domingo, 30 de abril de 2023

Os Devoradores de Gordura Humana - A Lenda do Kharisiri e Pishtaku


Todas as culturas têm seus monstros, todas civilizações constroem seus próprios "bichos-papões". São criaturas que vagam pelos limites da imaginação, mas que se insinuam perigosamente no mundo real, sendo legitimamente temidas por aqueles que creem em sua existência.

Os Kharisiri, também conhecidos como khari-khari e lik’ichiri no idioma Aymara ou ainda ñak’aq e pishtaku no dialeto Quechua é  um desses monstros aterrorizantes. Uma figura assustadora presente nas terras elevadas do Peru e na Bolívia. A mitologia por trás do kharisiri é impressionante e mistura componentes de moral e ética, com noções realçando os perigos da cobiça. 

No altiplano dos Andes peruanos, os Pishtaku como é mais conhecido é muitíssimo temido. As crianças temem a presença do monstro que se esgueira pelas sombras, invade as casas e captura os pequeninos, em especial, aquelas mais gordinhos. O objetivo da criatura é um só, roubar a gordura corporal dos vivos.

Tradicionalmente esses seres nefastos assumem um disfarce que lhes permite trafegar pelas cidades e povoados em busca de suas vítimas. As identidades preferidas deles incluem um estrangeiro rico, um viajante branco ou um padre que parece especialmente caridoso. Os monstros quando alimentados parecem com pessoas normais, mas quando estão famintos apresentam uma aparência cadavérica, uma coloração amarelada na pele, olhos profundos embaçados e uma boca larga, rasgada nos cantos que exala um fedor de putrefação.

Os Kharisiri existem apenas para saciar sua fome profana por gordura. Como o vampiro das lendas, eles também são parasitas vorazes que precisam dos vivos para deles extrair sustento. 


A lenda originalmente precede a chegada dos conquistadores europeus às Américas, mas quando os espanhóis começaram a colonizar o Novo Mundo ela ganhou novo fôlego. Há muito no mito do Kharisiri que espelha a dinâmica de poder estabelecida entre conquistadores e conquistados. Uma simbologia imperialista bastante adequada veio à tona.

A Lenda fala de um monstro que parece com pessoas normais, mas que não é como elas. Que se insinua no meio delas, por vezes, com promessas e agrados, mas que deseja roubar e obter para si tudo aquilo que é valioso. A gordura para os povos do altiplano simboliza riqueza e prosperidade - alguém gordo é alguém de posses, que vive em meio ao luxo e que se alimenta bem.

O Sacamanteca (ladrão de gordura) como os espanhóis apelidaram a lenda, era mais do que uma figura para assustar crianças, ele era um terror real. Muitas pessoas que se viam afligidas por doenças até então pouco conhecidas e debilitantes, como câncer por exemplo, temiam estar sendo visitadas pelo Kharisiri. A perda de peso e de disposição eram um indício que a criatura estava se alimentando do indivíduo, deixando-o cada vez mais fraco. Remédios naturais para ajudar aqueles que eram vítimas do ataque do kharisiri podiam ser comprados em mercados públicos. Xamãs e bruxos também ofereciam amuletos e patuas que podiam afastar o monstro e devolver a vitalidade de alguém que tornou-se vítima recorrente de suas depredações. Mas nem sempre a cura vinha a tempo e o toque do Kharisiri não raramente acabava sendo letal.

Os detalhes sobre o mito do Khalisiri variam dependendo do país ou região. Ele encontra particularidades em cada lugar. Por exemplo, o pishtaku peruano é conhecido por matar instantaneamente as suas vítimas para remover sua gordura e desaparecer em seguida. Já na Bolívia, a morte do Kharsuta (aquele atacado pelo Kharisiri) pode demorar dias, ou mesmo semanas após o primeiro ataque. A vítima adoece e sem o devido tratamento vai minguando até morrer. Da mesma forma, descrições sobre a aparência do monstro mudam de acordo com o período histórico e local.

O kharisiri se vale de um pequeno instrumento chamado maquinita, para extrair a gordura ou banha das vítimas escolhidas. O instrumento de metal, semelhante à um canudo metalico é enfiado no ventre, na altura do rim. Uma pequena marca de incisão se forma ali e pode ser percebida com um exame mais criterioso. O kharsuta não se recorda do que aconteceu; sua memória do ataque é nublada e ele vai adoecendo até morrer se não tiver tratamento.


O kharisiri é humano em aparência, mas alguns acreditam que ele pode mudar de forma transformando-se em cão, urubu ou rato. Kharisiris atacam mais frequentemente à noite, e são especialmente ativos nos meses de agosto, quando as oferendas para Pachamama e os demais deuses das montanhas os achachilas são feitas. No dialeto  Aymara, agosto é chamado de  lakraniphaxi, "o mês faminto", e tem forte significado mistico. 

O kharisiri tem como alvo pessoas saudáveis e no auge de suas energias. Eles tem preferência por indivíduos que se alimentam bem e que possuem bastante gordura corporal. Usando métodos sobrenaturais, o kharisiri faz com que a vitima adormeça e não consiga despertar, mesmo que seja perfurada para remoção da gordura. Ele tira apenas o suficiente para seu sustento sorvendo pelo canudo a gordura e se deliciando com a experiência. Ao terminar, ele lambe a ferida que imediatamente para de sangrar e se fecha, deixando uma marca discreta na pele.

O kharisiri se alimenta da gordura ou então a vende para cha’makanis, um tipo de bruxo que usa a gordura em seus rituais. A banha é regurgitada pela criatura e uma vez recolhida e tratada, é transformada em uma vela amarela de cheiro medonho. Uma vez acesa durante as celebrações, ela potencializa os rituais de maldição e encantamento.

Na Bolívia, os kharisiri são achados em todo altiplano, de Potosi a PunoEntretanto eles parecem se concentrar na área do entorno do Lago Titicaca, especialmente nas proximidades da cidade de Achacachi. Visitantes lá são instruídos a consumir alimentos apimentados pois as criaturas ficam nauseadas com o tempero na corrente sanguínea das pessoas.

O Pishtaku, a versão peruana do monstro parece mais um morto vivo clássico: a pele emaciada e pálida cobre os ossos salientes em seu corpo delgado. Eles parecem pessoas doentes e exalam um cheiro de sepulcro. 

Conseguem andar pelas cidades vestindo disfarces e se fazendo passar por vagabundos, mendigos ou viajantes. O Pishtaku, diferente do Kharisiri, pode ser tanto homem quanto mulher, adulto, velho ou mesmo crianças. Eles surgem como um tipo de maldição que se espalha mediante o contato prolongado com outro Pishtaku.

O ataque do monstro no Peru é mais violento. Ele não usa instrumentos para extrair a gordura das vítimas, fazendo uso apenas das mãos e da língua comprida e serrilhada. O Pishtaku abre com as unhas uma ferida e nela insere a língua para explorar os depósitos de gordura na barriga, pescoço, nádegas e seios de suas vítimas. Enquanto ele se alimenta, a vítima não sente nada já que a língua possui um tipo de substância responsável por anestesiar a área. 

O monstro chupa a gordura até deixar a vítima vazia, enquanto ele vai ficando inchado pelo material consumido. O ataque tende a ser letal resultando num cadáver reduzido a pele e ossos. Após se alimentar o Pishtaku fica com aspecto mais saudável e consegue se passar por uma pessoa comum. Isso, no entanto, dura pouco tempo, pois logo ele irá precisar de mais gordura para continuar existindo.

Nas sociedades andinas, a gordura era tida como "elemento central para a manutenção da vida", mais até do que o sangue. Gordura, em especial a de lhamas, era usada em rituais sagrados e como uma poderosa oferenda a Pachamama e demais deuses. Até mesmo o poderoso Deus Viracocha teria surgido quando o Lago Titicaca verteu um fluxo de gordura de suas profundezas. De fato, o nome Viracocha significa "gordura do fundo do lago".

