quarta-feira, 1 de abril de 2020

Nas Profundezas: Descoberta surpreendente de Ruínas Submarinas no Pacífico Sul


Em meio a toda repercussão a respeito da Pandemia do Corona Virus, uma notícia surpreendente e sensacional quase passou desapercebida.

Confesso que eu mesmo não tinha visto, mas fui alertado por leitores aqui do Blog que enviaram o link. É realmente algo incrível!  

A notícia oficial foi veiculada hoje pela manhã e desde já, sinaliza como uma das maiores descobertas arqueológicas das últimas décadas, capaz de mudar a história.

Traduzi a notícia na íntegra a partir da original no site do New York Times.

*     *     *

RUÍNAS SUBMARINAS DESCOBERTAS
Arqueólogos discutem origem incerta

REUTERS – Uma expedição conjunta de pesquisadores russos e americanos anunciou oficialmente a descoberta de Ruínas Submersas no Pacífico Sul.

A expedição coordenada pela mesma equipe que ficou famosa por realizar mergulhos de alta profundidade como na busca pelo Titanic, realizava pesquisas na área nos últimos nove meses em busca dos restos do cargueiro inglês Gammell, desaparecido na década de 30. Os sonares do navio Lynx, que buscava os restos do naufrágio detectaram acidentalmente as ruínas submersas.

“Trata-se de uma incrível descoberta” disse o comandante da missão George Johansen. “As primeiras imagens feitas pelos submarinos são impressionantes, elas mostram ruínas de pedra e construções cuja arquitetura não parece com nada que já tenhamos visto”.

São grandes blocos de pedra, pilares e arcos cobertos de algas, mas em excelente estado. Não há um consenso ainda sobre qual o povo responsável pela construção, mas a arquitetura incomum vem chamando a atenção por ser caráter peculiar. 


Não se tem registros de grandes civilizações que tenham povoado essa área em especial, menos ainda capazes de façanhas de arquitetura tão impressionantes. Por isso a descoberta se apresenta desde já como algo de extrema importância para a arqueologia e história.

Uma equipe de especialistas está sendo reunida em Wellington, na Nova Zelândia, e seguirá para o local em breve. Espera-se que eles possam lançar uma luz sobre a fantástica descoberta. Infelizmente, os preparativos para a expedição sofreram um atraso em virtude da Pandemia do Corona Virus. Por alguns dias a equipe cogitou reter o anúncio da descoberta para que ela tivesse todo o destaque que merece, mas no último momento decidiram divulgar a notícia.

“Se esta descoberta apresentar um novo povo até dentão desconhecido, estamos diante de algo grandioso. Algo que pode explicar os Mitos de Atlântida e de cidades submersas que povoam nossa imaginação desde o começo dos tempos", afirmou o professor Martin Wilcox, uma das mais respeitadas autoridades em arqueologia submarina. Ele também estará se juntando a equipe na Nova Zelândia.

Segundo os pesquisadores, as ruínas estão localizadas em alto do mar, nas coordenadas 47 graus 9' S, 126 graus 43' W a uma profundidade de aproximadamente 3800 metros. Dois submarinos não tripulados fizeram o mapeamento preliminar das ruínas em busca de imagens mais claras, contudo o mar agitado tem dificultado as operações.

Se as condições permitirem, um novo submarino será enviado na sexta-feira para fazer mais observações, trazendo novas fotografias. Rumores a respeito de inscrições, estatuário e curiosos símbolos entalhados nas ruínas não foram confirmados pelos pesquisadores que disseram ainda ser cedo para especulações dessa natureza.

A seguir, algumas das fotografias liberadas:





17 comentários:

  1. Que texto bacana. Poderia mandar o link da matéria original?

    ResponderExcluir
  2. Esse blog tem um histórico burlesco relacionado com essa data.

    ResponderExcluir
  3. Só pode ser r'lyeh, tendo em vista o que anda acontecendo no mundo é bem capaz.

    ResponderExcluir
  4. Será que essa descoberta é o começo do fim do mundo ? Se sim , me avisa ... pra fazer um churrasco pra comemorar .

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto, mas valeu a tentativa de trolagem de 1° de Abril. Não resiste a uma busca simples...

    ResponderExcluir
  6. Pra quem está a 3.800 metros de profundidade está bem iluminado.. será que os raios do sol chegaria a essa profundidade?

    ResponderExcluir
  7. Otimo post, assisti ao Ameaça Profunda e logo me veio a mente Dagon e os deep

    ResponderExcluir
  8. Depois de 4 anos acompanhando esse blog maravilhoso, eu ainda quase que caio na anual tradição do dia dos mentirosos

    ResponderExcluir
  9. 3800 metros de profundidade....e fotos com luz? Coberto de algas? A 3800 m não tem luz nem algas

    ResponderExcluir
  10. vim ler essa matéria agora e esqueci completamente que ela foi escrita em um 1° de abril, cai de cara.

    ResponderExcluir