segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Sintaxe do Medo: Pavor, terror, horror e outras sensações descritas em cenários de horror


Eu amo aventuras de horror. 

A sensação de ameaça, de impotência, isolamento e o desafio de despertar sensações inquietantes na audiência (os jogadores).

As ambientações do gênero Horror buscam uma maneira de evocar emoções e exprimir o medo dos personagens. Não há nenhum outro estilo de jogo em que o estado psicológico dos personagens seja mais importante para a narrativa. Descrever o que um personagem está sentindo é essencial para construir as cenas e eventos.

Eu gosto de empregar as palavras mais corretas para descrever os diferentes níveis das poderosas emoções às quais os personagens estão sujeitos. Medo, é claro, é o sentimento mais forte nessas histórias terríveis: medo dos monstros, medo do que se pode sofrer, medo diante do sobrenatural, medo do desconhecido... mas há muitas outras sensações que podem (e devem) ser explorados para tocar os diferentes níveis de medo. Ansiedade, pânico, terror, horror, pavor, alarme, trepidação, palavras que descrevem o medo em suas mais variadas nuanças. 

Mas o que torna o medo diferente do Pavor e vice versa? O que é pior a ansiedade ou a trepidação? Qual termo define melhor o medo em estado puro? Para tentar responder essas perguntas espinhosas, eu decidi escrever esse artigo para fazer uma espécie de sintaxe do horror, a intensidade de cada termo e quando ele é melhor utilizado.

Vamos começar com as sensações mais suaves e seguir aumentando até chegar às graduações mais potentes. Cada sensação é acompanhada de dois tópicos:

- "uso descritivo" trata de quando a sensação pode ser usada e quais as reações físicas mais comuns.

- "Sanidade" tenta posicionar a sensação dentro de um espectro de perda de sanidade conforme as regras de Chamado de Cthulhu.

PREOCUPAÇÃO


Preocupação é o que você sente quando imagina que alguma coisa potencialmente desagradável está para acontecer. Esse talvez seja o nível mais suave de medo, já que ele ainda constitui uma dúvida. Quando você imagina que uma criança pode ficar doente, um amigo pode ter bebido demais ou um objeto pode se perder, este é a preocupação agindo. 

Uso descritivo: Use o termo preocupação quando você quiser deixar implícito que alguém está temeroso de algo que pode ou não acontecer num futuro próximo ou imediato. Não há efeitos físicos discerníveis além de uma insistência em falar do assunto, ou pelo contrário evitar o assunto que causa a preocupação à todo custo.

Sanidade: Via de regra, a mera preocupação não está ligada a uma perda de sanidade. Nós conseguimos lidar com esse sentimento e tentamos substituir a preocupação por precaução e confiança.

Outros nomes: Aborrecimento, Desgosto, Chateação, Comoção, Receio, Presunção, Indecisão

NERVOSISMO 


Nervosismo é um grau acima da mera preocupação. Ele se encontra na fronteira ou um pouco além dos domínios do medo. Trata-se de um sentimento que exprime que algo está prestes a acontecer e que ao acontecer trará consequências, ainda que não inteiramente discerníveis. O nervosismo pode surgir antecedendo uma invasão a um depósito abandonado, poucos momentos antes de pedir sua namorada em casamento ou momentos antes de falar com seu patrão sobre alguma questão delicada. Nervosismo pode ser comparado à sensação de temos ao subir uma montanha russa antes da primeira descida e dos loopings se iniciarem. Você sabe que está por vir, mas ainda não sentiu os efeitos diretos.

Uso descritivo: Use o termo "nervoso" para quando o personagem estiver diante de uma sensação pouco além de preocupado e quando algo potencialmente desagradável estiver prestes a acontecer num futuro próximo ou imediato. Efeitos físicos do nervosismo podem se manifestar através de  mãos suadas, boca seca, falta de sono ou fome.  

Sanidade: Nervosismo não está geralmente associado à perda de sanidade. A maioria das pessoas consegue lidar com esse sentimento a não ser que esteja presente um quadro mental de ansiedade patológica ou neurose. Em casos mais graves, a ansiedade pode ocasionar a perda de até 1 onto de sanidade.