Historicamente os europeus do século XV a XVII também acreditavam que gordura humana possuía propriedades magicas. Ferimentos podiam ser tratados com gordura que segundo os antigos tinha propriedades cicatrizantes. A gordura, inclusive a humana, podia ser usada para cozinhar, para alimentar o fogo e para untar a pele e cabelos. Além disso, a gordura de crianças não-batizadas era tida como um potente ingrediente para feitiço, entre os quais o filtro mágico que permitia ao bruxo voar.

Quando os conquistadores espanhóis chegaram a América andina, a crença nos atributos benéficos da gordura continuava em voga na Europa. Os conquistadores saquearam as reservas de gordura dos povos ameríndios atraindo para si o boato de que eles seriam servos dos Kharisiri e Pishtakus.


Diz a lenda que o comandante máximo dos conquistadores, Hernán Cortés, certa vez ordenou que 13 barcos fossem preparados para explorar os rios navegáveis do Peru. Quando não havia parafina para tratar o revestimento de madeira das embarcações, ele ordenou que fosse usada a gordura dos mortos devidamente extraída e derretida em caldeirões de ferro.

Esse incidente deve ter aterrorizado as comunidades nativas fazendo com que os conquistadores fossem vistos como agentes ou mesmo como os próprios monstros de seus mitos. O choque foi tão grande que alguns nomes usados para se referir aos espanhóis derivaram do termo Kharisiri. Uma vez que os Conquistadores que dizimaram as civilizações pré-colombianas estavam atrás de ouro e prata, eles passaram a ser associados a cobiça por riquezas, faculdade que foi transmitida para os Kharisiri e Pishtakus.

Mesmo hoje, em pleno século XXI, o mito dos monstros que cobiçam gordura continua vivo no altiplano. Em alguns lugares a presença de forasteiros é vista com desconfiança de que possam ser eles monstros disfarçados. Isso ajudou a criar o costume de oferecer a estranhos, em especial gringos, um pedaço de pimenta como boas vindas. 

O longo legado de medo dos kharisiri e pishtakus continua presente nas sociedades andinas mais tradicionais. Em 1983, após um devastador surto de cólera no interior da Bolívia o antropólogo francês Gilles Riviere foi acusado de ser um Kharisiri. Ele acabou sendo linchado pela população local em busca de um bode expiatório para a epidemia. Após ser massacrado por um bando, seu corpo foi incendiado em praça pública.

O mito do monstro estrangeiro devorador de gordura foi construído com base em elementos históricos e reforçado pelo ressentimento deixado pelos séculos de colonização opressora. Não se trata de algo que desaparece rapidamente e mesmo séculos depois, ele continua vivo na mente e nas crenças da população local.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Monumento Ancestral - O Enigma do Stonehenge brasileiro


Como capataz de uma fazenda pecuária nos limites da Floresta Amazônica, Lailson Camelo da Silva tinha como atribuição fazer queimadas para converter a floresta em pasto. Certo dia, após queimar uma vasta área ele se deparou com algo incomum que estava oculto pela vegetação em estado puro. Ali, no meio da selva havia grandes pedras de granito maciço alinhadas em um bizarro círculo.

Observando com cuidado, ele percebeu que aquilo não parecia ser um arranjo natural. As pedras haviam sido dispostas propositadamente daquela maneira. As enormes rochas estavam de pé, tendo sido claramente colocadas daquela maneira incomum.
 
"Eu não tinha ideia de que estava descobrindo o Stonehenge da Amazonia",  conta o Sr. da Silva que hoje está com 65 anos de idade.

Tudo isso aconteceu em um outubro especialmente quente 23 anos atrás. O grupo topou com o sítio arqueológico localizado a poucos quilômetros ao norte do Equador. "Isso me faz imaginar: O que mais será que existe escondido pela Selva? O que mais ficou oculto por séculos e que ainda não foi encontrado nas selvas do Brasil?"

Após conduzir um teste de radio carbono e fazer medidas durante o solstício de inverno, estudiosos do campo da Arqueoastronomia determinaram que as pedras foram arranjadas por culturas locais cerca de 1200 anos atrás. Os megálitos foram portanto erguidos em um círculo sete séculos antes dos europeus chegarem a América e conquistarem os povos nativos. A estrutura foi formada com enormes blocos de granito, alguns enormes, com mais de seis metros de altura e várias toneladas. Como teriam sido erguidos e como teriam chegado até lá eram questões difíceis de responder. 


Esse notável achado, junto com outras descobertas arqueológicas realizadas nos últimos anos no Brasil - incluindo uma pedra gigantesca com símbolos pictórico, restos de fortalezas e até mesmo estradas incrivelmente modernas, estão contribuindo para uma mudança no ponto de vista de arqueólogos que afirmavam ser a Amazônia uma região pouco tocada pelos humanos. Até muito recentemente, o entendimento geral era de que a selva constituía um obstáculo grande demais para ser transposto pelos nativos em um estado semiprimitivo. Até então, era aceito que apenas algumas poucas tribos nômades haviam se estabelecido na região.

Um número cada vez maior de especialistas defendem agora que a maior floresta tropical do mundo foi muito menos um Jardim do Éden, livre da presença humana do que se haviam imaginado. Há estimativa de que ela possa ter abrigado uma população de até 10 milhões de pessoas antes que as epidemias e massacres em larga escala diminuísse o número de habitantes. 

O Stonehenge Brasileiro está localizado no norte do estado do Amapá, em uma região esparsamente habitada. Não há cidades próximas e o único sinal de presença humana são fazendas e pequenos assentamentos isolados. As pessoas nessa região falam sobre lugares antigos e perdidos, utilizados pelos povos indígenas em seus rituais. Tais lugares foram esquecidos pela maioria, mas há lendas entre as populações nativas mencionando templo magníficos, cidadelas de pedra e enormes centros comerciais. Infelizmente, tudo isso teria sido engolido pela floresta.

As pedras solares, montadas em círculo chamam a atenção, mas não são exatamente uma novidade segundo as lendas indígenas. Muitas delas falam sobre um povo ancestral que observava as estrelas e que era dono de um grande conhecimento. Eles estariam em comunhão com os Deuses e estes lhes revelaram incontáveis segredos da criação.

O Circulo de Pedras fica próximo de outra área interessante do ponto de vista arqueológico, o Córrego do Rego Grande, uma região em que, no passado, floresceu uma lendária civilização conhecida pelos povos que os sucederam. Eles eram ao mesmo tempo admirados, invejados e temidos por seu grande saber e conquistas. 


Os arqueólogos dedicados a desvendar os segredos da Amazônia pré-histórica afirmam hoje que esse povo era muito mais sofisticado do que se poderia imaginar.

"Quando se fala sobre o passado dessa região, o consenso até alguns anos era de que as populações locais eram pouco desenvolvidas. Nós estamos começando a rever esses conceitos. Há um enigma no que diz respeito a história humana na Bacia Amazônica. Nos sabemos muito pouco sobre esses povos e do que eles eram capazes", relata Mariana Cabral, arqueóloga da Universidade Federal de Minas Gerais, que na companhia de seu marido, o também arqueólogo João Saldanha, vem estudando a região do Rego Grande na última década. 

"As descobertas realizadas no Amapá são absolutamente fantásticas. Elas evidenciam um grau de conhecimento notável para essas pessoas até então tratadas como primitivos".

No final do século XIX, o zoólogo suíço Emílio Goeldi esteve nessa mesma região e afirmou ter observado a presença de megalitos - enormes pedregulhos - ocultos pela vegetação. Goeldi percorreu uma área muito abrangente durante uma expedição que cobriu a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Ele mencionou além das rochas dispostas em círculos, a existência de lendas locais sobre uma civilização majestosa que habitou aquela área. Outros aventureiros, incluindo a arqueóloga pioneira norte-americana Betty Meggers, também encontrou evidências desses sítios, mas argumentou não acreditar que uma região tão erma quanto a Amazônia poderia sustentar um povo avançado. Mesmo assim, ela ponderou que a presença das pedras eram um forte indício de que uma civilização pouco conhecida teria deixado suas marcas na paisagem.

Apenas quando o sr. Da Silva localizou as pedras na selva em 1990 é que estudiosos voltaram sua atenção para o local. Da Silva conta que os nativos conheciam as pedras, mas que não sabiam o significado delas. Segundo ele, na década de 1960 os nativos haviam descoberto os círculos.


