terça-feira, 13 de julho de 2021

Bem vindo ao PULP - Punhos cerrados e heróis contra o Mythos


PULP CTHULHU percorreu um longo caminho até chegar às ansiosas mãos de seus fãs e suas mesas de jogo.

O material originalmente foi anunciado pela primeira vez em 2012, através de um suplemento da sexta edição que deveria conter regras para adaptação no sistema D20. Não sei dizer por quais motivos, mas o livro foi cancelado no último momento. Ele amargou então um longo limbo que só foi se dissipar em 2017, com o anúncio de uma nova edição já adaptada para a sétima edição de Chamado de Cthulhu.

A espera foi longa, mas quando o livro enfim foi lançado, bastava folhear um pouco para ter certeza de que toda espera valeu a pena. Era possível ouvir o ronco de motores, o som de explosões e o rufar de tambores.

Agora, depois da sétima edição se consolidar como uma das melhores da história de Chamado de Cthulhu, e dela enfim desembarcar em terras brasileiras, chegou a vez de termos acesso a Cthulhu Pulp em português. O Financiamento Coletivo criado pela Editora New Order começou no dia 12 e vai estar no ar pelas próximas semanas oferecendo um dos melhores e mais divertidos livros da Chaosium nos últimos anos. Acreditem quando eu digo, é um material imperdível!

PULP CTHULHU promete levar a ação e empolgação a um outro patamar e cumpre, lançando bravos aventureiros, exploradores de terras distantes, endurecidos soldados da fortuna, caçadores veteranos e heróis de todo tipo, em histórias em que os Mythos ancestrais de Cthulhu são a principal ameaça.


Pense em heróis no estilo de Indiana Jones, o Sombra, Hellboy, Doc Savage, Tarzan, Flash Gordon e tantos outros, que vivem aventuras em lugares exóticos, exploram terras perigosas com terríveis monstros, feitiçaria e vilões. Agora acrescente a esse caldeirão borbulhante o horror, suspense e tensão das criaturas de H.P. Lovecraft e você tem ao seu dispor uma sensacional ambientação.

PULP CTHULHU permite criar campanhas memoráveis, inspiradas nas matinês de cinema com mistério e ação vertiginosa em que heróis cheios de adrenalina enfrentam todo tipo de ameaça. Seja em templos perdidos no coração de selvas inexpugnáveis, enfrentando armadilhas engenhosas deixadas por civilizações desconhecidas ou investigando sociedades secretas milenares, Pulp Cthulhu abre um leque quase infinito de possibilidades.

Uma das mais queridas ambientações de Chamado de Cthulhu, os anos 1930, são a época perfeita para estas aventuras. Por definição essa é a Era Pulp. Um tempo em que Zepelins cruzavam os céus e expedições adentravam desertos e selvas, em que vilões detestáveis tramavam conspirações em parceria com as entidades dos Mythos.

PULP CTHULHU possui um sabor diferente que acrescenta uma vertente aventuresca ao seu jogo clássico.

Nick Nacario, criador de jogos da Chaosium e co-autor de Pulp Cthulhu, fala aqui a respeito do livro e das principais diferenças e inovações contidas nele.


Como surgiu a ideia de trazer PULP CTHULHU de volta?

A concepção de Pulp Cthulhu foi levantada por Dustin Wright (funcionário de longa data da Chaosium e descrito por todos como "um cara muito legal") por volta de 1999. O filme "A Múmia" havia acabado de ser lançado nos cinemas e Dustin achou que seria legal poder interpretar personagens naquele tipo de história em Chamado de Cthulhu. Contudo, para isso, os personagens não poderiam ser os investigadores clássicos que estamos habituados. Para uma história em que a ação estivesse pulsando em alta rotação, os jogadores teriam de ser mais fortes, durões e capazes de lutar contra monstros e cultos dos Mitos de Cthulhu em pé de igualdade. 

Era necessário uma abordagem mais no espírito "Indiana Jones", cheia de ação e empolgação - a ideia é que personagens pulp poderiam sobreviver melhor aos perigos e armadilhas de campanhas clássicas como Máscaras de Nyarlathotep, que é famosa por matar os personagens dos jogadores sem dó nem piedade. Na vertente Pulp eles estariam lá, prontos para lutar e enfrentar o que der e vier! 