Outros Nomes: Incômodo, Alterado, inquietação, Dúvida

ANSIEDADE 


Uma forma muito mais forte de nervosismo que se relaciona a um medo direto de que algo desagradável está prestes a acontecer à qualquer momento. A ansiedade é um tipo de nervosismo incontrolável e que beira a obsessão. Uma intensa preocupação (justificada ou não) que preenche a mente do indivíduo e o impede de pensar coerentemente.

Uso descritivo - Use "ansioso" quando o personagem estiver à caminho de um desafio que poderá colocá-lo frente à frente com algo que aos seus olhos é muito desagradável. O personagem ansioso sente uma enorme necessidade de falar naquilo que desperta sua ansiedade, e ele o fará, mesmo que isso pareça doloroso ou assustador. Fisicamente um indivíduo ansioso apresenta uma série de reações bastante perceptíveis semelhantes às de alguém nervoso mas muito mais fortes. Além disso, indivíduos sujeitos a uma forte ansiedade buscam maneiras de extravasar seus sentimentos com rituais compulsivos: roendo unhas, alisando o cabelo, rangendo os dentes ou estalando os dedos... um indivíduo ansioso sequer repara na atitude compulsiva. 

Sanidade: Em alguns casos, a ansiedade pode acarretar em uma pequena perda de sanidade. Quando o personagem sabe que terá de entrar em uma casa considerada assombrada, quando descobre o covil de uma criatura e sabe que terá de entrar ali ou quando um plano enfim é colocado em ação. O custo de sanidade pode ser modesto nesse caso, entree 1 e 3 pontos.

Outros nomes: Ânsia, Inquietude, apreensão, estupor, temor, agitação, impressionado, irritação

TREPIDAÇÃO


Um medo muito mais poderoso pode ocasionar o que via de regra é chamado de trepidação. Essa sensação se manifesta como um medo profundo diante de algo que está acontecendo ou que está em vias de acontecer. Geralmente, essa sensação é extravasado fisicamente.

Uso descritivo - A melhor maneira de descrever a trepidação é recorrer a exemplos diretos. Um personagem acometido de trepidação não consegue se concentrar em nada que não envolva o objeto que causou o efeito mental. Se ele estiver realizando alguma outra ação esta é imediatamente comprometida. A mente da vítima de trepidação foca apenas naquilo que está causando medo e começa a buscar a melhor opção (Lutar ou correr?). Fisicamente o indivíduo fica pálido, sente tremores, arrepio, náusea, taquicardia, vertigem ou um misto de sensações que sugerem que ele pode desmaiar a qualquer momento. 

Sanidade - Trepidação está associada muitas vezes a um susto ou um choque repentino, um perigo iminente ou uma ameaça em potencial. A ação de algo inesperado que causa um alarme imediato. Encontrar um cadáver, ver alguém sendo gravemente ferido, ser agarrado de surpresa ou ter uma sensação da presença de algo sobrenatural pode ocasionar a trepidação. Esta em geral está associada com a perda de 3 a 5 pontos de sanidade.   

Outros nomes: Agitação, Alvoroço, Asco, Choque, Sobressalto, Alarme, Alerta, Susto, Exaltação, Surpresa, Baque

PAVOR


O Pavor é um medo poderoso que ameaça tomar o indivíduo e fazê-lo perder temporariamente o seu controle. Ele está em geral ligado a um evento extremamente desagradável que está acontecendo ou que acaba de acontecer, mas cujas repercussões ainda podem ser sentidas. O Pavor se manifesta de muitas formas, sendo que as principais envolvem uma descoberta abrupta, um encontro inesperado ou uma ameaça clara que o força a confrontar ou correr.

