quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Recap Episódio 3 - Lovecraft Country: Espírito Santo


Esse é o Recap do terceiro episódio da série Lovecraft Country da HBO. Como todo Recap vamos comentar o episódio, falar do que aconteceu e do que pode acontecer na sequência, curiosidades e detalhes que podem ter passado desapercebidos.

Será inevitável haver uma quantidade considerável de SPOILERS.

Se você não assistiu ao primeiro episódio e ainda tenciona fazê-lo sem prévias informações, aconselhamos PARAR DE LER IMEDIATAMENTE.

(e retornar depois)

Você foi avisado.

Vamos ao RECAP de "Espírito Santo", o terceiro episódio.

*      *      *



Por volta da metade do episódio, Letitia se aproxima de Atticus e diz a ele com uma expressão preocupada, mas resoluta que sua casa é assombrada. Considerando tudo o que eles vivenciaram no último mês de suas vidas, todos horrores e pesadelos em Ardham, Atticus sequer duvida das palavras dela. Se ela diz, ele acredita.


Sim nós tivemos monstros e feiticeiros tentando abrir uma passagem para o Eden, mas espectros são uma novidade no universo doe Lovecraft Country. A história está se movendo: Holy Ghost, o terceiro episódio, se passa cerca de um mês depois dos acontecimentos na Mansão Braithwhite. Os personagens que sobreviveram à provação estão tentando retomar suas vidas e equilibrar o choque de suas descobertas no reino do sobrenatural, com o dia a dia.

A morte se faz presente em boa parte desse episódio. Faz três semanas que ocorreu o funeral de Tio George e todos sentem sua ausência. Para todos os efeitos, Tic e Letti sustentaram a história de que George morreu após o encontro com o Xerife de Devon County, uma história perfeitamente plausível. Hippolyta, a esposa de George não apenas está de luto, sofrendo com o ocorrido, mas furiosa por suspeitar que há algo errado, que Atticus não contou. Na versão oferecida por eles, o responsável pagou pelo que fez, mas isso não é o bastante para preencher o vazio que Hippolyta está sentindo. Furiosa, ela rasga as páginas da edição de Dracula, a favorita de George, como uma pequena punição por ele tê-la deixado.


É um tanto frustrante assistir Montrose, Atticus e Leti se omitirem a respeito do ocorrido, mas como eles poderiam contar o que realmente aconteceu sem parecer loucos? Talvez, eles próprios não tenham certeza do que viram e se acreditam em tudo. Os três tem se evitado desde o funeral de George, como se a proximidade trouxesse à tona lembranças amargas.

É uma pena a opção de matar o personagem de George. De muitas maneiras ele era um dos personagens mais interessantes de Lovecraft Country, com um senso de lucidez em meio ao caos evidenciado pelo sobrenatural e pelo racismo gritante. Enquanto os demais reagiam espontaneamente, George racionalizava e analisava as situações, por mais bizarras que fossem. Essa sua visão seria muito bem vinda no restante da série, já que coisas muito estranhas vem aí. No romance de Matt Ruff, George continua presente ao longo de toda história, na série, ele deve estar presente, mas apenas na memória dos outros personagens, e quem sabe em alguns flashbacks.

Mas o que os personagens vão fazer sem George? Nós descobrimos que Hippolyta continuará editando o Guia do Viajante Negro Precavido, e que ela estará buscando informações sobre lugares onde negros podem encontrar segurança durante viagem. Ela pretendia assumir essa função quando George ainda estava vivo e portanto nada a impede de fazê-lo agora. Dee também sente falta do pai. Ela observa tristemente o prato vazio na mesa de jantar no lugar que pertencia ao seu pai. Atticus é uma boa companhia, ele está vivendo lá, ajudando a colocar as coisas em ordem, mas já disse que está de partida em breve. Enquanto isso, Montrose está lidando com a morte do irmão e as revelações à sua maneira: bebendo. A conversa final com o irmão, enquanto ele agonizava fez com que ele confrontasse os muitos segredos de família, inclusive  paternidade de Tic.   

