quarta-feira, 10 de junho de 2020

Resenha: Mansions of Madness: Behind Closed Doors


por Fábio Silva

A Chaosium tem surpreendido com a qualidade de seus produtos em Chamado de Cthulhu 7ª. Cada vez mais, eles têm lançado material inédito, explorando novas ideias e apresentando esse jogo incrível aos novos jogadores e guardiões. Porém, há mimos para os veteranos também. Na caixa do Starter Set eles reformularam o texto do Quick-Start Rules além de incluir cenários clássicos, revisados e ampliados, com uma arte fenomenal. Atualizaram o Cthulhu Dark Ages, que agora conta com mais conteúdo além de uma nova abordagem e uma nova aventura, com regras para a 7ª edição. Até mesmo Dead Light (Leia a respeito aqui) , uma aventura escrita, já há algum tempo, para a 7ª edição, recebeu uma nova edição revisada e com nova arte, acompanhada de uma aventura inédita. E claro, não podemos deixar Masks of Nyarlathotep (Resenha aqui) de fora disso, com um trabalho primoroso em um livro duplo, com conteúdo novo e novas ilustrações.

Nos novos produtos, bem como nos clássicos revistos, a Chaosium tem feito os textos, e as regras, amigáveis para novos guardiões, além de incluir caixas de texto com orientações, dicas e até mesmo resumo de regras (esse volume contém uma explicação sobre como funciona o gasto de sorte, por exemplo). Não foi diferente com Mansions of Madness Volume 1: Behind Closed Doors (Mansões da Loucura: Atrás das Portas Fechadas).

Mansões e Loucura em Chamado de Cthulhu 

Mansions of Madness foi originalmente publicado em 1990 para Chamado de Cthulhu 4ª Edição (apenas em inglês). Ele vinha com cinco aventuras, sendo elas: Mister Corbit por Michael DeWolfe; The Plantation por Wesley Martin; The Crack’d and Crook’d Manse por Mark Morrison; The Sanitorium por Keith Herber; e Mansion of Madness por Fred Behrendt. A arte clássica da capa — criada por Lee Gibbons — está inclusa nessa nova edição como abertura do capítulo de introdução.

O sucesso foi tremendo e hoje muitos dos cenários estão na lista de favoritos de vários guardiões e jogadores de Chamado de Cthulhu. Por isso, em 2007, o livro recebeu uma nova edição para o Chamado de Cthulhu 6ª edição do jogo (publicado no Brasil pela Terra Incógnita). A capa se manteve a mesma, apesar dos tons de cores serem mais vivos, enquanto o livro teve um acréscimo significativo: a Chaosium inclui um sexto cenário. The Old Damned House por Penny Love e Liam Routt entrou para a lista dos cenários que receberam destaque nessa coleção. Novas artes e mapas foram elaborados para a reedição do livro, trazendo uma nova roupagem para os antigos e novos fãs desse compêndio. 

Agora, após o sucesso da segunda edição dessa coleção de aventuras, a Chaosium preparou uma surpresa, dessa vez atualizado para as regras do Chamado de Cthulhu 7ª edição (publicado no Brasil pela New Order), mas com layout e artes completamente novos — incluindo uma nova capa. Também, a coleção de aventuras foi dividida em mais de um volume. O primeiro deles, Mansions of Madness Volume 1: Behind Closed Doors contém apenas 2 dos cenários clássicos, publicados desde a primeira edição. Eles acrescentaram três novos cenários (falo sobre eles abaixo), mantendo a premissa: aventuras que acontecem por trás de portas trancadas, em casas sinistras. 

Uma Reedição Renovada 

A nova edição de Mansions of Madness é, na verdade, parte do plano da Chaosium de criar uma série de suplementos de aventuras que sejam amigáveis para novos jogadores e guardiões. Eles fizeram isso com o recente Gateways to Terror e Portais para as Trevas (Doors to Darkness Resenha aqui) e agora aplicaram o mesmo conceito revisando e criando cenários dentro da premissa do Mansions of Madness. A ideia é que todos os cenários possam ser jogados sem dificuldades usando as regras do Starter Set ou Chamado de Cthulhu: Guia do Guardião  apenas. Para aqueles que desejam ter uma pitada a mais de ação, os cenários são compatíveis com o Pulp Cthulhu também. Os cenários podem ser jogados numa média de uma a três sessões, com apenas um investigador ou mais; ideal para quem procura partidas curtas. 

Eles incluíram os cenários em uma ordem cronológica, o que permite conectá-los, criando uma pequena campanha formada por episódios soltos — ao longo do texto, há dicas sobre como mover as coisas através dos lugares ou do tempo, para que as coisas façam sentido. Porém, as aventuras podem ser jogadas de maneira independente ou como um intervalo em uma campanha em andamento. Também há ideias sobre como o guardião pode desenvolver futuras aventuras baseado nas decisões dos jogadores no decorrer da história.


