quarta-feira, 6 de março de 2013

Mesa Tentacular: "The Eyes of a Stranger" (um dos melhores cenários de Call of Cthulhu Vitoriano) no Dungeon Carioca


Na semana passada tivemos o tradicional Encontro do Dungeon Carioca onde narrei o segundo capítulo da mini-campanha de Cthulhu by Gaslight/ Golden Dawn.

Os jogos tem sido ótimos, com um excelente grupo de jogadores já veteranos do sistema. O cenário dessa última sessão foi "The Eyes of a Stranger", a primeira aventura do suplemento Sacraments of Evil.

Não é exagero dizer que essa aventura tem "praticamente de tudo". Ao menos alguns dos principais elementos de uma ambientação Gaslight: Ocultismo vitoriano, Séances, Conspirações Maçônicas, Videntes ilustres, artefatos misteriosos, Jack, o estripador, atentados nas ruas de Whitechapel, assassinos que trocam de corpo, invasores alienígenas, uma gangue de chineses servindo o lendário Dr. Fu Manchu etc, etc, etc...

Aqui vai um reporte do cenário cheia de reviravoltas. 

Para quem pretende um dia jogar esse cenário eu recomendo parar de ler por aqui.

A estória se inicia com uma Recepção de Gala em St. John Woods que marca um dos mais concorridos eventos sociais da temporada. Toda alta sociedade de Londres está presente, bem como políticos, empresários de sucesso, artistas e dignatários. Trata-se do retorno de John Bidwell um bem sucedido financista e aventureiro que esteve ausente da Grã-Bretanha nos últimos anos. Bidwell possui amigos nos mais altos estratos da sociedade e alguns dizem que ele tem acesso até à família real. No correr da festa, o anfitrião convida discretamente os investigadores e mais alguns convidados para uma "experiência no campo do oculto" que será conduzida em sua biblioteca após a festa. Os investigadores são membros da renomada Golden Dawn o que justifica o convite.


Pontualmente meia noite, Bidwell dá início ao experimento colocando sobre a mesa um curioso artefato cristalino: um cubo azulado. O objetivo da sessão parece ser contatar um plano elevado de existência, algo que ele chama "Yekub". Para isso ele utiliza como foco o misterioso artefato. Após um longo período de meditação a experiência aparentemente resulta em fracasso e Bidwell se despede dos convidados sem maiores explicações.

Na manhã seguinte os investigadores ficam sabendo que Bidwell foi brutalmente assassinado e que seu fiel valete Hanson Bartlet é o principal suspeito. Os detetives estão à procura do culpado e fazem perguntas a todos os que estiveram na recepção. A  pressão para capturar o suspeito faz com que a Scotland Yard entre na investigação, agindo nos bastidores. Um misterioso detetive da Yard, James Mulverhill parece à frente do caso e desconfia do envolvimento dos investigadores.

Enquanto isso, o personagens descobrem um lado obscuro na biografia do falecido Sr. Bidwell e que ele não era o cavalheiro que todos imaginavam, mas um homem impiedoso, misógino e obcecado. Ele teria encontrado o artefato em uma expedição no deserto australiano, tendo enlouquecido pouco depois. Pior ainda, a loucura de Bidwell o conduziu a um Asilo Mental de onde ele ganhou liberdade apenas recentemente. E o mais chocante, a institucionalização pode estar relacionada de alguma forma com os horríveis assassinatos de Whitechapel; há indícios que apontam John Bidwell como sendo ninguém menos que o sinistro Jack, o estripador.

A medida que os investigadores se aprofundam nessas questões, descobrem que estão sendo seguidos por figuras misteriosas e que membros da maçonaria parecem interessados em todas as suas descobertas. Procurados por um renomado vidente, que participou da fatídica séance, o grupo ganha informações a respeito do possível paradeiro de Hanson Bartlet. Ele estaria escondido em Lime House, o bairro chinês de Londres.

Seguindo a pista do vidente, os investigadores descobrem um depósito abandonado às margens do Tâmisa e lá dentro encontram o cadáver do suspeito do crime e o cubo cristalino desaparecido, além de curiosos livros. Enquanto vasculham o local, acabam perseguindo um vulto suspeito que foge pelas ruas de Lime House perdendo-se nas vielas escuras e becos desertos. Mas uma revelação ainda mais inesperada aguarda por eles:  o suposto assassino parece ser capaz de "invadir" corpos, impondo sua poderosa mente para dominar o corpo de outras pessoas. De posse de uma nova identidade, o homem escapa, rapidamente desaparecendo nas ruas escuras de Lime House.Ao menos o grupo tem em sua posse o misterioso Cubo Cristalino e uma cópia do críptico tomo  intitulado "Os Manuscitos Pnakóticos".                                                                                        Enquanto examinam os itens cuidadosamente, um dos investigadores tem a consciência abduzida pelo cubo cristalino e se descobre cooptado para a realidade de Yekub. Lá ele se acha aprisionado no corpo de um colossal verme, um dos abomináveis Habitantes de Yekub. As poucas horas que ele passa inconsciente equivalem a meses em Yekub, tempo suficiente para aprender sobre uma raça de conquistadores alienígenas que lança cubos cristalinos pelo cosmos na esperança que eles sejam encontrados por criaturas inteligentes. E é a partir desses artefatos que os Yekubianos planejam invasões em larga escala e a destruição de mundos inteiros.
Felizmente o investigador consegue retomar seu corpo, mas não sem passar por um terrível choque (3d6 pontos de sanidade!).

Entrementes, um encontro é marcado, os investigadores devem estar no pier em Lime House à meia-noite. O encontro se revela uma armadilha, e logo fica claro que o grupo está correndo risco nas mãos de impiedosos assassinos Si Fan, os lacaios do lendário Dr. Fu Manchu que desejam o cubo cristalino. Forçados a lutar, os investigadores abrem caminho à bala transformando o pier em um campo de batalha. Quando tudo parece perdido, eles recebem a ajuda de uma inesperada fonte: o sargento-detetive Mulverhill surge para resgatá-los.

Mas infelizmente, os investigadores parecem ter saído da proverbial panela, para cair na frigideira quando o homem da Yard aponta para eles uma espingarda e diz "agora temos de ter uma conversa a respeito de John Bidwell".

Essa estória é claro continua no próximo encontro...

Aqui estão os Handouts e Props da aventura:





E algumas fotos da sessão:





2 comentários:

  1. Sensacional, como sempre!
    Realmente tenho vontade de um dia participar de um jogo com mestre de tal calibre! Se houver a possibilidade de disponibilizar os props em um futuro, o faço, pois seu material é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. houve outro encontro? rs

    nunca joguei, mas eu queria narrar essa crônica. tenho ela em inglês, mas não sou muito bom.

    queria que essa fosse a primeira crônica pro meu meu grupo, me amarrei na estória

    ResponderExcluir