Mas foi um longo e difícil caminho até o livro ser lançado. Em mais de um momento, ele foi apanhado no inferno do desenvolvimento. Apenas quando a sétima Edição de Chamado de Cthulhu se tornou um sucesso em 2013, que Pulp Cthulhu foi resgatado. O apoio ao Financiamento foi enorme e com isso, tivemos sinal verde da editora para tirar o livro da prateleira em que acumulava poeira 

Eu assumi o projeto na qualidade de Desenvolvedor da Linha Chamado de Cthulhu e me tornei um dos envolvidos no lançamento do livro. Recebi permissão para usar parte do material que havia sido escrito anteriormente por luminares como James Lowder, Wolfgang Bauer e Jeff Tidball. Também trouxe alguns talentos para ajudar na criação de novos cenários - Matt Sanderson, Alan Bligh e Glyn White, bem como Paul Fricker uma autoridade insana em tudo que é Pulp. A contribuição desses grandes escritores me permitiu focar nas regras básicas do Pulp, na orientação do jogo, nos exemplos de vilões e no fluxo do livro. Estou muito satisfeito com o resultado e a reação dos jogadores tem sido extremamente positiva.

PULP CTHULHU parece ter uma ênfase drasticamente diferente de Chamado de Cthulhu, como isso funciona?

A principal diferença do Chamado de Cthulhu regular para Pulp Cthulhu é que este último é muito mais focado em histórias de ação e aventura. Ela é inspirada na era dourada das revistas pulp dos anos 1930. A ênfase está em personagens mais resistentes, que têm mais competência no jogo e algumas "vantagens" para ajudá-los a enfrentar as forças sombrias dos Mitos de Cthulhu - conhecidos como Talentos Pulp. Isso não significa que as histórias serão moleza - os heróis pulp ainda podem enlouquecer ao se deparar com situações e monstros estranhos e horríveis - afinal, não seria Chamado de Cthulhu se fosse de outra forma! Eles também não são indestrutíveis e quem pensar o contrário terá uma triste surpresa.

Quem conhece o jogo clássico perceberá que ainda é em essência o mesmo jogo, mas ao mesmo tempo notará uma maior ênfase em personagens estranhos, tramas sórdidas e grandes vilões, e é claro, os tentáculos assustadores e horríveis dos Mythos de Cthulhu estão em toda parte.


Mas como isso se manifesta nas regras?

As regras são basicamente as mesmas, mas com alguns detalhes que as tornam mais ágeis privilegiando a ação.

A mecânica do Pulp Cthulhu pode ser ajustada para diferentes Níveis de Pulp, dependendo do que o narrador deseja invocar para sua mesa. O Guardião pode optar por algo mais realista e discreto, em que balas são mortais e lutas tem um alto custo, mas pode escolher um grau no qual os heróis são capazes de enfrentar e despachar nazistas, dinossauros e monstros. Você pode essencialmente adaptar as regras pulp em qualquer cenário lançado de Chamado de Cthulhu - de investigação urbana clássica até expedições nos limites da civilização. Ele se adapta facilmente. As regras pulp funcionam em conjunto com as regras principais da 7ª edição, com os devidos ajustes.

Como os personagens dos jogadores são mais resistentes, os vilões também recebem alguns truques para guardar na manga. Cada personagem têm uma reserva de pontos de sorte que pode ser usada ​​para buscar resultados incríveis e alcançar façanhas notáveis. Um jogador habitual de Cthulhu irá perceber imediatamente a diferença. 

Incluímos no livro muito material para inspirar o Guardião, incluindo quatro cenários em que cada um enfoca em diferentes aspectos do gênero Pulp.

Os jogadores habituais de Chamado de cthulhu não vão estranhar essa mudança?

Sim e não. 

Talvez o pessoal das antigas perceba a diferença mais facilmente, pois já estão acostumados ao estilo mais realista de Chamado. Mas não vejo razão para "estranhar" a mecânica pulp. É um estilo diferente... extremamente divertido e com certeza os fãs de Cthulhu vão adorar vez ou outra poder enfrentar os monstros ao invés de simplesmente fugir deles. 

PULP CTHULHU é um jogo distinto de Chamado de Cthulhu clássico?

