domingo, 28 de fevereiro de 2010
Zoologia Cthulhiana 101 - Conheça a Borboleta King in Yellow
Pessoal, essa aqui é uma curiosidade que eu achei bem legal.
Essa bela borboleta aí na imagem é da espécie King in Yellow, literalmente Rei em Amarelo.
Ela é nativa do Sudeste Asiático e de algumas ilhas da Indonésia. A borboleta foi descoberta e catalogada no início dos anos 90 por uma expedição de pesquisadores norte-americanos. A larva dessa borboleta vive e se alimenta exclusivamente da seiva da Urticabus infernalis, uma árvore do Sul da Ásia conhecida como Paintree, ou "Árvore da Dor". Essa árvore produz uma substância venenosa que queima ao toque e provoca uma dor lanciante.
Alimentando-se das folhas dessa árvore, não é de se estranhar que a borboleta seja incrivelmente venenosa e por isso é evitada pelos animais da selva.
Até aí nada de mais, a não ser a coincidência do nome da borboleta com uma das entidades mais temidas dos Mitos de Cthulhu.
Mas seria apenas uma coincidência? A resposta é não...
O nome científico do animal é Regipapilio hastur.
Muito provavelmente a borboleta foi batizada por algum fã ou conhecedor dos Mitos de Lovecraft, pois o Rei Amarelo é o mais conhecido avatar do Deus Hastur.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Planetas e os Mitos - Uma relação de corpos celestes ligados aos Mitos Ancestrais
O interesse de Lovecraft pela Astronomia
"Ao Editor da Scientific American,
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
O Lobisomen - Resenha do filme em cartaz
Quando se fala em filmes de Lobisomem, imediatamente o que vem à mente é o monstro. Dizem que Benício Del Toro, um fã incodicional do clássico, lutou com unhas e dentes para que a maquiagem do filme se espelhasse na que Lon Channey utilizou originalmente. E realmente o resultado está muito mais para o filme da década de 40, do que para os lobisomens vitaminados de Van Helsing ou da série Underworld.
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Dagon - A Transição de Deus Semítico a Horror Lovecraftiano
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Tatters of the King - Bastidores da Campanha
Mas como foram os bastidores da Campanha?
Bem, feito, quem manda fazer personagem com nome impronunciável!
Até a próxima campanha, pessoal.
NPC: Arthur Conan Doyle - Autor, Médico e Espiritualista
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Personagens Principais de Arthur Conan Doyle - Uma lista dos principais personagens e estatísticas
Hp: 17
Sanidade: 94
Skills: Anthropology 41%, Archeology 49%, Bargain 53%, Biology 72%, Camouflage 74%, Chemistry 68%, Climb 77%, Credit rating 50%, Criminal Literature 90%, Cthulhu Mythos 5%, Disguise 95%, Dodge 76%, Drive Carriage 62%, Fast Talk 96%, First Aid 51%, Geology 82%, Hide 88%, History 65%, Jump 66%, Law 90%, Library Use 79%, Listen 86%, Locksmith 84%, Martial Arts (Baritsu - Japanese Wrestling) 82%, Medicine 63%, Occult 55%, Persuade 68%, Pharmacy 85%, Physics 55%, Psychology 99%, Ride 51%, Sneak 81%, Spot Hidden 94%, Swim 78%, Throw 78%, Track 83%, Violin 63%
Idiomas: Cornico 50%, Francês 85%, Alemão 62%, Grego 75%, Latim 80%, Fenício 35%
Armas: Fist/Punch 85%, damage 1d3 +1d4
É tarefa quase impossível listar todas as habilidades e cohecimentos de Sherlock Holmes, sendo que as memórias do Dr. Watson são a fonte mais confiável. Holmes é uma espécie de enciclopédia ambulante, com conhecimentos úteis em praticamente todas áreas científicas.
Em algumas ocasiões rude e arrogante, em outros cortês e gentil, Holmes é claramente um excêntrico. Entretanto, ele é um excêntrico extremamente capaz! Uma vez no rastro de um crime, ele o persegue incansavelmente a despeito de qualquer obstáculo. Ele considera a si mesmo a última instância de apelação para muitos clientes, e já declarou em uma ocasião que prefere subverter as leis inglesas a permitir que uma injustiça prevaleça. Ele possui um senso de honra bastante aguçado. Embora seja um misógino, Holmes é um perfeito cavalheiro britânico com uma etiqueta irretocável. Ele afirma que emoções não passam de um contratempo, preferindo ver as coisas sob a luz da razão e do puro racionalismo. A despeito disso, ele é um amigo leal, sobretudo para com o Dr. Watson.
