segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Alien Cube - Caixa para guardar material para ALIEN RPG


Salve pessoal,

Eu adoro caixas de RPG para guardar o material do jogo, todo em um mesmo lugar. Para os meus jogos favoritos costumo fazer essas caixas temáticas. Quando o tema do jogo ajuda, rola até colocar uns props adicionais que funcionam como recurso narrativo para as sessões.

Eu adorei a proposta do ALIEN RPG que recentemente foi lançado pela New Order e que em breve deve estar chegando para todos que participaram da pré-venda. Temos uma resenha completa a respeito de Alien que pode ser acessada à seguir: PRIMEIRA PARTE e SEGUNDA PARTE. É um RPG que merece ser conhecido e mais ainda, jogado por todo fã de ficção científica, suspense e horror.

A Caixa que fiz para acondicionar o material tenta simular uma valise para transportar amostras e espécimes capturados. A ideia é que ela seria uma maleta usada pelos agentes da poderosa Corporação Weyland-Yutani, quando estes conseguem colocar as suas mãos nos perigosos Xenomorfos em seus primeiros estágios de vida: seja como Facehugger ou Chestbuster (Abraçador de Rosto e Rompedor de Peito).

Coloquei várias imagens da caixa e do material interno, eu gostei do resultado, ficou do jeito que eu realmente queria.

Sem mais vamos ao material:

A CAIXA:


Eu gostei do formato dessa caixa feita em madeira, ela é uma espécie de cubo com tampa na parte superior que abre para cima. O que me chamou a atenção é que ela tem vários detalhes que poderiam render uma pintura diferenciada. 

Escolhi as duas cores que na minha opinião refletem bem o clima de Alien, o verde escuro e o preto. Passei uma camada de verniz sobre o preto que deu um brilho que se ajustou bem na composição geral. 

No início pensei em fazer a caixa ser uma espécie de caixa de munição, mas acabei mudando o conceito para que ela parecesse uma caixa de coleta de espécimes. Assim eu poderia decorar ela com adesivos da Weyland-Yutani e avisos de segurança.   


Encontrei na Internet vários exemplos de arte conceitual dos filmes da franquia. Escolhi essa para ficar em destaque. Ela lembra dos elementos de maior horror dentro da série: o fato do alienígena ser uma espécie de parasita que se desenvolve dentro de seres humanos. 

Achei perfeita essa imagem que apesar de minimalista, invoca toda aura de horror corpóreo (body horror) presente no filme. 


Fiquei meio na dúvida quanto a colocar o nome do jogo na tampa da caixa, mas no final das contas, ficou bem legal.


Na lateral da caixa coloquei esses adesivos que encontrei na internet e imprimi em uma gráfica. 

O símbolo da Weyland-Yutani e o alerta de Contaminação Biológica ficam bem em evidência. Eles cumprem o propósito de informar a quem pertence o material e que este é potencialmente perigoso. 


A parte posterior da caixa, correspondente às suas costas tem mais uma identificação da Weyland-Yutani na tampa, um código de barras para controle, que identifica a procedência do material (LV 426) e um adesivo de alerta que remete ao perigo de abrir a caixa. 


Os símbolos de semiótica fazem parte da identidade visual de Alien, principalmente o primeiro filme. São símbolos usados na produção que identificam funções básicas à bordo de naves sem recorrer a palavras, mas imagens coloridas.

Achei bem legal adotar esses símbolos para a caixa. 

A ETIQUETA DE CONTROLE


A etiqueta de Perigo Biológico foi uma das partes que mais gostei.

Encontrei ela na Internet e imprimi em papel de qualidade que depois preenchi e plastifiquei.

Basicamente ela identifica o material como Foreign Alien Organism (Organismo Alienígena Externo), cuja fonte é LV-426 (Colônia de Hadley´s Hope) no ano de 2179. Em caso de dano ou vazamento do material, a Corporação Weyland-Yutani deve ser contatada.


No verso, a etiqueta permite colocar mais algumas informações caso o conteúdo da Valise seja comprometido:

"Do not engage!
Extremely Dangerous
Maintain isolation and initiate quarantine protocol".