  
Contudo, esse episódio é focado especificamente em Letitia. O roteiro principal segue os acontecimentos sob a perspectiva e ponto de vista dela. É bom lembrar que Leti, embora tenha sobrevivido aos acontecimentos de Ardham, sofreu enormemente quase morrendo. No início do episódio a encontramos num templo, assistindo um serviço religioso. Todos à sua volta estão jubilantes, cheios de sentimento, dançando e cantando, mas ela se destaca dos demais em silêncio. O mundo que ela conhecia está diferente e aos seus olhos aquilo não faz mais sentido. "O que você faz para deixar uma marca no mundo?" uma voz pergunta e Letitia parece estar pensando justamente em como responder essa questão.  

Antes mesmo de termos a resposta, ficamos sabendo que Letitia comprou uma casa enorme em um "bairro de brancos" onde ela pretende começar um negócio legítimo - abrir uma pensão para negros. Quando ela mostra o local para a irmã, Ruby se surpreende já que Letitia havia dito que não tinha dinheiro e de repente obteve uma soma considerável para comprar aquele lugar. Claro, a propriedade está bastante dilapidada, mas é um enorme espaço, com dois andares e (até) um elevador. Colocar tudo em ordem vai exigir trabalho duro, mas não é nada que parentes e amigos da comunidade não possam ajudar. Mas não há pintura ou renovação que possam evitar os olhares de reprovação da vizinhança e as presenças sobrenaturais que habitam a casa.

No início do episódio, um texto afirmava que um grupo de oito negros havia desaparecido em uma casa no sul de Chicago. Não é preciso ser um gênio para conectar os fatos e entender que se trata justamente da casa que Leti arrendou. A vizinhança branca como esperado, é contra a  presença de negros no bairro e reage espalhando placas e estacionando carros com a buzina travada, criando uma barulheira dos diabos. Não é, entretanto, nada com que Leti e os amigos não possam lidar. De fato, eles estavam esperando algo desse gênero. O inesperado, vem na forma dos estranhos fenômenos sobrenaturais dentro da casa. Uma presença sinistra pertencente a uma mulher com a boca horrivelmente mutilada espreita observando Letitia enquanto ela dorme e alguém mexe na caldeira do porão. À princípio essa atividade fantasmagórica é discreta, mas ao longo do episódio, ela vai escalando para algo bem mais perigoso.


Na animada festa de inauguração da casa, Letitia corre de um lado para o outro para atender os convidados, enquanto Ruby os entretém cantando acompanhada de uma banda. Mas há olhos, tanto humanos quanto espectrais, observando e detestando tudo aquilo. O primeiro sinal de que há algo errado acontecendo ocorre quando um grupo de crianças, que inclui Dee, brinca com um tabuleiro Ouija no porão da casa. Cá entre nós, péssima ideia! Eles acabam recebendo respostas indesejadas e fogem de lá com o rabo entre as pernas. Letitia também sente uma presença invisível e vemos uma forma mutilada refletida num espelho que some quando Atticus aparece. Disposto a voltar para a Flórida, Tic e Leti tem assuntos a tratar e toda essa energia reprimida acaba levando os dois a fazer sexo. Tudo parece mais tranquilo, até que as coisas explodem uma vez mais quando alguém ateia fogo numa cruz no quintal. É o infame cartão de visitas da Klu Klux Klan.

Furiosa, Leti apanha um taco de baseball e derruba a cruz, partindo a seguir na direção dos carros alinhados na calçada com a buzina travada. Ela quebra o vidro de cada um deles e arranca os tijolos que forçavam a buzina. Tic, sabendo o que vem pela frente manda todo mundo deixar a festa e se prepara apanhando espingardas e distribuído entre alguns convidados. Não demora muito para que a polícia apareça e prenda a todos por "perturbação da ordem". No caminho para a delegacia, um oficial de polícia menciona que Letitia já é bem conhecida com "agitadora", mas o que ele realmente quer saber é se ela viu algo "de estranho" na casa. A pergunta, por si só, é suficientemente estranha, afinal qual o interesse do policial em fantasmas na casa?