Holmes em determinados momentos pode ser intempestivo. Ele tem pouco respeito e paciência com aqueles que demonstram incopetência. Ele é um crítico do trabalho policial e tende a apontar erros de procedimento de forma crítica e direta.
Períodos de intensa agitação durante os casos são sucedidos por um forte sentimento de frustração em tempos mais tranquilos. Comportamento condizente com alguém que sofre dos primeiros sintomas de mania-depressiva. Holmes sempre julga suas ações de forma severa, um perfeccionista por natureza ele deplora qualquer falha em sua conduta.
Os atributos físicos de Holmes são bastante altos. Em um conto ele demonstrou incrível força física endireitando um agitador de lareira dobrado pelo infame Dr. Grimsby Roylette. Ele é capaz de seguir a trilha de um caso por dias a fio, dispensando comida e descanso indicando uma força de vontade e constituição de ferro. Holmes faz uso de pequenas doses de cocaína para aguçar seus sentidos e se manter em estado de alerta. Embora extremamente magro, o detetive está acima da média de estatura de seus contemporâneos. Suas habilidades de observação e deducação revelam uma das maiores mentes do século. Embora sua educação não tenha sido convencional, ela inclui estudos em Oxford e Cambridge, estudos médicos em St. Bartholomey e pesquisas independentes no Museu Britânico. Dono de uma silhueta esguia e com feições aquilinas, Holmes não é exatamente um homem atraente, contudo seu carisma e magnetismo pessoal fazem dele um indivíduo fascinante.
Holmes não é um expert no manejo de armas de fogo. O revólver que ele costuma portar serve muito mais como ameaça. Holmes domina a arte marcial conhecida como Baritsu, uma espécie de luta livre japonesa. Ele também é um boxeador competente treinado por mestres da nobre arte.
Dr. John Watson
Str 13 Con 13 Siz 15 Int 14 Pow 12
Dex 11 App 13 Edu 17
Sanidade: 82%
HP: 14
Skills: Bargain 44%, Biology 55%, Chemistry 38%, Credit rating 35%, Dodge 40%, Drive Carriage 58%, Fast Talk 31%, History 40%, Law 49%, Library Use 49%, Listen 65%, Medicine 82%, Persuade 45%, Pharmacy 85%,`Psychoanalysis 29%, Psychology 68%, Ride 67%, Spot Hidden 31%, Swin 78%, Throw 56%, Track 32%
Idiomas: Francês 80%, Alemão 40%, Grego 40%, Latin 60%
Revolver Webley .455 88%, damage 1d10 +2
John H. Watson é cronista, assistente, confidente e amigo mais próximo de Sherlock Holmes. Médico Militar de carreira, Watson serviu no 66th Infantaria de Berkshire durante as guerras no Afeganistão. Ele foi ferido gravemente em 1880 na batalha de Maiwand, e por isso manca sigeiramente. Em meados de 1896 ele conhece Holmes há cerca de 15 anos, tendo participado de várias de suas aventuras. Casado por um curto período de tempo com Mary Morstan Watson (de 1888 a 1893), ele voltou a morar com Holmes no apartamento da Baker Street 221-B quando seu amigo retornou a Londres após três anos desaparecido.
Watson é um homem gentil e de boa índole. Ele é um súdito leal da Coroa, de seus amigos (sobretudo Holmes) e de todos aqueles que ele julgar valorosos. Ele é um cavalheiro por natureza, casado três vezes ao longo de sua vida.
Ele é um médico competente, e embora não seja brilhante em sua área é um profissional sério, disciplinado e respeitável.
Quando acompanha Holmes em seus casos, ele costuma carregar seu confiável revólver Webley .455, arma dos tempos de serviço militar. Watson também carrega sua valise médica que se mostrou útil em mais de uma ocasião.