"Um dos homens que ajudou a revelar os restos da mata disse ter estado ali décadas antes. Ele estava caçando um porco do mato junto com amigos e encontraram as pedras. Eles acharam aquilo estranho, exploraram por algumas horas, mas depois as deixaram de lado", conta Camelo da Silva que se tornou Guarda Florestal algum tempo depois de fazer sua descoberta.

"Muitos nativos com quem falei dizem que o lugar é sagrado e que as pessoas não deveriam mexer nele. Quase como se, estar ali fosse errado. De certa forma eu concordo com eles, ~e um lugar com grande energia", ele conta.

As populações de indígenas que habitam a região dizem que o Rio do Rego Grande um dia foi maior e que seus antepassados o usavam para viajar pelas vias hídricas. Dizem ainda que a área recebia muitos visitantes vindos de outras tribos que procuravam aqueles que ali viviam para conhecer seus mistérios e obter seu conhecimento.

Mas que conhecimento era esse?

"Bem, as estrelas. Ao menos é isso que todos falam! Que os povos ali sabiam muito sobre o que existe além da Terra e sobre os Deuses que vivem nos céus".

Cerca de 10 anos atrás, após obter fundos para proteção do Círculo de Pedras, grupos de Arqueólogos brasileiros liderados por Cabral e Saldanha começaram a escavar o sítio. Eles definiram uma área circular com as pedras ocupando o centro de sua área de exame. Eles logo identificaram uma área ribeirinha a cerca de um quilometro de distância de onde os blocos de granito foram retirados. Além disso, também fizeram descobertas significativas em uma série de grutas intocadas pelo tempo. Lá dentro obtiveram ferramentas, objetos de adorno e urnas de cerâmica usadas para coletar as cinzas dos cadáveres que eram cremados nos ritos fúnebres. Pela quantidade de urnas encontradas, existe a possibilidade de que o sítio tenha sido usado como cemitério para sepultar pessoas importantes -  líderes, feiticeiros e caciques.


Ao mesmo tempo que as escavações eram realizadas, uma equipe do Instituto de Ciência e Tecnologia do Amapá descobriu que as pedras estariam alinhadas com o sol e que serviam para calcular seu movimento e determinar com exatidão o Solstício de Inverno. 

Após descobrir outros pontos no sítio onde as pedras poderiam ser usadas para acompanhar os movimentos celestes, os pesquisadores começaram a desenhar uma teoria na qual Rego Grande poderia ter desempenhado uma função importante no passado. 

"É possível que estejamos diante de um grande centro de rituais e cerimônias do passado. Um lugar que atraia visitantes vindos de outras partes e que realizavam sua jornada através do território de selvas usando trilhas que hoje estão perdidas".

Assim como ocorria em círculos de pedras na Europa, o círculo amazônico desempenhava um papel importante para os povos antigos. Como um centro de conhecimento e de informação em uma época em que saber o movimento dos astros influenciava em atividades essenciais como a agricultura e caça. 

"Rego Grande e uma serie de outros megalitos menos elaborados ainda devem existir, ocultos pela selva e escondidos de nossos olhos. Eles ainda devem estar aqui, erguidos há mais de um milênio por nativos que muitos consideram como atrasados e incultos. Está na hora de rever esses preconceitos e aceitar que existiram povos sofisticados que habitaram o Brasil antigo", explica Cabral com grande entusiasmo.


Mas nem todos os estudiosos compartilham desse mesmo entusiasmo, afirmando que é preciso obter mais informações sobre o monumento e seu propósito. Além disso, parte dos especialistas ainda duvidam que a Civilização que habitou o Amapá na pré-história teria condições para erguer estas pesadas pedras e que elas cumpriam função astronômica como dizem os pesquisadores locais. 

"Nós encontramos uma série de afirmações similares em várias partes do mundo, mas é preciso mais do que um círculo de pedras alinhadas para dizer que se trata de um Stonehenge", diz Jarita Holbrook, pesquisadora da Universidade do Cabo, na África do Sul que estudou as características de vários círculos ao redor do mundo. Nem todos esses monumentos são realmente calendários astronômicos, alguns são apenas círculos de pedras alinhados, um padrão comum para várias civilizações antigas.

Por hora, Rego Grande, que muitos chamam de Stonehenge Amazônico, permanece como um enigma. Restos de cerâmica e ossos se espalham pelo solo lamacento da selva próximo das pedras oferecendo pistas hipnóticas sobre o local, que alimenta a imaginação de todos. Pesquisadores ainda tentam definir com Rego Grande se encaixa na história da evolução humana na Amazônia. 

Cabral e Saldanha, os arqueólogos brasileiros que passaram anos estudando Rego Grande, dizem que a evidência de grandes assentamentos permanece indefinida. É muito difícil encontrar as provas necessárias numa área tão extensa e coberta por um manto verde que recobre tudo. Nem mesmo imagens de satélite conseguem penetrar em certos pontos em busca de indícios de construções ou assentamentos humanos.  

Representantes entre os Palikur, um povo indígena que vive no interior do Amapá e algumas partes da Guiana Francesa, recentemente se adiantaram para dizer que seus ancestrais também frequentaram Rego Grande. Os mitos dos Palikur falam de um povo sábio que vivia ao sul e que era creditado como grandes observadores dos céus. Eles teriam recebido parte de sua sabedoria e cultuaram os mesmos deuses. Ainda assim, os arqueólogos mais conservadores expressam cautela ao estabelecer tais ligações, enfatizando o quanto as sociedades humanas podem mudar ao longo de mil e duzentos anos.


De qualquer maneira, John McKim Malville, um físico solar da Universidade do Colorado que escreve extensivamente sobre arqueoastronomia, enfatizou como o campo está deixando de se concentrar exclusivamente em funções astronômicas para interpretações mais holísticas, incluindo as cerimônias e rituais de culturas antigas. Nesse contexto, o sítio de Calçoene oferece um vislumbre sedutor, embora enigmático, do passado da Amazônia.

As pedras de Rego Grande são bastante extraordinárias e em sua irregularidade podem ter um significado próprio, diferente de outros sítios megalíticos ao redor do mundo”, opina Malville, levantando a possibilidade de que Rego Grande reflita a importância do animismo nas culturas amazônicas, a atribuição de uma alma a entidades da natureza e até mesmo a pedras inanimadas. Nesse contexto, ele seria um magnífico Templo a céu aberto, um lugar de mistérios e superstições milenares sobre os quais ainda sabemos muito pouco.

Enquanto não se descobre o real significado desse Monumento, as pedras em círculo permanecem de pé desafiando estoicamente a passagem dos séculos. Talvez um dia venhamos a conhecer quem as ergueu e para que elas foram utilizadas. 

Até lá, todas interpretações são bem vindas...

segunda-feira, 24 de abril de 2023

A adorável Mulher com Cabeça de Porco - a estranha historia de um boato na Londres Victoriana


"A beleza esta nos olhos de quem vê", diz o ditado muito conhecido. Isso significa que cada pessoa tem sua própria interpretação do que é bonito e atraente, mas tais valores podem não significar nada para outras pessoas.
 
Na Inglaterra do século XIX, os padrões de beleza feminina atendiam a um modelo bastante distinto: Palidez facial, cabelos ruivos, olhos claros e orelhas pequenas, dentes levemente separados e uma cintura esguia, eram o que se entendia por beleza feminina na austera sociedade britânica.
 
Mas se a beleza tinha padrões a serem desejados pelas mulheres, seu oposto, a feiura, também tinha características bem reconhecidos. Nada poderia ser mais ofensivo entre os britânicos do que comparar a aparência de uma mulher com a de uma porca. O suíno doméstico, para todos efeitos era considerado o animal mais medonho aos olhos de ingleses, escoceses e irlandeses.
 
Isso talvez explique porque nas lendas desses povos, existiam crenças bastante difundidas à respeito de pessoas, em especial mulheres, que podiam nascer com a cabeça de porco, sendo aberrações dignas de histórias que misturam pena, escárnio e, claro, terror.

