quarta-feira, 28 de julho de 2021

Espírito da Vingança - A criação do Tupilaq e do Tuumbaq



A vida dos Inuit  é uma forma de existência bastante precisa. Essas tribos habitantes do Ártico em especial o Norte do Canadá e Groenlândia, estabelecem uma harmonia com a natureza, vital para sua sobrevivência em um ambiente extremamente hostil. Aprender a não desperdiçar nada e respeitar as normas sociais é a primeira e mais importante lição. Divergir dessas leis ancestrais não apenas constitui um tabu, mas representa um perigo para o equilíbrio e sobrevivência da tribo.

Um bom exemplo das regras dos Inuit diz respeito a uma de sua principais atividades: a caça. O caçador não é simplesmente um agente que mata uma presa para se alimentar dela. Ele aprende desde cedo que matar um animal constitui uma troca, na qual o indivíduo ou a tribo se beneficiam do ambiente, tirando dele um elemento importante, algo que precisa ser reparado ou atenuado. As armas são fabricadas atendendo determinados princípios, elas não devem ser cruéis e a morte não pode ser excessivamente dolorosa para o animal. O caçador não deve caçar determinadas presas quando é tempo de procriação e jamais abater a mãe ou os filhotes sobre sua proteção. Quando a presa abatida é trazida para a aldeia, o caçador deve tratá-la de maneira respeitosa. Cada parte do animal abatido, seja uma foca, uma morsa, um caribou ou um urso deve ser aproveitada, nada pode ser desprezado para não enfurecer os espíritos da natureza. Um caçador que mata indiscriminadamente, sem motivo ou necessidade arrisca o equilíbrio e atrai a desgraça sobre si mesmo.    

A religião Inuit acredita que há uma infinidade de espíritos habitando o mundo e que estes podem ser tanto benéficos quanto maléficos dependendo de como um indivíduo ou grupo se relaciona com eles. As tribos compartilham de lendas e de um folclore bastante rico. Todas as coisas que possuem um nome, tem um espírito, e este é liberado após a morte ou destruição física, ficando livre no mundo. Um alce, uma geleira, uma árvore ou mesmo uma pedra podem ter espíritos que devem ser apaziguados para evitar repercussões. O espírito de uma árvore antiga que é cortada para se tornar lenha é abrandado por orações cujo objetivo é justificar sua destruição. O objetivo é que o espírito compreenda a necessidade e que possa renascer em outra forma.


Os Inuit possuem seus xamãs, os responsáveis por compreender a natureza e interpretar a vontade dos espíritos. Eles praticam rituais que permitem comungar com o mundo astral: abrir comunicação com os espíritos, entender as demandas e banir as manifestações que se tornam vingativas. Também cabe a eles construir totens, artefatos mágicos e amuletos de proteção usados em inúmeros rituais. Não por acaso, o xamã é um dos indivíduos mais respeitados de uma tribo e peça essencial para o funcionamento da sociedade.
    
Mas nem sempre esse equilíbrio harmônico é respeitado, pois existem aqueles que fazem mal uso da magia e distorcem a relação entre o mundo real e o espiritual. Para todos os efeitos, estes são o que podemos compreender como feiticeiros.

Os Feiticeiros Inuit, os Angakkuq, realizam rituais que permitem afetar outras pessoas, controlar o ambiente e principalmente escravizar os espíritos fazendo com que eles os sirvam. Dentre os mais temidos rituais de feitiçaria encontra-se algo conhecido como Tupilaq, um ritual que permite criar e controlar um espírito vingativo de pura maldade e força destrutiva.


O Tupilaq é construído usando como matéria prima partes de animais selvagens em especial ossos, tendões, pelo e pele de criaturas do ártico. As partes são combinadas em uma forma híbrida grande e aterrorizante com chifres, presas e garras. O corpo pode ser complementado com neve, madeira e pedras, mas boa parte da estrutura deve vir de seres vivos. Há casos em que o Tupilat (o singular para Tupilaq) é criado com cadáveres de homens, mulheres e crianças, o que concede a eles uma aparência ainda mais bizarra ao conceder à criatura características antropomórficas combinadas a aparência geral de um caribou, lobo ou urso.

A construção do Tupilat se inicia com um ritual no qual o feiticeiro tenta ocultar sua identidade dos espíritos que serão invocados. Para isso, ele cerimonialmente veste sua anorak (o traje típico dos inuit) ao contrário, com o capuz cobrindo sua face. No corpo são traçados desenhos geométricos e símbolos de proteção, produzidos com as cinzas de ervas e animais queimados numa pira. O feiticeiro toma o cuidado de escolher um lugar afastado, já que sigilo absoluto é uma das condições para esse ritual ocorrer. Ademais, uma das primeiras ações do Angakkuq é empreender contato sexual com as partes que vão constituir sua criação. Basicamente, ele precisa derramar seu sêmen repetidas vezes sobre o Tupilat para assim conceder a ele "vida". Cantar e proferir palavras mágicas e versos de poder também é parte essencial do ritual que pode levar vários dias.