Professor James Moriarty
Str 13 Con 12 Siz 14 Int 18 Pow 18
Dex 12 App 09 Edu 22
Sanidade: 90%
HP: 13
Skills: Anthropology 57%, Archeology 44%, Astronomy 89%, Bargain 65%, Biology 72%, Chemistry 79%, Credit Rating 80%, Cthulhu Mythos 8%, Fast Talk 75%, History 52%, Law 82%, Library Use 83%, Listen 66%, Mathematics 97%, Medicine 33%, Mechanical Repair 69%, Occult 81%, Persuade 80%, Physics 9%, Psychology 81%, Spot Hidden 67%, Track 68%
Idiomas: Francês 85%, Grego 90%, Latim 90%
Revolver .38 51%, damage 1d10
Professor Moriarty foi chamado por Holmes de "O Napoleão do Crime". Ele é seu maior nêmesis. Professor de Matemática, Moriarty voltou seu gênio para o crime com o intuito de transformar o submundo de Londres em uma vasta máquina devotada a atividade criminosa, com ele próprio comandando no centro da teia como se fosse uma aranha. Seu reinado de crime continuou ativo até que Holmes conseguiu derrotá-lo em 1891. Na ocasião ele lançou seu algoz do alto da cachoeira de Reichenbach com um golpe perfeito de Baritsu.
Moriarty é um gênio brilhante capaz de rivalizar até mesmo Holmes. Ele construiu uma reputação no submundo de Londres como o homem que jamais falha.
Moriarty é alto e magro, sua fronte é cercada por uma coroa de cabelos que envolve a cabeça calva. Sua aparência sugere um indivíduo temperado e cortês, uma espécie de professor ou tutor, contudo, essa fachada esconde um inimigo feroz e implacável, disposto a tudo para completar seus planos. Moriarty habitualmente veste um longo paletó escuro.
Inspetor Giles Lestrade
Str 11 Con 12 Siz 12 Int 14 Pow 13
Dex 13 App 10 Edu 11
Sanidade: 65%
HP: 12
Skills: Dodge 52%, Drive Carriage 36%, Fast Talk 43%, Law 70%, Listen 71%, Locksmith 34%, Persuade 48%, Psychology 32%, Ride 31%, Sneak 44%, Spot Hidden 42%, Track 30%
Armas: Fist/Punch 55%, damage 1d3 +1d4
Singlestick (police baton) 53%, 1d6 +1d4
Revolver .455 42%, damage 1d10
Inspetor Lestrade é um dos homens mais influentes na Scotland Yard, aquele mais acostumado a lidar com Sherlock Holmes e seus métodos curiosos. Um homem baixo e com barba castanha bem aparada, ele foi chamado por Holmes de "o melhor que a Scotland Yard pode oferecer".
Lestrade é um homem determinado, que tem sucesso na maioria de suas investigações mais em função de sua persistência do que pelos métodos empregados. Lestrade é um policial antiquado, porém honesto. Ele jamais trairia aquilo que acredita. Embora Holmes critique seu estilo e Lestrade ache Holmes um tanto excêntrico, ambos demonstram respeito um pelo outro. Em mais de uma ocasião Lestrade duvidou dos métodos empregados por Holmes, mas os resultados do famoso o obrigam a reconhecer sua eficácia.
Mycroft Holmes
Str 14 Con 13 Siz 18 Int 18 Pow 16
Dex 06 App 10 Edu 17
Sanidade: 85%
HP: 16
Skills: Accounting 71%, Bargain 84%, Credit Rating 86%, Drive Carriage 58%, Fast Talk 23%, Law 89%, Library Use 82%, Listen 84%, Persuade 88%, Political Science 89%, Psychology 71%, Spot Hidden 93%
Idiomas: Francês 85%, Alemão 78%, Grego 60%, Latim 70%
Armas: Fist/Punch 45%, damage 1d3 +1d4
Mycroft é o irmão mais velho de Holmes, um homem enorme, tão obeso quanto Holmes é magro. Watson o descreve como uma baleia, com mãos grandes como nadadeiras. Como é adequado para um homem de seu porte, Mycroft é um sedentário. Exceto quando sua presença se faz extremamente necessária ele se limita aos salões do poder no Pall Mall, onde mantém um escritório e no Clube Diógenes - "um clube para os antisociais", onde conversa só é permitida no salão de visitas.
A primeira vista, Mycroft parece apenas um burocrata do pequeno escalão. Entretanto, seu verdadeiro papel é vital. Ele tem como função organizar informações e verificar tudo em um painel muito maior que em geral envolve o bem estar do Império. Holmes confidenciou em uma ocasião para Watson que Mycroft é o governo de fato.
Mycroft possui faculdades dedutivas semelhantes às de Holmes, e segundo o próprio detetive teria uma mente analítica até superior à dele. A inércia de Mycroft, no entanto, faz com que ele se mantenha confinado, aguardando que as informações sejam trazidas pelos homens que trabalham em campo.