É difícil precisar quando essas lendas começaram a serem contadas, mas é possível que elas remontem ao período Medieval. A narrativa, contudo, tende a ser sempre similar. Ela começa com uma mulher amaldiçoada por magia negra, muitas vezes seguindo o roteiro de ser uma bela e rica mulher grávida. Esta é alvo do mau olhado ou então de uma maldição lançada por uma bruxa vingativa. Em algumas versões a mulher teria negado algum favor à feiticeira, teria a escorraçado ou ainda, teria criticado sua aparência decrépita.

Seja lá por quais motivos, quando a mulher finalmente dá a luz, verifica-se se tratar de uma menina saudável em todos os aspectos, exceto por ter uma medonha cabeça de porco.


Essas histórias proliferaram por essas regiões na época e se tornaram uma febre. A coisa chegou a tal ponto que muitas mulheres grávidas temiam sair de casa nos meses finais de gestação para não cruzar com uma bruxa que as amaldiçoasse, só pela maldade de sua alma. Também se recomendava não comer carne de porco durante a gravidez e em alguns casos sequer ver tais animais.

Embora quase certamente essas historias sejam baseadas em lendas e folclore, tais contos se tornaram incrivelmente populares. De fato, à certa altura, muitos começaram a acreditar que mulheres com cara de porco eram realmente reais, com elas supostamente se escondendo à margem da sociedade.

Talvez a mais famosa e conhecida das mulheres com cabeça de porco, seja a adorável Dama de Manchester Square.

Essa lenda com contornos dramáticos ganhou força graças ao rumor de que uma jovem mulher era mantida trancafiada em uma casa na Avenida Manchester, no centro de Londres, desde seu nascimento. Ninguém havia visto suas feições e ela jamais recebeu permissão de seus pais para sair. Seu mundo era um quartinho nos fundos, longe de olhos curiosos. Sua família, envergonhada pela aparência da menina a mantinha escondida, cuidando dela e a alimentando, mas jamais permitindo que ela fosse vista por estranhos.

As histórias diziam que ela tinha 17 anos de idade - que pertencia a uma família de alta posição e grande fortuna. Seu corpo e membros eram da forma mais perfeita e bonita, mas sua cabeça e rosto se assemelham aos de um porco - ela comia seus alimentos em um cocho de prata da mesma maneira que os porcos, e quando falava produzia sons de grunhido. Ela, no entanto, era prendada e sua principal diversão era tocar piano, o que fazia com muito prazer. Podia entretanto ter arroubos de fúria nos quais quebrava o quarto inteiro, lançando objetos contra as paredes e chegando até a agredir violentamente os criados que a atendiam.

Em pouco tempo, a história ganhou as ruas de Londres, muito além da Manchester Avenue. Algumas pessoas juraram tê-la visto, com esses relatos reforçados por jornais que deram voz às testemunhas oculares. Além disso, um diário publicou a história de uma suposta babá, que "cuidou da menina desde criança, chegando até a se afeiçoar a ela, apesar de sua aparência animalesca".


A história, sem qualquer comprovação afirmava que a família da jovem era proveniente da Irlanda, sendo parte da aristocracia local e portanto, detentora de muitas posses. Eles tinham criados que eram muito bem pagos em troca de manter segredo sobre o infortúnio. A menina, no entanto, era irascível e em diferentes oportunidades havia assustado a criadagem com um comportamento rebelde.

Havia quem dissesse que anúncios foram publicados em jornais procurando criados para cuidar dela, pois a rotatividade era bem comum. Acreditava-se que as pessoas se viam incapazes de suportar estar na presença de tal monstruosidade ou que seu gênio tornava impossível a continuidade do serviço. Um desses anúncios teria sido publicado na edição de 9 de fevereiro de 1815 no London Times que dizia:
"À atenção de SENHORES e SENHORAS. 
Família precisa de serviço de cuidador para uma jovem dama com problemas específicos que demandam dedicação em caráter contínuo. Oferece-se uma renda anual e um bônus para residir com ela por sete anos. Solicitamos uma resposta a esse anúncio, pois o anunciante se manterá descomprometido até poder entrevistar candidatos e estes serem informados de todos os detalhes da incumbencia. É pedido aos candidatos, sigilo."
A essa altura, a maioria dos londrinos acreditava na existência da moça porca como um fato, tornando-a o assunto da cidade com indivíduos curiosos tentando descobrir onde ela residia para espiar por alguma fresta. Mais do que uma curiosidade mórbida, a historia tornou-se uma febre para os jornais da época. Relatos da misteriosa mulher com cara de porco e desenhos de sua aparência incomum eram estampados junto com artigos sensacionalistas. Houve até uma carta enviada ao London Times por um homem que desejava propor casamento à mulher misteriosa, acompanhada com uma nota de uma libra para publicá-la. Isso aparentemente foi longe demais para o jornal, e eles não apenas se recusaram a publicá-lo, mas também publicaram um artigo ridicularizando o pedido. 

Ele diz:
Existe atualmente um relato, em Londres, de uma mulher, com um rosto estranhamente deformado, semelhante ao de um porco, que possui uma grande fortuna e todos os confortos e conveniências relacionados a sua posição social. Ontem de manhã, um sujeito (com cabeça de bezerro, supomos) nos transmitiu um anúncio, acompanhado de uma nota de uma libra, oferecendo-se para ser seu marido. Colocamos sua oferta no lixo e enviaremos seu dinheiro para alguma instituição de caridade, pensando que é uma pena que tal tolo o tenha. Nossos amigos rurais mal sabem os idiotas que Londres contém. A moça com rosto de porco é tão firmemente acreditada por milhares de pessoas que creem piamente em sua existência. O rumor não passa disso, mero boato, contudo se tal pessoa realmente existir, não seria o caso de deixá-la em paz? Oferecendo a ela toda simpatia, gentileza e respeito que ela merece?

Mas a resposta do Times apelando ao bom senso das pessoas não surtiu o efeito desejado pois a historia seguiu causando repercussão. Muitos acreditavam tanto nela que parecia haver uma histeria em massa. Multidões se reuniam diante de casas que supostamente eram a residência da mocinha. Outras tantas perseguiam carruagens nas quais a jovem estaria supostamente viajando. Houve tumultos por conta disso, uma situação por demais absurda.

A mania da moça suína de Manchester Square começou em 1814 produzindo milhares de relatórios, a grande maioria incrivelmente fantasiosos e bizarros. Contudo em ao menos um momento a situação chegou perto de sair do controle. Um rumor, que ninguém sabe dizer como teve início, se espalhou por toda Londres, afirmando que a Moça Porco havia finalmente escapado de seu confinamento e que estava vagando pelas ruas da grande cidade com um lenço negro a lhe disfarçar a aparência animalesca. Pior ainda, dependendo a quem se perguntava, a história se tornava ainda mais horrível, com pessoas dispostas a jurar que a fuga havia ocorrido após a moça matar um ou mais criados e devorar partes de seus corpo. O monstro, portanto não era apenas horrível, era também um canibal e assassino, capaz de matar novamente.

O simples boato colocou Londres em um frenesi de pavor e curiosidade que fez várias moças serem abordadas bruscamente nas ruas, veículos serem revistados e porões vasculhados por uma turba sedenta de sangue. Gritavam que "a besta devia morrer" e que "matar essa fera era um favor ao mundo civilizado". Os tumultos foram a desculpa perfeita para vândalos atacarem pessoas, roubarem e destruírem lojas, tudo sob o pretexto de buscar pelo esconderijo da Moça Porco. 

É claro, não acharam nada e quando a severa polícia de Londres começou a enquadrar os baderneiros a situação voltou ao controle com várias pessoas presas, feridas e casas de comércio saqueadas. Por fim, a histeria começou a perder força e no ano seguinte a história foi sendo gradualmente esquecida.