Uso descritivo: O Pavor é um medo quase incontrolável que ameaça afogar todas as demais sensações. Quando uma pessoa é tomada pelo pavor suas respostas mentais focam naquilo e mais nada importa. Um personagem sujeito a algo apavorante está em grave risco de perder os sentidos e se deixar dominar por repostas extremas limítrofes de racionalidade. Fisicamente alguém apavorado pode manifestar uma grande miríade de efeitos desde desmaios e gritos alucinados, até agressividade ou catarse de sentimentos. Falta de ar, náusea, tontura, perda temporária de um ou mais sentidos (cegueira  ou surdez), inconsciência ou confusão mental são reações bastante típicas. O personagem sujeito ao pavor grita, gargalha, chora, discute e quebra coisas. O pavor é um medo poderoso e como tal cobra um alto preço do indivíduo sujeito a ele.

Sanidade: A perda de sanidade está associada diretamente ao estado mental do apavorado. O Pavor pode ter sido motivado pela visão de uma criatura monstruosa, pela morte violenta de uma pessoa muito próxima, por um ferimento especialmente sangrento recebido ou por uma situação extrema da qual não há como escapar. O custo de sanidade associado a uma circunstância de pavor estaria entre 5 e 12 pontos de sanidade, com certeza motivando uma Insanidade Temporária.

Outros Nomes: Assombro, Aversão, Estupefação, Espanto, Extenuado, Enfurecido, Pasmo

TERROR


O Terror é um tipo poderoso de medo, um grau acima do Pavor. Geralmente o terror está associado a um sentimento desagradável incompreensível, algo que pode ser percebido mas cuja origem ou fonte geradora não pode ser visto ou compreendida de maneira integral. A mente do sujeito submetido a uma situação aterrorizante tenta desesperadamente compreender qual a ameaça que o aflige, mas ela não é capaz de entender ou o objeto é por si só demasiadamente complexo. O terror está muito associado ao medo do desconhecido, encontrando terreno fértil para se desenvolver quando algo sobrenatural está em ação. O terror é um medo intenso, doloroso e implacável. Ele pode permanecer ativo por muito tempo, mesmo depois do objeto que o causou ter desaparecido.

Uso descritivo: Um personagem aterrorizado está além da racionalidade. Ele está sujeito a seus sentimentos primitivos e não responde satisfatoriamente a nenhum estímulo que não seja voltado para sua sobrevivência. O terror é duradouro e pode vir a se tornar um tormento constante. A mente na tentativa de compreender o terror pode se desligar por inteiro ocasionando episódios de blackouts, surgimento de múltiplas personalidades ou filias. Um quadro grave de fobias também pode começar a se manifestar. Fisicamente um indivíduo aterrorizado age de forma semelhante a um apavorado, mas com intensidade ainda maior.  Um indivíduo confrontado com uma revelação poderosa, com o extermínio de vários amigos, com um ferimento potencialmente mutilante ou com uma criatura blasfema de horror indescritível acaba sendo tragado pelos reinos do Terror.

Sanidade: Uma sensação tão profunda e capaz de abalar o próprio cerne do indivíduo só pode ser causada por uma perda acentuada de sanidade. Algo entre 13 e 20 pontos pode resultar em um Terror. Com certeza, o quaro inclui algum tipo de Insanidade Temporária e possivelmente uma  Insanidade Permanente que voltará para atormentar o personagem de tempos em tempos. Fobias, pesadelos ou reações psicológicas diante da lembrança do incidente tendem a ser algo comum.  

Outros Nomes: Abalo, Cólera, Aversão, Tumulto, Perplexidade, Repugnância

PÂNICO


Panico é um medo extremo que faz a pessoa perder a razão e agir de forma pouco razoável desde que isso possa garantir algum grau de proteção. O indivíduo em pânico não está em pleno controle de suas faculdades mentais. Pânico é extremamente desagradável e ocorre quando o indivíduo afetado está na iminência de um perigo ou exposto a uma ameaça inequívoca. O Pânico é geralmente algo que pega o indivíduo de surpresa e surge de forma repentina dominando toda sua atenção e tornando-se seu foco. Pânico geralmente está associado a resposta mental de fuga, mas se não existir opção o indivíduo aceita a necessidade de lutar com unhas e dentes se preciso. 