Não necessariamente, Pulp Cthulhu é um suplemento de Chamado de Cthulhu. Ele expande certas regras, introduz algumas novas e modifica certas mecânicas do jogo padrão. Por exemplo, os investigadores podem sofrer ferimentos graves em Chamado se receberem uma grande quantidade de danos, enquanto os heróis pulp não - eles podem ignorar os ferimentos mais facilmente. Claro, os heróis pulp ainda podem morrer, mas, mesmo assim, pode haver uma maneira de evitar a morte certa. De um modo geral, os personagens são mais capazes, mais fortes e mais competentes.


A mecânica do Pulp Cthulhu se encaixa perfeitamente com as regras padrão de Chamado, de modo que o Pulp pode ser usado ​​com todos os suplementos, cenários e campanhas lançados ao longo dos anos com apenas alguns ajustes para aumentar o nível de pulp. Tenho visto muitos grupos de jogos adotando as regras pulp em seus jogos, e alguns grupos alternando entre "Pulp" e "Chamado de" Cthulhu. Você não precisa basear seus jogos na década de 1930, pois as regras pulp podem ser usadas em qualquer cenário ou período histórico - da Idade das Trevas aos dias modernos. Em última análise, tudo se resume a como você gosta de seus jogos - a mecânica é muito mais um kit de ferramentas para os jogadores ajustarem e usarem para construir o estilo e o sabor dos jogos eles querem.

Isso é interessante, é possível adaptar as regras Pulp para Down Darker Trails (Western), Cthulhu Dark Ages (Medieval) e Cthulhu Invictus (Roma)?

Sim, nada impede o Guardião de fazer isso. As regras são perfeitamente adaptáveis para essas ambientações com as devidas alterações.

Se você quer um Western mais aventuresco, no qual os personagens parecem com os heróis do gênero, é fácil adaptar e ter histórias nesse estilo. O mesmo vale para Cthulhu Dark Ages e para Invictus, com os devidos ajustes, a mecânica pulp se encaixa perfeitamente neles.   

E se eu quiser usar Pulp em campanhas clássicas como Máscaras de Nyarlathotep?

Não há problema. Máscaras de Nyarlathotep é conhecido pela sua dificuldade e por eliminar personagens dos jogadores a cada cenário. Inserindo a mecânica PULP, os investigadores tem uma chance maior de completar os desafios e enfrentar os horrores que surgem no decorrer dessa campanha clássica.

De fato, em Máscaras há dicas de como adaptar a campanha e usar a temática pulp. Isso é proposital para quem quiser narrar a campanha numa pegada com mais ação possa fazê-lo.

Haverá expansões para Pulp Cthulhu? Campanhas, suplementos, etc...


Temos vários cenários e campanhas da Pulp Cthulhu em desenvolvimento e outros prontos. 

A primeira campanha foi lançada em 2018 e se chama "A Serpente de Duas Cabeças". É uma campanha épica de abrangência mundial com nove cenários ambientados na década de 1930 e envolve os heróis em uma trama aterrorizante onde as ações de dois cultos em guerra podem mergulhar o mundo na escuridão. Os heróis devem se aventurar em locais distantes como Bolívia, Islândia, Bornéu e além. É muito emocionante e os heróis enfrentam uma série de inimigos com os quais devem lidar para vencer o dia.

Também temos "Cold Fire Down Within", no qual um grupo tenta impedir uma Sociedade Secreta e seus planos macabros de conquista global. Eu realmente gosto muito dessa premissa, sem falar que a campanha envolve a mítica civilização de K'n-yan. Temos ainda o próprio Máscaras de Nyarlathotep e Children of Terror que embora tenham sido concebidos como o sistema básico, contém regras para adaptação no Pulp.

A grande beleza do material, porém, é que você pode usá-lo com livros já existentes. Jogar "Horror no Expresso do Oriente" com as regras pulp é certamente muito divertido e muito fácil de fazer.

*     *     *

Bom, o Financiamento Coletivo de PULP CTHULHU já está no ar.  Vale a pena dar uma olhada e conhecer a proposta desse fantástico projeto.

2 comentários:

  1. Com certeza irei participar desse Financiamento Coletivo.
    Infelizmente, como participei do financiamento do Witcher: Old World, vou ter que esperar até mês que vem...

    ResponderExcluir