quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O Horror de Inunaki - O sinistro vilarejo maldito do Japão


Caminhando pelas matas fechadas da Província de Kyushu Fukuoka, no Japão, o visitante pode se sentir maravilhado pela natureza intocada dessa vasta região. Alguns podem ser levados a pensar que esse é apenas um tranquilo refúgio das metrópoles superpovoadas do país, mas estarão errados em assumir tal coisa.

A medida que você caminha por essas trilhas elas o levarão até um curioso túnel que atravessa a Montanha Inunaki. A mera visão desse caminho impõe uma sensação de apreensão a muitos, causada pela escuridão em seu interior. Se você for corajoso o bastante para prosseguir em seu caminho, você irá mergulhar em uma zona de trevas indevassáveis, e segundo alguns ouvirá vozes e sussurros vindos das sombras. Se estiver com uma lanterna, talvez encontrará formas estranhas, ou melhor, será encontrado por elas. Diz a lenda que seguindo em frente, dependendo do caminho que você pegar, poderá encontrar a saída do túnel, mas não necessariamente a saída que a maioria das pessoas esperava achar. Os rumores afirmam que algumas pessoas ao atravessar o túnel chegam a um lugar diferente e estranho. A entrada desse lugar possui uma árvore torta onde pende uma placa na qual se lê as palavras: "Leis e regulamentos japoneses não se aplicam aqui".

Mais adiante, existe uma cidade fantasma abandonada que pertencia ao Período Edo. Um vilarejo congelado no tempo e espaço que aguarda os exploradores, oferecendo um vislumbre único de um passado distante. Mas não leve nada desse lugar consigo, nem tente tirar fotos, pois isso pode desagradar os habitantes locais.

Bem vindos a lendária Vila de Inunaki, onde histórias estranhas, fenômenos bizarros e misteriosos desaparecimentos são comuns, e de onde você terá sorte, se conseguir sair vivo.      

A região já era uma fonte de lendas sobrenaturais mesmo antes da construção do Túnel Inunaki Toge, também chamado de Velho Túnel de Inunaki.  E o que não falta são histórias a respeito de espectros e aparições vagando pela floresta que envolve a montanha como um manto verde escuro. Acredita-se que a floresta jamais tenha sido habitada por conta de histórias assombradas que faziam os colonos procurarem uma região com menos notoriedade. Desaparecimentos nessas matas ermas sempre foram comuns. Ravinas perigosas, lagos sem fundo e animais selvagens viviam no lugar, mas muitos acreditavam que os sumiços eram causados por algo pior, algo sobrenatural. A reputação da Floresta é secular, registrada em documentos, contos e poesias folclóricas. É muito esquisito, mas o mais interessante é como tudo isso está sempre relacionado a velha lenda de um Vilarejo maldito.


O túnel era um projeto antigo para encurtar as distâncias e permitir o acesso ao outro extremo da montanha, mas desde o início ele foi um projeto polêmico. Muitos habitantes das proximidades, sobretudo os mais antigos, não gostavam da ideia de mexer com o lugar. Em um país tão arraigado às tradições dos ancestrais, a Floresta sempre foi tratada como um tabu. Até o século XIX, eram poucos os que ousavam explorá-la, e apenas as convenções do progresso mudaram isso. As obras foram complicadas, o terreno era bem mais instável do que se imaginava e um novo mapeamento teve de ser realizado depois que as cavernas se revelaram bem mais extensas do que se imaginava. Durante a construção, ocorrida nos anos 50, um desabamento causou a morte de dezenas de operários em uma tragédia que ajudou a aprofundar os mitos sobre antigas maldições.

O túnel ficou pronto em 1961 e desde a sua inauguração multiplicaram-se histórias a respeito de fantasmas e outros mistérios A lenda mais difundida cita um caminho alternativo ao túnel principal, uma trilha oculta dentro da própria montanha que se aprofunda por tortuosos corredores e câmaras naturais repletas de estalagmites. Seria essa trilha, acessada apenas em meio a escuridão que se revelaria o vilarejo escondido. 

Supõe-se que a vila seja muito pequena e muito bem escondida. Para alguns, ela escolhe se revelar apenas para algumas pessoas especiais que se sentem compelidas a buscá-la. Mas que lugar seria esse? Há uma história assombrosa por trás de sua existência e uma lenda bastante sinistra que remonta ao Período Edo entre 1603 e 1868. Os moradores do vilarejo isolado teriam se fechado em seus próprios costumes, escolhendo viver através de seu próprio código moral, que se diferenciava substancialmente do restante da população.

Dizem ainda que esses habitantes faziam parte de um estranho culto, que professava rituais arcanos e estava disposto a assassinar qualquer um invadindo seus limites. Essas pessoas pretendiam conservar seu modo de vida e não toleravam que ninguém levasse para fora informações sobre o que acontecia no vilarejo. Histórias sobre incesto, rituais bizarros e canibalismo seriam ocorrências frequentes entre o povo local que vestia estranhos mantos vermelhos em suas cerimônias. Certa noite, um dos aldeões teria enlouquecido e tomado de uma loucura incontrolável matou membros de sua família e vizinhos num verdadeiro banho de sangue. Depois disso, o vilarejo teria sido abandonado pelos sobreviventes. Deixaram as construções para apodrecer. Sua localização foi apagada dos mapas para que ninguém ousasse ir até lá.