É assim que ela acaba sabendo que oito negros desapareceram naquele endereço e que o lugar carrega uma terrível carga negativa. As pesquisas posteriores apontam para um histórico incrivelmente sinistro no endereço. O dono original da casa, um tal Hiram Epstein, foi um tipo de cientista na Universidade de Chicago que realizava experimentos com seres humanos. Como cobaias ele se valia de negros que viviam no lado sul da cidade - gente "de quem ninguém sentirá falta". Para se livrar dos horríveis resultados de seus experimentos, ele enterrou suas vítimas no porão da casa e com isso criou um ambiente assombrado. Letitia examina as fotografias que tirou durante a festa de inauguração da casa e percebe uma sombra em cada fotografia tirada. No momento da revelação, o fantasma de Hiram, o nono espírito que habita a casa se manifesta diante dela e dá o ultimato para que ela saia de sua casa.

Felizmente, Letitia não se deixa intimidar. Depois de "morrer" e ser trazida de volta pelo Feiticeiro Samuel Braithwhite em Ardham, não vai ser o fantasma de um médico maluco que vai colocá-la para correr. Letitia conta a Tic o que está acontecendo e eles chegam a conclusão que a melhor opção para o problema é exorcizar a casa e limpar o lugar de qualquer presença maligna. O ponto focal do problema parece ser obviamente o porão (O porão é sempre o pior!) e é lá que o grupo decide se reunir para esconjurar Hiram Epsteim e os demais fantasmas.

Epsteim é um daqueles fantasmas persistentes que se agarra com unhas e dentes na madeira da casa para não ser exorcizado. A coisa sai do controle quando o espírito toma o corpo primeiro da sacerdotisa e depois de Atticus ameaçando duplamente Letitia. Ao memso tempo, sempre contrapondo o horror sobrenatural com o do racismo latente no período, um grupo de jovens brancos invade a casa. Escolheram o pior momento de suas vidas para fazer tal coisa! Em meio ao ritual de purificação da propriedade assombrada, os fantasmas estão furiosos e dispostos a atacar qualquer alvo. Entre sustos com vítimas de experimentos aterrorizantes (o cara da cabeça de bebê é especialmente bizarro) e elevadores assassinos, todos eles tem um fim sanguinolento.


A essa altura, o ritual parece ter falhado miseravelmente e Leti está sob grave ameaça nas mãos de Tic. Mas eis que a sorte se volta para seu lado, quando os fantasmas decidem se juntar para expulsar Hiram e assim encontrar paz. No fim das contas, esses fantasmas não eram a verdadeira ameaça, e juntos formando um círculo ao redor de Atticus possuído por Hiram, eles conseguem expulsar o fantasma que se vê impotente. No processo, os fantasmas mutilados acabam voltando a sua forma normal e conseguem se livrar da influência de seu algoz.

O episódio é amarrado dessa maneira, após um caos de imagens bizarras e gritos estridentes, condizente com o que o cinema se encarregou de relacionar aos exorcismos. Com a casa devidamente limpa da presença fantasmagórica, Letitia volta a alugar os quartos para clientes negros, ganhando fama inclusive em jornais negros.

Mas espere aí, ainda falta um mistério a ser revelado! Como afinal de contas, Letitia conseguiu dinheiro para comprar a casa e fazer obras para abrir uma posada. Em uma acalorada discussão com Ruby, ela mentiu dizendo que a mãe havia deixado uma herança, o que obviamente deixou Ruby furiosa - já que Letitia sequer foi ao funeral dela. No trecho final, ficamos sabendo a verdade. Cristina Braithwhite ainda está viva. Foi ela quem ofereceu dinheiro para Letitia, o que deixa claro que ela não esqueceu o ocorrido em Ardham e espera utilizar Atticus e seus amigos em futuros planos.

Veremos como nos próximos episódios.