Coronel Sebastian Moran
Str 16 Con 15 Siz 17 Int 13 Pow 14
Dex 12 App 09 Edu 16
Sanidade: 80%
HP: 16
Skills: Bargain 33%, Climb 75%, Credit Rating 40%, Dodge 63%, Drive Carriage 44%, Fast Talk 33%, Hide 89%, Jump 65%, Law 33%, Listen 80%, Occult 41%, Persuade 48%, Ride 77%, Sneak 79%, Spot Hidden 86%, Swim 66%, Throw 70%, Track 64%
Idiomas: Francês 70%, Alemão 25%, Grego 30%, Latim 40%
Armas: Fist/Punch 88%, damage 1d3 +1d6
Revolver calibre .45 79%, damage 1d10 +2
Rifle Bolt-Action 84%, damage 3d6
Moran é o braço direito do Professor Moriarty, um comandante na vasta organização criminal montada pela mente criminosa do século. Originalmente um militar de carreira e caçador na India, Moran é cruel e impiedoso, capaz de tudo. Sua lealdade a Moriarty se baseia simplesmente no fato de que ele considera o Professor um dos poucos homens mais implacáveis que ele mesmo.
Moran é um homem enorme, bruto e musculoso. Embora ele apresente um porte físico típico de um homem de meia idade, ele é capaz de façanhas físicas improváveis. Sua face é cruel e destemida, refletindo sua natureza interior. Sozinho, ele é perigoso como poucos, sob o comando de Moriarty ele se torna formidável.
The Awakened - Jogo de PC que coloca o maior detetive do mundo em um caso envolvendo os Mitos de Cthulhu
O jogo não é nada fácil, Holmes e seu companheiro inseparável, Watson, terão de ser extremamente cuidadosos e observadores para derrotar os cultistas de Cthulhu que planejam destruir o mundo. A maior diferença entre The Awakened e as aventuras convencionais é que você terá de abordar os enigmas através da ótica de Holmes. Isso significa que você terá de examinar cada cena em busca de pistas, mantendo os olhos bem abertos a pegadas, fios de tecido e indícios quase imperceptíveis, se quiser resolver o caso.
O mistério em si tem início com estranhos desaparecimentos de imigrantes em Londres e se torna uma investigação ao redor do mundo envolvendo indescritíveis horrores de além do tempo e espaço.
Felizmente, o jogo não é uma tediosa caça aos pixels. As pistas não são difíceis de serem encontradas, existe a opção de zoom in e zoom out que permite aproximar as imagens, como se o detetive estivesse usando sua fiel lupa. Se todas as pistas forem encontradas, a investigação seguirá de forma consistente e lógica, remetendo ao real trabalho de um detetive processando pistas e tirando conclusões com base nelas.
Nesse jogo, não basta encontrar as pistas. Holmes deverá analisar suas descobertas, isso envolve submeter as provas a exame em seu laboratório químico (no famoso apartamento no 221-B), misturar reagentes, ferver misturas, comparar padrões e fazer exames minucioso com ajuda do microscópio.
No entanto, meramente estudar as provas não será o suficiente para deter os cultistas e seu plano macabro de invocar Cthulhu. Existem muitos enigmas para serem resolvidos ao longo do jogo, incluíndo combinações para abrir passagens secretas, desvendar um complicado código para abrir um cofre, decodificar intricados símbolos e até desenhar o Elder Sign corretamente.
O visual faz com que você tenha o controle do jogo na ponta dos seus dedos. Diferente dos jogos tradicionais de terceira pessoa, The Awakened coloca o jogador em primeira pessoa vendo o mundo através dos olhos de Holmes ou Watson, permitindo assim uma perfeita apreciação e interação com o ambiente.
Ao longo da aventura, Holmes terá de viajar de Londres para a América, investigar acontecimentos macabros na Alemanha e em Nova Orleans e retornar à Grã-Bretanha para o final apocalíptico. Tudo isso visitando manicômios, explorando cavernas, vasculhando pântanos, zonas portuárias e outros lugares perigosos. Alguns gráficos em 3D parecem um tanto achatados, mas essa pequena falha é compensada pelo belíssimo trabalho gráfico nos personagens perfeitamente detalhados.
As ruas vazias são a única coisa que interfere com a ilusão de andar pela capital do mundo no século XIX. Os arredores da Baker Street que deveriam fervilhar com transeuntes parecem sempre desertos, os únicos cidadãos à vista são o vendedor de jornais, um cocheiro e uma mulher vendendo flores. Esse ambiente estéril lembra bem pouco as ruas lotadas trazidas à vida nas estórias de Conan Doyle.