É possível notar que, diferente de outros cenários escritos diretamente para guardiões inexperientes, nesses há menos orientações profundas sobre como proceder em algumas situações que pode surgir durante a aventura. É como um primeiro passo ao improviso numa aventura de Chamado de Cthulhu. Guardiões experientes não devem encontrar dificuldades em lidar com tais situações. 

A Chaosium disponibiliza seis personagens pré-montados para usar com os cenários, ou como bem entender. Isso é prático para orientar novos jogadores ou para guardiões que desejam iniciar a sessão rapidamente. Se os jogadores preferirem, em cada cenário há uma sessão Como Envolver os Investigadores que fornece orientações sobre como criar personagens que sejam úteis e diretamente ligados aos mistérios de cada cenário — incluindo sugestões de perícias úteis. 

Os Cenários 

Para evitar revelações do enredo, já que alguns jogadores podem estar lendo essa resenha (inclusive os meus jogadores!), vou apresentar a premissa de cada cenário abaixo e falar minhas impressões. Porém, penso em, à medida que eu preparo cada cenário para minhas sessões, preparar também uma resenha profunda de cada um dos cenários (quem sabe eu crio meu próprios handouts). Se vocês tiverem desejam ver isso e saber mais sobre os cenários, deixe o seu comentário, para que eu saiba do interesse e possa escrever novas postagens detalhando cada um deles. 

Mister Corbitt 

Um empresário local aposentado, aparentemente tímido e recluso, esconde um segredo terrível. Conseguirão os investigadores podem resolver o enigma e salvar o dia? 

Eles mantiveram a ideia original aqui, incluindo novos elementos, explicações e dicas de como conduzir o cenário. Várias partes do texto foram retiradas do texto original da segunda edição de Mansions of Madness (2007). Os mapas e artes foram atualizados no estilo do que tem sido feito na produção de arte da linha Chamado de Cthulhu 7ª — a remasterização da arte presente no fim da aventura da segunda edição serve como abertura da aventura. 

The Crack’d and Crook’d Manse 

Há muito considerado um lugar amaldiçoado pelo povo de Gamwell, parece que a Mansão Fitzgerald finalmente se livrou de sua fama de um passado sórdido. Mas ninguém vê o novo proprietário, Arthur Cornthwaite, há algum tempo. A história está se repetindo? 

Esta é a segunda das aventuras clássicas que está sendo republicada. Assim como a anterior, há conteúdo extra, novas ideias e elementos. A arte também foi reformulada. Partes do texto da edição anterior também foram incluídos aqui, o que a deixa muito próximo do que era, mas com um novo sabor.


The Code 

Convocados para a casa do Dr. Kenneth Connolly por um telegrama urgente, os investigadores podem entender os eventos bizarros que afligem Wellington Manor? 

Está é a primeira das três novas aventuras incluídas no livro. Ela tem um tom de mistério, com pitadas de aventura, ficção científica e terror — um sabor suave de Pulp, que pode ser facilmente transportada inteiramente para dentro desse gênero. 

The House of Memphis 

O mágico mundialmente famoso Memphis, o Grande, não é visto há semanas. Ele simplesmente partiu para outra de suas lendárias viagens de caça à magia, ou há uma razão mais sinistra para seu desaparecimento? 

A segunda aventura inédita, e assim como a anterior, bebe um pouco do Pulp das histórias pós-Lovecraft, mas sem exageros da ficção do gênero — os Mitos de Cthulhu sendo usado como banalidade na vida mundana e acarretando consequências por isso. 

The Nineteenth Hole

O trabalho de restauração no Thistledown Golf Club não foi executado de forma adequada. Primeiro, havia histórias de doenças, depois avistamentos fantasmagóricos, e agora ninguém consegue encontrar o dono. A escuridão cai sobre a Escócia e nem tudo é o que parece. 

O terceiro dos novos cenários e talvez o que mais bebe do Pulp. Ficção, física e esoterismo criam o clima de terror clássico dessa aventura, que traz revelações nos Mitos de Cthulhu para surpreender os Investigadores. 

O livro finaliza com um capítulo reunindo todos os handouts e mapas das aventuras e um índice. 

É um livro completo no que ele se propõe: aventuras rápidas para jogadores e guardiões novos ou experientes. Para alguns que gostam de elementos mais Lovecraftianos ou Pulp em seus jogos, alguns ajustes farão você alcançar o que deseja — os cenários são um meio termo entre um e outro (os três últimos em especial). 

A dúvida que não quer calar é: eles farão apenas mais um livro (Volume 2) contendo as quatro aventuras presentes na edição de 2007 com mais uma ou duas aventuras inéditas? Ou teremos três volumes, cada um deles contendo cinco aventuras? 

Estamos no aguardo.


2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha. Se puder, faça sim os comentários mais aprofundados dos cenários desse livro.
    Saudações

    ResponderExcluir
  2. Mais uma resenha excelente. Tbm gostaria de ver resenhas mais extensas de cada cenário

    ResponderExcluir