Mas poderia haver algo mais atrás dessa lenda bizarra? Teria havido uma moça com deformidades tamanhas que pudesse rivalizar com as de John Merrick, o infame Homem Elefante que surgiu em Londres apenas 70 anos mais tarde? Quem pode dizer ao certo?

|Seja lá qual for a resposta, é inegável que entre os anos de 1814 e 1815, uma mulher com cara de porco, real ou imaginária, manteve Londres em estado de fascinação e quase pânico.

terça-feira, 18 de abril de 2023

Dungeons and Dragons, Honra entre Rebeldes - Resenha do Filme


Desde seu surgimento, no longínquo ano de 1974, Dungeons and Dragons (D&D) tem se oferecido como uma plataforma para aqueles que amam fantasia, que se dedicam a explorar os reinos da imaginação e que gostam de se reunir com amigos e simular aventuras, batalhas e magia, tudo isso na segurança de sua mesa de jantar.

Por quase 50 anos, o jogo de interpretação colecionou controvérsia, tornou-se sinônimo de cultura nerd e mesmo de perigo satânico, até se livrar de ambos estigmas. A medida que forjava amizades e criava vínculos duradouros, chegou a outras mídias influenciando programas de TV como Stranger Things, Gravity Falls, Big Bang Theory, Vox Machina, e Freaks and Geeks. A transição entre hobbie de nicho e curiosidade a ser experimentada por cada vez mais pessoas, demorou um bocado para acontecer, mas finalmente o jogo conquistou seu espaço. Hoje em dia, mais pessoas jogam D&D do que em qualquer outro momento de sua existência. O interesse pelo jogo o transformou em um cult e então, num sucesso de venda para a Hasbro, gigante dos brinquedos que detém os direitos sobre sua publicação.

Ainda assim, um meio parecia inacessível para o jogo: quando se trata de filmes, nenhuma produção conseguiu capturar sua magia. Não que não tenha sido tentado. Na esteira do sucesso de produções dedicadas a fantasia iniciada pela trilogia de "O Senhor dos Anéis", houve uma tentativa de trazer D&D para o cinema em 2000. O resultado foi um filme que pode ser descrito no mínimo como constrangedor e mais acuradamente como uma bomba de proporções épicas (no IMDB ele tem nota 3,6 e eu francamente acho que estão sendo generosos).

Por um bom tempo, o resultado do filme "Dungeons and Dragons - The Adventure Begins", e de suas duas sequências (2005 e 2012), foi tão ruim que ninguém imaginava um dia haver outra tentativa de trazer o jogo para as telas. Ao menos, até agora...

Sejamos francos, quando surgiu o anúncio oficial de que um novo filme de D&D estava sendo produzido, a maior parte dos fãs teve um arrepio. A lembrança do filme medíocre dos anos 2000 ainda reverbera e assombra a memória de todos os que amam o jogo. Com um misto de dúvida e desconfiança, as primeiras notícias surgiram ano passado e o que veio à tona dissipou parcialmente a nuvem de pessimismo que pairava sobre a produção. Da escolha do elenco, às primeiras informações sobre o roteiro e o orçamento substancial envolvido - tudo parecia promissor. Contudo, apenas quando os primeiros trailers apareceram - ao som de Led Zeppelin - é que a desconfiança inicial se transformou em expectativa.


As prévias davam mostras de um filme divertido e fiel ao espírito do jogo. Uma aventura cinematográfica como antigamente, com ação, efeitos especiais, personagens carismáticos e comédia. Mais que isso, a produção iria respeitar sua fonte e não se distanciar dela. Em outras palavras o objetivo dos envolvidos era traduzir em imagens a experiência de uma mesa de jogo.

Para isso seria necessário mais que orçamento e boas intenções, seria preciso um roteiro que se encaixasse na proposta do jogo. Para tanto, nada melhor que contar com pessoas que conhecem e amam o jogo. O roteiro e direção são divididos por John Francis Daley e Jonathan Goldstein ambos entusiasmados jogadores de D&D. A tarefa deles não era nada fácil já que envolvia apresentar o jogo para quem não o conhecia e ainda agradar os fãs.

Eles lidaram com essa questão de uma maneira muito competente, recorrendo a comédia, diversão sem culpa e um caminhão de referências. Parece bastante óbvio que uma das principais fontes de inspiração para a dupla foram os filmes de super heróis que nos últimos anos povoam os cinemas. Não é vergonha admitir que muitas das ideias foram habilidosamente surrupiadas desses filmes e adaptados para o roteiro de D&D.

O resultado final é um filme fiel à sua proposta inicial: ser divertido, rápido e empolgante. 


A boa notícia é que seguindo essa cartilha ele consegue agradar a todos, dos que nada sabem sobre o jogo e que jamais rolaram um dado de 20 lados, até os aficionados hardcore que leram e conhecem cada livro e detalhe do jogo.

"Dungeons & Dragons - Honra entre Rebeldes" é um típico filme de "Sessão da Tarde" que abraça sua identidade e não se envergonha dela em momento algum. Ele oferece, em pouco mais de duas horas e quinze minutos de duração, uma janela para a aventura de forma leve, descompromissada e extremamente divertida.   

Chris Pine encabeça o elenco no papel de Edgin, um Bardo que - quando não está cantando alguma melodia (em geral para distrair) - está planejando algum grande plano que resultará em riqueza. Ex membro dos harpistas (uma sociedade de aventureiros honrados e bem intencionados), ele teve alguns altos e baixos em sua carreira que resultaram na morte de sua esposa e em seu desligamento dos Harpistas. Edgin passou então a liderar um grupo de bravos aventureiros em seus esquemas mirabolantes. Seu bando inclui Holga (Michelle Rodriguez), uma Bárbara cujo machado de batalha é tão afiado quanto sua sagacidade; Simon (Justice Smith), um feiticeiro meio-elfo que possui vastos poderes mas baixa autoconfiança, o nobre Paladino Xenk (Regé-Jean Page) que mistura integridade e certo grau de presunção; e Doric (Sophia Lillis), uma Druida Tiefiling, cujas habilidades para metamorfose em animais rendem algumas das melhores sequências de ação. Obviamente o grupo é um tanto disfuncional e até começar a trabalhar em conjunto passa por uma série de percalços e situações que vão de perigosas à cômicas num piscar de olhos.  

Juntos eles terão de enfrentar o autoproclamado trapaceiro Forge (Hugh Grant), um ladino que era membro da companhia, mas que se aliou a Sofina (Daisy Head), uma sinistra Maga Vermelha da ameaçadora Terra de Thay. Forge conseguiu ascender no Conselho da importante cidade de Neverwinter tornando-se um Lorde graças à influência da bruxa que tem seus próprios objetivos misteriosos. Após uma desabalada fuga de uma prisão, Edgin busca reaver sua filha (Chloe Coleman) que foi criada por Forge e descobre que as coisas não serão tão simples quanto esperava. Em busca de uma maneira de trazer sua esposa de volta, consertar a relação com a filha e obter lucros, Edgin e seu bando terão de enfrentar vários desafios: viajar para lugares exóticos (incluindo uma passagem por Underdark), explorar masmorras, enfrentar monstros e obter objetos mágicos. Entre um perigo e outro ainda terão de falar com os mortos (numa das melhores sequências do filme) e planejar seu derradeiro golpe.


Os fãs do jogo não tem com o que se preocupar já que o roteiro explora perfeitamente o universo de D&D. Ele dá vida a lugares e criaturas saídas das páginas do Manual de Monstros, como a temível Pantera Deslocadora, o Urso-Coruja, um Dragão Vermelho (com algo mais!), e até mesmo o comicamente perigoso Cubo Gelatinoso. Mantendo-se fiel à diversão de experimentar o jogo em si, os produtores tomaram o cuidado de se manter fiéis aos detalhes de cada criatura e localidade além de incluir alguns deliciosos easter eggs. 

Ao longo do filme, há suficiente combate, correria e pirotecnia. As magias são visualmente muito bem representadas e os veteranos de mesas de jogo reconhecerão cada uma delas pelo nome, bem como os itens mágicos e criaturas específicas. É interessante perceber que o filme tentou se distanciar o máximo possível da mitologia de outros filmes de fantasia, como o próprio Senhor dos Anéis afim de reclamar seu próprio espaço. Dessa forma, ao invés de ver uma profusão de anões, elfos e orcs, temos alguns draconatos, aarakokra e tabaxi, raças não tão conhecidas mas que compõem o background de um mundo bastante vasto. A decisão parece acertada, sobretudo, para evitar comparações indesejáveis.