"Não se envolva!
Extremamente perigoso
Manter o isolamento e iniciar o protocolo de quarentena ".

Acho que é um aviso pertinente considerando o que teoricamente a maleta carrega.

DISPOSIÇÃO INTERNA:


Dentro da Valise tem espaço de sobra para colocar todo material do jogo.

Confesso que fiquei preocupado em guardar o livro e material na diagonal, mas no fim das contas é a forma mais correta para evitar que fique solto dentro da caixa. Nessa disposição a caixa pode virar do avesso que o livro sequer se move.


Na tampa interna escolhi colocar essa imagem que pertence a um cartaz que ajuda a identificar os Xenomorfos e os meios de enfrentar a criatura (com as armas mais adequadas).

Também menciona seu ciclo de vida desde ovo até adulto, passando por demais estágios de desenvolvimento. 


Aproveitei para incluir na caixa o Weyland-Yutani Report, um livro que oferece uma visão geral da franquia ALIEN. 

O mais bacana a respeito desse livro é que ele simula memorandos, relatórios e dossiês da Corporação Weyland que tem como meta utilizar os alienígenas em seus projetos de desenvolvimento de armas e equipamentos. 

Sem falar que ele fala bastante a respeito dos Aliens em si.



O livro é bem interessante e funciona perfeitamente como um complemento para a ambientação, além de fornecer imagens e fotografias de excelente qualidade. Eu pretendo usar o Report como uma espécie de suplemento e recurso visual para minhas aventuras.    

O MATERIAL


Alien RPG é um jogo que oferece vários componentes opcionais que contribuem para construir o clima do jogo.

São mapas, escudo de jogo, dados especiais, cartas e tokens para simular a posição dos personagens. Eu infelizmente ainda não tenho acesso a maioria desse material, mas quando tiver, vou guardar na caixa, já que sobrou espaço para isso.


Mas é claro, o mais importante, são os livros. 

O Livro básico de ALIEN RPG e o Weyland-Yutani Report. 


Separei duas pastas para guardar os componentes. 

Uma delas é para fichas de personagens e outra para props menores.


O material da pasta inclui uma série de itens que podem ser usados para aprofundar a ambientação. Mais adiante eu falo especificamente de alguns deles.


A capa tem uma belíssima arte conceitual feita para o primeiro filme da franquia - Alien, o Oitavo Passageiro.


O caderno eu uso para escrever aventuras ou anotar ideias para as sessões de jogo. 


Aproveitei o espaço para incluir na caixa as fontes originais do jogo.

A versão romanceada do primeiro filme (Alien) e a caixa de Blu-rays da Quadrilogia (Alien, Aliens, Alien 3 e Alien - Resurrection). Ler o livro e assistir os filmes ajuda muito a entrar no clima da ambientação e nada mais justo que esse material estar presente na caixa.

MIUDEZAS


Achei esse cartão de visitas de Ellen Ripley na internet, é uma bobagem engraçadinha para colocar na caixa.


Cédulas plásticas de Créditos da Weyland-Yutani nos valores de 10, 25 e 50 créditos. É mais uma curiosidade do que qualquer outra coisa, mas fica legal mostrar aos jogadores como é a moeda da ambientação.


Esse é o guia de semiótica do Universo de ALIEN. 

Cada símbolo tem um significado usado pela Marinha Mercante Espacial para facilitar a compreensão. Eu achei bem legal trazer isso de volta, pois parece que era mais usado durante o primeiro filme sendo depois menos visível. 


Esse é um estojinho de madeira para dados e tokens de Alien.

Coloquei nele esse adesivo de Propaganda para a Corporação dos Fuzileiros Coloniais (Colonial Marines) que achei bem simpático. 

Os slogans "Cada pagamento, uma fortuna" e "Cada formação, uma parada" são citados no filme Aliens, o Resgate


Finalmente, fiz uma identificação da Companhia para os personagens. A ideia é ter uma dessas para cada jogador, identificando detalhes sobre o personagem.

Bom é isso!

Tudo pronto para mergulhar de cabeça no universo de Alien.

Um comentário: