuriante Retorcido. Essa tenebrosa entidade se dirige para o céu onde desaparece.

*     *     *

E com isso, fechamos a nossa série de artigos sobre o Caos Rastejante e suas muitas formas.

7 comentários:

  1. O Homem da Meia Noite !!! Matou a pau ! Bela homenagem ao nosso Zé do Caixão !!!

    ResponderExcluir
  2. Além da incrível homenagem ao Ze do caixão , Sutter Cane foi uma ótima escolha de referência

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Não. Creio que seja do RPG.

      Excluir
    2. Ele aparece na nova edição da aventura As Máscaras de Nyarlathotep

      Excluir
  4. as formas humanas são quase ou até tão interresante quanto às monstruosas, parabéns.

    ResponderExcluir