Mas isso foi apenas o início das esquisitices. 


De acordo com as fábulas locais, o vilarejo ainda existe, habitado por alguns poucos sobreviventes nascidos de relações espúrias consanguíneas. Estes mantiveram o costume de repelir invasores com toda severidade. Para tanto deixaram armadilhas mortais nas casas restantes, preferindo viver escondidos nos porões e subsolos. Ao primeiro sinal de forasteiros, eles deixam seus covis, armados com foices e machados, vestidos com os mantos escarlates que escondem suas deformidades, dispostos a retalhar os invasores e devorar seus restos. 

Histórias sobre andarilhos e exploradores desaparecendo na área são tratadas como prova inequívoca da existência da lendária aldeia maldita. Equipamento eletrônico não funciona no interior da montanha e encontra algumas interferências na floresta. Muito se fala a respeito de matilhas de cães selvagens e outros animais que espreitam nas trilhas e que não se intimidam diante de humanos. Esses animais, em especial os cães, emitem um brilho fantasmagórico em seus olhos, resplandecendo com uma inteligência maligna. Para alguns, os espíritos dos habitantes de Inunaki vivem nesses animais.

Mas é o interior do túnel o ponto focal de toda sorte de fenômeno inexplicável: portais interdimensionais, lapsos de tempo, o avistamento de demônios conjurados no passado e presenças fantasmagóricas que chamam os exploradores tentando levá-los para trechos traiçoeiros. Dizem ainda que aqueles que chegam ao vilarejo não devem tocar em nada, quanto mais tentar levar alguma lembrança. Estes objetos, se removidos, carregam consigo um azar terrível, além de maldições mortais.  

Não por acaso, essas histórias deram vazão a lendas urbanas disseminadas em todo Japão. O sinistro Túnel de Inunaki é considerado um dos lugares mais assombrados do país. Estas lendas rendem debates acalorados sobre a veracidade desses incidentes e o perigo que o túnel representa aos que tentam visitá-lo. E embora o lugar seja usado como travessia entre um lado e outro da montanha, muitos preferem evitá-lo e fazer o percurso mais longo.

O que se sabe, é que de fato existiu um vilarejo chamado Inunaki nas imediações da densa floresta aos pés da montanha. O lugar foi fundado como um assentamento de exploração carvoeira e mineração sob o controle do Clã Kuroda. O lugar chegou a contar com 350 moradores sendo que a maioria destes eram mineradores. Segundo os registros, em 1889, uma enchente devastou a mina e fez com que a operação fosse abandonada após a inundação dos túneis. Os habitantes teriam partido para vilarejos vizinhos afim de reerguer suas vidas até que nada restasse do vilarejo além de uma memória distante.    

Embora seja um lugar real, Inunaki não guardava qualquer relação com as lendas que se contavam sobre ela. Supõe-se que o lugar tenha ganhado fama graças a creepypastas que circulavam pela internet no final dos anos 1990 e que acabaram atraindo visitantes buscando o vilarejo. As histórias a partir desse ponto não podem ser corroboradas pois envolvem várias narrativas sobre a descoberta do local maldito, o avistamento de aldeões maníacos e encontros com monstros, fantasmas e demônios. 


Tudo é muito estranho e perturbador, mas difícil de ser levado em consideração dada a ausência de provas.

Ao longo dos anos, essa lenda ganhou força em fóruns e blogs sobre localidades bizarras, aparecendo e sumindo em intervalos intermitentes. Alguns anos atrás o vilarejo de Inunaki serviu de inspiração para uma série de video-games chamados Siren e Forbidden Siren. Os jogos apresentam um vilarejo chamado Hanuda, que guarda várias similaridades com Inunaki. Hanuda é uma aldeia perdida nas montanhas, cheia de moradores estranhos que seguem um bizarro culto diabólico e que foi palco para um massacre. As casas abandonadas escondem passagens entre dimensões e portais para outras realidades que são  habitat de monstruosidades. Na época do lançamento do jogo, várias propagandas e campanhas de marketing do jogo se dedicaram a semear a noção de que a lenda era inspirada em uma macabra história real.

Com isso, o vilarejo macabro ganhou um novo fôlego. Mas quem pode saber ao certo quanto dessas lendas bizarras são baseadas em incidentes reais? O Japão possui várias histórias perturbadoras a respeito de lugares abandonados, esquecidos ou malditos. Tudo indica que as lendas não passam disso, lendas... mas em todo caso, é bom ficar atento e tomar cuidado com túneis conduzindo a lugares remotos.

5 comentários:

  1. É interessante, o Japão é cheio de mistérios que renderiam muitos assuntos. ^^ Alguns yokai renderiam boas adaptações lovecraftianas.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei doido pra passar as férias nessa vila. Ótimo post

    ResponderExcluir
  3. O começo da história lembra a Viagem de Chihiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa, mas também lembrei do creepypasta do Setealém.

      Excluir
  4. Mt bom esse post. acabei de assistir o filme que conta dessa vila.

    ResponderExcluir