Curiosidades:

- O livro que Hippolyta (se fala Ipo-LAI-ta, que soa estranho demais) destrói no início do episódio é uma edição de Dracula de Bran Stoker. George havia citado um trecho dessa obra o que levantava a suspeita de que ele grande fã dessa obra em particular. As suspeitas se confirmam quando Monstrose comenta que aquele era o livro favorito do irmão. 

- A forma como Letitia descobre  presença de Hiram Epsteim, através das fotografias garante uma bela sequência de suspense. Ela vai colocando as fotografias um por uma como se estivesse montando um quebra cabeças que quando concluído resulta no aparecimento do fantasma em pessoa. A imagem daquele cabeção medonho foi um efeito bem bacana!  


- A briga de Letitia e Ruby e a rusga das duas a respeito da mãe também serão de grande importância para moldar a personalidade de Ruby nos próximos episódios. Um destes tem como protagonista essa personagem e suas motivações. É um dos pontos altos do romance e estou realmente curioso para saber como será abordado na série. 

- O estranho objeto que Hippolyta encontra na casa vai ter importância num dos próximos episódios. A coisa é um modelo de órbitas planetárias que pertenceu a Epsteim e que aparentemente havia sido abandonado após a sua morte. Sabemos que Hippolyta tem grande interesse em astronomia e este será o foco do episódio devotado a ela, que no livro, na minha humilde opinião é uma das melhores histórias.


- A conexão entre Hiram Epstein, Horatio Winthrope, e os Braithwhites, é parcialmente explicada por Cristina: "Horatio Winthrope foi um membro fundador dos Filhos de Adam… banido depois de roubar algumas páginas do Livro dos Nomes". Ele estava tentando decifrar trechos do idioma de Adão contido nas páginas. Curiosamente ela comenta que todo conhecimento decifrado por Titus veio de uma única página, imagine só, o que todo ele poderia revelar! 

Hiram Epstein era um seguidor fiel de Horatio Winthrope que desejava encontrar essas páginas e decodificar o idioma para assim, presumivelmente obter o poder que vinha com ele.

O Livro dos Nomes será de grande importância no próximo episódio. E será nele que a relação entre Cristitina e os demais será amarrada de uma vez por todas, uma relação que será importante no decorrer da série.

- E por falar em Cristina Braithwhite, descobrimos mais uma de suas magias, uma que será de suma importância mais tarde. Trata-se de um feitiço de "invulnerabilidade" que impede que Atticus a machuque quando descobre seu envolvimento na trama. Mesmo com a arma na mão, Tic não consegue puxar o gatilho.

- O ritual de exorcismo conduzido no porão da casa é um tanto estranho. Começa com um aceno às religiões africanas com o sacrifício de uma cabra, mas prossegue no estilo exorcismo de cinema com os envolvidos ordenando que a presença deixe a casa. E como na maioria dos filmes e séries, o espírito reage lançando os envolvidos de um lado para o outro.

  
- Um pequeno furo na história é que os corpos dos rapazes brancos que invadiram a casa são enterrados no porão, onde estão os restos dos negros que serviram de cobaias na mesa do médico. O lugar vira um verdadeiro cemitério. Eu me pergunto se enterrando eles ali, após as suas mortes medonhas, eles também não retornariam como fantasmas para atormentar Letitia e os moradores da pensão. 

2 comentários:

  1. "Eu me pergunto se enterrando eles ali, após as suas mortes medonhas, eles também não retornariam como fantasmas para atormentar Letitia e os moradores da pensão."

    Imagino que não, tanto pela duração da série quanto pelo exorcismo ter sido completado com sucesso, existe uma boa chance daqueles fantasmas não conseguirem sair dali por estarem atrelados ao fantasma do Hiram Epsteim, seja por não admitirem os termos da morte seja por ele não permitir a passagem deles (bem capaz e dentro da premissa da série que ele apenas os veja como matéria-prima dos experimentos e portanto propriedade dele).

    ResponderExcluir