Outro ponto interessante é que o filme apresenta inúmeras sequências de ação que os jogadores imaginaram em suas cabeças. Das dificuldades básicas sobre como atravessar um rio de lava até desarmar uma armadilha mortal, o filme lembra muito uma experiência de jogo. Os Mestres de D&D podem divergir em alguns momentos, mas é inegável que o roteiro consegue equilibrar de forma harmoniosa sequências de combate, magias explodindo com piadas rápidas - tudo parece saído de uma mesa.

Alguns dos grandes momentos do filme envolvem o conflito entre os protagonistas que têm atitudes totalmente diferentes (e alinhamentos) o que remete novamente a química necessária para um grupo de jogo se estabelecer. O carisma dos personagens nesse ponto ajuda muito e eles conseguem ir além dos estereótipos heroicos. O Bardo trapaceiro que busca redenção, o feiticeiro que precisa superar suas próprias limitações, a bárbara com dificuldades para se encaixar, a druida desajustada em busca de vingança e o paladino que rescende a Lawful Good, todos encontram seu caminho de forma muito ajustada ao tema. Cada um deles tem seu momento de brilhar e a devida relevância para a trama que se desenvolve de forma empolgante. 


Aliás, o elenco inteiro foi bem escalado, o que inclui os vilões da trama. Em contraste com o alegre grupo de heróis, a bruxa vermelha tem uma interpretação angustiante. Ela é totalmente o oposto do ladino tagarela de Hugh Grant, que é acima de tudo, um ladrão de cenas. Charmoso, sorridente e irritante, é perfeitamente possível torcer por ele em alguns momentos, mesmo quando sua canalhice atinge o auge.

Os valores de produção também são elevados, graças a um orçamento considerável (na casa dos 150 milhões) que pagou bons efeitos especiais, fotografia caprichada, cenografia e figurino digno de blockbusters. Ainda é cedo para cravar se D&D irá deslanchar em uma franquia duradoura e propiciar sequências, mas diante das críticas amplamente positivas e da bilheteria de estreia, podemos supor que essa não será a única aventura de Edgin e seus amigos. De fato, uma porta foi deixada aberta com a introdução de um vilão em potencial.      

A maioria dos fãs aprovou com entusiasmo o resultado final, entretanto, ouvi algumas críticas, sobretudo de fãs de longa data, dizendo que o filme "não se leva a sério" e que é "cômico demais". Sim, estão certos! Mas longe dessas coisas serem um defeito, estão mais para virtudes louváveis. Nada poderia ser pior do que esse filme cometer o pecado de se levar a sério e se propor a ser mais do que escapismo puro. Em essência, Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes é autenticamente divertido, sem abraçar temas complicados ou embarcar em controvérsia desnecessária, sendo o filme ideal para quem quer relaxar e rir um bocado.

Para quem conhece e ama D&D, ou para quem nada sabe do jogo, o filme é excelente e não poderia ser mais recomedado.

Trailer:


Pôster:

domingo, 16 de abril de 2023

"Todos eles, bruxos" - Músicos que afirmam ter usado Magia Negra e Feitiçaria


O mundo da música tem uma longa história de cultura ao redor do mundo. Mas ela também é terreno fértil para lendas e histórias muito, muito estranhas...

Repleta de indivíduos peculiares, alguns até excêntricos, as personalidades que transitam na indústria musical contribuem para histórias realmente bizarras. Nos tempos modernos, músicos ganham as manchetes com comportamentos que vão do controverso até o absurdo. Há ainda aqueles envolvidos com magia negra e que descambam para o mundo da feitiçaria.

O guitarrista principal e co-fundador da banda de trash metal norte-americana Megadeth, David Mustaine, já deu declarações curiosas sobre seu interesse em ocultismo e bruxaria. Ele teria dito ser um interessado nos temas e alguém disposto a acreditar no poder do sobrenatural. É curioso que ele tenha crescido em uma família de rigorosos Testemunhas de Jeová e que só na adolescência tenha se rebelado contra sua educação. Ele contou a respeito de seu interesse no ocultismo em uma entrevista concedida à Joe Rogan em seu podcast.

"Quando você vive em um ambiente restritivo, você quer sair de lá de qualquer maneira e testar os limites de sua liberdade recém conquistada. Aí, acaba indo a extremos. Quando eu escapei do controle da minha mãe, uma Testemunha de Jeová fervorosa, eu fugi para o Idaho indo morar com minha irmã mais velha. Ela tinha se metido com magia e para mim aquilo foi um choque. Mas eu também me interessei e acabei fazendo mais do que ela ousava tentar, experimentei com coisas bem pesadas da magia negra clássica. Coisa que me deixa arrepiado. Hoje não faria, mas eu queria testar os limites".


Mustaigne deixou claro que aquele era um assunto sério para ele e que não estava mentindo ou bancando o poser. Ele foi além em seu relato afirmando que utilizou suas habilidades recém descobertas para conseguir vantagens e amaldiçoar pessoas que ficavam em seu caminho. Ele contou a respeito disso:

"Eu usei magia negra em duas pessoas. Quando estava no colégio, eu sofria bully nas mãos de um babaca mais velho e muito mais forte. Eu apanhei várias vezes e tinha que fugir pelos corredores perseguido por esse sujeito. Os professores e adultos faziam vista grossa e eu soube que precisava lidar com isso com o que tivesse nas mãos. 

Eu conhecia algo sobre maldições, minha irmã havia emprestado livros sobre o assunto e eu imaginei que usar aquilo como arma poderia ser a solução.

O ritual que realizei envolvia criar um foco, uma espécie de boneco no qual você direciona energias negativas e deseja o mal. Eu encarei aquilo com seriedade, achava que era a única forma de me ver livre do sujeito. Eu fiz o ritual acreditando que ia ter sucesso e realmente funcionou. Ele sofreu um grave acidente menos de uma semana depois, ficou muito ferido, quase morreu e chegou a perder o braço direito. Justamente a parte do boneco que caiu quando eu fiz o feitiço. 

Eu me senti poderoso! Como se pudesse fazer qualquer coisa! Hoje não faria isso, quando você fica mais velho pondera sobre seus atos. Eu debati muito comigo mesmo e sei no meu intimo que infelizmente causei aquilo."

Mustaigne relatou ter realizado um segundo feitiço de magia negra, quando tinha 18 anos direcionado a uma garota, um tipo de magia de amor, que segundo ele, também funcionou:

"Eu era um moleque ruivo e magrelo, jamais teria chance com aquela garota por isso usei um feitiço para conseguir o que seria impossível de outra forma. Eu fiz um ritual, escrevi nossos nomes em um pergaminho e os queimei numa fogueira cheia de ingredientes. 

Dessa vez eu achei que era bobagem, mas acabou funcionando melhor do que eu poderia imaginar. Criou um tipo de magnetismo animal, algo inacreditável. Nem todos acreditam nessas coisas, a maioria acha que é bobagem, mas no meu caso funcionou".


Magia Negra também teve uma importância central na carreira do músico. Ele contou que inseriu em algumas músicas trechos de invocações ocultas nas letras de suas músicas, inclusive no mais famoso de seus álbuns "Peace Sells...But Who’s Buying?", em especial na música "The Conjuring". 

Nos últimos anos, Mustaine afirma ter se distanciado de seu passado sinistro, eventualmente até se tornando cristão e expressando arrependimento pelo seu envolvimento nas artes negras. De fato, ele se recusa a tocar The Conjuring nos shows por considerar a musica cheia de elementos malignos e malditos. Numa entrevista na Revista Total Guitar ele disse:

"Essa música (The Conjuring) é um dos sons mais carregados de energia negativa que eu compus. É algo de uma época em que eu era uma pessoa bastante diferente. Eu não a toco mais desde que prometi me afastar dessas coisas." Ele continua:

"Embora a letra possa parecer tola, há coisas ali que são sérias e que não deveriam ser exploradas dessa maneira. Quando eu mexia com magia eu fiz coisas erradas, são coisas que poderiam trazer danos muito maiores a terceiros e arruinar minha vida. Eu não me considerava uma pessoa má, mas estava envolvido em algo muito destrutivo. Não tem a ver com moral ou auto censura da banda, é apenas algo do qual quero distância para o resto da minha vida."

