Abaixo, o Pedro fala um pouco sobre a proposta do seu livro, sobre o conteúdo e informações pertinentes para aqueles que desejam lançar seus jogadores em aventuras na misteriosa Islândia da Idade das Trevas.
Mythic Iceland é um suplemento publicado pela editora Chaosium para o sistema de regras Basic Roleplaying (o mesmo sistema usado em Call of Cthulhu), lançado nesse Junho passado, e que traz para a mesa de jogo o mundo das Sagas Vikings e dos contos de fadas da Islândia.
RPGs com uma temática
Viking não são nenhuma novidade. Qual seria então o diferencial de Mythic
Iceland? Enquanto outros RPGs sobre Vikings dão ênfase no aspecto do guerreiro
sanguinário, em detrimento de aspectos culturais interessantes, e tentam cobrir
uma área geográfica muito extensa e um período histórico amplo demais, Mythic
Iceland tem foco nas Sagas Islandesas, as grandes obras de literatura medieval
cobrindo as intrigas das famílias e as aventuras dos grandes heróis e
anti-heróis Vikings, e na mitologia e folclore como o povo daquela época
realmente acreditava.
Por que um foco na
Islândia, e não em outro país nórdico? São vários os motivos, dentro eles o fato
de que quase tudo que sabemos hoje sobre mitologia
nórdica vem de livros escritos na Islândia, dentre estes as Sagas e as Eddas. Ainda,
a Islândia tem uma história extremamente interessante, sendo o único país
europeu nesse período a ser governado não por um rei, mas sim por uma assembleia
de homens livres, e com cultura, tradições e folclore únicos.
Mythic Iceland se
concentra nos anos da chamada República Pagã Independente, do ano 930 ao 1050.
Esse período cobre o estabelecimento da Assembleia Nacional e vai até a
consagração do primeiro bispo cristão do país. Para quem se interessa em um
período histórico diferente dentro dessa mesma ambientação, o livro também traz
informações sobre a era grega e romana, sobre a colonização do país no século
IX, os primeiros séculos de cultura cristã, e sobre a guerra civil no século
XIII.
Mythic Iceland foi
escrito de maneira a possibilitar tanto campanhas cheias de magia e criaturas
fantásticas, quanto também campanhas puramente históricas. O livro discute a
vida na Islândia do período Viking, o funcionamento das assembleias, aspectos culturais,
traz mais de trinta novas criaturas do folclore nórdico, e muito mais. As
colônias na Groenlândia e América também são amplamente discutidas em Mythic
Iceland, junto com as populações locais e criaturas exclusivas dessas novas
terras. Na parte de regras, Mythic Iceland traz sistemas para: resolução de
conflitos legais em assembleias, duelos na tradição Viking, competições de
consumo de álcool, maldições e profecias, saque de vilas e mosteiros, e um
sistema inovador de magia rúnica. Um belo mapa colorido acompanha o livro.
Agora, você deve estar
se perguntando o por que desse artigo sobre um cenário histórico e de fantasia
num blog sobre Lovecraft e os Mythos de Cthulhu. Boa pergunta! Permita-me
explicar. Na verdade, Mythic Iceland nasceu como uma proposta para se escrever
um "Secrets of Iceland" para Call of Cthulhu. Como sugestão dos
Grandes Antigos da editora Chaosium, o projeto cresceu e se transformou num cenário
medieval completo para o sistema Basic Roleplaying, mas ainda com bastante material
para Call of Cthulhu.
Falando do conteúdo
para Call of Cthulhu em Mythic Iceland, o livro traz um apêndice de vinte
páginas sobre como usar as informações do livro numa campanha de Cthulhu Dark Ages, e mais várias criaturas, livros e magias dos contos de fadas mais sombrios
e perturbadores, e ainda uma aventura completa para Cthulhu Dark Ages
ambientada na Islândia do período Viking. Um dos pontos explorados nesse
apêndice liga o passado distante da Islândia com a civilização de Hyperborea,
dos contos do autor Clark Ashton Smith, que foi contemporâneo de Lovecraft e que
contribuiu para o Mythos. Sob a lente do Cthulhu Mythos, os trolls e elfos da
cultura nórdica seriam raças sobreviventes de Hyperborea, com motivações muito
além do que os habitantes da ilha podem imaginar, e conexões com divindades
sombrias do Mythos.
Se você tem interesse
em trazer a mitologia nórdica e a cultura Viking para a sua mesa de jogo, seja
para uma campanha de Basic Roleplaying ou de Call of Cthulhu, você vai
encontrar em Mythic Iceland tudo que precisa!
LISTA DE CAPÍTULOS:
Introduction • History of Mythic Iceland • Character Creation • Life in
Saga-Age Iceland • Law and Government • Norse Religion • Magic in Mythic
Iceland • A Traveler’s Guide to Mythic Iceland • Elves and the Hidden People •
Álfheimur • The Lands to the West • The Wide World • Going Viking • Running a
Game of Mythic Iceland • Creatures of Mythic Iceland • The Trouble with
Neighbors • Cthulhu Dark Ages Iceland • Cthulhu Dark Ages Scenario •
Bibliography • Fold-Out Map.
Algumas imagens das páginas:
Algumas imagens das páginas:
Recursos:
Link para download da ficha de personagem para Mythic Iceland:
Link para download da
aventura gratuita Night of the Yule Cat para Mythic Iceland:
Grupo no Facebook
sobre Mythic Iceland:
Poxa voces vao ter esse livro pra venda aqui no brasil? eu quero um com certeza!
ResponderExcluirMuito interessante! Eu particularmente amo a mitologia nórdica. O livro entrou na lista de aquisições. :D
ResponderExcluirAMO a islândia. quando vi o nome vim correndo.
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