Uso descritivo: Quando um indivíduo é acometido por pânico ele se torna incontrolável. Suas ações estão em sintonia com um único objetivo, garantir sua própria integridade e sobrevivência. Uma pessoa em pânico age por conta própria, abandona amigos e camaradas à sua própria sorte, ataca ao menor sinal de ameaça e em seguida tenta fugir. Fisicamente o pânico se manifesta por um retorno às raízes primitivas do ser humano. Um medo desse calibre fratura a mente e faz com que a civilidade desapareça por algum tempo. O indivíduo é capaz não apenas de matar, mas despedaçar um inimigo, da mesma maneira ele se deixa governar pelos instintos primais e como uma fera não admite que nada e nem ninguém comande suas ações (exceto pela força).

Sanidade: Uma perda acentuada de sanidade é a única explicação para o Pânico. Mais de 20 pontos em uma única experiência potencialmente devastadora. Tal custo de sanidade deve estar associado a testemunhar o surgimento de uma entidade absurdamente profana que vai de encontro a todas as crenças do indivíduo. A perda de sanidade pode estar associada a algo especialmente traumático como testemunhar uma ou mais pessoas queridas sofrendo uma violência extrema (talvez tortura e mutilação) ou ainda ser vítima de um efeito sobrenatural extremo, como um feitiço causador de degeneração permanente. O pânico se manifesta como um terror ainda mais potente, com uma Insanidade Permanente que passa a atormentar o indivíduo frequentemente como uma fobia ou filia severa e um distúrbio difícil de ser disfarçado. 

Outros nomes: Selvageria, Extremismo, Ferocidade, Fúria, Barbárie, Êxtase

HORROR


O tipo mais forte de medo. Ele é causado por algo que atinge não apenas a capacidade de raciocinar e o discernimento, mas toda e qualquer aptidão para agir e funcionar. Um indivíduo horrorizado está além de qualquer ajuda, incapaz de se defender no sentido mais básico e primário. Ele se entrega completamente e esquece a ilusão de que existe esperança. O horror é tão esmagador, tão devastador que não sobra nada a não ser abraçar o abismo e se deixar envolver pelo esquecimento. O Horror é o extremo do medo, a confrontação definitiva com o inacreditável e imponderável.


Uso descritivo: Ficar horrorizado é estar à mercê de um medo incontrolável que domina todos os sentidos. O indivíduo não consegue reagir, suas respostas psicológicas entram em curto e ele é incapaz de decidir entre fugir ou lutar. Sua mente é aniquilada por um colapso completo. Perda de consciência ou catatonia são efeitos comuns. A vítima dificilmente irá se recuperar um dia, e ainda que consiga, sua sanidade estará seriamente comprometida. Um indivíduo forçado a essa beirada do abismo pondera frequentemente sobre a própria aniquilação e reflete sobre a futilidade da existência. O niilismo é tudo que lhe resta, além é claro de alucinações e fantasias.

Sanidade: A perda de sanidade necessária para atingir esse estágio deve ser maciça. Ser vítima das mais cruéis e doentias torturas, assistir impotente um genocídio ou testemunhar o nascimento de um Deus Blasfemo capaz de devorar mundos em um piscar de olhos são eventos que justificam esse grau de degeneração. O evento causador nunca será esquecido, de fato, será lembrado para sempre e mesmo durante o sono o indivíduo será revisitado por pesadelos extremamente reais. O horror está ligado a um quadro de catatonia profunda e uma forma rara de stress pós-traumático, além é claro de uma infinidade de fobias, filias, demência e desvios comportamentais.     

Outros Nomes: Abismo, Abominação, Limítrofe, Ojeriza, Rancor, Perdição

*     *     *

Bem é isso...

Medo faz parte do nosso jogo, saber como descrevê-lo da maneira mais correta é essencial para boas narrativas.

Um comentário:

  1. faltou um "p" em "onto", na parte sobre o nervosismo.
    ótimo post. interresante e possivelmente útil.

    ResponderExcluir