Mas nem todos os músicos possuem o mesmo entendimento quanto a magia negra.

O vocalista dinamarquês King Diamond é o rosto mais conhecido do Mercyful Fate, uma banda de Heavy Metal famosa pela teatralidade de seus shows. Maquiagem pesada, cenografia densa e pirotecnia fazem parte dos seus espetáculos, que são um complemento perfeito ao estilo pesado das letras e acordes dissonantes das guitarras pioneiras do Death Metal. Diamond se vale de uma maquiagem conhecida como corpse paint, que lhe rende uma aparência cadavérica de palidez mórbida. Seus trajes incluem muito couro preto, correntes e uma cartola que remete ao Barão Samedi do folclore vodu. A maquiagem tornou-se uma marca registrada ao longo de sua carreira.


Mas não são apenas as músicas compostas por Diamond e o Mercyful Fate que se voltam para o lado mais escuro já que ele próprio professa o Satanismo Laveyano. 

Anton Lavey foi o polêmico idealizador da Igreja de Satã, um ramo pseudo-religioso surgido na década de 1960, que servia de contraponto para a doutrina católica. A ideia principal de Lavey era que o satanismo permitia a plena liberdade do ser humano, sem estar ligado às amarras morais que freiam o pleno desenvolvimento do indivíduo. Tomando emprestado vários conceitos da Telema de Aleister Crowley, a Igreja de Satã se desenvolveu na Califórnia e foi adotada por inconformistas da contracultura. Apesar do nome e dos elementos sinistros, a Igreja afirmava manter distância de rituais de sangue, sacrifícios e outras condutas que "não seriam condizentes com os dias atuais". Embora os detratores de Lavey tenham tentado reputar ao seu culto um caráter diabólico e criminoso, a liberdade de culto, garantida na constituição americana sempre lhe proporcionou um eficiente guarda-chuva legal. Para muitos, contudo, a religião de Lavey não passa de uma fraude que permite aos seus membros praticar condutas consideradas chocantes por alguns - sobretudo no que diz respeito a sexo. 

King Diamond sempre se disse um interessado nas doutrinas de Lavey e em sua proposta de liberdade completa para o ser humano. Ele diz:

"Eu tenho interesse no ocultismo! Já pesquisei e li o suficiente sobre satanismo clássico para compreender as nuances do que ele realmente significa. Vejo a mim mesmo como alguém disposto a acreditar e usar isso na minha vida. Lavey escreve sobre isso, liberdade! Eu já participei de rituais - alguns deles mero teatro, mas outros absolutamente reais em seus objetivos. E feitiçaria? Ah sim, com certeza eu mexi com isso!"

Embora King Diamond diga seguir a Doutrina Satânica, ele defende que ela é mais uma filosofia do que uma religião. Fica claro que suas letras satânicas tem um significado muito mais particular para ele do que para a da maioria dos músicos de metal.

"A música me permite externar as minhas crenças. Eu não busco convencer ninguém ou trazer ninguém para o satanismo. Não sou um catequizador demoníaco, ou algo assim! Para começo de conversa eu sou ateu! Mas em minha música eu incluo parte de minhas crenças particulares."


Diamond costumava ler a Bíblia Satânica diariamente e fazer apontamentos sobre ela. Ele até chegou a participar de palestras e encontros sobre o tema na Europa e Estados Unidos. Encontros que o levaram a conhecer Lavey e sua esposa na década de 1980. Segundo pessoas mais próximas, ele seria um dos poucos artistas do cenário do heavy metal a realmente estudar e professar o satanismo ao invés de meramente usá-lo como pano de fundo para suas músicas. 

Em uma entrevista concedida em 2006, Diamond afirmou que não estava em busca de qualquer tipo de significado teológico. Após ter participado de uma boa quantidade de rituais de magia negra e feitiço ele se sentiu um tanto vazio e esgotado sobre o tema. Hoje ele afirma que o Satanismo é mais um modo de vida do que uma crença... seja lá o que isso queira dizer.

Para completar, temos a cantora, compositora e produtora musical americana Elizabeth Woolridge Grant, conhecida profissionalmente como Lana Del Rey. Conhecida por suas canções pop e baladas de sucesso, a música, a moda e o comportamento geral da premiada musicista não fazem ninguém pensar imediatamente que ela estaria se interessando por magia negra, mas, de acordo com ela mesma, bruxaria faz parte de sua vida. 

Tudo começou em 2017, quando o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump acabara de tomar posse. Del Rey não era fã de Trump e se mostrou como opositora dele desde o início do mandato. Naquele ano, ela postou um tweet misterioso que simplesmente trazia algumas datas e as palavras “Os ingredientes podem ser encontrados online”. 

Considerando sua base de fãs, era inevitável que as pessoas investigassem o que ela queria dizer, enquanto a própria cantora permanecia em silêncio. Descobriu-se que as datas correspondiam às luas crescentes minguantes mensais, e então descobriu-se que Del Rey estava se reunindo com um grupo de bruxas e feiticeiros que se autodenominava o “movimento”, que afirma ter mais de 3.700 membros. O plano do grupo era lançar um feitiço sobre Trump e fazer com que ele deixasse o cargo. 

Os ingredientes mencionados seriam para esse mega feitiço extraído de um tomo chamado "Magic for the Resistance: Rituals and Spells for Change", que professa “inspirar praticantes de magia socialmente conscientes a aproveitar o poder da imaginação e vontade coletiva”. Del Rey admitiria mais tarde que tentou usar magia para amaldiçoar Trump e diria sobre isso:

"Sim, eu participei. Por que não? Olha, eu faço muita coisa e tenho curiosidade sobre o tema. Estou de acordo com Yoko e John [Lennon] e a crença de que existe um poder na vibração de pensamentos dirigidos. Seus pensamentos são coisas muito poderosas e elas se tornam palavras, e palavras se tornam ações, e ações levam a mudanças. Eu realmente acredito que as palavras são uma das últimas formas de magia. E eu vi como isso pode mudar o mundo e afetar a nossa realidade."


O grupo não desistiu, tendo levado adiante seus planos em 2021 quando se reuniram para outro ataque mágico ao já empossado Presidente. De fato, ataques mágicos dessa natureza, que visam canalizar energia mental para um determinado sentido não são algo novo. Desde os tempos da Golden Dawn, os ocultistas usavam tal pensamento reunido para desencadear efeitos.

Uma mensagem do site do movimento anunciou para quem quisesse ouvir:

"Estamos trabalhando em um feitiço para amarrar Donald Trump e todos aqueles que o apoiam: Ritual dia 12 de janeiro. VINCULAÇÃO FINAL DE SUA PRESIDÊNCIA DESASTROSA: noite de terça-feira, 12 de janeiro de 2021, 23h59."

O ritual contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas que realizaram uma mentalização com objetivo de afetar o então Presidente. Funcionou de alguma forma? Não que saibamos, mas quem pode dizer ao certo? Talvez o resultado esteja na mente de quem tomou parte do evento.

Estes são apenas alguns casos coloridos de magia e feitiçaria usados por pessoas do cenário musical.

Seriam estes artistas pessoas realmente envolvidas no universo do oculto ou seus atos não passariam de promoção e uma busca incessante por se mostrar excêntricos? 

quinta-feira, 13 de abril de 2023

True Detective: Night Country - Tudo o que sabemos sobre a nova temporada da série


A espera foi longa, mas True Detective está de volta e indo para a última fronteira. 

A série de sucesso da HBO cuja primeira temporada foi celebrada como uma das melhores da última década, está finalmente retornando para uma nova temporada. Será a quarta, depois de uma estreia arrasadora e de duas sequências que dividiram opiniões. A HBO divulgou as primeiras imagens, mostrando as estrelas Jodie Foster e Kali Reis em uniforme completo no Alasca nevado. 

Para quem não conhece, True Detective é uma antologia de drama policial que estreou em 2014. A já referida primeira temporada foi absolutamente brilhante, em termos de roteiro, direção e interpretação foi um marco de altíssima qualidade reconhecido por público e crítica. A sinistra investigação conduzida pelos personagens de Matthew McConaughey e Woody Harrelson deixou saudade.