Segundo a tradição, o ritual de criação do Tupilaq é tão potente que desencadeia efeitos danosos em toda região onde ocorre. Mulheres grávidas sofrem abortos espontâneos, crianças contraem doenças,  homens são vítimas de acidentes e animais se tornam especialmente ferozes. Uma série de incidentes inexplicáveis podem ser indicativo de que um Angakkuq está criando um Tupilaq, acontecimento que causa grande preocupação entre os Inuit.


A fase seguinte da criação do Tupilaq envolve atrair e prender um ou mais espíritos dentro do simulacro. Os espíritos são atraídos por uma combinação de canto, dança e a queima de ervas medicinais em uma fogueira ritualística. O feiticeiro escolhe qual o espírito que deseja escravizar, sendo que cada um parece ter uma serventia específica: o espirito de um lobo se traduz em ferocidade, o do Caribou resistência, o do Urso força e assim por diante.

O espírito aprisionado no Tupilaq faz com que o simulacro ganhe vida e se torne imediatamente compelido a servir o Angakkuq. Esses monstros estão associados a atos de vingança, sendo criados principalmente com o intuito de matar um ou mais desafetos do feiticeiro. O Tupilat também pode ser criado para proteger uma floresta, um rio ou um determinado território. O folclore Inuit dita que a criatura tentará cumprir o seu propósito e que sua existência está condicionada ao feiticeiro que o aprisionou. Se o feiticeiro morrer, o espírito é liberado e o simulacro se desfaz.

O mito afirma ainda que existe um grande risco para quem cria um Tupilaq. Se a pessoa que o monstro for enviado para matar tiver poderes mágicos superiores ao seu criador ou de alguma forma o alvo o derrotar em combate, o Angakkuq perde o comando sobre a criatura. Seu primeiro ato então é se voltar contra seu criador.

O Tupilak é um monstro cuja ferocidade e sede de sangue não conhecem limites. Ao caçar um indivíduo ele não para por nada, seu único propósito é rastrear, perseguir e matar o alvo. Seu ataque deixa, em geral, um cadáver mutilado por mordidas e garras afiadas e todos aqueles que tentam ficar em seu caminho também são passíveis da sua fúria.


O mito também esta relacionado ao lendário Tuumbaq, um monstro criado pelos desígnios malignos do Deus dos Mares, Sedna. Em uma fábula Inuit, Sedna criou o Tuumbaq - de forma semelhante a como os Tupilaq são criados pelos feiticeiros. O Tuumbaq assumiu a forma de um monstruoso Urso Polar e foi enviado para lutar com divindades rivais de Sedna. Essa batalha durou 10,000 anos e não teve vencedor. Eventualmente o Tuumbaq conseguiu se libertar do comando de seu criador e veio parar no mundo dos homens. 

Ele passou gerações caçando os Inuit e devorando suas almas, até que os xamãs treinaram pessoas com capacidades místicas, os sixam ieau, para trazer comida para o Tuunbaq e ganhar sua confiança.  Eles prometeram que nenhum ser humano invadiria seu território sagrado que dependendo da fonte fica em diferentes lugares do estremo norte. Segundo a tradição, os sixam ieau demonstram sua devoção removendo a própria língua em uma idade muito jovem, tornando-os incapazes de se comunicarem com qualquer pessoa que não seja o Tuunbaq. Os mitos assumem em algumas versões assumem que o Tuunbaq foi o primeiro e mais poderoso dos Tupilaq.

Uma das explicações metafísicas para a destruição da Expedição Franklin (1845) é que os brancos ignoraram os avisos dos Inuit de que estavam entrando no território sagrado do Tuumbaq. Os xamãs e sixam ieau tentaram avisar os forasteiros de que sua presença atrairia a fúria do Tuumbaq e que este não iria tolerar invasores. O Tuumbaq teria atacado a expedição fazendo vítimas fatais, levando terror e paranoia ao coração da tripulação dos Erebus e Terror. Mais do que um simples animal, o Tuumbaq das lendas é considerado o predador perfeito: uma besta criada por um Deus e portanto dotada de inteligência, força e resistência. Ele é também praticamente indestrutível, capaz de entrar e sair do mundo espiritual, tornando-se invisível e não deixando rastros de sua passagem.

Para os Inuit, nada no mundo se assemelha à fúria do Tuumbaq.

NOTA: Nesse artigo usamos o termo Inuit para endereçar os povos que vivem nos territórios mais setentrionais da Terra. O nome esquimó, criado por exploradores franceses, significa "comedores de carne crua", e é considerado pelos povos dessa região como ofensivo.

4 comentários:

  1. Os povos desses locais mais duros de viver, muitas vezes tem os monstros mais casca-grossa.

    ResponderExcluir
  2. O livro "The Terror", do Dan Simmons, retrata bem essa ideia do Tuumbaq, pois ele conta uma estória de como teria sido o fim da Expedição Franklin. É grande, mas vale muito a leitura!

    ResponderExcluir
  3. fizeram umas serie adapta do livro, muito boas!

    ResponderExcluir
  4. Livro e série muito bons. Leiam e assistam, vale a pena.

    ResponderExcluir