Mas é inegável que as temporadas seguintes, acompanhadas de enorme expectativa não conseguiram manter o nível e a queda que desagradou o público. A mais recente foi ao ar em 2019, estrelada por Mahershala Ali e apesar do início promissor não conseguiu manter o pique até o final um tanto decepcionante. Após essa temporada, o contrato do criador Nic Pizzolatto com a HBO terminou, deixando o futuro de True Detective incerto. De fato, muito se falou a respeito e o caminho mais provável era que a série não teria uma nova sequência. Mas em março de 2022, a HBO anunciou que um novo capítulo de True Detective estava sendo desenvolvido.

A quarta temporada, oficialmente intitulada True Detective: Night Country (algo como True Detective: Terra da Noite), está portanto à caminho.

Aqui está o que sabemos até agora sobre True Detective: Night Country e que foi apurado em páginas especializadas na internet. Temos também algumas imagens e um trailer curto que mostra o capricho da produção e levanta algumas interessantes questões sobre como será essa quarta temporada.


Em 15 de fevereiro, a HBO divulgou a primeira imagem da série via Twitter. 

A foto (no alto dessa postagem) mostra as estrelas Jodie Foster e Kali Reis na paisagem desolada e nevada do Alasca. A HBO também disse que a quarta temporada está "chegando em breve".

Quem está à frente da produção?

Em 8 de novembro, a HBO anunciou que a produção de True Detective: Night Country estava em andamento na Islândia. O local irá emular o Alasca, onde a temporada se passa. 

Issa Lopez será a showrunner da quarta temporada – além de escrever, dirigir e produzir a série. 

A produtora mexicana trabalhou em muitos programas e filmes internacionais, sendo um dos mais famosos "Tigers Are Not Afraid". Ela foi roteirista e dirigiu um episódio da terceira temporada de True Detective. 

O diretor de Moonlight, Barry Jenkins, é produtor executivo por meio de sua produtora PASTEL, junto com Adele Romanski e Mark Ceryak. Outros Produtores ligados ao projeto incluem o showrunner de Ozark, Chris Mundy, e o escritor Alan Page Arriaga, cujos créditos anteriores incluem um episódio em espanhol de Fear the Walking Dead. 

Nic Pizzolatto, Matthew McConaughey, Woody Harrelson e Cary Joji Fukunaga têm créditos de Produtores Executivos, mas não estão envolvidos diretamente na 4ª temporada. 

Quem forma o Elenco e quem são as Estrelas?


O Elenco de True Detective é encabeçado por Jodie Foster, considerada uma das melhores atrizes de sua geração.

Dois de seus mais famosos trabalhos, Acusados (The Accused) e O Silêncio do Inocentes (The Silence of the Lambs), lhe renderam o Oscar de Melhor Atriz, mas fora isso, ela esteve em grandes filmes e programas de TV como Sommersby, Anna e o Rei, Plano de Vôo, Taxi Driver e muitos outros que consolidaram sua carreira como uma das mais sólidas da Indústria de Hollywood. Ela também dirigiu vários programas de TV como Orange is the New Black, Black Mirror e House of Cards.

No entanto, ela não é a única que está assumindo o papel principal na quarta temporada. Kali Reis estará ao lado dela na quarta temporada em um papel principal.

Kali Reis é bastante conhecida por suas habilidades no mundo do boxe, onde conquistou vários campeonatos mundiais em várias classes. Ela tem um cartel profissional de 19 vitórias, 7 derrotas e 1 empate. Ela também obteve destaque como atriz, aparecendo no filme IFC, Catch the Fair One.

As atrizes vão interpretar as personagens das detetives Liz Danvers (Foster) e Evangeline Navarro (Reis) que são as duas protagonistas da série.

Além delas, o elenco conta com John Hawkes, Christopher Eccleston, Fiona Shaw, Finn Bennett e Anna Lambe.


Todos os nomes dos personagens também foram anunciados. 

Hawkes interpretará Hank Prior, um policial da comunidade local. Eccleston será Ted Corsario, chefe de polícia e alguém que tem um passado próximo com o personagem de Foster. Shaw vai interpretar Rose Aguineau, uma sobrevivente de um violento ataque, e Bennett interpretará um aprendiz de Danvers chamado Peter Prior. Lambe interpretará Kayla Malee, uma enfermeira.

Todos esses atores e atrizes são rostos conhecidos, com Hawkes tendo participado da popular série da HBO, Deadwood, e Fiona Shaw assumindo o papel de Petunia Dursley na franquia Harry Potter. 

O que sabemos da História da 4ª temporada de True Detective

As primeiras informações obre a nova temporada foram divulgadas pela HBO na forma do seguinte texto:
Quando a longa noite de inverno cai sobre Ennis, Alasca, oito homens que operam a Estação de Pesquisa Ártica Tsalal desaparecem sem deixar vestígios. Para resolver o caso, as detetives Liz Danvers (Foster) e Evangeline Navarro (Reis) terão que enfrentar a escuridão que carregam em si mesmas e cavar as verdades assombradas que jazem enterradas sob o gelo eterno.
Parece bastante interessante!

Depois de passar as três primeiras temporadas em locais quentes como Louisiana e sul da Califórnia, a quarta temporada está indo para o norte congelado. Ela é ambientada na cidade fictícia de Ennis, Alasca, um lugar tão ao norte que experimenta a noite polar. 


À medida que a longa noite de inverno se instala (meses de escuridão sem uma nesga de sol), os oito homens que operam a Estação de Pesquisa Ártica Tsalal um dos postos mais isolados no mundo desaparecem sem deixar vestígios. As detetives Liz Danvers (Jodie Foster) e Evangeline Navarro (Kali Reis) são enviadas para descobrir o que aconteceu. 

O trailer apresenta um Alasca gelado e sem sol, que parece frio o suficiente para esfriar seus ossos… ou um corpo. Os detetives fecham a cena do crime, onde parece que os oito homens desaparecidos tiraram os sapatos antes de sair para a neve. As temperaturas frias não ajudam muito a esfriar os detetives de cabeça quente, pois as tensões começam a ferver entre os personagens de Foster e Reis. Há também muitos corpos congelados, gelo rachado e misteriosos símbolos pintados enquanto os detetives trabalham para resolver os desaparecimentos.

Teremos elementos sobrenaturais e de Horror Cósmico?

Ainda é muito cedo para dizer...

Contudo o trailer parece uma reviravolta interessante no modelo taciturnamente masculino e um retorno a ambiguidade sobrenatural que Nic Pizzolatto estabeleceu na primeira temporada. Ou ao menos, quero acreditar com todas as forças nisso!

Sabemos que o Alasca é rico em lendas sobrenaturais e que reinam inúmeras superstições e crenças na região. Além disso, a imensa sensação de ameaça e isolamento são elementos muito próximos do Horror Cósmico e podem ser parte dessa nova temporada.


A estranheza do caso, os detalhes mórbidos levantados nos poucos minutos do trailer e as estranhas marcas e símbolos também são dignos de um levantar de sobrancelha. Em 1 minuto e 19 de trailer, por exemplo, aquele símbolo em espiral lembra muito algo que estamos familiarizados na primeira temporada. 

Uma vez que o tema abordado na primeira temporada foi um dos elementos que mais chamou atenção para a série, seria de se imaginar um retorno à esses assuntos. Esperamos que sim!

Quando e onde poderemos assistir True Detective: Night Country

Assim como as demais temporadas, True Detective está sendo produzido pelo Canal à Cabo HBO e será transmitido por ele em episódios. A princípio a série terá 8 episódios lançados semanalmente.

Ela também estará à disposição no Catálogo da HBO em seu canal de Stream.

Infelizmente, a HBO não divulgou uma data de estreia exata para True Detective: Night Country. Tudo o que temos é o trailer mencionado acima, que nos diz que a série está "chegando este ano". É provável que ela chegue ao canal em meados de Outubro de 2022, a não ser que a direção prefira postergar para o ano de 2024 para promoção no calendário de premiações.

O Trailer: